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Conhecendo as estruturas básicas do inglês: sujeito + verbo + complemento

 

18/06/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  reconhecer as estruturas básicas da língua inglesa, como sujeito, verbo, pronomes pessoais e possessivos;
  •  identificar tais estruturas, no intuito de compreender textos na língua inglesa.
Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer as estruturas básicas do português, como sujeito, verbo, pronomes que constituem uma oração, a fim de que possa fazer associações da língua portuguesa com a língua inglesa, o que poderá facilitar a compreensão de textos na língua inglesa.

Estratégias e recursos da aula
  •  Laboratório de informática; datashow, slides, vídeos, tablets e notebooks;
  •  Material impresso e xerocado. 

                                                                              MÓDULO 1

                                            ACTIVITY 1

 Para a introdução do tema, o professor poderá utilizar-se do texto seguinte, que poderá ser projetado no datashow:

Professor, peça aos alunos para fazerem a leitura do texto, observando se todos participam da leitura, de forma a proporcionar um ambiente interativo.

 A língua inglesa é estruturalmente fácil e, geralmente, apresenta a seguinte estrutura:

Figura 1: http://senhoraf.wordpress.com/2011/12/10/dicas-de-ingles-estruturas-basicas-frases/ (acesso em 29.05.2013).

O sujeito da frase pode ser substituído por um pronome pessoal, ocupando a posição antes do verbo. São eles: I (eu); You (você/vocês), He (ele); she (ela), It (ele/ela para objetos ou animais), we (nós), they (eles).

 Examples:

I am an English teacher. (O pronome I é sempre usado em letra maiúscula)

She works in a big company.

He is from Argentina.

They live in Brazil.

We are Brazilians.

It is big and large. 

                                       ACTIVITY 2

Após a leitura do texto acima e a partir da explicação do professor, pedir aos alunos para fazerem o exercício I, que se refere ao conteúdo introduzido. Disponibilizar um tempo de aproximadamente 10 minutos para que o grupo faça a atividade, a qual deverá ser corrigida logo em seguida, observando as possíveis dúvidas dos alunos. O exercício poderá ser projetado no datashow e feito oralmente pelos alunos,  quando deverá se observada a participação de todos durante a atividade.

 I) Substitua as palavras em itálico pelo pronome pessoal correspondente:

a) The University is very good.

b) My sister is in Europe.

c) The students are having English classes.

d) The teacher is in class.

e) The dog is outside.

f) My parents like going to the movies.

g) Marcela lives in France.

h) My friends play soccer every weekend.

Após a correção do exercício I, o professor deverá introduzir a segunda estrutura básica da língua inglesa: o verbo to be.

                               ACTIVITY 3

 

                                                                                       VERB TO BE (simple present)

 O verbo to be equivale-se ao verbo ser e estar da língua portuguesa. É um dos verbos mais usados da língua inglesa e apresenta a seguinte estrutura:  

                AFFIRMATIVE

                  NEGATIVE

             INTERROGATIVE

                  I AM - I'M

                I AM NOT -I'M NOT

                   AM I...?

                 YOU ARE - YOU'RE

               YOU ARE NOT- AREN´T

               ARE YOU...?

                 HE IS - HE'S

                HE IS NOT - ISN´T

                IS HE...?

                 SHE IS - SHE'S

                 SHE IS NOT - ISN´T

                IS SHE...?

                 IT IS - IT'S

                 IT IS NOT - ISN´T

                IS IT...?

                WE ARE - WE'RE

                WE ARE NOT -AREN´T

                ARE WE...?

                YOU ARE - YOU'RE

               YOU ARE NOT - AREN´T

                ARE YOU...?

                THEY ARE - THEY'RE

                THEY ARE NOT -AREN´T

                ARE THEY...?

 O professor deverá pedir para que os alunos repitam as formas verbais, a fim de ajudar na fixação e na pronúncia correta das palavras.

Após a apresentação e a leitura do quadro, o professor deverá chamar a atenção para a forma negativa e interrogativa, as quais, respectivamente, são formadas com o acréscimo da palavra not logo após o verbo e com a inversão do verbo e do sujeito da frase. O professor deverá destacar, ainda, as formas contraídas do verbo to be (as chamadas formas curtas do verbo), tanto na forma afirmativa (they´re), quanto na negativa (they aren´t).

Examples:

Are you a student?

I am not a student. = I´m not a student.

Is he from the USA?

