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Era uma vez... Contos de encantamento

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ouvir, ler, escrever e recontar contos de encantamento;
  • Refletir sobre a estrutura composicional dos contos de encantamento;
  • Localizar e inferir informações em contos de encantamento;
  • Conhecer, valorizar e ler contos de encantamento, compreendendo-os como histórias que vêm sendo transmitidas de geração a geração há muito tempo;
  • Identificar os elementos de um conto de encantamento como cenário fantástico, personagens, acontecimentos mágicos e final feliz;
  • Desenvolver o prazer pela leitura e apreciar a escuta de histórias;
  • Produzir textos com autonomia;
  • Desenvolver a habilidade de pontuar textos;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Também é importante que eles já tenham entrado em contato, mesmo que oralmente, com o gênero contos de fadas. Além disto, é preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br - Acesso em: 08 de maio 2013.

A aula tem como parâmetro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 06: LEITURA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA, disponível no sítio http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275 Acesso em: 29 de maio 2013.

O vídeo “Leitura também é coisa de criança” trata da alfabetização e letramento. Tem como foco a contribuição da leitura como forma de ampliar o uso da linguagem em diversas situações sociais. Sugerimos que antes de realizar as atividades que propomos você assista ao vídeo. Por meio dele você terá oportunidade de verificar a importância de se trabalhar com a literatura literária. Além de poder pensar sobre a valorização da leitura e da escrita enquanto atividades fundamentais na formação intelectual do indivíduo. Acreditamos que cabe a nós educadores, a responsabilidade do importante papel de impulsionar o processo de gostar de ler. É preciso questionar sobre nossos objetivos e estratégias, buscando, dessa forma, nosso melhor desempenho e também de nossos alunos, em relação à leitura.

Desenvolvemos as atividades lançando mão do conto maravilhoso “O Gato de Botas”.

Os contos maravilhosos, como os contos de fadas, são histórias que os alunos ouvem desde muito pequenos e repetidas vezes, pois elas lhes causam fascínio, é comum terem sobre elas um bom nível de apropriação, seja no aspecto do conteúdo da história (sequência de fatos, personagens, cenários, dentre outros), seja em relação à linguagem, a qual são capazes de reproduzir, às vezes, de memória, ou ainda no que diz respeito à sua estrutura simples, o que talvez contribua para seu sucesso entre as crianças. A narrativa inicia com uma situação de equilíbrio, que é alterada pela manifestação de um conflito que desencadeia as ações, e, por fim, há a resolução do conflito.

A leitura, a reprodução e a produção de histórias maravilhosas favorecem a alfabetização, uma vez que se criam oportunidades, por exemplo, de registro de trechos, títulos e nomes dos personagens, de modo que os alunos especificam seus conhecimentos sobre o sistema alfabético, em um contexto significativo. Eles possibilitam também a leitura de memória e a identificação dos nomes dos personagens, despertando o interesse pela apropriação da leitura. Ao mesmo tempo torna possível uma aproximação do aluno com cenário, personagem, situação problema e desfecho. Assim, é importante que você chame a atenção para os aspectos discursivos desse gênero: tema, intencionalidade do texto, a quem se destina, em que contexto foi produzido e não apenas aspectos referentes ao cenário, personagens e situação problema.

Nos sítios a seguir você encontrará informações importantes sobre a Literatura Infantil enquanto elemento articulador entre a linguagem oral, escrita e imagética e, sobretudo, a vivência com a contação de histórias como instrumento da aquisição da leitura e da escrita.

 Sítio: "Literatura infantil: despertando o gosto pela leitura."   http://www.youtube.com/watch?v=CKQecFFHqQ8

Sítio: "Contos Maravilhosos Domésticos e Infantis - Vamos falar sobre livros?" http://www.youtube.com/watch?v=I9hpI2PiMvE

Sítio: "O conto de fadas versus conto maravilhoso." http://palavrasdoimaginario.blogspot.com.br/2012/04/o-conto-de-fadas-versus-conto.html

Sítio: "Contos de fadas e contos maravilhosos." http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/2477204

Sítio: "O Conto de Fadas Maravilhosas e O Conto Maravilhoso que não tem fadas."  http://www.webartigos.com/artigos/os-contos-de-fadas-maravilhosas-e-o-conto-maravilhoso-que-nao-tem-fadas/35357/ 

Acessados em: 29 de maio 2013.

