Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte de ouvir, contar e recontar histórias

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver a autonomia de leitor;

·         Ouvir, contar e recontar histórias;

·         Refletir sobre os conteúdos das histórias;

·         Desenvolver a habilidade de leitura;

·         Desenvolver a autoria no processo de escrita espontânea;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

O fantástico mundo das histórias: aprendendo a ler e a escrever

 

Professor, o universo das histórias constitui a fonte sobre a qual a imaginação se desenvolve e alimenta a aprendizagem da leitura e da escrita. Aproveitar as possibilidades pedagógicas das histórias é fundamental para uma aprendizagem significativa. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

As histórias que conheço

 

Professor, para a presente aula, sugerimos que você conheça e explore os materiais do acervo da Biblioteca da escola, principalmente os livros avaliados pelo PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola - e outros que sejam disponibilizados para uso dos alunos. O conhecimento dos materiais pelo professor é fundamental para um efetivo trabalho com os livros em sala de aula.

Professor, para mais informações sobre o acervo e o próprio PNBE, acesse o sítio abaixo:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368&Itemid=574. Acesso em 22 de maio de 2013.

 

Você sabia? “Alfabetizar na perspectiva do letramento também é compreender que se ensina para que as crianças sejam sujeitos capazes de expor, argumentar, explicar, narrar, além de escutar atentamente e opinar, respei­tando a vez e o momento de falar.” (BRASIL, 2012, p. 11).

 

Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular – Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 22/05/2013.

 

Após a sondagem dos materiais, agende, no mínimo, dois dias da semana para que os alunos possam realizar aulas exploratórias na Biblioteca da escola.

 

Em sala de aula, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância do diálogo e da roda como um espaço privilegiado para troca de ideias. Para esta roda, proponha, num primeiro momento, como tema a ser discutido, nome de histórias já conhecidas pelos alunos. Neste momento, é fundamental oportunizar a participação de todos os alunos, valorizar as suas falas, bem como registrar em uma cartolina as histórias que cada aluno já conhece.

 

Escolhendo uma história!

 

Professor, solicite que cada aluno escolha uma das histórias listadas no momento da rodinha. Organize os alunos em duplas e solicite que escolham uma forma de apresentar a história para a turma. Disponibilize diferentes recursos pedagógicos tais como: fantasias, folhas de papel em branco, tintas, cartolinas, fantoches e outros. O importante é a diversidade de materiais para a escolha dos alunos.

 

Eu conto a história!

 

Agora, cada aluno poderá contar para a turma a história. A história poderá ser contada em duplas ou individualmente. Em seguida, faça uma roda de conversa com a turma sobre o que os alunos aprenderam com as histórias e o que acham que mudou da história original, ou da história conhecida pelos colegas. É importante que dialoguem sobre a diferença entre contar uma história e ler uma história.

Para finalizar este momento, solicite que cada dupla escolha uma das histórias contadas por uma das duplas e faça um registro, podendo ser escrito ou mesmo em forma de desenho. Depois, faça um mural na sala de aula com as produções dos alunos.

Criando um canal de comunicação

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros alunos e divulgar as histórias descobertas pela turma. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Criando um Blog”, acessada no sítio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em: 22 de maio de 2013.

Para conhecer assuntos e a forma como um Blog é organizado, acesse com os alunos os sítios sugeridos no link a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198. Acesso em: 22 de maio de 2013.

Com a construção do Blog, por intermédio da aula sugerida anteriormente, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que os alunos percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. Os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

Atividade de casa

 

Como atividade de casa, sugerimos um diálogo com os familiares, sobre as histórias que conhecem. Solicite que cada aluno construa uma lista com as histórias conhecidas pelos seus familiares.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, retome com os alunos a atividade de casa e construa uma lista coletiva das histórias conhecidas. Esta lista poderá ser copiada pela turma no caderno de Língua Portuguesa.

 

Agora, que tal organizar um momento para a leitura de uma história? Para isso, leve para a sala de aula almofadas, tapetes, criando um momento realmente diferenciado do que os alunos estão acostumados a vivenciar no dia a dia da escola. Se preferir, poderá levar a turma para o pátio da escola, sentar embaixo de uma árvore, sobre a grama, ou mesmo para outro ambiente fora da sala de aula.

