19/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
1) Projetar, por meio de data show ou retroprojetor, a charge seguinte:
Caso a escola não possua os equipamentos, providenciar uma cópia para cada aluno.
Disponível em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10/06/2013.
2) Apresentar, no quadro, os seguintes questionamentos aos alunos:
3) A partir desses questionamentos, iniciar uma discussão enfocando o fato de que os seres vivos interagem entre si, podendo haver benefícios ou prejuízos para algumas das partes.
Esta atividade poderá ser realizada no laboratório de informática. Caso a escola não possua um, o professor deverá providenciar textos e livros para os alunos pesquisarem.
1) Solicitar aos alunos que preencham, em duplas, o seguinte quadro:
Tipo de relação ecológica | Definição | Harmônica ou Desarmônica |
Intra-específica ou interespecífica
|
Protocooperação | |||
Mutualismo | |||
Comensalismo | |||
Predatismo | |||
Parasitismo | |||
Competição intra-específica | |||
Competição interespecífica | |||
Comunidade | |||
Sociedade |
2) Para auxiliar os alunos na pesquisa, apresente os temas seguintes e suas respectivas fontes:
- Relações ecológicas: relacionamento entre os seres vivos. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/relacoes-ecologicas-os-tipos-de-relacionamento-entre-os-seres-vivos.htm. Acesso em: 10 junho 2013.
- Interações entre os seres vivos. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/interacoes-entre-os-seres-vivos.htm. Acesso em: 10/06/ 2013.
- Relações ecológicas: tipos de relações. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm. Acesso em: 10/06/2013.
- Relações ecológicas. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-relacoes-ecologicas/relacoes-ecologicas.php. Acesso em: 10/06/ 2013.
3) Sugira aos alunos que não copiem as definições do material disponibilizado. Incentive as discussões em sala de aula para a elaboração de definições.
4) Recolher o quadro preenchido para correção.
Para essa atividade, o professor deverá entregar o quadro da Atividade 2, do Módulo 1 para os alunos que poderão consultá-lo.
1) Divida os alunos em 6 grupos.
2) Para cada grupo, entregar folhas com as seguintes imagens:
Disponível em: http://dc318.4shared.com/doc/HHuuMbso/preview.html. Acesso em: 10 junho 2013.
Disponível em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013.
Disponível em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013.
Disponível em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-associacoes-biologicas-44/. Acesso em: 10 junho 2013.
Disponível em: http://www.mauroalthoff.com/imagens/cartoon/bichos1.jpg. Acesso em: 10 junho 2013.
Disponível em: http://jornaldosbichos.blogspot.com.br/2011_02_20_archive.html. Acesso em: 10 junho 2013.
3) Os alunos deverão reconhecer os tipos de interação destacadas nas imagens. Para isso, para cada imagem, apresente as seguinte perguntas:
4) Propor que cada grupo apresente uma imagem e explique o tipo de relação observada.
1) Selecionar trechos de filmes.
Imagem disponível em: http://filmes.etc.br/filme-procurando-nemo-2003.html. Acesso em: 10 junho 2013.
Imagem disponível em: http://www.cinenews.com.br/trailer-e-cartaz-de-madagascar-3-os-procurados/. Acesso em: 10 junho 2013.
Imagem disponível em: http://www.cinenews.com.br/trailer-e-cartaz-de-bee-movie/. Acesso em: 10 junho 2013.
2) Preparar um roteiro sobre o que será trabalhado. O roteiro poderá conter informações sobre os filmes, instruções e questões para serem respondidas.
Sugestão de questão:
a) Denominar as interações entre os seres vivos observadas durante os trechos dos filmes.
b) Destacar possíveis cadeias e teias alimentares observadas durantes os trechos dos filmes.
c) Destacar possíveis interferências humanas nas interações entre os seres vivos.
Os sites sugeridos podem ser utilizados pelos alunos durante a pesquisa ou pelo professor como material de apoio:
- Relações ecológicas: parte II. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=D0FDrQwQUkY. Acesso em: 10 junho 2013.
- Relações ecológicas: você sabe reconhecê-las? Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/relacoes-ecologicas-735673.shtml.. Acesso em: 10 junho 2013.
- Relações ecológicas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9coO18YD96I. Acesso em: 10 junho 2013.
A avaliação deverá ser processual e abranger as produções orais e escritas coletivas e individuais dos alunos, além da participação e interesse durante as atividades propostas. Os alunos poderão ser avaliados de forma quantitativa, por meio da atividade de pesquisa e análise dos tipos de interações apresentadas nas imagens.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!