20/06/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
· Socializar o conhecimento;
· Desenvolver o hábito de trocar ideias;
· Compreender os processos de escrita e de leitura;
· Desenvolver a habilidade de leitura;
· Ampliar o vocabulário;
· Produzir textos a partir de atividades significativas;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias;
· Perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, a presente aula está integrada à proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e tem como foco desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola: LETRA VIVA – PGM. 5: Junto se aprende melhor, o qual poderá ser acessado pelo sítio: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4274 Acesso em 25 de maio de 2013.
Juntos somos mais!
O trabalho conjunto envolve diálogo, disposição, reflexão e muito mais! No entanto, é preciso considerar que não basta reunir os alunos em duplas ou mesmo grupos, para que se tenha um trabalho conjunto. É preciso considerar que o diálogo é a via essencial para que um trabalho assuma de fato o potencial para a aprendizagem, em que o respeito e a heterogeneidade possam ser realmente valorizados. Por isso, a ideia principal da aula será as possibilidades múltiplas de trabalho conjunto e de socialização do conhecimento a favor de uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita. Como uma produção criada pelo homem, a escrita é uma aprendizagem que só ocorre mediante seu ensino, por isso, a relação que estabelecemos um com o outro neste processo é fundamental para ampliar e de fato tornar a leitura e a escrita uma construção pessoal da criança e que faça parte da sua vida.
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Possibilidades de trabalho com nossos pares
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que os alunos expressem oralmente, tipos de trabalho em sala de aula que podem ser realizados com o colega e também com você. É importante que os alunos saibam que todos participam do processo de aprendizagem e que podem se ajudar mutuamente. Registre em uma cartolina as possibilidades levantadas pelos alunos. Afixe no mural da sala de aula.
Agora, que tal fazer um planejamento com a turma?
Organize com a turma uma proposta de trabalho semanal, sendo que em cada dia será realizada uma atividade que permita trabalhos conjuntos, a partir das sugestões dos alunos. Favoreça a participação de todos os alunos neste planejamento para que possam cumprir com responsabilidade e assumir a atividade como deles. Veja a proposta de organização abaixo:
Planejamento semanal da turma |
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segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
quinta-feira |
sexta-feira |
Trabalho em dupla
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Trabalho em grupo de três |
Trabalho com o professor |
Trabalho em grupo de quatro ou cinco alunos |
Trabalho coletivo |
Agora, construa com a turma o quadro abaixo para que, a cada vivência, o aluno possa registrar suas impressões e também a sua própria avaliação.
Minha reflexão |
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segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
quinta-feira |
sexta-feira |
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Você sabia? A interação entre as crianças e o professor favorece a aprendizagem e promove o desenvolvimento, gerando um bem estar para vivenciar o contexto escolar.
Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Ser cuidado, brincar e aprender: direitos de todas as crianças. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, p. 07-13, 2012. Disponível em:< http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf> Acesso em: 22 de maio de 2013.
Professor, agora proponha um trabalho com a música sugerida abaixo. Para isso, cante com a turma a letra da música e se divirtam com o seu conteúdo. Você poderá entregar a cópia da letra da música para cada aluno, ou mesmo solicitar que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática:
Todos JuntosComposição: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque |
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Uma gata, o que é que tem? - As unhas E a galinha, o que é que tem? - O bico Dito assim, parece até ridículo Um bichinho se assanhar E o jumento, o que é que tem? - As patas E o cachorro, o que é que tem? - Os dentes Ponha tudo junto e de repente vamos ver o que é que dá Junte um bico com dez unhas Quatro patas, trinta dentes E o valente dos valentes Ainda vai te respeitar Todos juntos somos fortes Somos flecha e somos arco Todos nós no mesmo barco Não há nada pra temer - Ao meu lado há um amigo Que é preciso proteger Todos juntos somos fortes Não há nada pra temer Uma gata, o que é que é? - Esperta |
E o jumento, o que é que é? - Paciente Não é grande coisa realmente Prum bichinho se assanhar E o cachorro, o que é que é? - Leal E a galinha, o que é que é? - Teimosa Não parece mesmo grande coisa Vamos ver no que é que dá Esperteza, Paciência Lealdade, Teimosia E mais dia menos dia A lei da selva vai mudar Todos juntos somos fortes Somos flecha e somos arco Todos nós no mesmo barco Não há nada pra temer - Ao meu lado há um amigo Que é preciso proteger Todos juntos somos fortes Não há nada pra temer E no mundo dizem que são tantos Saltimbancos como somos nós. |
Fonte: “Sítio: Música – Todos Juntos.” http://www.chicobuarque.com.br/letras/todosjun_77.htm. Acesso em 23 de maio de 2013.