 

Você pode combinar com a turma uma música para iniciar a leitura da história. Também poderá criar uma música com a própria turma, para representar o momento da história.

 

Também poderá ouvir a música abaixo para incentivar o gosto pela leitura de histórias.

Junho 1.1

Fonte: “Sítio: Letras de Músicas.http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/. Acesso em: 22 de maio de 2013.

 

Professor, para a leitura da história faça alguns combinados com a turma. É importante que todo o momento da leitura seja combinado e construído conjuntamente com os alunos para que se sintam ativos em seu processo de aprendizagem. Veja alguns combinados importantes:

 

No momento da leitura da história precisamos:

·         Ouvir quem está realizando a leitura;

·         Deixar as perguntas para o final da leitura;

·         Tentar não interromper a leitura;

·         Observar as imagens apresentadas no livro.

 

Depois de tudo combinado e organizado, escolha um livro com a turma na Biblioteca da escola. Sugerimos o livro, da autora Ruth Rocha, intitulado “O menino que aprendeu a ver”. A partir da leitura desta história, os alunos terão oportunidade de descobrir mais sobre o sistema alfabético de escrita e de como mudamos nossa forma de ver o mundo a partir da leitura. Veja a sinopse do livro:

 

O personagem João não entendia as palavras e também não reconhecia as letras. Ele entra na escola e à medida que vai aprendendo, ele se espanta e começa a admirar o mundo passando a reconhecer e a ler o mundo com outros olhos. A sua curiosidade aumenta a cada dia e a escola torna-se um local importante para aprender a ler.

Junho 1.2

Fonte: “História em arquivo de pdf. http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/03/o-menino-que-aprendeu-a-ver.pdf. Acesso em 22 de maio de 2013.

ROCHA, Ruth. O menino que aprendeu a ver. São Paulo: Quinteto, 1998.

 

Como atividade de registro, proponha que cada aluno escreva sua própria história a partir da leitura do mundo que já consegue fazer. Solicite que o registro seja feito no caderno de Língua Portuguesa e oriente que, os alunos poderão recorrer à escrita e também ao desenho.

Depois que todos terminarem, proponha a leitura da história pelos alunos e o seu registro no Blog da turma.

Agora, que tal explorar o sítio abaixo? Para isso, a turma poderá utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o link sugerido a seguir.

Junho 1.3

Fonte: “Sítio: Ruth Rocha." http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm. Acesso em: 22 de maio de 2013.

 

No sítio acima, os alunos terão oportunidade de ouvir e também de ler histórias online.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Solicite que cada grupo reconte a história de Ruth Rocha trabalhada anteriormente. Os alunos poderão utilizar o registro escrito, a própria oralidade ou mesmo dramatização ou desenho.

 

Proponha que cada grupo assista a recontagem da história dos outros grupos e descubram o que mudou no momento de recontar a história.

 

Cada grupo poderá fazer a observação e registrar por escrito. Em seguida, poderá ser feita uma roda de conversa para os alunos descobrirem as possíveis mudanças. Você poderá utilizar o livro para fazer as possíveis comparações.

 

Agora, proponha outro desafio à turma. Cada aluno poderá escolher um livro na Biblioteca da escola. Faça um momento de exploração do livro:

  • Capa;
  • Autor;
  • Ilustrador;
  • Editora;
  • Título;
  • Imagens.

O desafio é que cada aluno explore ao máximo o livro, faça tentativas de leitura tanto da parte escrita quanto das imagens para que possam falar sobre o livro com os colegas e incentivar alguém a ter interesse em saber mais sobre o livro. Esta atividade poderá ter duração de uma semana, para que cada dia os alunos troquem de livros e descubram mais sobre histórias diferentes.

 

Agora, organize a turma para uma Contação de História. Para isso, será necessário escolher uma história que desperte o interesse da turma. Lembre-se que na Contação, você poderá utilizar materiais diversificados para realizá-la (fantoches, dedoches, fantasias e outros). Se achar interessante poderá também convidar as professoras e outras turmas para participarem deste momento.

