Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Minha Biblioteca Particular: construindo meu acervo

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver sua autonomia de leitor;

·         Conhecer diferentes histórias;

·         Conhecer a organização de uma Biblioteca;

·         Desenvolver a habilidade de leitura;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Biblioteca: tempo-espaço de aprender

 

Professor, a Biblioteca escolar é um espaço rico de possibilidades pedagógicas em prol da aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. No entanto, tem sido um ambiente pouco utilizado nas suas reais potencialidades a favor da alfabetização. Pensar na importância da Biblioteca e na possibilidade de cada aluno criar sua Biblioteca particular, insere o aluno no universo da leitura de forma ativa e intencional, buscando ajudá-lo a criar o seu próprio acervo e a valorizar os diferentes materiais que recorremos para leitura. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Investigando a Biblioteca da escola

 

Professor, para a presente aula, sugerimos que você explore e conheça os materiais do acervo da Biblioteca da escola, principalmente os livros avaliados pelo PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola - e outros que sejam disponibilizados para uso dos alunos, bem como outros materiais disponíveis no acervo da Biblioteca. O conhecimento dos materiais pelo professor é fundamental para um efetivo trabalho com os livros em sala de aula.

Você sabia? “Um dos destaques do PNBE é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memó­rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>  Acesso em 05 de maio de 2013.

 

Professor, para mais informações sobre o acervo e o próprio PNBE, acesse o sítio abaixo:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368&Itemid=574. Acesso em 02 de maio de 2013.

 

Após a sondagem dos materiais, agende um horário com a responsável pela organização da Biblioteca, para que tenha disponibilidade de conversar com a turma.

 

Em sala de aula, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância do diálogo e da roda como um espaço privilegiado para troca de ideias. Explore o conhecimento que cada aluno já tenha sobre a Biblioteca. Faça uma lista em uma cartolina, das ideias dos alunos. Solicite que cada aluno faça um registro, por meio de desenho e/ou escrita, de uma Biblioteca. Para isso, entregue para cada aluno uma folha branca de papel e peça que faça o registro da forma mais detalhada possível.

 

Ao terminarem, proponha um momento de socialização das atividades. É importante que cada aluno tenha oportunidade de falar sobre o seu registro e explicar como é a sua Biblioteca.

 

Em seguida, proponha que os alunos façam uma visita à Biblioteca da escola, para que possam observar:

 

·         Tipos de materiais disponíveis na Biblioteca;

·         A organização dos materiais;

·         A forma como é feito o empréstimo dos materiais.

 

Também proponha que façam uma entrevista com a responsável pela Biblioteca da escola. Para isso, elabore um roteiro da entrevista com a turma. Para informações sobre como realizar uma entrevista com a turma, acesse a aula do Portal do Professor intitulada: “Como trabalhar entrevista com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?” disponível no sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35374. Acesso em 02 de maio de 2013.

Algumas questões poderão compor o roteiro da entrevista:

  • Como são organizados os materiais da Biblioteca?
  • Como é feita a limpeza dos materiais?
  • Quais os cuidados que precisamos ter com a Biblioteca?
  • Como são adquiridos os materiais?
  • Como é o sistema de empréstimo?

 

No momento da entrevista, oriente os alunos a registrarem as ideias que acharem relevantes.

Em sala de aula, retome com a turma as questões da entrevista e o que cada um conseguiu anotar ou mesmo lembrar. É importante que todos possam compreender os aspectos importantes da organização de uma Biblioteca. Você também poderá solicitar que registrem a entrevista através do laptop Classmate recorrendo ao vídeo, através do caminho Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera. O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho. Mas, se a sua escola não faz parte do UCA, utilize uma máquina digital por meio do recurso de filmagem.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, solicite que os alunos façam uma pesquisa na internet, buscando imagens de diferentes Bibliotecas. Para isso, oriente que utilizem o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, outra possibilidade seria levá-los ao Laboratório de Informática para acessarem o link sugerido a seguir.

Junho 2.1

Fonte: “Sítio: Biblioteca Nacional Digital do Brasil.” http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/ Acesso em 25 de maio de 2013.

Agora, que tal propor que cada aluno faça uma nova representação de uma Biblioteca. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint. Também poderá ser utilizado o tablet.

 

Depois de concluída, imprima as atividades dos alunos e solicite que façam uma breve apresentação para a turma sobre a sua produção. Vocês poderão criar um mural na parede da sala de aula, contendo as produções dos alunos. Se achar interessante, poderá afixar a atividade realizada juntamente com a atividade feita na atividade anterior, em que cada um fez um registro, mediante os conhecimentos prévios, de uma Biblioteca.

Professor, explore com a turma outros tipos de Biblioteca. Para isso, sugerimos a leitura dos alunos das informações contidas no sítio abaixo:

Junho 2.2

Fonte: “Sítio: Bibliotecas do Brasil.” https://sites.google.com/site/bibliotecasdobrasil/tipos-de-bibliotecas. Acesso em 25 de maio de 2013.

 

Uma ótima opção é possibilitar que a turma conheça o “Portal Domínio Público” que conta atualmente com mais de 500 obras em seu acervo. “Biblioteca Virtual”.

Junho 2.3

Fonte: “Sítio: Portal Domínio Público.” http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp. Acesso em 25 de maio de 2013.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, agora que tal descobrir com a turma a função da Biblioteca na escola e construir alguns modos de utilizá-la. Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa para dialogar sobre:

 

Como podemos usar da melhor forma o espaço da Biblioteca e seu acervo?

