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Plantas medicinais: entre a crença e a Ciência

 

18/06/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
  • Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo, vídeos, tabelas e relações matemáticas.
  • Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde e a produção de medicamentos fitoterápicos.
  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A forma como o tema é abordado nesta proposta não demanda conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; entrevistas;  pesquisas de campo e na internet; montagem e apresentação de seminários; montagem de portfólios.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos; exemplares de plantas medicinais.

cha

Imagem disponível em: http://blogclinicadapele.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2012/02/Photoxpress_211554191.jpg. Acesso em: 12/05/2013.

Módulo 1- Plantas medicinais brasileiras

Atividade 1 - Vídeos sobre plantas medicinais brasileiras

Para introduzir o estudo deste tema, sugerimos que os alunos assistam a vídeos sobre pesquisas já realizadas, e em andamento, por cientistas de diversas partes do Brasil, a respeito das propriedades medicinais de plantas brasileiras, tendo como ponto de partida as informações sobre a sua utilização pela população em diferentes regiões do nosso país. Os vídeos são curtos e deverão ser acessados pelos alunos.

Cabe ao professor designar a cada aluno um número de 1 a 4. Os alunos de numero 1 deverão assistir ao vídeo 1, os de número 2 ao vídeo 2 e, assim, sucessivamente com os números 3 e 4. O acesso poderá ser feito individualmente, se houver esta possibilidade, ou em pequenos grupos.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se essa opção for inviável, o professor deverá salvar previamente os vídeos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Os alunos que assistirem ao mesmo vídeo deverão ser agrupados em pequenos grupos. Eles deverão destacar as informações adquiridas para socializá-las para toda a turma.

Em todos os vídeos, são evidenciadas plantas com eficácia medicinal comprovada, suas propriedades medicinais e como devem ser usadas. É também ressaltada a produção de fitoterápicos, a partir dessas plantas, que são receitados por médicos. O professor deverá orientar aos alunos que essas informações deverão ser anotadas e socializadas por todos os grupos, que deverão enumerá-las.

Vídeo 1 - Propriedades medicinais comprovadas da erva mate no combate ao colesterol e à diabetes. Pau Brasil e cura do câncer. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=N4H7-B9ybcU. Acesso em: 07/06/2013.

 Vídeo 2 - Fitoterápicos: Indicações médicas de fitoterápicos; centros de saúde alternativa, hortas e farmácias populares. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=w6LkQMxiGnA&feature=player_detailpage. Acesso em: 07/06/2013.

Vídeo 3 - Plantas medicinais do pantanal matogrossense. Pesquisas de propriedades medicinais de plantas da região, realizadas a partir de informações fornecidas por pantaneiros que as utilizam. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-MQOQbs4wGA. Acesso em: 07/06/2013.

Video 4 - Encontro entre crenças e a ciência. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Up5oLefOJ-4. Acesso em: 07/06/2013.

Atividade 2- Socialização dos vídeos e síntese das informações sobre plantas medicinais brasileiras

Após a discussão dos vídeos nos pequenos grupos, o professor deverá organizar a sala em círculo para a socialização de cada vídeo para toda a turma. Cada grupo deverá eleger um representante que exporá aos demais os destaques do grupo, acrescidos daqueles recomendados pelo professor.

À medida  que os alunos forem enumerando as plantas medicinais, suas propriedades e usos, o professor deverá ir registrando estas informações no quadro, em forma de tabela, como a sugerida, abaixo. Terminada a apresentação de todos os grupos, os alunos deverão copiar a  tabela.

Plantas pesquisadas pela ciência, a partir do uso popular, cujas propriedades medicinais foram comprovadas

Planta medicinal

Para que serve? Ou Propriedades medicinais

Como deve ser usada?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

feira plantas medic

Imagem disponível em: http://livroseplantas.com/wp-content/uploads/2012/10/ervas.jpg Acesso em: 07/06/2013.

O professor deverá orientar aos alunos que façam todos os registros, fotografem atividades, façam desenhos etc. e guardem tudo o que for produzido nas aulas sobre o tema para compor o portfólio que será montado no final do último módulo. Cabe ao professor entregar aos alunos uma cópia impressa das instruções para a montagem do portfólio, como as sugeridas a seguir.