Após ouvirem a música, proponha um momento de reflexão sobre o seu conteúdo. É importante que os alunos percebam o quanto a amizade e estar com os outros, podem nos ajudar nas situações mais diversas da vida. Faça uma relação com a aprendizagem da leitura e da escrita em que seja possível aprender com o outro.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Trabalho em duplas
Professor, iniciando o planejamento proponha uma atividade em duplas que envolva leitura e escrita. Antes de começar o trabalho, faça um diálogo sobre a importância do diálogo e do respeito no trabalho em duplas.
Imagem e ideias!
Agora, entregue para cada dupla uma imagem. Você poderá selecionar imagens diversas, com temas variados e do interesse dos alunos. Peça que dialoguem sobre a imagem e que expressem suas ideias para o colega da dupla. É importante observar e favorecer a participação de todos.
Em seguida, solicite que os alunos elaborem uma frase sobre a imagem. Inicialmente de forma oral. Os alunos deverão contemplar na frase final, as ideias da dupla e não apenas de um só colega.
Agora, solicite que indiquem um colega para escrever a frase e outro para auxiliar na escrita. Cada aluno poderá dar a sua própria opinião sobre a escrita, fazer perguntas ao colega, ou seja, precisam decidir juntos o que e como a escrita será concretizada. Oriente-os na formação das duplas, evitando que se agrupem somente com aqueles que são mais “amigos”, para que possam ampliar suas relações.
Quando terminarem, proponha um momento de autocorreção da atividade. Os alunos deverão ler novamente a frase escrita e pensarem, com toda turma, sobre a escrita e também sobre o conteúdo da frase em relação à imagem.
Após o trabalho concluído, faça um momento de socialização da atividade para a turma como um todo. Observe como foi o trabalho em duplas, se contou com a participação dos dois alunos da dupla, quais foram as dúvidas e reflexões sobre a escrita.
Professor, lembre-se de solicitar aos alunos que realizem a sua avaliação da atividade no quadro sugerido acima.
Jogando online!
Professor, proponha que os alunos, ainda em duplas, joguem o jogo online sugerido abaixo. Explique que terão como desafio trocar ideias sobre as possibilidades de letras que podem formar as palavras. Para isso, solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet ou leve-os ao Laboratório de Informática.
Fonte: “Sítio: Escola Games. Jogo: Brincando com as vogais.” http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/. Acesso em 23 de maio de 2013.
Instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre a possibilidade de utilizarem letras para formar as palavras.
Quando todas as duplas jogarem faça um momento de discussão sobre o que acharam do jogo, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.
Agora, proponha que façam um desenho representando o trabalho em duplas. O desenho poderá ser feito em duplas. Depois, afixe as produções dos alunos no mural da sala de aula e proponha a socialização das atividades da turma.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Trabalho com o professor
Professor, o trabalho com você poderá ser feito individualmente, no momento em que conversa com o aluno sobre alguma atividade realizada por ele. Proponha a escrita espontânea de algumas palavras e aproveite o momento para dialogar com ele sobre aspectos como:
Lembre-se que seu papel de mediador na atividade de escrita, necessita favorecer o processo de reflexão do aluno sobre sua própria escrita, visando a autonomia no processo.