Para sua informação! A teórica da Literatura Infantil, Nelly Novaes Coelho, estabelece diferença entre contos de fadas e contos maravilhosos. Conforme esta autora, contos maravilhosos são todas as narrativas, sem fadas, com o maravilhoso representado por animais falantes, objetos mágicos, gênios, duendes, anões, dentre outros. Por exemplo, nas histórias “O Gato de Botas” e “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”, as carências das personagens relacionam-se com uma dificuldade social e econômica. Por sua vez, os contos de fadas, por exemplo, “Branca de Neve” e “Cinderela”, são histórias em que os elementos do maravilhoso e do feérico são representados por reis, rainhas, príncipes, fadas, bruxas, dentre outros. As ações destas histórias são desenvolvidas em um tempo e em um lugar fora da realidade conhecida, além de ter como motivo gerador das ações da narrativa um problema existencial do herói (COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática,1987, p. 12-13.).

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Leitura e discussão de cena: dialogando  sobre contos de fadas

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e  apresente as cenas abaixo. Inicie o diálogo indagando o que significam as imagens selecionadas. Apresente uma de cada vez. Ouça as opiniões dos alunos. Faça questionamentos sempre que necessário para que seja feita uma exploração coerente à temática de nossa aula. Você poderá utilizar recurso multimídia, para isso, faça slides e através de data show ou DVD apresente à turma. Também poderá selecionar imagens de capas de livros de contos de fadas.

Algumas informações sobre contos de fadas poderão ser coletadas nos sítios:  

 Sítio: " Literatura infantil." http://graudez.com.br/litinf/

Sítio: " O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores."  http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/maravilhoso-mundo-contos-fadas-423384.shtml  -  Acessados em: 29 de maio 2013.

Cenas de Contos de fadas:  

Contosencantamento

Fonte: Sítio: "As fábulas e os contos de fadas." http://www.espiritualismo.info/contos.html - Acesso em: 29 de maio 2013.

Sugestões para o diálogo:

a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b- Qual é o assunto dessas imagens?

c- Vocês conhecem as histórias referentes às imagens?

d- Quando ouvimos as expressões:

Era uma vez...

Num reino muito distante daqui...

Logo pensamos: lá vem história. É isso mesmo? Vocês gostam de ouvir histórias? Em que momento?

e-Que tipos de personagens costumam aparecer nas histórias de contos de fadas?       

f- Como geralmente começam e terminam essas histórias?

g- Sabemos que nem todos os contos de fada têm fadas. Então por que são chamados assim?

h- Os contos de fadas e os contos maravilhosos, são histórias contadas há muito tempo. Algumas até viraram desenhos animados. Vamos ver quais são os contos de fadas que vocês conhecem. Vocês vão ditar seus nomes e eu vou escrevê-los na lousa.

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(Sugestões: Cinderela, Branca de Neve, A Bela e a Fera, Chapeuzinho Vermelho... Registre os títulos em um cartaz e afixe no mural da sala de aula. Não se esqueça de dar um título, por exemplo, “Contos de fadas conhecidos pelos alunos do__ano”.).

Após esse levantamento informe aos alunos que os contos de fadas e os contos maravilhosos são histórias que surgiram há centenas de anos e que, ainda hoje, encantam crianças e adultos. Os contos podem contar ou não com a presença de fadas, o herói ou a heroína buscam a realização pessoal e que os obstáculos ou provas constituem-se verdadeiros rituais de iniciação para o herói ou a heroína.

Selecione uma das histórias e conte para a turma. Você poderá utilizar o sítio http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html  “Projetos Contos de fadas” (Acesso em: 29 de maio 2013). (Se possível leia mais de uma versão da história. Explore os elementos presentes nas diferentes versões: cenário, cores e características de cada um.).

Após a escolha, pergunte aos alunos se todos já ouviram a história e se sabem por que ela recebeu esse nome, quais são os personagens, dentre outros. Apresente dados bibliográficos sobre o autor, por exemplo, se for dos Irmãos Grimm, você poderá consultar os sítios:

Sítio: "A literatura infantil e o livro digital." http://lile1005.blogspot.com.br/2011/03/jacob-e-wilhelm-grimm-irmaos-grimm-quem_30.html - Acesso em: 29 de maio 2013.