They are not at home now. = They aren´t at home now

O professor deverá pedir para que os alunos deem seus próprios exemplos, oralmente. Esse é o momento em que o professor deverá cobrar a pronúncia correta do verbo to be e das demais palavras que compõem as frases. 

Após a apresentação do verbo e dos exemplos, o professor deverá pedir aos alunos para fazerem o exercício II, abaixo: 

II) Complete with the correct form of the simple present of the verb to be

a) They ____________ not at home now.

b) She ___________ from Italy.

c) They _____________ very friendly.

d) My parents ___________ tired of working hard.

e) The students ____________ in class.

f) I _____________ a good student.

g) The pens ___________ black and red.

h) The books __________ under the desks. 

Professor, corrija o exercício oralmente, identificando as dúvidas e dificuldades dos alunos e, caso necessite, prepare outros exercícios, conforme sugestão de sites nos Recursos Complementares desta aula.

 A seguir, introduza o passado do verbo to be, pedindo para que os alunos repitam oralmente cada estrutura apresentada e chamando a atenção, novamente, para a forma curta do verbo:

  

                                      ACTIVITY 4

 

                                                                         VERB TO BE (simple past)

       O professor deverá apresentar a estrutura do verbo to be no passado simples, pedindo aos alunos para que repitam, a fim de treinar a pronúncia. Em seguida, os alunos deverão completar o exercício III, abaixo.  

                AFFIRMATIVE

                  NEGATIVE

             INTERROGATIVE

                  I WAS

                I WAS NOT - WASN´T

                   WAS I...?

                 YOU WERE

               YOU  WEREN´T                                                       

               WERE YOU...?

                 HE WAS

                HE WASN´T

                WAS HE...?

                 SHE WAS

                 SHE WASN´T

                WAS SHE...?

                 IT WAS

                 IT WASN´T

                WAS IT...?

                WE WERE

                WE WEREN´T                                         

                WERE WE...?

                YOU WERE

               YOU WEREN´T

                WERE YOU...?

                THEY WERE

                THEY WEREN´T                        

                WERE THEY...?

 

III) Complete with the correct form of the simple past of the verb to be:

 a) Anna ______________ sick last week.

b) The students _________________ ready for the holiday.

c) My family ____________________ away last weekend.

d) He ________________ im Miami the day before.

e) I ___________ worried about the last Maths test.

f) All of us _______________ sad with the bad news.

 Professor, corrija o exercício oralmente, checando as possíveis dúvidas com o conteúdo gramatical, a pronúncia e o vocabulário das frases apresentadas no exercício. Peça para que outro aluno pense na resposta do colega e ele mesmo diga se está certa ou errada, proporcionando, dessa maneira, um ambiente de interação e colaboração no grupo. Ao corrigir os erros, o professor não pode se esquecer de pedir para que os próprios alunos tentem pensar no que erraram, antes mesmo da resposta correta dada pelo professor. 

                                                                  MÓDULO 2

                                       ACTIVITY 5

Primeiro  momento - A fim de retomar o conteúdo do módulo anterior, o professor apresentará o vídeo contido no site: http://www.englishclub.com/grammar/verb-tenses_sys-tenses-be-song.htm (acesso em 29.05.2013).

Antes de assistirem ao vídeo pela primeira vez, o professor deverá contextualizá-lo, projetando o texto seguinte no datashow, pedindo para que cada aluno leia uma parte dele e tirando as possíveis dúvidas com o vocabulário.

The verb be is a very special verb in English. It is the most common verb of all verbs. After the word "the", it is the most common word in English. It does not obey most of the rules that apply to all other verbs. It has 9 forms, while all other verbs have 6 at most. And (like "have" and "do") it can be both a main verb and an auxiliary verb. Be really is "top dog", as Jonathan Taylor discovers in his Be Verb Rock Star Song.

 Fonte: http://www.englishclub.com/grammar/verb-tenses_sys-tenses-be-song.htm (acesso em 30.05.2013).

Segundo momento - Ao assistirem o vídeo pela primeira vez, o professor chamará a atenção dos alunos para o verbo to be, que aparece diversas vezes durante a música do vídeo. Ao repetir o vídeo, o professor perguntará:

Can you count the be verbs in this song? (Você pode contar os verbos be nesta canção?)

E, assim, o professor solicitará aos alunos para que contem o número de vezes que o verbo to be (passado e presente) aparece na música: Be Verb Rock Star Song. Para que os alunos possam conferir suas respostas, o professor deverá repetir o vídeo mais vezes, até que todos consigam contar. O professor deverá incentivar a participação de todos os alunos, motivando-os, ao estabelecer um clima de competição entre eles. Antes de dar a resposta, o professor poderá, ainda, elaborar uma tabela com o número apresentado por cada aluno, observando, assim, a resposta mais frequente dada pelos alunos.   

