Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos confeccionar passarinhos de papel?

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
Carolina Shimomura Spinelli
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta López.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interagir com outras crianças e adultos da escola de educação infantil;
  • Confeccionar passarinhos de papel;
  • Explorar outros espaços da escola de educação infantil;
  • Trabalhar questões matemáticas (espaço, tamanho, peso, medida);
  • Possibilitar a coordenação locomotoras e manipulativas das crianças;
  • Trabalhar a localização espacial e o movimento nos espaços;
  • Conhecer os limites do seu próprio corpo e do outro.
Duração das atividades
De 60 a 120 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Trabalhar os seres vivos: animais que voam.
Estratégias e recursos da aula

Esta aula, tem como objetivo principal possibilitar a interação entre crianças de diferentes faixas etárias por meio da confecção de passarinhos de papel. Deverá ser realizada com crianças de idade entre 3 a 5 anos. Sugere-se que esta atividade seja realizada na sala e em algum espaço externo da escola, como por exemplo: o parque; o solário; o bosque ou na quadra. 

1º MOMENTO

Conversar na Roda sobre a atividade

Como esta atividade será realizada com dois grupos de crianças, enquanto uma das professoras organiza o espaço para a realização da atividade, a outra conversa com as crianças na Roda sobre a atividade, explicando como a mesma irá ocorrer. Sugere-se que as crianças sentem em Roda no tapete, para que possam olhar umas para as outras. A professora pode iniciar a conversa, cantando a música "Sabiá lá na gaiola" (Ver recursos complementares). Em seguida, perguntar para o grupo: "Onde será que os passarinhos preferem morar: dentro de uma gaiola ou solto na natureza?". A partir das respostas das crianças, mediar a conversa trazendo novos elementos, como por exemplo: vocês iriam gostar de ficar dentro de uma gaiola? Por que será que os passarinhos precisam voar? Como voam? (Ver recursos complementares). Após, este momento de conversa, convidar as crianças a confeccionarem o seu próprio passarinho para que depois a gente possa voar com eles fora da sala de aula, em algum espaço externo da escola. 

Música "Sabiá lá na gaiola":

Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, voou, voou, voou, voou. E a menina que gostava tanto do bichinho, chorou, chorou, chorou, chorou.

Sabiá fugiu pro terreiro, foi cantar no abacateiro e a menina vive a chamar: Vem cá Sabiá, vem cá. E a menina diz soluçando: Sabiá estou te esperando. E o Sabiá responde de lá: Não chore que eu vou voltar.

 

Passarinho 3

Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil -  NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

 

2º MOMENTO. 

Organizar a confecção dos passarinhos de papel

Material necessário:

  • 2 Revistas;
  • Pedaços de barbante (50 cm), um pra cada passarinho de papel;
  • Quatro rolos de diferentes cores de papel crepom;
  • Tesoura.

Modo de fazer:

Primeiro é preciso cortar com a tesoura  tiras coloridas de papel crepom, formando fitas de 50 cm. Em seguida, dobrar na horizontal uma folha de revista formando uma tira. Colocar as fitas coloridas de papel crepom uma sobre a outra e dobrar no meio a tira de revista sobre as fitas de papel crepom amarrando-as com o pedaço de barbante.

A professora deverá preparar previamente o material a ser utilizado para a confecção dos passarinhos de papel, organizando-o sobre uma mesa, onde as crianças possam auxiliar e acompanhar o passo-a-passo. Sugere-se que a professora monte o passarinho, mostrando às crianças o material utilizado, o tamanho do barbante e das fitas de papel crepom. Neste momento, a professora pode comparar o tamanho do barbante com o tamanho de algumas crianças: É mais alto? Mais baixo?, e, também pode colocar dois tamanhos diferentes de barbante sobre a mesa e perguntar: Qual é mais comprido? Mais curto?. Assim que cada criança estiver com o seu passarinho, convidar o grupo para brincar no espaço externo da escola. 

passarinho 5 Passarinho 4

Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil -  NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

3º MOMENTO

Voando com os passarinhos de papel

Após a confecção dos passarinhos de papel. Levar as crianças para voar com seus passarinhos num espaço externo da escola. Sugere-se que a professora incentive as crianças a girar, balançar de um lado para o outro, levantar e abaixar os passarinhos fazendo diferentes movimentos com os braços. Propor que as crianças corram em círculo, uma atrás da outra e, também todas juntas igual aos passarinhos, quando precisam se proteger de pássaros predadores. Para finalizar a atividade, pendurar junto com as crianças os passarinhos numa árvore, explicando que ali será a casa deles e que eles poderão voar quando quiserem. 

Passarinho 2passarinho 8

Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil -  NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

Recursos Complementares

Vídeo da música "Sabiá lá na gaiola":

http://www.youtube.com/watch?v=BLHOYyYWU0w;

Site sobre a importância ecológica das aves:

http://www.conscienciacomciencia.com.br/2009/05/03/importancia-ecologica-das-aves/

Site com informações sobre: Como os pássaros voam?:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-passaros-voam

Avaliação

Com intuito de avaliar a participação das crianças durante todo o desenvolvimento da aula a professora deverá registrar e observar o comportamento, o movimento, a comunicação, o relacionamento das crianças, refletindo sobre as seguintes questões: Como se relacionam com as outras crianças? Respeitam a sua vez para falar? Como se envolvem na confecção dos passarinhos (concentração, atenção, compreensão do passo-a-passo)? Com quem estabelecem parcerias? Como se movimentam pelo espaço: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar os movimentos propostos? Percebem os limites do seu corpo? Como se relacionam com os outros adultos?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.