Sítio: "Biografias". http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2384.html - Acesso em: 29 de maio 2013.

Para informações sobre Charles Perrault acesse:

Sítio: "Recanto das letras: biografias dos autores clássicos da literatura infantil."  http://www.recantodasletras.com.br/biografias/3509883 - Acesso em: 29 de maio 2013.

Sítio: "Literatura infantil: Charles Perrault."  http://www.graudez.com.br/litinf/autores/perrault/perrault.htm  - Acesso em: 29 de maio 2013

Pergunte aos alunos se há alguma diferença entre a versão que conheciam e a versão que você leu. Peça que justifiquem sua/s resposta/s. Solicite que a turma diga o que achou da aula. 

De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quanto maior for a experiência de ouvir e ler textos, mais organizada será a produção de sentidos por parte do leitor. Conforme Brainer, Teles, Leal e Cavalcante (2012, p. 17.) “Em relação à leitura de textos, no primeiro ano do Ensino Fundamental, é muito importante a realização de leitura em voz alta pelo professor. Nestes casos, o professor assume o papel de ledor e, ao mesmo tempo, de mediador da discussão. Se forem realizadas escolhas de textos interessantes ao público infantil, a situação será lúdica. O professor, ao fazer uma leitura expressiva, empolgada do texto, motiva as crianças a participar da conversa e a desejar que outros textos sejam lidos. Assim, ressaltamos a importância dos textos literários, que ao longo da história da humanidade vêm encantando gerações. (BRAINER, Margareth, TELES, Rosinalda, LEAL, Tema Ferraz; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Que brincadeira é essa? E  a alfabetização? In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ludicidade na sala de aula.  Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, p. 14-21, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf> Acesso em: 02 maio 2013.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 

   COMUNICACAO

Professor, o vídeo é um recurso pedagógico que utilizamos com um objetivo específico. Neste caso, o objetivo é realizar atividades lúdicas que reforcem os conhecimentos dos alunos sobre a estrutura dos contos de encantamento.

Acompanhe a turma ao Laboratório de Informática, a fim dos alunos realizarem as atividades que propomos.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Também poderão utilizar o tablet para acessarem os sítios: 

Sítio: "Jogos: Contos de fadas- memória."  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-contos-de-fadas.html . Acesso em: 29 de maio 2013.

Sítio: "Especiais: contos de fadas." http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html (Aqui você poderá selecionar histórias, como Branca de Neve, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, para que os alunos possam fazer a leitura do texto na tela.). Acesso em: 29 de maio 2013.

Sítio: "Vídeo animação: Os três porquinhos."http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/teatro-os-tres-porquinhos.html. Acesso em 29 de maio de 2013.

Durante a atividade participe com os alunos nos diferentes momentos, dialogando sobre: os passos que estão utilizando para resolver os desafios do jogo, as facilidades e as dificuldades que estão encontrando. Observe a utilização dos laptops, verifique se estão tendo dificuldades em utilizar as ferramentas, seja mediador quando se fizer necessário.

Ao final desta atividade faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Foi difícil realizá-la?

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Em seguida leia ou conte a história “O Gato de Botas” para a turma. (Você poderá ter acesso a esta história por meio do livro “Os contos de Perrault”,  que faz parte do acervo do PNLD 2010 (ALMEIDA, Fernanda Lopes de. Os contos de Perrault. São Paulo: Ática, 2002.).

Você também poderá apresentar a história por meio do livro, do teatro de fantoches de mão ou de vara, da TV e DVD, internet ou data show.

Depois dialogue com a turma sobre as impressões causadas pela mesma, o que cada aluno compreendeu e trabalhe outras questões que possam aparecer no decorrer da discussão. O importante é valorizar a ideia de cada aluno.

 Professor, você poderá utilizar algumas estratégias para ler o texto, por exemplo:

  • leitura do texto com entonação característica, ao dar voz aos seres inanimados;
  • leitura com pausa em partes estratégicas para observar se os alunos estão atentos ao que estão ouvindo. Você poderá perguntar: “O que vocês acham que vai acontecer agora”?;
  • leitura divertida, representando um dos personagens do texto a ser lido.

Ao terminar o diálogo, entregue uma cópia impressa da história lida na atividade anterior para cada um dos alunos.