Dicas para o aluno montar um bom PORTFÓLIO

  • Seja organizado;
  • Crie sua marca = identidade artística (autonomia);
  • Seja criativo;
  • Registre e reflita sobre suas experiências ao longo do processo de construção de conhecimentos no estudo do tema “Plantas medicinais: entre a crença e a Ciência”.
  • Resgate todos os seus registros ao longo do processo para comporem o portfólio.
  • Montagem do portfólio

1ª página: identidade artística (sua marca);
2ª página: dados da escola, da disciplina e do professor;

3ª página: trajetória pessoal no desenvolvimento do tema ao longo das aulas;
4ª página em diante: inclua os seguintes itens no Portfólio:

·         Registros escritos do professor, seus e de seu grupo;

·         Fotografias das atividades (momentos mais significativos);

·         Desenhos, fotografias ou exemplares desidratados de plantas medicinais;  

·         Depoimentos dos colegas;

·         Trechos das entrevistas com a comunidade;

·         Outros itens que considerar relevante.

Módulo 2 - Plantas medicinais utilizadas regionalmente

Atividade 1- Identificando plantas medicinais regionais

O professor deverá selecionar previamente algumas plantas medicinais mais utilizadas pela comunidade na região, trazendo exemplares e expondo-os sobre as mesas do laboratório de biologia (ou em sala de aula). É interessante misturar, com essas plantas, outros vegetais que não tenham propriedades medicinais. Numerar as plantas utilizando plaquinhas de cartolina presas a cada exemplar, de modo que possam ser mais facilmente identificadas.

Cabe também ao professor preparar um roteiro ou tabela, como a sugerida, após as instruções, para que cada aluno possa ir preenchendo-a, o que possibilitará a discussão na Atividade 2. Os alunos não poderão se comunicar durante a Atividade 1.

Para melhor aproveitamento deste momento, o professor deverá organizar a disposição dos móveis da sala de aula ou laboratório, de forma que todos os alunos possam ver e manusear as plantas ou partes delas.

Os alunos deverão usar luvas para o manuseio desses vegetais e o professor deverá ficar atento a qualquer manifestação alérgica.

Vegetal

Descrição

Nome

Propriedades medicinais

Quando é utilizado?

Como é utilizado?

1

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

O professor deverá recolher as anotações dos alunos ao final da Atividade 1, xerocar e trazê-las juntamente com novas tabelas em branco na  aula seguinte.

Atividade 2- Discussão das informações fornecidas pelos alunos.

O professor deverá devolver a cada aluno suas anotações (Tabela 1) e, junto a ela, entregar uma nova folha com a mesma tabela em branco (Tabela 2).

Deverá expor aos alunos as plantas da atividade anterior e, a cada uma, fazer as perguntas que constam na tabela. Certamente haverá diferentes interpretações e o professor deverá aproveitar este momento para levantar novas questões sobre os pontos polêmicos, anotando no quadro as questões consensuais de um lado e as não consensuais de outro.

Os alunos deverão anotar na nova tabela os aspectos consensuais em azul e os não consensuais em vermelho.

Terminada essa discussão, o professor deverá promover uma análise das Tabelas 1 e 2. Cada aluno deverá verificar item por item e responder sobre cada planta medicinal:

·         O que eu já sabia?

·         O que eu ainda não sabia e fiquei sabendo?

·         O que eu ainda não sei?

As duas tabelas deverão compor o portfólio juntamente com as ponderações/reflexões dos alunos.

Atividade 3- Discussão em grupo e preparação para as entrevistas

Após cada aluno responder a essas questões, o professor deverá organizá-los em grupos de quatro componentes para que discutam cada item e formulem novas questões a serem respondidas.

O professor deverá somar às questões formuladas pelos alunos, outras sobre as quais deverão buscar respostas, por meio de entrevistas a pessoas da comunidade onde vivem, tais como:

  • Com quem você aprendeu a usar essa planta medicinal desta maneira?
  • Você usa medicamentos fitoterápicos? Quais? Sabe do que são feitos?

O roteiro básico para a entrevista poderá conter os mesmos itens das Tabelas 1 e 2, acrescido de novas questões propostas pelo professor e pelo grupo, durante a discussão. Neste caso, o professor deverá entregar a cada aluno uma nova cópia do documento já utilizado nas atividades anteriores em branco que constituirá a Tabela 3. O aluno deverá conversar com as pessoas indagando-as sobre o uso de plantas para tratar ou prevenir doenças e, a partir das respostas, ir preenchendo a tabela. Além disso deve registrar as respostas às demais questões formuladas.

