Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CANTANDO, PASSEANDO E DANÇANDO: CRIANDO VÍNCULOS COM OS BEBÊS

 

17/06/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Graziela B. Lopez; Giandréa R. Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Proporcionar interações entre crianças de diferentes faixas-etárias;

* Possibilitar o estabelecimento de vínculos entre bebês de até 1 ano e crianças de até 4 anos;

* Ampliar o repertório cultural dos bebês;

* Desenvolver aspectos afetivos e cognitivos presentes na relação de cuidado das crianças com os bebês.

Duração das atividades
No desenvolvimento das atividades foram proporcionados 4 encontros em dias diferentes, com duração média de 30 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A atividade não exige conhecimentos prévios, no entanto, como o principal objetivo é estabelecer vínculos, a regularidade dos encontros deve ser planejada pelas professoras. 

Estratégias e recursos da aula

Material utilizado:

* CD "Canções de Ninar" - Palavra Cantada;

* Retalhos de tecidos leves;

* Bolinhas plásticas ou bola de meia;

* Fantasias do Boi-de-mamão.

1º. Momento - Roda de Música (30 minutos)

A roda de músicas celebra o primeiro encontro intencional dos bebês com as crianças. Nesse sentido, é importante que seja num espaço seguro para os pequenos. A sugestão é que aconteça na sala dos bebês. Cabe à professora dos maiores fazer com eles combinados de como se comportar junto aos bebês (falar baixo, se aproximar devagar, tomar cuidado no momento de tocá-los, fazer carinho só quando o bebê permite...) e eleger algumas canções que serão compartilhadas. Uma música interessante de ser trabalhada é a "Eu vi um sapo", pois ela possibilita que o nome de cada uma das crianças seja citado enquanto se repete a canção.

"Eu vi um sapo,na beira do rio, de camisa verde, sentindo frio.

Não era sapo, nem perereca era o "fulano" só de cueca"

bb1

Fonte: Acervo NDI - 2011.

2º. Momento - Massagem nos bebês (30 minutos)

Proposta realizada também na sala dos bebês, com música tranquila (Canções de Ninar), ambiente aconchegante, retalhos de tecido e bolinhas macias. A ideia é que as crianças maiores se aproximem para acariciar e brincar com os bebês, usando os tecidos e as bolinhas. Com os tecidos as crianças podem esconder o rosto e depois aparecer para os bebês, já as bolinhas podem ser usadas como massageador. É importante que as professoras mediem a aproximação, primeiro realizando elas as brincadeiras com os bebês e depois deixando as crianças repetirem as ações.

bb

Fonte: Acervo NDI - 2011.

3º. Momento - Passeio pelo bosque da botânica (30 minutos)

Na instituição onde trabalhamos, é possível fazer um passeio com os bebês e crianças pelo entorno usando os carrinhos de gêmeos de que dispomos. No entanto, esse passeio pode ser mais curto caso não haja essa condição, podendo ser até o parque ou tanque de areia da creche. O objetivo desse momento é que os bebês sejam auxiliados durante o trajeto e estimulados a interagir com o ambiente pelas crianças maiores.

  bb3

Fonte: Acervo NDI - 2011.

4º. Momento – Apresentação do boi de mamão (30 minutos)

O Boi-de-Mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressurreição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. Em Santa Catarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de "Boi-de-Mamão".

As professoras podem planejar uma apresentação interativa dos maiores com os menores. Nesse caso, optamos por sugerir o boi-de-mamão, posto que é uma expressão muito presente no cotidiano do NDI, e,  as crianças grandes e pequenas já estão habituadas a interagir com esse personagem. A estratégia utilizada foi fazer apresentações com os grupos usando fantoches e fantasias. As professoras devem fazer esforços para envolver os menores na brincadeira, apresentando junto com as crianças maiores os elementos culturais presentes a atividade.

bb4

Fonte: Acervo NDI - 2011.

bb5

Fonte: Acervo NDI - 2011.

Recursos Complementares
Avaliação

A atividade coletiva deve ser avaliada pelas professoras levando em conta a resposta das crianças em relação aos objetivos expressos no planejamento. Para isso é imprescindível que se avalie a interação entre as crianças, assim como a apropriação de elementos novos tanto para os menores quanto para os maiores. Além disso devemos ressaltar que a troca de conhecimentos e experiências entre as professoras nos momentos de planejamento e propostas conjuntas permite uma ampliação nas possibilidades de trabalho com as crianças.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.