Você também poderá propor diferentes desafios a cada aluno de forma individual, tais como:
Agora, faça um ditado de palavras com a turma. Veja abaixo as palavras sugeridas:
BOLA
TORNEIRA
SALADA
COMIDA
Ao ditar uma palavra, pare e faça uma reflexão individual com cada aluno. Em seguida, faça o ditado da segunda palavra e assim sucessivamente.
Professor, outra opção de trabalho individual com você, está na diversidade de jogos online que favorecem a reflexão do aluno sobre o sistema alfabético de escrita. Sugerimos que você explore o sítio abaixo, disponibilizado no Portal do Professor e faça a opção por algum jogo:
Fonte: “Sítio: Portal do Professor. Jogos Educativos.” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=258 Acesso em 25 de maio de 2013.
Professor, é importante ressaltar que as perguntas que fazemos aos alunos sobre o seu próprio processo de escrita é fundamental para consolidar a aprendizagem.
Trabalho em grupo
Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Entregue uma caixa de letras para cada grupo. Explique para a turma que os alunos terão como desafio formar a palavra que será ditada por você utilizando as letras da caixa, sendo que, deverá ser formada apenas uma palavra para o grupo, visando a participação de todos do grupo na formação da palavra. Observe: a participação de cada elemento do grupo; as ideias que trocam; as possíveis dúvidas e facilidades.
Ao final, após ditar quatro ou cinco palavras, proponha que os grupos troquem de lugar com outro grupo e observem como os colegas formaram as palavras.
Em seguida, solicite que façam o registro escrito das palavras formadas. Cada aluno poderá registrar as palavras no caderno de Língua Portuguesa.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Trabalho coletivo
Dinâmica do barbante – Teia
Professor, organize a turma em uma roda e explique aos alunos que terão como desafio jogar o barbante para um colega e segurar a ponta do barbante que chegar até ele. Para isso, entregue o barbante para um aluno começar e solicite que amarre a ponta inicial do barbante em seu dedo e lance o rolo de barbante para um colega. Não pode repetir o colega, ou seja, o rolo deverá ser jogado para alguém que ainda não recebeu o rolo de barbante.
Ao final, solicite que desçam com cuidado o barbante que estão segurando até o chão e soltem. Peça que observem o que formaram e que relatem o que acharam da dinâmica. Formule algumas questões como:
· Seria possível fazer esta dinâmica sozinho?
· Como foi ver o resultado de um trabalho em que todos participaram?
Como registro, que tal propor que cada aluno faça um desenho ilustrando a teia e os colegas? Solicite que representem como acham que o colega se sentiu durante a atividade. É importante que o cuidado afetivo com o outro seja favorecido no processo de aprendizagem. Ao terminarem, proponha um momento de troca de ideias e de socialização das produções.
Minha escrita, nossa escrita!
Agora, com os alunos organizados em uma roda, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno. Solicite que inicie a escrita de uma palavra ou frase. Coloque uma música e explique para a turma que quando a música parar, cada aluno deverá trocar a folha com o colega da direita, o qual deverá continuar a atividade do colega. Quando a folha passar por todos da turma e retornar para o seu dono inicial, proponha que observem como ficou a produção.
Ao final, proponha as seguintes questões para reflexão:
· O que mudou na ideia inicial da sua produção?
· O que você achou das ideias dos colegas?
· Você faria diferente?
· O que resultou com o trabalho de cada um da turma?
Para concluir o trabalho, faça um momento de diálogo com o grupo, propondo que os alunos avaliem todo o processo percorrido durante as vivências de cada atividade, bem como o planejamento proposto e sua concretização. Disponibilize um tempo para que cada aluno possa expressar sua opinião e qual atividade mais gostou.
Sugestões de links para alunos:
Sítio da Turma da Mônica “Portal da Turma da Mônica” – http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 22 de maio de 2013.
Sugestões de links para professores:
Texto de Elvira Cristina Martins Tassoni – http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2019t.PDF. Acesso em 22 de maio de 2013.
A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber as atitudes e os valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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