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Cientista de palavras: minhas descobertas no mundo da escrita de textos

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver a autonomia na escrita;

·         Conhecer a sua própria história da escrita;

·         Refletir sobre o processo de escrever;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Pensando sobre sua própria escrita!

Professor, a reflexão sobre a própria escrita é um processo consciente para o aluno que passa a compreender melhor seu percurso na aprendizagem. Aprender a ler e a escrever não é meramente um processo mecânico e sem sentido. Muito pelo contrário, é um processo vivo que estimula o aluno a descobrir e olhar o mundo de uma forma inteiramente diferente. Desta forma, a escrita e a leitura inserem a criança em práticas sociais e culturalmente se sentem partícipes da mesma. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Investigando a escrita na escola

 

Você sabia? A utilização de atividades que possibilitam a criança a pensar sobre as características do sistema alfabético de escrita favorece a sua reflexão e autonomia frente à sua própria escrita. (BRASIL, 2012).

 

Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf> Acesso em: 22 de maio de 2013.

Professor, inicialmente proponha uma roda de conversa com a turma. Vocês poderão sentar no chão da própria sala de aula, ou mesmo em um ambiente externo à sala de aula. Instigue os alunos a pensarem sobre o que está escrito, nos mais variados locais da escola.

Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que faça a escrita do que se lembrar. Neste momento, a escrita deverá ser feita de forma individual.

Em seguida, proponha que cada aluno fale o que escreveu e o lugar em que tem esta escrita na escola.

Depois, juntamente com as folhas de papel onde os alunos registraram a escrita, organize um passeio pela escola, passando pelos lugares que os alunos lembraram. Em cada local, faça um momento de reflexão com a turma, em que possam observar a escrita afixada em algum local e a sua própria escrita. Os alunos deverão descobrir as diferenças e tentar identificar o que conduziu o aluno a escrever de forma diferente do que está escrito no local investigado. É importante que o aluno possa fazer a sua própria autocorreção da atividade e refletir sobre o seu processo de escrita.

Agora, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, mas se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.

Imagem Portal

Fonte: “Sítio: Jogo Com Letras. Enigma Com Letras Embaralhadas.” http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/jogo_de_letras_forme_as_palavras1.html. Acesso em: 22 de maio de 2013.

No jogo sugerido acima, os alunos terão oportunidade de descobrir a formação de palavras, de pensar sobre como desembaralhar as letras para formar uma palavra. O mais importante é possibilitar que o aluno fale como ele está pensando para realizar a atividade e possa dialogar com os colegas sobre suas hipóteses.

Agora, proponha que os alunos acessem o sítio abaixo e se divirtam com mais um jogo que incentiva a pensar sobre a escrita.

Junho 3.2

Fonte: “Sítio: Escola Games. Atividade: Brincando com as vogais.” http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/. Acesso em: 22 de maio de 2013.

Após jogarem, proponha um momento em que cada aluno escreva em seu caderno de Língua Portuguesa, cinco palavras que fizeram parte dos jogos online. Após a escrita das palavras, solicite que troquem de caderno com um colega, para que descubram cada palavra escrita pelo colega e façam novamente, a escrita da mesma ao lado da palavra do colega. Depois, peça para destrocarem os cadernos e observarem como o colega escreveu a palavra. Proponha um momento para que dialoguem sobre a construção da escrita de cada um e decidam a forma final da escrita das palavras. Em seguida, faça um momento coletivo de diálogo com o grupo e dialoguem mais sobre a escrita, para que cheguem à escrita convencional das palavras.

Para este momento, é importante que os alunos conversem sobre o que não compreenderam ao ler a palavra do colega, as dificuldades encontradas. Com isso, proponha uma discussão sobre a importância da escrita convencional para que todos possam compreender.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize a turma para a leitura da história: “Marcelo, marmelo, martelo” da autora Ruth Rocha. Com esta história a turma terá oportunidade de refletir sobre a forma como falamos e a importância das palavras serem compreendidas para que o diálogo ocorra.  Veja a sinopse do livro:

O personagem Marcelo começa a questionar o nome das coisas. Seus pais lhe dão explicações, porém não o convence. Marcelo então entra numa aventura com as palavras e brinca de inventar novos nomes para os objetos. Será que isso vai dar certo?

Junho 4.4

Fonte: ROCHA, Ruth. Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias. Rio de Janeiro: Salamandra, 1976.

 

Após a leitura da história converse com os alunos da turma sobre:

·         O que compreenderam da história?

·         Quais eram os personagens da história?

·         O que acharam do final da história?

·         Quais palavras o personagem falou que eles não compreenderam?

·         O que mudariam na história?

Agora, proponha como atividade uma brincadeira com as palavras. Peça para cada aluno escrever o nome de cinco coisas. Em seguida, peça para que inventem um nome diferente para os nomes escritos.

Organize os alunos em duplas e solicite que cada um fale para o colega o nome que inventou. O colega deverá descobrir qual é o nome certo para a palavra inventada.

Depois que todos participarem, proponha que falem o que acharam mais difícil e sobre a necessidade de compreendermos a fala do outro.

Telefone sem fio!

Professor, brinque com a turma de “Telefone sem fio”. Para isso, organize os alunos em uma roda e fale uma frase para o aluno à sua direita ou à esquerda. O aluno deverá passar a mesma mensagem para o colega ao seu lado (no sentido iniciado). Quando a mensagem chegar ao último aluno, o mesmo deverá dizer o que compreendeu. Converse com a turma sobre a mudança na mensagem e os motivos que podem ter favorecido esta alteração.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, elabore uma atividade como a proposta abaixo e a distribua para cada aluno. Se preferir, pode utilizar a lousa para passar a atividade que poderá ser copiada pela turma.