Os alunos poderão dizer:

  • Para ler livros;
  • Para pegar livros emprestados;
  • Para fazer trabalhos;
  • Para consultar materiais diversos.

 

É importante que os alunos compreendam as múltiplas possibilidades de vivenciarem a Biblioteca da escola.

Depois, de construírem esta lista, registre no caderno de Língua Portuguesa e convide a equipe da direção da escola para dialogar sobre o que gostariam que fosse feito na Biblioteca e que ainda não tem sido executado. No diálogo é importante priorizar a participação de todos. Em seguida, veja o que conseguiram mudar ou manter, e realize com os alunos as atividades por eles propostas na Biblioteca da escola.

Professor, proponha aos alunos que conheçam a história de algumas Bibliotecas. Para isso solicite que acessem o sítio abaixo:

Junho 2.4

Fonte:  “Sítio: Bibliotecas do Brasil. https://sites.google.com/site/bibliotecasdobrasil/home/apresentacao. Acesso em 25 de maio de 2013.

 

Em seguida, organize os alunos para realizarem uma investigação na escola, consultando a equipe da direção da escola, documentos e outras fontes, para descobrirem mais sobre a história da Biblioteca da escola. Depois de obterem informações relevantes, construa de forma coletiva com a turma, um texto sobre a história da Biblioteca da sua própria escola para ser inserida nos documentos da escola ou mesmo no próprio sítio.

 

Proponha à turma uma campanha pela escola, divulgando o trabalho realizado na Biblioteca da escola, bem como a importância de utilizar este espaço para aprender e descobrir novas coisas. Para isso, organize os alunos em grupos em que cada um terá como objetivo criar um slogan, ou seja, uma frase, um desenho que chame a atenção e represente o tema que será divulgado. Após cada grupo criar o seu slogan, que tal fazer uma apresentação na sala de aula? Em seguida, faça várias cópias do material elaborado pelos grupos e organize um momento para que os alunos distribuam pela escola este material e conversem com as outras turmas sobre o objetivo da campanha.

 

Professor, proponha à turma outro desafio. Descobrir o acervo pessoal que cada um tem em casa. Para isso, organize os alunos em duplas para que um possa fazer uma entrevista com o outro. Os alunos poderão registrar as respostas do colega no próprio caderno de Língua Portuguesa. É importante que os alunos saibam que diferentes materiais de leitura e também multimídia podem fazer parte deste acervo pessoal, tais como:

  • Livros;
  • CDs;
  • Jornais;
  • Filmes;
  • Revistas.

Após todos terminarem, faça um momento em que o colega apresente à turma as respostas dadas pelo outro. Assim, cada aluno poderá apresentar o que o colega disse. Proponha um diálogo sobre o que tem de comum nos materiais e o que se diferencia.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Vamos montar uma Biblioteca?

 

Explique para a turma que os alunos terão como desafio, montar sua própria Biblioteca. Poderão optar por montar um modelo de Biblioteca individual, ou mesmo uma Biblioteca na sala de aula, com um acervo que possa ser disponibilizado para outras turmas. Os alunos poderão trazer de suas casas, materiais diversos tais como: jornal, revistas, livros, gibis.

 

Montando minha Biblioteca digital pessoal

Professor, os alunos também poderão ter um acervo de suas próprias produções. Para isso, basta conversar com a turma e deixar livre a criação de histórias, de escrita de bilhetes, de cartas e outros. Este acervo poderá ser criado mediante a expressão do aluno utilizando para isso materiais diversos: tintas, materiais para recorte e outros. Também poderão ter acesso a jornais, revistas, livros, assistir a um filme ou outro programa na TV, para que busquem descobrir o que gostariam de escrever, para quem, por que querem escrever sobre tal tema e como farão esta produção. O acervo dos alunos poderá ser consultado por outras turmas e também pelo próprio grupo.

Vamos montar uma Biblioteca digital?

 

Agora, organize com os alunos um acervo digital. Para isso, faça uma pesquisa com a turma na internet. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.

Cada aluno poderá criar uma pasta no laptop Classmate ou mesmo no tablet para arquivar os materiais encontrados. É importante criar com a turma, um momento para que os alunos possam ler os materiais encontrados, conhecer os mais diversificados textos que podem ser lidos online.

Montando minha Biblioteca digital pessoal

Professor, para finalizar, incentive a turma a também criar suas próprias histórias e conhecer as histórias dos alunos. Neste sentido, instigue cada aluno a organizar suas histórias inventadas em uma pasta no laptop Classmate ou mesmo no tablet.

Os alunos poderão utilizar para isso, o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da Área de Trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord, ou outro editor de texto. Poderão recorrer a imagens da internet ou mesmo criar suas próprias ilustrações da história por meio também do laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint. Também poderá ser utilizado o tablet.

As histórias criadas também poderão compor o acervo digital da escola e estar disponível para acesso de outras turmas. Faça a divulgação deste acervo por meio de cartazes nos murais da escola ou por meio do sítio da escola, caso ela o possua. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio da Turma da Mônica “Portal da Turma da Mônica” – http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 22 de maio de 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Texto online “Biblioteca Escolar” – http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf. Acesso em 22 de maio de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. O principal é perceber a autonomia dos alunos frente à leitura e a diversidade de materiais que podem utilizar para uso pessoal. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ricardo, Amigo do Livro , Rio de Janeiro - disse:
    benricco@hotmail.com

    28/08/2014

    Três estrelas

    Uso o site para pesquisas de novas obras literarias on, obras, etc. e repasso para adolescentes que tem interesse em literatura.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.