21/06/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
"A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá
mas não pode medir seus encantos."
Manoel de Barros
Dica: A presente estratégia de ensino pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar em parceria com o professor Regente de turma e com o professor da área de Artes (Teatro).
O que é poesia?
1. Na primeira aula é importante que o professor realize o levantamento das hipóteses sobre o que é poesia. Este processo acontecerá por meio de entrevistas a serem realizadas entre os alunos da turma.
Dessa forma, o professor deve organizar a turma em duplas. Nas duplas, cada um entrevistará o respectivo parceiro sobre as suas hipóteses a respeito do que é Poesia.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.
Para tanto, o professor deve elaborar previamente um breve roteiro de entrevistas para nortear os questionamentos, tal como mostra o modelo abaixo:
Modelo de Roteiro de Entrevistas |
Nome completo: |
Idade: |
Para você, o que é poesia? |
Conhece alguma poesia? Qual? |
Você gosta de poesia? Justifique sua resposta: |
Outras perguntas: |
Fonte: Imagem do próprio autor
2. O professor deve deixar claro que outras perguntas poderão ser feitas aos colegas, desde que sejam registradas no roteiro.
Dica: O professor também pode criar um roteiro de questões junto com a turma.
O aluno que estiver entrevistando deve escrever/registrar as respostas do colega. Nesse sentido, é fundamental que os alunos sejam orientados a ouvir com atenção o entrevistado.
Nessa lógica, o entrevistado também deve colaborar, ao responder deverá falar num ritmo que facilite o registro do entrevistador.
Obs.: É importante ressaltar que mesmo se o professor tiver na turma algum aluno que ainda apresente dificuldades na escrita, é fundamental que este tenha a segurança que poderá contar tanto com a ajuda do parceiro de dupla, quanto com o professor para realizar a atividade.
Disponível em: Google imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.
3. Ao final da realização das entrevistas, o professor deve questionar sobre as dificuldades enfrentadas na realização da atividade. Abaixo segue alguns questionamentos possíveis:
4. Na sequência, o professor explicará para os alunos que a linguagem escrita não é nossa única forma de comunicação com o corpo. Outra forma é nossa linguagem corporal, ou seja: Nosso Corpo é "Poesia"! É fundamental que o professor explique o sentido dessa afirmação. Assim, o professor indagará propositalmente:
O professor esclarecerá este questionamento da seguinte forma: 1º ) É possível, porque nosso corpo produz "letras" sem precisar escrever. 2º) Essas "letras" são formadas pelos nossos movimentos corporais.
- Para que esses pontos sobre Poesia do Corpo fiquem mais claros, o professor pode ao final da aula, dedicar um pequeno tempo (máximo 15 minutos restantes), para uma dinâmica de expressão corporal ou um jogo, como sugerimos abaixo:
5. Dinâmica Expressão dos sentimentos: o professor colocará uma música de fundo e convidará um aluno por vez a expressar uma situação que envolve sentimentos, conforme exemplos a seguir. O objetivo é que o aluno se expresse da forma mais fiel possível à situação descrita pelo professor, de modo que, ao final da sua exposição, alguns de seus colegas consigam acertar qual é a situação.
Exemplos de situações descritas pelo professor para dinâmica acima:
1) "Um colega de sua escola ficou chateado quando, na fila do lanche, foi surpreendido com outro colega furando a fila..."
2) "Você está com muita vontade de fazer xixi, mas o banheiro está ocupado..."
3) "Uma pessoa da escola passou apressada e deixou cair uma nota de R$ 20,00. Você era a única pessoa que viu..."
4) "Sua vizinha fez um delicioso bolo de chocolate, o cheirinho se espalhou por todo ambiente. Ela cortou um pedação e lhe entregou..."
1. Nesta aula, o professor convidará cada dupla para apresentar à turma as respostas obtidas nas entrevistas. Para a realização desta atividade, o professor proporá que seja realizada de forma lúdica.
As cadeiras podem ser organizadas num semicírculo. O professor entregará uma bola (ou outro objeto leve para passar de mão em mão), em seguida, a turma começará cantar uma pequena música (Exemplo: Batata que passa-passa). O aluno que estiver com a bola ao final da música começa a apresentação com sua dupla.
Cada um lerá as respostas apresentadas pelo colega.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013
Durante a atividade, o professor deve mediar à dinâmica de modo a estimular o respeito aos posicionamentos/respostas dos colegas. Portanto, nenhuma hipótese levantada terá menos valor, todas as opiniões devem ser respeitadas pelo grupo.
2. Após a apresentação, o professor deve levantar alguns questionamentos em relação às respostas, de modo que os alunos identifiquem lacunas ou hipóteses inadequadas.
Abaixo seguem alguns possíveis questionamentos para conduzir a discussão:
a) A resposta apresentada sobre o que é um poema está completa ou podemos acrescentar algo?
b) O que podemos modificar nesta resposta para que ela explique melhor o que foi perguntado?
