Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interações entre os seres vivos

 

19/06/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e compreender as principais interações entre os seres vivos.
  • Perceber a importância das interações entre os seres vivos tanto para o ambiente, como para a sobrevivência das populações.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Biodiversidade.
  • Características gerais dos seres vivos.
  • Cadeias e teias alimentares.
Estratégias e recursos da aula
  •  Análise de imagens;
  • Atividades em dupla e em grupo;
  • Questionamentos e discussões;
  • Pesquisa;
  • Trechos de filmes. 

MÓDULO 1

Atividade 1:

Motivação: Os seres vivos se relacionam?

Para o professor:

1) Projetar, por meio de data show ou retroprojetor, a  charge seguinte:

Caso a escola não possua os equipamentos, providenciar uma cópia para cada aluno.

Interação ecológica

Disponível em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10/06/2013.

2) Apresentar, no quadro, os seguintes questionamentos aos alunos:

  • Os seres vivos se relacionam?
  • A charge apresenta um tipo de interação entre os seres vivos?
  • Existe algum ser vivo que está se beneficiando com a interação? Como?
  • Você conhece algum outro tipo de interação? Cite.

3) A partir desses questionamentos, iniciar uma  discussão enfocando o fato de que os seres vivos interagem entre si, podendo haver benefícios ou prejuízos para algumas das partes. 

Atividade 2:

Pesquisa: Os tipos de interações ecológicas

Esta atividade poderá ser realizada no laboratório de informática. Caso a escola não possua um, o professor deverá providenciar textos e livros para os alunos pesquisarem.

Para o professor:

1) Solicitar aos alunos  que preencham, em duplas, o seguinte quadro:

Tipo de relação ecológica Definição 

Harmônica

ou

Desarmônica

Intra-específica

ou interespecífica

 

Protocooperação      
Mutualismo      
Comensalismo      
Predatismo      
Parasitismo      
Competição intra-específica      
Competição interespecífica      
Comunidade      
Sociedade      

 2) Para auxiliar os alunos na pesquisa, apresente  os temas seguintes  e suas respectivas fontes:

- Relações ecológicas: relacionamento entre os seres vivos. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/relacoes-ecologicas-os-tipos-de-relacionamento-entre-os-seres-vivos.htm. Acesso em: 10 junho 2013.

- Interações entre os seres vivos. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/interacoes-entre-os-seres-vivos.htm. Acesso em: 10/06/ 2013.

- Relações ecológicas: tipos de relações. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm. Acesso em: 10/06/2013.

- Relações ecológicas. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-relacoes-ecologicas/relacoes-ecologicas.php. Acesso em: 10/06/ 2013.

3) Sugira aos alunos que não copiem as definições do material disponibilizado. Incentive as discussões em sala de aula para a elaboração de definições.

4) Recolher o quadro preenchido para correção.

MÓDULO 2

Atividade 1

Reconhecendo as interações entre os seres vivos

Para essa atividade, o professor deverá entregar o quadro da Atividade 2, do Módulo 1 para os alunos que poderão consultá-lo.

Para o professor:

1) Divida os alunos em 6 grupos.

2) Para cada grupo, entregar folhas com as seguintes imagens:

Interação do tipo predatismo

Disponível em: http://dc318.4shared.com/doc/HHuuMbso/preview.html. Acesso em: 10 junho 2013. 

Interação do tipo comunidade

Disponível em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013. 

Interação do tipo parasitismo

Disponível em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013. 

Interação do tipo sociedade

Disponível em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013.

Interação do tipo comensalismo

Disponível em: http://www.mauroalthoff.com/imagens/cartoon/bichos1.jpg. Acesso em: 10 junho 2013.

Interação do tipo competição

Disponível em: http://jornaldosbichos.blogspot.com.br/2011_02_20_archive.html. Acesso em: 10 junho 2013. 

3) Os alunos deverão reconhecer os tipos de interação destacadas nas imagens. Para isso, para cada imagem, apresente as seguinte perguntas:

  • Nesse caso, a relação é benéfica para ambos os seres vivos envolvidos? 
  • Como se chama essa relação?

4) Propor que cada grupo apresente uma imagem e explique o tipo de relação observada. 

Atividade 2: 

Explorando as interações entre os seres vivos

Para o professor:

1) Selecionar trechos de filmes.

  • Sugestão de filmes:

Procurando Nemo 

Procurando Nemo

Imagem disponível em: http://filmes.etc.br/filme-procurando-nemo-2003.html. Acesso em: 10 junho 2013.

Madagascar 3

Madagascar 3

Imagem disponível em: http://www.cinenews.com.br/trailer-e-cartaz-de-madagascar-3-os-procurados/. Acesso em: 10 junho 2013.

Bee Movie: a história de uma família

Bee movie

Imagem disponível em:  http://www.cinenews.com.br/trailer-e-cartaz-de-bee-movie/. Acesso em: 10 junho 2013.

 

2) Preparar um roteiro sobre o que será trabalhado. O roteiro poderá conter informações sobre os filmes, instruções e questões para serem respondidas.

Sugestão de questão:

a) Denominar as interações entre os seres vivos observadas durante os trechos dos filmes.

b) Destacar possíveis cadeias e teias alimentares observadas durantes os trechos dos filmes.

c) Destacar possíveis interferências humanas nas interações entre os seres vivos.

Recursos Complementares

Os sites sugeridos podem ser utilizados pelos alunos durante a pesquisa ou pelo professor como material de apoio:

- Relações ecológicas: parte II. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=D0FDrQwQUkY. Acesso em: 10 junho 2013.

- Relações ecológicas: você sabe reconhecê-las? Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/relacoes-ecologicas-735673.shtml.. Acesso em: 10 junho 2013.

- Relações ecológicas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9coO18YD96I. Acesso em: 10 junho 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger as produções orais e escritas coletivas e individuais dos alunos, além da participação e interesse durante as atividades propostas. Os alunos poderão ser avaliados de forma quantitativa, por meio da atividade de pesquisa e análise dos tipos de interações apresentadas nas imagens.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.