Peça a eles que façam a leitura silenciosamente e que sublinhem as palavras que não souberem o significado. Em seguida solicite que alguns leiam em voz alta. Para isso informe que seguindo a ordem da fila, cada um deverá ler um parágrafo. (A leitura poderá ser compartilhada ou com você lendo para garantir o entendimento e análise do conteúdo do texto, no caso dos alunos que tiverem em processo de alfabetização.).

Posteriormente peça aos alunos, que copiem as palavras que sublinharam e consultem o dicionário para descobrirem seu significado. Disponibilize um momento para turma socializar as respostas.

Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você professor adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar, ou acrescentar atividades que possam ampliar os conhecimentos da turma.

Para obter o texto impresso, sugerimos o sítio: "Projeto Contos de Fadas: educacional." http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/gatodebotas.html . Acesso em: 29 de maio 2013.

Contosencantamento

Adaptado do conto de Charles Perrault

Um moleiro, que tinha três filhos, repartindo à hora da morte seus únicos bens, deu ao primogênito o moinho; ao segundo, o seu burro; e ao mais moço apenas um gato. Este último ficou muito descontente com a parte que lhe coube da herança, mas o gato lhe disse:

— Meu querido amo, compra-me um par de botas e um saco e, em breve, te provarei que sou de mais utilidade que um moinho ou um asno.

Assim, pois, o rapaz converteu todo o dinheiro que possuía num lindo par de botas e num saco para o seu gatinho. Este calçou as botas e, pondo o saco às costas, encaminhou-se para um sítio onde havia uma coelheira. Quando ali chegou, abriu o saco, meteu-lhe uma porção de farelo miúdo e deitou-se no chão fingindo-se morto.
Excitado pelo cheiro do farelo, o coelho saiu de seu esconderijo e dirigiu-se para o saco.

O gato apanhou-o logo e levou-o ao rei, dizendo-lhe:

— Senhor, o nobre marquês de Carabás mandou que lhe entregasse este coelho.

Guisado com cebolinhas será um prato delicioso.

— Coelho?! — exclamou o rei. — Que bom! Gosto muito de coelho, mas o meu cozinheiro não consegue nunca apanhar nenhum. Dize ao teu amo que eu lhe mando os meus mais sinceros agradecimentos.

No dia seguinte, o gatinho apanhou duas perdizes e levou-as ao rei como presente do marquês de Carabás. O rei ficou tão contente que mandou logo preparar a sua carruagem e, acompanhado pela princesa, sua filha, dirigiu-se para a casa do nobre súdito que lhe tinha enviado tão preciosas lembranças.

O gato foi logo ter com o amo:

— Vem já comigo, que te vou indicar um lugar, no rio, onde poderás tomar um bom banho.

O gato conduziu-o a um ponto por onde devia passar a carruagem real, disse-lhe que se despisse, que escondesse a roupa debaixo de uma pedra e se lançasse à água. Acabava o  moço de desaparecer no rio quando chegaram o rei e a princesa.

— Socorro! Socorro! — gritou o bichano.

— Que aconteceu? — perguntou o rei.

— Os ladrões roubaram a roupa do nobre marquês de Carabás!— disse o gato. — Meu amo está dentro da água e sentirá câimbras.

O rei mandou imediatamente uns servos ao palácio; voltaram daí a pouco com um magnífico vestuário feito para o próprio rei, quando jovem.

O dono do gato vestiu-o e ficou tão bonito que a princesa, assim que o viu, dele se namorou. O rei também ficou encantado e murmurou:

— Eu era exatamente assim, nos meus tempos de moço.

O gato estava radiante com o êxito do seu plano; e, correndo à frente da carruagem, chegou a uns campos e disse aos lavradores:

— O rei está chegando; se não lhes disserem que todos estes campos pertencem ao marquês de Carabás, faço-os triturar como carne para almôndegas.

De forma que, quando o rei perguntou de quem eram aquelas searas, os lavradores responderam-lhe:

— Do muito nobre marquês de Carabás.

— Com a breca! — disse o rei ao filho mais novo do moleiro. — Que lindas propriedades tens tu!

O moço sorriu perturbado, e o rei murmurou ao ouvido da filha:

— Eu também era assim, nos meus tempos de moço.

