Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos aprender juntos? TV Escola - Série: Letra Viva

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Socializar o conhecimento;

·         Desenvolver o hábito de trocar ideias;

·         Compreender os processos de escrita e de leitura;

·         Desenvolver a habilidade de leitura;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Produzir textos a partir de atividades significativas;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias;

·         Perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, a presente aula está integrada à proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e tem como foco desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola: LETRA VIVA – PGM. 5: Junto se aprende melhor, o qual poderá ser acessado pelo sítio: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4274 Acesso em 25 de maio de 2013.

 

Juntos somos mais!

 

O trabalho conjunto envolve diálogo, disposição, reflexão e muito mais! No entanto, é preciso considerar que não basta reunir os alunos em duplas ou mesmo grupos, para que se tenha um trabalho conjunto. É preciso considerar que o diálogo é a via essencial para que um trabalho assuma de fato o potencial para a aprendizagem, em que o respeito e a heterogeneidade possam ser realmente valorizados. Por isso, a ideia principal da aula será as possibilidades múltiplas de trabalho conjunto e de socialização do conhecimento a favor de uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita. Como uma produção criada pelo homem, a escrita é uma aprendizagem que só ocorre mediante seu ensino, por isso, a relação que estabelecemos um com o outro neste processo é fundamental para ampliar e de fato tornar a leitura e a escrita uma construção pessoal da criança e que faça parte da sua vida.

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Possibilidades de trabalho com nossos pares

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que os alunos expressem oralmente, tipos de trabalho em sala de aula que podem ser realizados com o colega e também com você. É importante que os alunos saibam que todos participam do processo de aprendizagem e que podem se ajudar mutuamente. Registre em uma cartolina as possibilidades levantadas pelos alunos. Afixe no mural da sala de aula.

 

Agora, que tal fazer um planejamento com a turma?

 

Organize com a turma uma proposta de trabalho semanal, sendo que em cada dia será realizada uma atividade que permita trabalhos conjuntos, a partir das sugestões dos alunos. Favoreça a participação de todos os alunos neste planejamento para que possam cumprir com responsabilidade e assumir a atividade como deles. Veja a proposta de organização abaixo:

 

Planejamento semanal da turma

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

 

 

Trabalho em dupla

 

 

 

Trabalho em grupo de três

 

Trabalho com o professor

 

Trabalho em grupo de quatro ou cinco alunos

 

Trabalho coletivo

Agora, construa com a turma o quadro abaixo para que, a cada vivência, o aluno possa registrar suas impressões e também a sua própria avaliação.

 

Minha reflexão

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabia? A interação entre as crianças e o professor favorece a aprendizagem e promove o desenvolvimento, gerando um bem estar para vivenciar o contexto escolar.

 

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Ser cuidado, brincar e aprender: direitos de todas as crianças. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, p. 07-13, 2012. Disponível em:< http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf> Acesso em: 22 de maio de 2013.

 

Professor, agora proponha um trabalho com a música sugerida abaixo. Para isso, cante com a turma a letra da música e se divirtam com o seu conteúdo. Você poderá entregar a cópia da letra da música para cada aluno, ou mesmo solicitar que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática:

 

Todos Juntos

Composição: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque

Uma gata, o que é que tem? - As unhas

E a galinha, o que é que tem? - O bico

Dito assim, parece até ridículo

 Um bichinho se assanhar

 E o jumento, o que é que tem? - As patas

 E o cachorro, o que é que tem? - Os dentes

Ponha tudo junto e de repente vamos ver o que é que dá

Junte um bico com dez unhas

Quatro patas, trinta dentes

E o valente dos valentes

 Ainda vai te respeitar

Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer

 - Ao meu lado há um amigo

 Que é preciso proteger

 Todos juntos somos fortes

 Não há nada pra temer

Uma gata, o que é que é? - Esperta 

E o jumento, o que é que é? - Paciente

Não é grande coisa realmente

 Prum bichinho se assanhar

E o cachorro, o que é que é? - Leal

 E a galinha, o que é que é? - Teimosa

 Não parece mesmo grande coisa

Vamos ver no que é que dá

Esperteza, Paciência

Lealdade, Teimosia

E mais dia menos dia

A lei da selva vai mudar

Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

 Não há nada pra temer

 - Ao meu lado há um amigo

Que é preciso proteger

Todos juntos somos fortes

 Não há nada pra temer

E no mundo dizem que são tantos

 Saltimbancos como somos nós.