 VTB

 Figura 2: imagem do recurso do vídeo contida no site: http://www.englishclub.com/grammar/verb-tenses_sys-tenses-be-song.htm (acesso em 30.05.2013) 

Resposta: O verbo to be aparece 20 vezes na música.

Caso o professor considere necessário, poderá pausar o vídeo cada vez que o verbo to be aparecer, pedindo para que os alunos repitam as frases e, dessa forma, praticar a pronúncia e tirar as dúvidas com o vocabulário. Poderá, também, incentivar os alunos a cantarem a música, criando um ambiente descontraído na aula. 

 Após a realização dessa atividade, o professor deverá apresentar a última atividade da aula: os possessive adjectives.

                                    ACTIVITY 6

 

Inicialmente, o professor deverá apresentar a tabela seguinte  com os pronomes pessoais e seus respectivos possessive adjectives. A tabela, assim como a explicação do conteúdo, poderá ser impressa e distribuída aos alunos ou projetada no datashow.                                                                             

                                                        Possessive Adjectives  

  Personal Pronouns

Possessive Adjectives

I

My (meu)

You

Your (seu)

He

His (dele)

She

Her (dela)

It

Its (dele/a)

We

Our (nosso)

You

Your (seus)

They

Their (deles)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os possessive adjectives são usados para determinar posse. Eles precedem o substantivo. 

Examples:

This is my brother. His name is Allan. (Esse é o meu irmão. O nome dele é Allan).

I liked my new computer games. (Eu gostei dos meus novos jogos de computador)

Susan prefers using her cell phone. (Susan prefere usar seu telefone celular).   

Após a explicação, o professor solicitará aos alunos para que façam os exercícios IV e V, abaixo, em duplas, para que ocorra uma maior interação entre o grupo. 

IV) Complete the sentences:

I’m Marcus and this is.......................................  garden.

My mother’s Susan and this is........................  hat.

 They are Robert and Adam and this is............................  bedroom.

 This is Marco and this is.............................  living room.

 We are Betti and Barbara and this is...................................  favourite book.  

This is Rachel and this is..............................  sister.

These are my teachers.  ................................names are Paul and Rita.

This is my brother.  ............................name is Peter.  

We are friends.  ....................................hobbies are gardening and walking.

I’m Sophy and this is ............................. dog, Aladin. 

V) Complete the sentences. Follow the example.

  Susana   book  .

Example: She is Susana and this is her book.

 

Tom       bell 

 ..................................................................................................................

  Sophy and Sam    ball  

 ..................................................................................................................

 Leslie    books   

 ........................................................................................................

 Me and my mother     island    

 ......................................................................................................

 Me and my daughter   camera 

 .......................................................................................................

Exercícios adaptados do site: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=1737 (acesso em 05.06.2013)

Para mais exercícios sobre possessive adjectives, acessar http://michel.barbot.pagesperso-orange.fr/hotpot/adj_poss/poss1.htm (acesso em 05.06.2013)

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Para mais estudo sobre as estruturas gramaticais básicas da língua inglesa, consultar o site:

http://wordbridge.blogspot.com.br/2011/09/material-de-apoio-estruturas.html (acesso em 29.05.2013)

 Para mais exercícios sobre as estruturas básicas da língua inglesa, acessar:

http://www.slideshare.net/crisfreitas/apostila-de-ingles-para-iniciantes  (acesso em 29.05.2013)

 Para um curso rápido em língua inglesa, apresentando as estruturas básicas da língua inglesa, acessar o site:

http://www.slideshare.net/UlyssesFilho/curso-rapido-de-ingles-basico-mauricio-borges (acesso em 29.05.2013)

Avaliação

1º momento: Os alunos serão avaliados processualmente, durante as atividades desenvolvidas nos dois módulos, seguindo os seguintes critérios: participação, envolvimento, interação e interesse dos alunos nas atividades elaboradas pelo professor.

2º momento: O professor pedirá para que os alunos criem 5 sentenças usando a estrutura aprendida. Cada aluno deverá apresentar suas sentenças para todo o grupo, de modo a compartilhar o seu aprendizado e mesmo as suas possíveis dúvidas, erros e acertos. Os demais alunos poderão ajudar com a correção, mostrando os erros dos colegas e tentando corrigir as sentenças que contenham algum erro gramatical, estrutural ou de vocabulário.

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