Mais adiante, o gato encontrou uns camponeses ceifando trigo e lhes fez a mesma ameaça:

— Se não disserem que todo este trigo pertence ao marquês de Carabás, faço picadinho  de vocês.

Assim, quando chegou a carruagem real e o rei perguntou de quem era todo aquele trigo, responderam:

— Do mui nobre marquês de Carabás.

O rei ficou muito entusiasmado e disse ao moço:

— Ó marquês! Tens muitas propriedades!

O gato continuava a correr à frente da carruagem; atravessando um espesso bosque, chegou à porta de um magnífico palácio, no qual vivia um ogro que era o verdadeiro dono dos campos semeados. O gatinho bateu à porta e disse ao ogro que a abriu:

— Meu querido ogro, tenho ouvido por aí umas histórias a teu respeito. Dize-me lá: é certo que te podes transformar no que quiseres?

— Certíssimo — respondeu o ogro, e transformou-se num leão.

— Isso não vale nada — disse o gatinho. - Qualquer um pode inchar e aparecer maior do que realmente é. Toda a arte está em se tornar menor. Poderias, por exemplo, transformar-te em rato?

— É fácil — respondeu o ogro, e transformou-se num rato.

O gatinho deitou-lhe logo as unhas, comeu-o e desceu logo a abrir a porta, pois naquele momento chegava a carruagem real. E disse:

— Bem vindo seja, senhor, ao palácio do marquês de Carabás.

— Olá! — disse o rei — que formoso palácio tens tu! Peço-te a fineza de ajudar a princesa a descer da carruagem.

O rapaz, timidamente, ofereceu o braço à princesa e o rei murmurou-lhe ao ouvido:

— Eu também era assim tímido, nos meus tempos de moço.

Entretanto, o gatinho meteu-se na cozinha e mandou preparar um esplêndido almoço, pondo na mesa os melhores vinhos que havia na adega; e quando o rei, a princesa e o amo entraram na sala de jantar e se sentaram à mesa, tudo estava pronto.

Depois do magnífico almoço, o rei voltou-se para o rapaz e disse-lhe:

— Jovem, és tão tímido como eu era nos meus tempos de moço.

Mas percebo que gostas muito da princesa, assim como ela gosta de ti. Por que não a pedes em casamento?

Então, o moço pediu a mão da princesa, e o casamento foi celebrado com a maior pompa. O gato assistiu, calçando um novo par de botas com cordões encarnados e bordados a ouro e preciosos diamantes.

E daí em diante, passaram a viver muito felizes. E se o gato às vezes ainda se metia a correr atrás dos ratos, era apenas por divertimento; porque absolutamente não mais precisava de ratos para matar a fome...

 

Variações

Para os alunos lerem outra versão da história “O Gato de Botas”, você poderá acessar os sítios:

Sítio: "Contando histórias: O gato de botas." http://www.contandohistoria.com/o_gato_de_botas.htm

Sítio: "Histórias infantis: O gato de botas." http://www.gatos-e-gatinhos.portais.ws/o_gato_das_botas.html

 

Outra possibilidade é assistir ao filme “O Gato de Botas” direção de Chris Miller:  

 Sítio: "salada Cultural."  http://www.saladacultural.com.br/cinema/filme/?o-gato-de-botas&sinopse-elenco-e-ficha-tecnica (sinopse, elenco e ficha técnica).

 

Você também poderá assistir aos vídeos de uma versão da história “O Gato de Botas” nos sítios a seguir, porém ela está dividida em partes veja: https://www.youtube.com/watch?v=4z3nWxGTEvA O Gato de Botas - Parte 1.

https://www.youtube.com/watch?v=ChNvE1juVn4&feature=endscreen&NR=1 O Gato de Botas - Parte 2.

https://www.youtube.com/watch?NR=1&v=IbF-Ry_oKv8&feature=endscreen O Gato de Botas - Parte 3.

https://www.youtube.com/watch?NR=1&v=BSh702ygoz0&feature=endscreen O Gato de Botas - Parte 4.

https://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=XO45qhyb3Oo O Gato de Botas - Parte Final.  

Acessados em: 29 de maio 2013. 

 

Importante: Professor, é importante que ao utilizar qualquer recurso você já tenha conhecimento do mesmo para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao conteúdo trabalhado e ao nível de seus alunos. O trabalho a ser realizado após o vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após assistir ao mesmo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação às cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção.