Para o momento, sugerimos a história: “O patinho feio” da autora Ruth Rocha. Veja a sinopse da história abaixo:

 

A história é sobre um patinho que nasce muito diferente dos irmãos e pelo seu andar desengonçado muito o achavam feio. Quando o patinho cansa de ser maltratado, ele foge para muito longe e vive muitas dificuldades. Quando a estação do verão chega, o patinho descobre quem ele é realmente.

Junho 1.4

Fonte: “Sítio: Livraria Saraiva. http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3712035/marcelo-marmelo-martelo-e-outras-historias. Acesso em: 22 de maio de 2013.

ROCHA, Ruth. O patinho feio. Rio de Janeiro: Salamandra, 2012.

 

Explore com a turma as seguintes questões:

  • Quem eram os personagens?
  • Onde a história aconteceu?
  • O que aconteceu na história?
  • Como foi o final da história?

 

Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e peça para que desenhem três momentos:

 

O Início da história

O meio da história

O final da história

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de pronto, faça um momento para cada aluno recontar a história para os colegas, mediante sua própria atividade.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, agora é com você!

 

Professor, que tal escrever sua própria história? Você poderá escrever sobre a turma, sobre um tema que você gosta e que despertará interesse na turma. É o momento dos alunos perceberem o quanto o professor também é um escritor. Use e abuse de sua criatividade!

 

Assim que a sua história estiver pronta, você escolhe a melhor forma de contá-la para a turma.

 

Em seguida, proponha um momento de apreciação do seu trabalho e relate para a turma como foi escrever sua própria história, destacando as dificuldades e também facilidades.

 

Agora, proponha que cada aluno escreva a sua própria história. Se for preciso, seja o escriba dos alunos que ainda não dominam totalmente a escrita. Você também poderá recorrer ao uso do gravador ou mesmo filmagem. Sabemos que as histórias inventadas pelos alunos são mais ricas em detalhes no momento da oralidade do que na escrita. Por isso, peça que gravem a sua própria história utilizando o laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho. Se preferir também poderá ser utilizado o tablet.

Assim que todos terminarem, faça um momento para assistir as histórias dos alunos e proponha agora o seu registro escrito. Os alunos poderão voltar na sua história, ouvi-la novamente para fazer o registro. Em seguida, publique as histórias no Blog da turma.

 

E você? Quer contar uma história?

 

Explique para a turma que terão como desafio, fazer um trabalho conjunto com seus familiares. Para isso, incentive cada aluno a escolher um livro na Biblioteca da escola ou mesmo na Biblioteca da sala de aula (se houver), para levar para casa e ler com seus familiares. Juntamente com um de seus familiares, os alunos deverão organizar uma forma divertida de contar a história escolhida para a turma. Neste dia, a presença do familiar na escola será muito importante. Cada aluno terá um prazo de aproximadamente uma semana para preparar uma atividade com um de seus familiares.

 

No dia da apresentação, filme este momento e faça registros com a turma de cada história contada e também ouvida, para posteriormente publicar no Blog da turma. O mais importante é a interação estabelecida entre família e escola, bem como entre os alunos da turma e da escola como um todo, por meio do Blog, além disso, ela possibilita ao aluno, desenvolver a criatividade e habilidades de leitura e escrita; enriquecer o vocabulário; conhecer as características deste gênero textual e a função social da escrita.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio Histórias Divertidas – http://www.contandohistoria.com/menuhistoria2.htm. Acesso em 22 de maio de 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Entrevista “Ruth Rocha: É muito bom escrever para crianças” – http://www.youtube.com/watch?v=pO2UfvUAZJw. Acesso em 22 de maio de 2013.

Avaliação

A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação do aluno em relação às histórias, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana paula de oliveira alves, Escola municipal Irma Sceilla , Goiás - disse:
    ana.paula-09@hotmail.com

    06/07/2013

    Cinco estrelas

    trabalho com a turma do 3 ano Alfabetizaçao e confesso adorei a aula Arte de ouvir, contar e recontar historias com certeza vou utilizar este plano pois garanto meus alunos vao adorar


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.