Este material deverá compor o portfólio.

fitoterápicos

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_sUVEPqrM6jQ/SyQYDYTZltI/AAAAAAAAABQ/C6uZAXaBBeA/s320/Fitoterapicos.jpeg Acesso em: 07/06/2013.

Atividade 4 - Fitoterápicos - Estudo de texto

É crescente a comercialização de plantas medicinais, ou partes delas, in natura ou em outras derivações como cápsulas, pomadas, unguentos etc., em lojas de produtos naturais que proliferam especialmente nos grandes centros urbanos. Da mesma forma, é também crescente a indicação dos chamados "Fitoterápicos" pelos médicos e sua comercialização em farmácias.  Neste sentido, consideramos pertinente que os alunos tenham alguns esclarecimentos teóricos a respeito dos fitoterápicos antes de fazerem as entrevistas.

Para tal, sugerimos a leitura e o estudo dos seguintes textos:

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o texto em seu computador e apresentá-lo aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetá-lo, usando transparências, e deverá disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor deverá disponibilizar as questões norteadoras da discussão do mesmo.

O primeiro momento deverá ser de estudo individual. Terminada essa leitura, os alunos deverão responder às questões propostas em seus cadernos. Na sequência, o professor organizará os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar suas considerações aos demais colegas e ao professor. Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostaria de saber sobre o assunto.

Questões norteadoras para compreensão e discussão dos textos.

·         O que é fitoterapia?

·         "O que vem da natureza não faz mal" é um conceito a ser discutido? Por quê?

·         O que é considerado como "fitoterápico"?

·         Compare o uso de fitoterápicos ao de medicamentos convencionais.

·         O que é o fitocomplexo e qual é a sua importância em termos de efeitos colaterais?

·         Quais são os maiores problemas no uso de fitoterápicos ou de plantas medicinais in natura pela população?

Fechamento da discussão

Ao fechar a discussão do texto, o professor deverá esclarecer bem  a diferença entre planta medicinal e fitoterápico. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os diferencia nos seguintes termos:

As plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colher e como prepará-la.

Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico. O processo de industrialização evita contaminações por microrganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso.
 
Os fitoterápicos industrializados devem ser registrados no Anvisa/Ministério da Saúde antes de serem comercializados.

Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/index.asp?Secao=Usuario&usersecoes=36&userassunto=135. Acesso em: 07/06/2013.

fitot 2

Imagem disponível em: http://atendimentofarmaceutico.files.wordpress.com/2011/07/fitoterapico_capsula1.jpg Acesso em: 06/07/2013.

Módulo 3 - Ampliando conhecimentos e socializando

Atividade 1-  Pesquisa com familiares, amigos, vizinhos

Após o fechamento da discussão do texto, na Atividade 4, o professor deverá orientar aos alunos para que cada um, de posse do roteiro e/ou Tabela 3, já acordados na Atividade 4 do Módulo 1, faça as entrevistas em casa, com familiares, vizinhos, amigos etc. Cada aluno deverá entrevistar, no mínimo, 4 pessoas.

Atividade 2- Socialização das entrevistas em pequenos grupos

O professor deverá organizar a turma em grupos de quatro alunos, como na Atividade 3 do Módulo 2, onde cada um possa apresentar suas entrevistas individuais aos demais, tecendo seus comentários. O grupo deverá fazer um consolidado dessas considerações, registrando-as com a utilização do editor de textos do computador para apresentação à turma depois de findada a tarefa. O professor deverá agendar com os alunos datas para as apresentações.

Atividade 3 - Tabulação de dados (com interdisciplinaridade)

Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos às entrevistas, os alunos deverão agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados, tabulando-os. Esse trabalho deverá envolver outros professores, como o de Matemática, em cujas aulas poderão ser construídas as tabelas e os gráficos no computador, utilizando um aplicativo específico para tal finalidade.

Atividade 4 - Apresentação das entrevistas

Cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação dos dados da pesquisa. Para isso, deverá utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inserção de texto e imagens.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 5 - Síntese do levantamento das plantas medicinais usadas na região para pesquisa sobre a comprovação científica de sua eficácia

À medida que os grupos forem apresentando sua pesquisa de campo, os dados deverão ser agrupados pelo professor, para comporem um consolidado sobre as plantas medicinais utilizadas na região. Essa compilação de dados poderá ser feita em sala de aula, concomitantemente com as apresentações dos grupos, por meio de registros no quadro. Se isso for inviável para o professor, os alunos poderão enviar os arquivos por e-mail para que o  professor o faça com mais calma, depois da aula.