Faça o hábito de ler histórias para seus alunos. Leia ou conte vários contos. Para ler um conto, você poderá, por exemplo, utilizar a estratégia de fazer a leitura em capítulos. Dialogue com a turma sobre os capítulos que já ouviram e o que poderá acontecer no próximo capítulo a ser lido.

Lembre-se: quando lemos para nossos alunos, já estamos inserindo no mundo letrado, por isso podemos dizer que essa atividade pode auxiliar no processo de alfabetização. Ouvindo, o aluno pode perceber que a história possui início, meio e fim e essa percepção pode auxiliá-lo nos momentos de produção de textual.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Utilizando o caderno de Língua Portuguesa, faça as atividades propostas a seguir. É necessário que os alunos colem o texto “O Gato de Botas” antes de iniciá-las.

   Marchinhascarnaval6

1-Consultando o texto “O Gato de Botas” responda as questões abaixo:   

a-  Qual foi a preocupação do filho mais novo? Por quê?

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b- Qual seria a herança que você escolheria? Justifique sua resposta.

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c- Em sua opinião, porque o gato pediu roupas e um par de botas?

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d- É o gato quem toma todas as iniciativas para arrumar a vida de seu amo, usando de artimanhas e inteligência, convencendo um rei de que seu amo era o “Marquês de Carabás”, dono de vastos domínios. O que você pensa sobre a esperteza do gato?

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e- O que você achou da história? Você a contaria para alguém? Por quê?_________________________________________________________________________________________________________________

f- Você mudaria alguma coisa na história? O que seria?

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2- Numere as imagens de acordo com a ordem em que aparecem no texto. (Providencie a cópia das imagens com antecedência.).

Contosencantamento

Fonte das imagens: Sítio: "Contando histórias: O gato de botas." http://www.gatos-e-gatinhos.portais.ws/o_gato_das_botas.html - Acesso em: 29 de maio 2013.

3- Observe as ilustrações de algumas personagens de contos de fadas e escreva o nome de cada uma delas. (Esta atividade poderá ser feita em duplas. Você também poderá utilizar alfabeto móvel, para facilitar à escrita. Providencie as imagens com antecedência.).

Contosencantamento _____________ (Branca de Neve)   Fonte:  Sítio: "Contando história: A Branca de Neve." http://www.contandohistoria.com/brancadeneve.htm

Contosencantamento  ___________ (Sete Anões)  Fonte: Sítio: "Contando história: A Branca de Neve." http://www.contandohistoria.com/brancadeneve.htm

Contosencantamento  ____________ (Cinderela) Fonte: Sítio: "Contando história: Cinderela." http://www.contandohistoria.com/cinderela.htm

Contosencantamento ___________ (Os três porquinhos) Fonte: Sítio: "Contando história: Cinderela." http://www.contandohistoria.com/cinderela.htm

Contosencantamento  __________ (Lobo Mau) Fonte: Sítio: "Contando história: Cinderela." http://www.contandohistoria.com/cinderela.htm 

Acessados em: 30 de maio 2013

Professor, lembre-se de planejar momentos para a leitura prazer, deleite, isto é “sem obrigação de ler”. Este tipo de leitura é um hábito que também deve ser conquistado, dia a dia. A inserção do momento da leitura deleite na sala de aula permite ao aluno entender que em nossa vida lemos com várias finalidades (seguir instruções, obter uma informação precisa, revisar escrito próprio, aprender, etc.) e uma delas é a leitura só por prazer, para nos divertimos e distrairmos. O ambiente de leitura é, também, muito importante, seja na sala de aula, em casa, na biblioteca, à sombra de uma árvore.