Fonte: “Sítio: Música – Todos Juntos.” http://www.chicobuarque.com.br/letras/todosjun_77.htm. Acesso em 23 de maio de 2013.

 

Após ouvirem a música, proponha um momento de reflexão sobre o seu conteúdo. É importante que os alunos percebam o quanto a amizade e estar com os outros, podem nos ajudar nas situações mais diversas da vida. Faça uma relação com a aprendizagem da leitura e da escrita em que seja possível aprender com o outro.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Trabalho em duplas

Professor, iniciando o planejamento proponha uma atividade em duplas que envolva leitura e escrita. Antes de começar o trabalho, faça um diálogo sobre a importância do diálogo e do respeito no trabalho em duplas.

Imagem e ideias!

 

Agora, entregue para cada dupla uma imagem. Você poderá selecionar imagens diversas, com temas variados e do interesse dos alunos. Peça que dialoguem sobre a imagem e que expressem suas ideias para o colega da dupla. É importante observar e favorecer a participação de todos.

Em seguida, solicite que os alunos elaborem uma frase sobre a imagem. Inicialmente de forma oral. Os alunos deverão contemplar na frase final, as ideias da dupla e não apenas de um só colega.

Agora, solicite que indiquem um colega para escrever a frase e outro para auxiliar na escrita. Cada aluno poderá dar a sua própria opinião sobre a escrita, fazer perguntas ao colega, ou seja, precisam decidir juntos o que e como a escrita será concretizada. Oriente-os na formação das duplas, evitando que se agrupem somente com aqueles que são mais “amigos”, para que possam ampliar suas relações.

Quando terminarem, proponha um momento de autocorreção da atividade. Os alunos deverão ler novamente a frase escrita e pensarem, com toda turma, sobre a escrita e também sobre o conteúdo da frase em relação à imagem.

Após o trabalho concluído, faça um momento de socialização da atividade para a turma como um todo. Observe como foi o trabalho em duplas, se contou com a participação dos dois alunos da dupla, quais foram as dúvidas e reflexões sobre a escrita.

Professor, lembre-se de solicitar aos alunos que realizem a sua avaliação da atividade no quadro sugerido acima.

 

Jogando online!

 

Professor, proponha que os alunos, ainda em duplas, joguem o jogo online sugerido abaixo. Explique que terão como desafio trocar ideias sobre as possibilidades de letras que podem formar as palavras. Para isso, solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet ou leve-os ao Laboratório de Informática.

Junho 3.2

Fonte: “Sítio: Escola Games. Jogo: Brincando com as vogais.” http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/. Acesso em 23 de maio de 2013.

Instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre a possibilidade de utilizarem letras para formar as palavras.

Quando todas as duplas jogarem faça um momento de discussão sobre o que acharam do jogo, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.

Agora, proponha que façam um desenho representando o trabalho em duplas. O desenho poderá ser feito em duplas. Depois, afixe as produções dos alunos no mural da sala de aula e proponha a socialização das atividades da turma.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Trabalho com o professor

Professor, o trabalho com você poderá ser feito individualmente, no momento em que conversa com o aluno sobre alguma atividade realizada por ele. Proponha a escrita espontânea de algumas palavras e aproveite o momento para dialogar com ele sobre aspectos como:

  • O que você escreveu?
  • Leia novamente.
  • Você mudaria alguma coisa?
  • Quais letras você usou?
  • Quais sílabas?

Lembre-se que seu papel de mediador na atividade de escrita, necessita favorecer o processo de reflexão do aluno sobre sua própria escrita, visando a autonomia no processo.

