20/06/2013
Dalânea Cristina Flôr; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta López.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Esta aula, tem como objetivo principal possibilitar a interação entre crianças de diferentes faixas etárias por meio da confecção de passarinhos de papel. Deverá ser realizada com crianças de idade entre 3 a 5 anos. Sugere-se que esta atividade seja realizada na sala e em algum espaço externo da escola, como por exemplo: o parque; o solário; o bosque ou na quadra.
1º MOMENTO
Conversar na Roda sobre a atividade
Como esta atividade será realizada com dois grupos de crianças, enquanto uma das professoras organiza o espaço para a realização da atividade, a outra conversa com as crianças na Roda sobre a atividade, explicando como a mesma irá ocorrer. Sugere-se que as crianças sentem em Roda no tapete, para que possam olhar umas para as outras. A professora pode iniciar a conversa, cantando a música "Sabiá lá na gaiola" (Ver recursos complementares). Em seguida, perguntar para o grupo: "Onde será que os passarinhos preferem morar: dentro de uma gaiola ou solto na natureza?". A partir das respostas das crianças, mediar a conversa trazendo novos elementos, como por exemplo: vocês iriam gostar de ficar dentro de uma gaiola? Por que será que os passarinhos precisam voar? Como voam? (Ver recursos complementares). Após, este momento de conversa, convidar as crianças a confeccionarem o seu próprio passarinho para que depois a gente possa voar com eles fora da sala de aula, em algum espaço externo da escola.
Música "Sabiá lá na gaiola":
Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, voou, voou, voou, voou. E a menina que gostava tanto do bichinho, chorou, chorou, chorou, chorou.
Sabiá fugiu pro terreiro, foi cantar no abacateiro e a menina vive a chamar: Vem cá Sabiá, vem cá. E a menina diz soluçando: Sabiá estou te esperando. E o Sabiá responde de lá: Não chore que eu vou voltar.
Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2012
2º MOMENTO.
Organizar a confecção dos passarinhos de papel
Material necessário:
Modo de fazer:
Primeiro é preciso cortar com a tesoura tiras coloridas de papel crepom, formando fitas de 50 cm. Em seguida, dobrar na horizontal uma folha de revista formando uma tira. Colocar as fitas coloridas de papel crepom uma sobre a outra e dobrar no meio a tira de revista sobre as fitas de papel crepom amarrando-as com o pedaço de barbante.
A professora deverá preparar previamente o material a ser utilizado para a confecção dos passarinhos de papel, organizando-o sobre uma mesa, onde as crianças possam auxiliar e acompanhar o passo-a-passo. Sugere-se que a professora monte o passarinho, mostrando às crianças o material utilizado, o tamanho do barbante e das fitas de papel crepom. Neste momento, a professora pode comparar o tamanho do barbante com o tamanho de algumas crianças: É mais alto? Mais baixo?, e, também pode colocar dois tamanhos diferentes de barbante sobre a mesa e perguntar: Qual é mais comprido? Mais curto?. Assim que cada criança estiver com o seu passarinho, convidar o grupo para brincar no espaço externo da escola.
Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2012
3º MOMENTO
Voando com os passarinhos de papel
Após a confecção dos passarinhos de papel. Levar as crianças para voar com seus passarinhos num espaço externo da escola. Sugere-se que a professora incentive as crianças a girar, balançar de um lado para o outro, levantar e abaixar os passarinhos fazendo diferentes movimentos com os braços. Propor que as crianças corram em círculo, uma atrás da outra e, também todas juntas igual aos passarinhos, quando precisam se proteger de pássaros predadores. Para finalizar a atividade, pendurar junto com as crianças os passarinhos numa árvore, explicando que ali será a casa deles e que eles poderão voar quando quiserem.
Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2012
Vídeo da música "Sabiá lá na gaiola":
http://www.youtube.com/watch?v=BLHOYyYWU0w;
Site sobre a importância ecológica das aves:
http://www.conscienciacomciencia.com.br/2009/05/03/importancia-ecologica-das-aves/
Site com informações sobre: Como os pássaros voam?:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-passaros-voam
Com intuito de avaliar a participação das crianças durante todo o desenvolvimento da aula a professora deverá registrar e observar o comportamento, o movimento, a comunicação, o relacionamento das crianças, refletindo sobre as seguintes questões: Como se relacionam com as outras crianças? Respeitam a sua vez para falar? Como se envolvem na confecção dos passarinhos (concentração, atenção, compreensão do passo-a-passo)? Com quem estabelecem parcerias? Como se movimentam pelo espaço: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar os movimentos propostos? Percebem os limites do seu corpo? Como se relacionam com os outros adultos?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!