17/06/2013
Dalânea C. Flôr; Graziela B. Lopez; Giandréa R. Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
* Proporcionar interações entre crianças de diferentes faixas-etárias;
* Possibilitar o estabelecimento de vínculos entre bebês de até 1 ano e crianças de até 4 anos;
* Ampliar o repertório cultural dos bebês;
* Desenvolver aspectos afetivos e cognitivos presentes na relação de cuidado das crianças com os bebês.
A atividade não exige conhecimentos prévios, no entanto, como o principal objetivo é estabelecer vínculos, a regularidade dos encontros deve ser planejada pelas professoras.
Material utilizado:
* CD "Canções de Ninar" - Palavra Cantada;
* Retalhos de tecidos leves;
* Bolinhas plásticas ou bola de meia;
* Fantasias do Boi-de-mamão.
1º. Momento - Roda de Música (30 minutos)
A roda de músicas celebra o primeiro encontro intencional dos bebês com as crianças. Nesse sentido, é importante que seja num espaço seguro para os pequenos. A sugestão é que aconteça na sala dos bebês. Cabe à professora dos maiores fazer com eles combinados de como se comportar junto aos bebês (falar baixo, se aproximar devagar, tomar cuidado no momento de tocá-los, fazer carinho só quando o bebê permite...) e eleger algumas canções que serão compartilhadas. Uma música interessante de ser trabalhada é a "Eu vi um sapo", pois ela possibilita que o nome de cada uma das crianças seja citado enquanto se repete a canção.
"Eu vi um sapo,na beira do rio, de camisa verde, sentindo frio.
Não era sapo, nem perereca era o "fulano" só de cueca"
Fonte: Acervo NDI - 2011.
2º. Momento - Massagem nos bebês (30 minutos)
Proposta realizada também na sala dos bebês, com música tranquila (Canções de Ninar), ambiente aconchegante, retalhos de tecido e bolinhas macias. A ideia é que as crianças maiores se aproximem para acariciar e brincar com os bebês, usando os tecidos e as bolinhas. Com os tecidos as crianças podem esconder o rosto e depois aparecer para os bebês, já as bolinhas podem ser usadas como massageador. É importante que as professoras mediem a aproximação, primeiro realizando elas as brincadeiras com os bebês e depois deixando as crianças repetirem as ações.
Fonte: Acervo NDI - 2011.
3º. Momento - Passeio pelo bosque da botânica (30 minutos)
Na instituição onde trabalhamos, é possível fazer um passeio com os bebês e crianças pelo entorno usando os carrinhos de gêmeos de que dispomos. No entanto, esse passeio pode ser mais curto caso não haja essa condição, podendo ser até o parque ou tanque de areia da creche. O objetivo desse momento é que os bebês sejam auxiliados durante o trajeto e estimulados a interagir com o ambiente pelas crianças maiores.
Fonte: Acervo NDI - 2011.
4º. Momento – Apresentação do boi de mamão (30 minutos)
“O Boi-de-Mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressurreição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. Em Santa Catarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de "Boi-de-Mamão".
As professoras podem planejar uma apresentação interativa dos maiores com os menores. Nesse caso, optamos por sugerir o boi-de-mamão, posto que é uma expressão muito presente no cotidiano do NDI, e, as crianças grandes e pequenas já estão habituadas a interagir com esse personagem. A estratégia utilizada foi fazer apresentações com os grupos usando fantoches e fantasias. As professoras devem fazer esforços para envolver os menores na brincadeira, apresentando junto com as crianças maiores os elementos culturais presentes a atividade.
Fonte: Acervo NDI - 2011.
Fonte: Acervo NDI - 2011.
Eu vi um sapo. Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=14
Canções de ninar: Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/album/palavra-cantada/cancoes-de-ninar/3865
Boi-de-Mamão. Disponível em: http://www.vivonumailha.com/page2/page7/page7.html
Boi-de-Mamão no NDI. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/projetos-em-andamento/arte-educacao/boi-de-mamao/
História e origem do boi calemba. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6861
A atividade coletiva deve ser avaliada pelas professoras levando em conta a resposta das crianças em relação aos objetivos expressos no planejamento. Para isso é imprescindível que se avalie a interação entre as crianças, assim como a apropriação de elementos novos tanto para os menores quanto para os maiores. Além disso devemos ressaltar que a troca de conhecimentos e experiências entre as professoras nos momentos de planejamento e propostas conjuntas permite uma ampliação nas possibilidades de trabalho com as crianças.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!