18/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno deverá conhecer as estruturas básicas do português, como sujeito, verbo, pronomes que constituem uma oração, a fim de que possa fazer associações da língua portuguesa com a língua inglesa, o que poderá facilitar a compreensão de textos na língua inglesa.
ACTIVITY 1 |
Para a introdução do tema, o professor poderá utilizar-se do texto seguinte, que poderá ser projetado no datashow:
Professor, peça aos alunos para fazerem a leitura do texto, observando se todos participam da leitura, de forma a proporcionar um ambiente interativo.
A língua inglesa é estruturalmente fácil e, geralmente, apresenta a seguinte estrutura:
Figura 1: http://senhoraf.wordpress.com/2011/12/10/dicas-de-ingles-estruturas-basicas-frases/ (acesso em 29.05.2013).
O sujeito da frase pode ser substituído por um pronome pessoal, ocupando a posição antes do verbo. São eles: I (eu); You (você/vocês), He (ele); she (ela), It (ele/ela para objetos ou animais), we (nós), they (eles).
Examples:
I am an English teacher. (O pronome I é sempre usado em letra maiúscula)
She works in a big company.
He is from Argentina.
They live in Brazil.
We are Brazilians.
It is big and large.
ACTIVITY 2 |
Após a leitura do texto acima e a partir da explicação do professor, pedir aos alunos para fazerem o exercício I, que se refere ao conteúdo introduzido. Disponibilizar um tempo de aproximadamente 10 minutos para que o grupo faça a atividade, a qual deverá ser corrigida logo em seguida, observando as possíveis dúvidas dos alunos. O exercício poderá ser projetado no datashow e feito oralmente pelos alunos, quando deverá se observada a participação de todos durante a atividade.
a) The University is very good.
b) My sister is in Europe.
c) The students are having English classes.
d) The teacher is in class.
e) The dog is outside.
f) My parents like going to the movies.
g) Marcela lives in France.
h) My friends play soccer every weekend.
Após a correção do exercício I, o professor deverá introduzir a segunda estrutura básica da língua inglesa: o verbo to be.
ACTIVITY 3 |
O verbo to be equivale-se ao verbo ser e estar da língua portuguesa. É um dos verbos mais usados da língua inglesa e apresenta a seguinte estrutura:
AFFIRMATIVE |
NEGATIVE |
INTERROGATIVE |
I AM - I'M |
I AM NOT -I'M NOT |
AM I...? |
YOU ARE - YOU'RE |
YOU ARE NOT- AREN´T |
ARE YOU...? |
HE IS - HE'S |
HE IS NOT - ISN´T |
IS HE...? |
SHE IS - SHE'S |
SHE IS NOT - ISN´T |
IS SHE...? |
IT IS - IT'S |
IT IS NOT - ISN´T |
IS IT...? |
WE ARE - WE'RE |
WE ARE NOT -AREN´T |
ARE WE...? |
YOU ARE - YOU'RE |
YOU ARE NOT - AREN´T |
ARE YOU...? |
THEY ARE - THEY'RE |
THEY ARE NOT -AREN´T |
ARE THEY...? |
O professor deverá pedir para que os alunos repitam as formas verbais, a fim de ajudar na fixação e na pronúncia correta das palavras.
Após a apresentação e a leitura do quadro, o professor deverá chamar a atenção para a forma negativa e interrogativa, as quais, respectivamente, são formadas com o acréscimo da palavra not logo após o verbo e com a inversão do verbo e do sujeito da frase. O professor deverá destacar, ainda, as formas contraídas do verbo to be (as chamadas formas curtas do verbo), tanto na forma afirmativa (they´re), quanto na negativa (they aren´t).
Examples:
Are you a student?
I am not a student. = I´m not a student.
Is he from the USA?
They are not at home now. = They aren´t at home now
O professor deverá pedir para que os alunos deem seus próprios exemplos, oralmente. Esse é o momento em que o professor deverá cobrar a pronúncia correta do verbo to be e das demais palavras que compõem as frases.
Após a apresentação do verbo e dos exemplos, o professor deverá pedir aos alunos para fazerem o exercício II, abaixo:
a) They ____________ not at home now.
b) She ___________ from Italy.
c) They _____________ very friendly.
d) My parents ___________ tired of working hard.
e) The students ____________ in class.
f) I _____________ a good student.
g) The pens ___________ black and red.
h) The books __________ under the desks.