Você também poderá propor diferentes desafios a cada aluno de forma individual, tais como:

  • Quebra-cabeça de palavras;
  • Leitura individual de palavras ou frases;
  • Completar letras que faltam nas palavras; 
  • Bingo de letras ou palavras.

Agora, faça um ditado de palavras com a turma. Veja abaixo as palavras sugeridas:

BOLA

TORNEIRA

SALADA

COMIDA

Ao ditar uma palavra, pare e faça uma reflexão individual com cada aluno. Em seguida, faça o ditado da segunda palavra e assim sucessivamente.

Professor, outra opção de trabalho individual com você, está na diversidade de jogos online que favorecem a reflexão do aluno sobre o sistema alfabético de escrita. Sugerimos que você explore o sítio abaixo, disponibilizado no Portal do Professor e faça a opção por algum jogo:

Jogos

Fonte: “Sítio: Portal do Professor. Jogos Educativos. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=258 Acesso em 25 de maio de 2013.

Professor, é importante ressaltar que as perguntas que fazemos aos alunos sobre o seu próprio processo de escrita é fundamental para consolidar a aprendizagem.

Trabalho em grupo

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Entregue uma caixa de letras para cada grupo. Explique para a turma que os alunos terão como desafio formar a palavra que será ditada por você utilizando as letras da caixa, sendo que, deverá ser formada apenas uma palavra para o grupo, visando a participação de todos do grupo na formação da palavra. Observe: a participação de cada elemento do grupo; as ideias que trocam; as possíveis dúvidas e facilidades.

Ao final, após ditar quatro ou cinco palavras, proponha que os grupos troquem de lugar com outro grupo e observem como os colegas formaram as palavras.

Em seguida, solicite que façam o registro escrito das palavras formadas. Cada aluno poderá registrar as palavras no caderno de Língua Portuguesa.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Trabalho coletivo

Dinâmica do barbante – Teia

Professor, organize a turma em uma roda e explique aos alunos que terão como desafio jogar o barbante para um colega e segurar a ponta do barbante que chegar até ele. Para isso, entregue o barbante para um aluno começar e solicite que amarre a ponta inicial do barbante em seu dedo e lance o rolo de barbante para um colega. Não pode repetir o colega, ou seja, o rolo deverá ser jogado para alguém que ainda não recebeu o rolo de barbante.

Ao final, solicite que desçam com cuidado o barbante que estão segurando até o chão e soltem. Peça que observem o que formaram e que relatem o que acharam da dinâmica. Formule algumas questões como:

·         Seria possível fazer esta dinâmica sozinho?

·         Como foi ver o resultado de um trabalho em que todos participaram?

Como registro, que tal propor que cada aluno faça um desenho ilustrando a teia e os colegas? Solicite que representem como acham que o colega se sentiu durante a atividade. É importante que o cuidado afetivo com o outro seja favorecido no processo de aprendizagem. Ao terminarem, proponha um momento de troca de ideias e de socialização das produções.

Minha escrita, nossa escrita!

Agora, com os alunos organizados em uma roda, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno. Solicite que inicie a escrita de uma palavra ou frase. Coloque uma música e explique para a turma que quando a música parar, cada aluno deverá  trocar a folha com o colega da direita, o qual deverá continuar a atividade do colega. Quando a folha passar por todos da turma e retornar para o seu dono inicial, proponha que observem como ficou a produção.

Ao final, proponha as seguintes questões para reflexão:

·         O que mudou na ideia inicial da sua produção?

·         O que você achou das ideias dos colegas?

·         Você faria diferente?

·         O que resultou com o trabalho de cada um da turma?

Para concluir o trabalho, faça um momento de diálogo com o grupo, propondo que os alunos avaliem todo o processo percorrido durante as vivências de cada atividade, bem como o planejamento proposto e sua concretização. Disponibilize um tempo para que cada aluno possa expressar sua opinião e qual atividade mais gostou. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio da Turma da Mônica “Portal da Turma da Mônica” – http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 22 de maio de 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Texto de Elvira Cristina Martins Tassoni – http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2019t.PDF. Acesso em 22 de maio de 2013.

Avaliação

A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber as atitudes e os valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.