19/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Para o professor:
1) Dividir os alunos em grupos de até 4 pessoas.
2) Cada grupo receberá uma folha A3 ou papel pardo e um mapa do Brasil com os biomas brasileiros.
3) Solicitar aos alunos que discutam no grupo o significado do termo hotspot.
4) Após a discussão, solicitar aos alunos que escrevam na folha o significado do termo hotspot e assinalem no mapa do Brasil locais aos quais o termo se refere.
5) Escolher um aluno de cada grupo para apresentar o cartaz.
Mapa dos biomas brasileiros. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/images/169_230_463146.gif. Acesso em: 04 junho 2013.
ATIVIDADE 2: Desenvolvimento do tema
Para o professor:
1) Com os alunos ainda divididos em grupo, entregar o seguinte texto para leitura:
Texto: Hotspots
Retirado e adaptado de: http://www.conservation.org.br/como/index.php?id=8. Acesso em: 04 junho 2013.
O conceito hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?
Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Ele chamou essas regiões de hotspots.
Hotspot é, portanto, toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.
Em 1988, Myers identificou 10 hotspots mundiais. Em 1996-1999, o primatólogo norte-americano Russell Mittermeier, presidente da Conservação Internacional (CI), ampliou o trabalho de Myers com uma pesquisa da qual participaram mais de 100 especialistas. Esse trabalho aumentou para 25 as áreas no planeta consideradas hotspots. Juntas, elas cobriam apenas 1,4% da superfície terrestre e abrigavam mais de 60% de toda a diversidade animal e vegetal do planeta. No ano de 2005, a CI atualiza a análise dos hotspots e identifica 34 regiões, hábitat de 75% dos mamíferos, aves e anfíbios mais ameaçados do planeta. Nove regiões foram incorporadas à versão de 1999. Mesmo assim, somando a área de todos os hotspots temos apenas 2,3% da superfície terrestre, onde se encontram 50% das plantas e 42% dos vertebrados conhecidos.
No Brasil há dois hotspots: a Mata Atlântica e o Cerrado. Para estabelecer estratégias de conservação dessas áreas, a CI-Brasil colaborou com o Projeto de Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade dos Biomas Brasileiros, do Ministério do Meio Ambiente. Centenas de especialistas e representantes de várias instituições trabalharam juntos para identificar áreas prioritárias para a conservação do Cerrado (em 1998) e da Mata Atlântica (em 1999).
Localização dos hotspots mundiais. Disponível em: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/imagens/hotspots.gif. Acesso em: 04 junho 2013.
2) Solicitar aos alunos que analisem os cartazes e verifiquem se o conceito de hotspot e a localização dos hotspot, no mapa do Brasil, estão corretos.
3) Iniciar uma discussão com os alunos, a partir dos seguintes questionamentos:
4) Os alunos deverão registrar as respostas desses questionamentos no caderno.
MÓDULO 2
Para o professor:
1) Dividir os alunos em duplas, de acordo com os grupos montados no Módulo 1.
2) Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa sobre as características principais dos hotspots mundiais, destacando: localização, extensão, espécies endêmicas, espécies extintas, quantidade de áreas preservadas.
3) Informar aos alunos que a pesquisa poderá ser feita em livros, revistas e sites da internet. Se a escola disponibilizar laboratório de informática, o professor pode utilizá-lo.
4) Sugerir alguns fontes de pesquisa:
- http://www.infoescola.com/geografia/hotspot-ambiental/. Acesso em: 04 junho 2013.
- http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_239360.shtml. Acesso em: 04 junho 2013.
- http://www.conservation.org.br/publicacoes/files/investigando_a_biodiversidade.pdf. Acesso em: 04 junho 2013.
- http://www.nationalpark.org.br/2012/02/hotspots-da-biodiversidade-no-brasil.html. Acesso em: 04 junho 2013.
- http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hotspots_de_biodiversidade_e_servicos_do_ecossistema_/. Acesso em: 04 junho 2013.
5) Agendar com os alunos a data para a entrega dos textos.
6) Corrigir os textos e entregar aos alunos.
ATIVIDADE 2: Vamos conservar?
Para o professor:
1) Solicitar aos alunos que se organizem em grupos de até 4 pessoas, conforme trabalhado no Módulo 1.
2) Solicitar aos alunos que discutam o seguinte tema:
O que é preciso fazer para conservar um ecossistema para que o mesmo não seja um hotspot no futuro?
3) Os alunos deverão apresentar as propostas em cartazes de papel pardo.
4) Os cartazes com as propostas deverão ser afixados no mural da sala de aula.
O professor poderá consultar os seguintes materiais:
- Hotspots revisado. Disponível em: http://www.conservation.org.br/publicacoes/files/HotspotsRevisitados.pdf. Acesso em: 04 junho 2013.
- Rodrigues, 2002. Biologia da conservação: ciência em crise. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/2107/1808. Acesso em: 04 junho 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente de acordo com a participação e interesse durante as atividades em dupla e grupo. A avaliação quantitativa/somativa poderá acontecer por meio das produções dos cartazes e dos textos pelos alunos.
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