Professor, corrija o exercício oralmente, identificando as dúvidas e dificuldades dos alunos e, caso necessite, prepare outros exercícios, conforme sugestão de sites nos Recursos Complementares desta aula.
A seguir, introduza o passado do verbo to be, pedindo para que os alunos repitam oralmente cada estrutura apresentada e chamando a atenção, novamente, para a forma curta do verbo:
ACTIVITY 4 |
O professor deverá apresentar a estrutura do verbo to be no passado simples, pedindo aos alunos para que repitam, a fim de treinar a pronúncia. Em seguida, os alunos deverão completar o exercício III, abaixo.
AFFIRMATIVE |
NEGATIVE |
INTERROGATIVE |
I WAS |
I WAS NOT - WASN´T |
WAS I...? |
YOU WERE |
YOU WEREN´T |
WERE YOU...? |
HE WAS |
HE WASN´T |
WAS HE...? |
SHE WAS |
SHE WASN´T |
WAS SHE...? |
IT WAS |
IT WASN´T |
WAS IT...? |
WE WERE |
WE WEREN´T |
WERE WE...? |
YOU WERE |
YOU WEREN´T |
WERE YOU...? |
THEY WERE |
THEY WEREN´T |
WERE THEY...? |
a) Anna ______________ sick last week.
b) The students _________________ ready for the holiday.
c) My family ____________________ away last weekend.
d) He ________________ im Miami the day before.
e) I ___________ worried about the last Maths test.
f) All of us _______________ sad with the bad news.
Professor, corrija o exercício oralmente, checando as possíveis dúvidas com o conteúdo gramatical, a pronúncia e o vocabulário das frases apresentadas no exercício. Peça para que outro aluno pense na resposta do colega e ele mesmo diga se está certa ou errada, proporcionando, dessa maneira, um ambiente de interação e colaboração no grupo. Ao corrigir os erros, o professor não pode se esquecer de pedir para que os próprios alunos tentem pensar no que erraram, antes mesmo da resposta correta dada pelo professor.
ACTIVITY 5 |
Primeiro momento - A fim de retomar o conteúdo do módulo anterior, o professor apresentará o vídeo contido no site: http://www.englishclub.com/grammar/verb-tenses_sys-tenses-be-song.htm (acesso em 29.05.2013).
Antes de assistirem ao vídeo pela primeira vez, o professor deverá contextualizá-lo, projetando o texto seguinte no datashow, pedindo para que cada aluno leia uma parte dele e tirando as possíveis dúvidas com o vocabulário.
The verb be is a very special verb in English. It is the most common verb of all verbs. After the word "the", it is the most common word in English. It does not obey most of the rules that apply to all other verbs. It has 9 forms, while all other verbs have 6 at most. And (like "have" and "do") it can be both a main verb and an auxiliary verb. Be really is "top dog", as Jonathan Taylor discovers in his Be Verb Rock Star Song.
Fonte: http://www.englishclub.com/grammar/verb-tenses_sys-tenses-be-song.htm (acesso em 30.05.2013).
Segundo momento - Ao assistirem o vídeo pela primeira vez, o professor chamará a atenção dos alunos para o verbo to be, que aparece diversas vezes durante a música do vídeo. Ao repetir o vídeo, o professor perguntará:
E, assim, o professor solicitará aos alunos para que contem o número de vezes que o verbo to be (passado e presente) aparece na música: Be Verb Rock Star Song. Para que os alunos possam conferir suas respostas, o professor deverá repetir o vídeo mais vezes, até que todos consigam contar. O professor deverá incentivar a participação de todos os alunos, motivando-os, ao estabelecer um clima de competição entre eles. Antes de dar a resposta, o professor poderá, ainda, elaborar uma tabela com o número apresentado por cada aluno, observando, assim, a resposta mais frequente dada pelos alunos.
Figura 2: imagem do recurso do vídeo contida no site: http://www.englishclub.com/grammar/verb-tenses_sys-tenses-be-song.htm (acesso em 30.05.2013)
Resposta: O verbo to be aparece 20 vezes na música. |
Caso o professor considere necessário, poderá pausar o vídeo cada vez que o verbo to be aparecer, pedindo para que os alunos repitam as frases e, dessa forma, praticar a pronúncia e tirar as dúvidas com o vocabulário. Poderá, também, incentivar os alunos a cantarem a música, criando um ambiente descontraído na aula.