Sugestão: Trabalho de campo: organize uma visita à biblioteca escolar ou em uma biblioteca pública (caso tenha em sua cidade). Para isso, faça o planejamento junto com os alunos: o objetivo do trabalho, o dia que faremos a visita, a solicitação da autorização dos pais para sairmos da escola, caso seja fora, o transporte que utilizaremos. Combine com a turma como proceder durante o trabalho de campo, e questões para a entrevista. Enfim, providencie o que for necessário e convide outra pessoa para acompanhá-la no dia agendado para a visita, poderá ser profissional da escola ou pais de seus alunos.  Explique como os livros são organizados em uma biblioteca. Solicite que a turma encontre nas diversas prateleiras, por exemplo, contos de encantamento. Instrua-os a conhecer alguns exemplares e depois selecionar um para que possa fazer a leitura. Importante: verifique as regras da biblioteca que você pretende visitar com os alunos. Geralmente, são algumas delas: ficar em silêncio, não colocar um livro fora de ordem, não devolver livros nas estantes, ter uma carteirinha para poder retirar livros, dentre outras. Agende uma entrevista com um profissional do setor. Após o trabalho promova um momento para dizerem o que acharam da atividade, o que aprenderam, qual foi o livro escolhido e se indica a leitura deste para os colegas. Registre este momento por meio de fotos ou filmagem.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Produção textual

Depois que a turma já vivenciou diferentes momentos sobre o estudo de contos de encantamento, incentive-os a produzirem um texto contendo as estruturas deste gênero textual. Antes de escreverem, relembre-os de que é necessário pensar quais serão os personagens, um possível conflito e num desfecho para o texto.

Durante a elaboração do texto e registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.

Sugestões para a produção do texto:

  • Reconto da história lida e ouvida, destacando seus elementos principais de conteúdos, por exemplo, personagens, suas características, fatos mais relevantes em sequência de acontecimentos, elementos mágicos, ambientes, tempo;
  • Produção de uma história em quadrinhos da parte final da história;
  • Escrever uma nova história, utilizando personagens de diferentes contos de fadas.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.

A turma poderá ilustrar o texto utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa Kolour Paint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Kolour Paint).

Leitura dos textos produzidos

Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:

  • usou parágrafos;
  • separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha;
  • usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens;
  • usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases;
  • cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras;
  • usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! ;
  • conseguiu resolver a situação problema apresentada.

Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita do texto você poderá pedir que um aluno faça a leitura do seu texto. Também poderá montar um mural na sala de aula com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

Variações

Professor, a produção do texto poderá ser feita de forma coletiva. Os alunos vão expressando suas ideias, você vai registrando na lousa e no final faz as adequações necessárias para que em seguida todos os alunos copiem.

Caso as produções tenham sido realizadas individualmente, você poderá sugerir a montagem de um livro com os contos da turma. 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

OUTRAS POSSIBILIDADES 

Professor, você poderá desenvolver outras atividades com a temática da história que você selecionou para realizar seu trabalho.

Lembre-se: Ao realizar qualquer atividade é importante que exista diálogo e/ou registro. Durante a execução faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se os alunos tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.

Escrita compartilhada

Escrever em uma folha de papel: Era uma vez...

Peça a cada aluno que escreva uma frase, dando continuidade à história. A história acaba quando o último aluno escrever.

Em seguida, solicite-lhes que façam a leitura do texto.

Proponha esta atividade frequentemente, para que os alunos se acostumem a dar coerência e coesão ao texto. (Você poderá distribuir os alunos em filas e cada fila produzir um texto.).

Leitura compartilhada, em que cada aluno lê uma parte

Depois que você ler ou contar a história, fragmente o texto em partes correspondentes ao número de alunos que há na turma e distribua-as entre eles.

Cada um deverá ler a parte que lhe couber.

Em seguida, peça que organizem o texto em sequência, de modo que se torne coerente. Para isto cada um deverá ir até à lousa e colar a sua parte.

Reforce que todos devem ter atenção na leitura dos colegas para que possam realizar a atividade.

Leitura por meio de palavras chaves

Escreva em pequenas fichas algumas palavras chaves relativas ao conto. Coloque-as dentro de um saquinho ou caixinha. Sorteie uma de cada vez e peça que a turma encontre no texto um parágrafo em que essa palavra apareça.

Você também poderá recortar trechos do conto e colocar em um saquinho; cada aluno sorteia um trecho e lê para os colegas.

Dramatização

A maioria das histórias infantis se adapta para representação em texto para teatro. Assim, possibilite momentos para que os alunos assumam o papel de personagens e representem a história lida. Dependendo dos recursos de sua escola, eles podem usar fantasias, máscaras, embora isso não seja o mais importante. O importante é que os alunos assimilem a mensagem transmitida pela história e verbalize seu conteúdo, usando a linguagem oral e gestual.

