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VAMOS NOS ENCONTRAR E COZINHAR?

 

17/06/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flor; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. Lopez;

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Fazer uma atividade coletiva, envolvendo dois grupos de alunos e suas famílias;

* Trabalhar a questão cultural e histórica que envolve a escolha de uma receita;

* Trabalhar elementos simbólicos presentes na receita do bolo;

* Criar condições para desenvolver as bases do pensamento matemático;

* Ampliar a experiência das crianças e sua autonomia em relação à alimentação;

* Confraternizar com as crianças e familiares servindo o bolo no final da manhã.

Duração das atividades
Para desenvolver essa atividade serão necessários dois dias. Um deles para organizar a atividade, contar a história para as crianças e outro para executá-la. Ao todo usaremos 3 horas e 10 minutos, divididos em dois dias.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que a atividade tenha qualidade é importante que os grupos envolvidos tenham vínculo prévio. Assim, é necessário que, antes do preparo da receita, as crianças já tenham brincado juntas e desenvolvido outras atividades.

Estratégias e recursos da aula

Material utilizado:

* Liquidificador;

* Panela;

* Tigela para bolo;

* Forma;

* Xícaras;

* Colheres;

* Fogão;

* Folha sulfite;

* Canetinhas coloridas;

* Lenços ou panos de cabeça (opcional);

* Ingredientes.

1º. MOMENTO - Planejamento da atividade (1 hora)

As professoras dos dois grupos envolvidos devem se encontrar previamente para organizar o trabalho a ser desenvolvido. As principais questões a serem pensadas serão: estratégias de interação dos grupos; escolha da receita; planejamento do espaço para cozinhar; providência dos ingredientes; definição do encontro para a degustação do bolo (onde será o local para a degustação, organização do ambiente para receber os dois grupos e familiares e o horário) . Nesse mesmo dia as professoras devem encaminhar bilhetes para as famílias das crianças pedindo que contribuam com os ingredientes para o bolo. É importante que o planejamento seja feito de maneira a não sobrecarregar nenhuma família com despesas. A sugestão é que se fracione os ingredientes pedindo por criança um ovo, ou 1 xícara de farinha, ou 1 cenoura por exemplo. De forma com que todos contribuam com um ingrediente (ver receita ilustrada).

 2º. MOMENTO - História da Galinha Ruiva e encontro das crianças no parque (1 hora)

Proporcionar um encontro entre as duas turmas no parque da instituição. A ideia é começar o encontro organizando uma grande roda na qual uma das professoras contará a fábula inglesa "A Galinha Ruiva" (vide abaixo). Depois que a história for contada, as professoras devem mobilizar as crianças para a preparação de uma receita, no dia seguinte, enfatizando a importância da participação de TODOS no processo. Quando o combinado estiver feito, as professoras devem encaminhar que as crianças brinquem de fazer um bolo de areia coletivo no parque.  

A Galinha Ruiva (Fábula inglesa de domínio público)

Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. 

Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. 

A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar!

Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo. 

Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? 

Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?

Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?

Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:

- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.

- Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado. 

- Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar. 

- Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora. 

Todo mundo disse não. 

Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.

Quando o bolo ficou pronto...

 Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.

Então a galinha ruiva disse: 

- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?

Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.) 

- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando. 

E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-DU6tJaj5ztw/TemOXIrDIAI/AAAAAAAAAm8/ugDyPr4u5Es/s1600/AtividadesAGalinhaRuiva.jpg&imgrefurl=http://blogdociejacampolimpo.blogspot.com/2011/06/galinha-ruiva.html&h=300&w=300&sz=23&tbnid=rX0mDXKZj6Z3TM:&tbnh=90&tbnw=90&zoom=1&usg=__bbmC5lDf1Ka4TJajMMiI9o6NSZs=&docid=N4TvfFMORXvPjM&sa=X&ei=zf60UbyID6m80gHV54GQDw&ved=0CDQQ9QEwAQ&dur=1801

3º. MOMENTO – Fazendo o bolo! (30 minutos)

OBS: No NDI, onde foi desenvolvida a atividade, contamos com uma cozinha experimental. Mas, caso a instituição não tenha essa disponibilidade, as professoras podem pensar em uma receita que seja apropriada às condições objetivas da creche. Para o preparo da receita em questão, precisaremos de um liquidificador, caneca ou xícara para medir os ingredientes, colher de preferência grande para mexer a massa, um forno e um fogão (para a cobertura). Se houver disponibilidade, na escola, usar uma batedeira para a mistura dos ingredientes. No liquidificador triturar as cenouras com o óleo e os ovos. A cobertura será levada ao fogo por um adulto, visto o risco que oferece às crianças. As crianças poderão acrescentar na panela os ingredientes da cobertura, antes dela ir ao fogo. 

As professoras devem organizar as crianças para a atividade, incentivando-os para lavarem muito bem as mãos e a prenderem os cabelos. Depois os pequenos devem ser levados até o local em que a receita será preparada. A receita (ilustrada) deve estar em um local visível e cada um deles deve ter oportunidade de experimentar os ingredientes e colocar alguns deles no bolo. O ideal é que as crianças acompanhem o passo a passo até que o bolo vá ao forno e a cobertura fique pronta. Durante a experiência de cozinhar, é interessante que a professora chame atenção para as mudanças químicas e físicas que vão ocorrendo durante a mistura dos ingredientes. Destacando o fato de que o liquidificador deixa a cenoura líquida quando a tritura, que o fermento faz o bolo crescer, que o calor faz o bolo assar. Essa conversa fará com que as crianças assimilem alguns aspectos do processo de letramento, além de conhecer elementos culturais da nossa sociedade, assim como terão oportunidade de vivenciar experiências científicas com a matemática, a física e a química. 

 

bolo 5

Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.

bolo 1

Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.

bolo 2

Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.

bolo 3

Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.

bolo 4

Fonte: ACERVO INSTITUCIONAL/NDI - 2013.

4º. MOMENTO - Degustação do bolo de cenoura. (40 minutos)

As professoras devem organizar um espaço para degustação do bolo quando esse estiver pronto. A sugestão é que se faça um piquenique com as crianças numa área externa à sala de aula. Se acontecer no momento da saída das crianças, os pais podem também experimentar o bolo quando chegarem para buscar os filhos.

Recursos Complementares

A Galinha Ruiva (folclore inglês). Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=22

Receita do bolo de cenoura. Disponível em: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html

Construir vínculos no berçário: vamos cozinhar? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41498

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças.  Ainda é necessário que cada professora converse com seu grupo de crianças para saber dele as impressões sobre a receita. As fotos e registros por escrito da atividade enriquecem a avaliação.

Durante o desenvolvimento das atividades propostas os professores poderão avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças interagiram entre si, se compreenderam, de acordo com o que se espera para a faixa etária, os processos químicos que ocorreram durante a preparação da massa do bolo, se usaram os materiais disponibilizados com autonomia, se as atividades suscitaram o interesse do grupo, e, ainda, se as crianças demonstraram compreensão de quantidade e da receita registrada (escrita e desenhada).  

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