Após a realização dessa atividade, o professor deverá apresentar a última atividade da aula: os possessive adjectives.
ACTIVITY 6 |
Inicialmente, o professor deverá apresentar a tabela seguinte com os pronomes pessoais e seus respectivos possessive adjectives. A tabela, assim como a explicação do conteúdo, poderá ser impressa e distribuída aos alunos ou projetada no datashow.
Personal Pronouns |
Possessive Adjectives |
I |
My (meu) |
You |
Your (seu) |
He |
His (dele) |
She |
Her (dela) |
It |
Its (dele/a) |
We |
Our (nosso) |
You |
Your (seus) |
They |
Their (deles) |
Os possessive adjectives são usados para determinar posse. Eles precedem o substantivo.
Examples:
This is my brother. His name is Allan. (Esse é o meu irmão. O nome dele é Allan).
I liked my new computer games. (Eu gostei dos meus novos jogos de computador)
Susan prefers using her cell phone. (Susan prefere usar seu telefone celular).
Após a explicação, o professor solicitará aos alunos para que façam os exercícios IV e V, abaixo, em duplas, para que ocorra uma maior interação entre o grupo.
IV) Complete the sentences:
I’m Marcus and this is....................................... garden.
My mother’s Susan and this is........................ hat.
They are Robert and Adam and this is............................ bedroom.
This is Marco and this is............................. living room.
We are Betti and Barbara and this is................................... favourite book.
This is Rachel and this is.............................. sister.
These are my teachers. ................................names are Paul and Rita.
This is my brother. ............................name is Peter.
We are friends. ....................................hobbies are gardening and walking.
I’m Sophy and this is ............................. dog, Aladin.
V) Complete the sentences. Follow the example.
Susana book .
Example: She is Susana and this is her book.
Tom bell
..................................................................................................................
Sophy and Sam ball
..................................................................................................................
Leslie books
........................................................................................................
Me and my mother island
......................................................................................................
Me and my daughter camera
.......................................................................................................
Exercícios adaptados do site: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=1737 (acesso em 05.06.2013)
Para mais exercícios sobre possessive adjectives, acessar http://michel.barbot.pagesperso-orange.fr/hotpot/adj_poss/poss1.htm (acesso em 05.06.2013)
Para mais estudo sobre as estruturas gramaticais básicas da língua inglesa, consultar o site:
http://wordbridge.blogspot.com.br/2011/09/material-de-apoio-estruturas.html (acesso em 29.05.2013)
Para mais exercícios sobre as estruturas básicas da língua inglesa, acessar:
http://www.slideshare.net/crisfreitas/apostila-de-ingles-para-iniciantes (acesso em 29.05.2013)
Para um curso rápido em língua inglesa, apresentando as estruturas básicas da língua inglesa, acessar o site:
http://www.slideshare.net/UlyssesFilho/curso-rapido-de-ingles-basico-mauricio-borges (acesso em 29.05.2013)
1º momento: Os alunos serão avaliados processualmente, durante as atividades desenvolvidas nos dois módulos, seguindo os seguintes critérios: participação, envolvimento, interação e interesse dos alunos nas atividades elaboradas pelo professor.
2º momento: O professor pedirá para que os alunos criem 5 sentenças usando a estrutura aprendida. Cada aluno deverá apresentar suas sentenças para todo o grupo, de modo a compartilhar o seu aprendizado e mesmo as suas possíveis dúvidas, erros e acertos. Os demais alunos poderão ajudar com a correção, mostrando os erros dos colegas e tentando corrigir as sentenças que contenham algum erro gramatical, estrutural ou de vocabulário.
Cinco estrelas 6 classificações
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14/02/2015
Cinco estrelasAmei. Uma aula simples e eficiente.
19/05/2014
Cinco estrelasExecelente forma de ensinar em etapas, gostei muito e exibi em sala de aula via telão
03/04/2014
Cinco estrelasDidático, prático e objetivo! Parabéns!!!!
25/08/2013
Cinco estrelasMe ajudo bastante:)
21/08/2013
Cinco estrelasAula excelente, gostei das dicas e da disposição na qual foram apresentados os conteúdos
01/07/2013
Cinco estrelasGostei muito da proposta. Eu estava sem ideias e estas aulas ajudaram muito a diversificar minha proposta. Se tiver mais poste, please.