 

Olá, coleguinha!

Vamos descobrir mais sobre as palavras abaixo:

 

PIPOCA

 

Quantas letras têm a palavra?____________________

Qual a primeira letra?__________________________

Qual a última letra?___________________________

Quantas sílabas?_____________________________

Quais palavras você conhece que iniciam com a letra P?

________________________________________________________

________________________________________________________

 

BATATA

 

Quantas letras têm a palavra?____________________

Qual a primeira letra?__________________________

Qual a última letra?___________________________

Quantas sílabas?_____________________________

Quais palavras você conhece que iniciam com a letra B?

________________________________________________________

________________________________________________________

Agora, proponha que cada aluno elabore uma atividade, similar à anterior, para um colega resolver. É importante que pensem sobre a escrita da palavra para que o colega possa compreender e realizar a atividade. Quando todos terminarem, o colega que elaborou a atividade deverá fazer a correção da atividade elaborada por ele mesmo e resolvida pelo colega. Em seguida, solicite que troquem ideias sobre as possíveis correções e os acertos. Esclareça-lhes que o erro é uma forma de aprendizagem e, portanto não devemos recriminar o colega se ele errou, mas orientá-lo para que ele acerte na próxima vez.

Agora, organize os alunos em duplas e peça para cada dupla conversar sobre a história “Chapeuzinho Vermelho”. Os alunos poderão contar a versão que conhecem. Em seguida, organize uma roda de conversa para cada dupla contar a sua versão da história. Depois, dialogue com a turma sobre alguns aspectos importantes da história:

  • Personagens;
  • Cenário;
  • Enredo;
  • Desfecho.

É importante que os alunos percebam as características de uma história para compreendê-la.

Professor, aproveite a experiência da turma em alguma situação na escola, ou mesmo tire fotos do momento inicial da aula, do recreio e de outra atividade que os alunos realizam ao final da aula. Seria interessante ter quatro momentos para serem relatados pelos alunos, para que percebam a ordem dos fatos. Se achar interessante poderá colocar na atividade, as imagens de forma trocada, para que os próprios alunos coloquem em ordem. Elabore uma atividade com as imagens a partir da sugestão abaixo:

Vamos recordar? A partir das imagens abaixo, escreva o que acontece em cada cena.

Imagem Portal 2

Fonte: Imagem da própria autora.

Após todos os alunos concluírem a atividade, faça um momento de diálogo sobre a produção dos mesmos. É importante que compreendam a ordem dos acontecimentos, o que lembraram sobre os mesmos e o que foi escrito. Instigue os alunos a pensarem mais sobre a situação, não limitando a riqueza do momento à escrita, mas ao pensamento e à criação do aluno.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, solicite que cada aluno elabore uma frase ou um texto. O tema pode ser do interesse de cada aluno ou mesmo sugerido por você. Para a escrita dos alunos entregue a atividade abaixo:

Vamos pensar sobre a escrita?

Minha escrita

Reescrita

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da própria autora.

Após a escrita dos alunos, solicite que formem duplas para que o colega possa ler a sua frase ou texto e dialogar sobre as palavras que poderão ter outra escrita. Em seguida, proponha um momento individual com você, para que possam falar sobre as possíveis mudanças. Para possibilitar este momento, proponha uma atividade lúdica, um jogo ou uma atividade de desenho, assim conseguirá atender um número maior de alunos.

Agora, solicite que o aluno faça a reescrita do seu trabalho, mediante as reflexões feitas com o colega e com você.

Professor, a produção de texto deverá fazer parte do cotidiano do aluno, de forma que as temáticas sejam próximas à vida e às necessidades do mesmo. Neste sentido, sonde com a turma sobre o que gostaria de conversar, de contar para alguém. Dialogue sobre alguma vivência da turma que poderia ser relatada em forma de uma produção de texto, para as outras turmas da escola. Esta produção poderá ser coletiva para que os alunos observem aspectos importantes para facilitarem o entendimento do texto. Tais como:

  • Início, meio e fim;
  • Personagens;
  • Assunto;
  • Cenário.
Faça a produção de texto em papel Kraft do tamanho em que seja possível ser  visualizada por todos os alunos.  Em seguida, pergunte o que eles compreenderam e o que faltou na história. Como eles não vivenciaram a experiência relatada, poderão fazer algumas perguntas que elucidem melhor os fatos  que não apareceram na escrita inicial da turma.

Em seguida, proponha que cada aluno faça a reescrita do texto mediante as questões levantadas pelo colega da outra turma. Quando todos terminarem, proponha que façam a leitura para turma e observem o que mudou e o que ficou como estava.

 

Atividade integrada com a família

 

Professor, proponha que cada aluno dialogue com seus familiares sobre alguma experiência que já vivenciaram ou sobre algum sonho que gostariam que se realizasse e que poderia se tornar uma história. A ideia fundamental é que decidam uma temática para a escrita de um texto. A história será uma produção com os familiares. Cada aluno deverá escrever a história para fazer a leitura para a turma.

Após a leitura do texto, os alunos poderão fazer perguntas sobre a história e observarem o que faltou na escrita para que a história pudesse ser compreendida.

Solicite que os alunos façam a reescrita do texto com seus familiares, a partir das questões que os colegas colocaram. O diálogo com os familiares no processo de aprendizagem é fundamental.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio da Turma da Mônica “Portal da Turma da Mônica” – http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 22 de maio de 2013.

 Sugestão  de bibliografia para professores:

Livro:  JOLIBERT, Josette. Formando crianças produtoras de textos. Volume II. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Avaliação

A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação do aluno na produção de texto, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

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