De posse destas informações, o professor deverá distribuir entre os grupos de quatro alunos os nomes das plantas mais citadas para que busquem informações a respeito da comprovação científica da eficácia delas. Para obter as informações neste sentido, sugerimos que os alunos façam pesquisas na internet.

fitot 3

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQNvaRZQLFnRK9Ag_P-9zjJwn0jOnFN8Ki5TUrTY5Uj8w7dAKDa Acesso em: 07/06/2013.

Módulo 4 - Aprofundamento teórico e socialização

Atividade 1- Pesquisas na internet - plantas medicinais, entre a crença e a ciência

A pesquisa na internet terá como foco principal as propriedades medicinais de cada planta mais utilizada pela comunidade, a partir dos dados das entrevistas.

O sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Plantas_medicinais (acesso em: 04/06/2013) contém artigos sobre uma grande quantidade de plantas medicinais, em ordem alfabética, o que facilita  para o aluno a busca do nome da planta. Encontrando-o, basta clicar nele e abrirá a página com o artigo correspondente.

Neste mesmo formato, outro sítio recomendado é o http://www.criasaude.com.br/N222/todas-as-plantas-medicinais.html (acesso em: 07/06/2013), que também apresenta as plantas em ordem alfabética, o que facilita a pesquisa.

Se uma planta pesquisada não for encontrada nestas ou em outras listas, isso é um dado importante da pesquisa, porque  pode indicar que ainda não há pesquisas sobre ela. Sua utilização e propriedades medicinais ainda estão restritas ao conhecimento do senso comum. Este dado poderá ser encaminhado aos centros institucionais de pesquisas apresentados nos vídeos.

Outras questões levantadas ao longo das aulas pelos alunos deverão ser também respondidas por meio desta pesquisa. Neste caso, os próprios alunos poderão realizar buscas, utilizando termos em sítios como o Google.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugestões de tópicos para a pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso.

Recursos educacionais

 

 

maceração

Imagem disponível em: http://nutricao.wpmu.unis.edu.br/files/2011/09/cursos-de-fitoterapicos-cursos-de-exten%C3%A7ao-ufmt1.jpg Acesso em: 07/06/2013.

Atividade 2 - Montagem de apresentações do conteúdo da pesquisa

Cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado na atividade de pesquisa. Para isso, deverá utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inserção de texto e imagens.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 3 - Seminários para socialização do conteúdo pesquisado

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo socializem-nas. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 4 - Produção e socialização de Portfólios

Para o fechamento do estudo do tema, cada aluno deverá criar um Portfólio, com o objetivo de mostrar, de forma organizada, tudo o que foi feito durante o estudo deste tema.  Por meio do portfólio será possível registrar as etapas e os saberes vivenciados no estudo das “Plantas medicinais: entre a crença e a Ciência”. Esse portfólio será instrumento de avaliação quantitativa .

Sugerimos que o professor exponha aos alunos essa proposta de avaliação, desde a primeira aula, a fim de que fiquem atentos para o registro e resguardo de materiais para comporem o  portfólio.

Os portfólios deverão ser expostos ao público em eventos da escola, como a feira de Ciências e poderão ser apresentados em eventos científicos, afinal resumem uma pesquisa.

Sugerimos que, na ocasião desta exposição, seja servido um chá de uso comum no dia a dia das pessoas da comunidade, preferencialmente com xícaras de louça branca, sobre uma bela toalha, com toda a pompa que a ocasião sugere.

chá 2

Imagem disponível em: http://www.centauro.com.br/mulher/wp-content/uploads/2012/11/Mulher_cha-470x313.jpg. Acesso em: 07/06/2013.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Chá de quê? Áudio
Diga-me como és e saberei o quanto produzes Áudio
Etnofarmacologia Áudio
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos e vídeos.
  • Os registros, tabulação dos dados e a socialização das entrevistas deverão ser avaliados qualitativa e quantitativamente, assim como as pesquisas na internet e as apresentações do trabalho final em forma de seminários, realizados pelos grupos.
  • Os portfólios deverão constituir o principal instrumento de avaliação quantitativa e deverão estar de acordo com as instruções dadas pelo professor.
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