Os alunos poderão confeccionar fantoches e/ou máscaras para suas apresentações. Por exemplo, para a história “O Gato de Botas” sugerimos a utilização dos personagens retirados do álbum da Yesy no Picasa por meio do sítio "Bloguinho: atividades Gato de Botas." http://bloguinfo.blogspot.com.br/2009/09/atividades-gato-de-botas.html Acesso em: 30 de maio 2013.

ContosencantamentoPersonagens para confeccionar fantoches ou máscaras- História: "O Gato de Botas". 

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Professor, utilize a história “O Gato de Botas” e adote uma metodologia interdisciplinar que permita ao aluno ler, interpretar, analisar, sintetizar e concluir.

Ratificamos Ferreira, Rosa e Teles (2012, p. 17.) ao registrar que “a literatura também é repleta de informações acerca do mundo que nos cerca e também sobre as relações humanas. Neste sentido, propor que a literatura se integre ao ensino dos diferentes componentes curriculares não significa reduzir a leitura literária a um mero desencadeador temático de algum conteúdo escolar e sim aproveitar a densidade e riqueza do acervo literário para agregar conhecimentos e novos olhares sobre o que está sendo estudado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Callland de Sousa; TELES, Rosinalda. A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 16- 27, 2012). Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf Acesso em: 03 jun. 2013.

Sugerimos os conteúdos a seguir para que o trabalho concilie com sua proposta curricular, veja:

Língua Portuguesa:  estrutura de textos, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão); comunicação oral (falar/ouvir/compreender/interpretar/escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário).

História: tempo histórico que tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas; diferentes grupos e sociedades; tempo da cidade: história da cidade; permanências e mudanças do passado na cidade; levantamento de problemas (passado e presente) e discussão de soluções; tempo cronológico: linha do tempo. (Na área de História, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, é fundamental darmos ênfase ao trabalho com o tempo. A brincadeira de contar histórias por meio da Literatura Infantil pode ser uma aliada na construção das noções de tempo pela criança. Muitas dessas histórias que têm lugar na tradição oral podem ajudar as crianças na construção de perceber o passado em suas diferenças com o tempo presente e também identificar algumas continuidades.). http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf Acesso em: 30 de maio 2013.

Geografia: estudo comparativo entre as características ambientais das regiões apresentadas na história e as nossas diferentes regiões: desmatamento, poluição de rios e mares, sustentabilidade, biodiversidade, as quais tanto interferem na preservação da fauna; utilize procedimentos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e no tratamento de informações, mediante fontes escritas ou imagéticas.

Matemática:  formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrita; medidas de tempo.

Ciências: ambientes naturais e ambientes construídos: ações do homem no ambiente; propriedades do ar; atmosfera; gases que compõem o ar; poluição do ar; enchentes: causas; fatores que regulam a infiltração da água; zonas climáticas da Terra: trópicos e círculos polares; atmosfera terrestre: importância da atmosfera e componentes.

Temas transversais: ética, cidadania, diálogo, natureza e sociedade.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas e maquetes; apresentação de histórias por meio de fantoches de mão ou de vara.

Recursos Complementares

Sítio: "Apoio à prática pedagógica: Contos clássicos / mitológicos / modernos."  http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20Apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20contos%20classicos%20mitologicos%20e%20modernos.pdf

 Sítio: "Cinema e TV: Contos de fadas são modernizados." http://www.gazetadopovo.com.br/gaz/cinema-e-tv/contos-de-fadas-moderninhos/

Sítio: "A importância da leitura." https://www.youtube.com/watch?NR=1&v=3UuQzUKUU-M&feature=endscreen

Sítio: Portal do professor - "Estudando a narrativa através de um conto de fadas." http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23511    

Sítio: Revista Nova Escola- "Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias." http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/isabel-sole-leitura-exige-motivacao-objetivos-claros-estrategias-525401.shtml 

 Acessados  em: 30 de maio 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem um conto de encantamento. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: localizar e inferir informações em contos de encantamento; produzir textos com autonomia; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; identificar os elementos de um conto de encantamento como cenário fantástico, personagens, acontecimentos mágicos e final feliz; interpretar e resolver as situações problema; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu refletir sobre a estrutura composicional dos contos de encantamento; desenvolver o prazer pela leitura e apreciar a escuta de histórias.

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