O professor deve registrar todas as respostas e modificações sugeridas e anexar junto aos questionários, para, posteriormente, agregar esses registros no portfólio da turma que será confeccionado e apresentado ao final da estratégia de ensino.
3. Ao final da aula, o professor solicitará como tarefa de casa: Duas pessoas da família ou do convívio doméstico devem responder o mesmo questionário aplicado aos colegas. Além disso, os alunos devem perguntar se os entrevistados conhecem algum poema (com o nome do autor se possível). O poema deve ser registrado junto ao instrumental (questionário) para ser utilizado na próxima aula.
1. Os poemas trazidos de casa serão recitados pelos alunos para a turma.
Contudo, toda turma estará vendada e permanecerá em silêncio, o centro das atenções será apenas a voz do colega. À medida que cada aluno for concluindo a leitura, o professor pode perguntar ao grupo de quem era a voz.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Obs.: Professor, lembre-se que mesmo se houver algum aluno com dificuldades na leitura, é importante que todos realizem a atividade, cada um no seu ritmo. Para tanto, o professor deve proporcionar um ambiente de respeito e atenção à leitura de cada um.
2. Em seguida, numa roda de conversa as respostas dos questionários trazidos de casa serão apresentadas pelo professor, que estimulará o grupo a estabelecer um processo de comparação entre as respostas elaboradas pelos colegas e as obtidas em casa. Abaixo estão alguns exemplos de questionamentos que o professor pode fazer:
a) O que podemos notar de diferente nas respostas trazidas de casa?
b) Quais respostas responderam melhor a pergunta principal: O que é poesia?
c) Será que é possível saber mais sobre o que são poesias?
3. Após a roda de conversa, o professor apresentará o vídeo com o conceito de Poesia:
Vídeo: o que é Poesia.
Disponível em Videoaulas IESDE (duração: 3:00 min): http://www.youtube.com/watch?v=kqynRQXF6yo. Acesso em 10 de Junho de 2013.
4. Em seguida, o professor deve indagar a turma sobre o que aprenderam até agora de diferente sobre o que é poesia. Para mediar a discussão, o professor pode realizar os seguintes questionamentos:
a) O vídeo mostra alguma resposta diferente das dos colegas e dos familiares?
b) O vídeo apresenta algum elemento novo, que não havia nas respostas da turma e dos familiares?
O professor deve registrar na lousa todas as observações dos alunos, elaborando assim um quadro comparativo:
Nossas hipóteses |
Outras hipóteses (familiares e pessoas que convivemos, vídeos apresentados) |
O que aprendemos |
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Fonte: Imagem do próprio autor.
É importante que os alunos tenham registrados nos cadernos o quadro comparativo. Sendo assim, para que o aluno tenha mais tempo para analisar as respostas e compará-las, o professor pode digitar, posteriormente, o quadro e entregar na aula seguinte para que o mesmo seja colado no caderno.
1. Nesta aula o professor apresentará vídeos que mostram recitais de poesias por crianças, com intuito de que os alunos se identifiquem com o universo de poesias e as diversas possibilidades de apresentação destas.
Acesse os vídeos nos links abaixo:
As Borboletas Vinicius de Moraes. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2_PYEEop7og. Acesso em: 10 de junho de 2013. Duração: 04min 24seg.
Projeto Vai Chover Poesia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HeaBHepRX5s. Acesso em: 10 de junho de 2013. Duração 20min 36seg.
Criança recitando poesia de Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MS3XbRwTpYQ. Acesso em: 10 de junho de 2013. Duração 1min24 seg.
Leitura de poema. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=jxJv_9c8O1w. Acesso em: 10 de junho de 2013. Duração 3min 20seg.
2. Na sequência, iniciará a realização da atividade do Baú de Poesias. O professor apresentará a proposta de trabalho que visa ampliar o repertório de poesias e de autores conhecidos pelos alunos.
O professor deve providenciar previamente o Baú de Poesias, que deve seguir a seguinte estrutura:
Disponível em: Google Imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.
Para realização da atividade da leitura de novas poesias, o professor deve organizar a turma numa roda.
O Baú deve passar pela roda lentamente e cada um pegará uma poesia. O professor deve conduzir a atividade sempre lembrando que não vale olhar, pois a escolha será aleatória, pois um dos objetivos desta atividade é causar expectativas nos alunos.
3. Quando todos tiverem com suas poesias em mãos, o professor deve solicitar que cada um leia primeiro o nome do autor.
Em seguida, serão formados 5 grupos, sendo que cada grupo deve ter poesias do mesmo autor.
4. Na sequência o professor solicitará a leitura silenciosa das poesias, e depois, cada um lerá em voz alta para o grupo.
Para o desenvolvimento desta atividade, o professor deve orientar os alunos na realização de jogos dramáticos, que consistem em expressar com gestos, entonação de voz e outros recursos o conteúdo que está sendo lido.
Portanto, a leitura para o grupo será acompanhada de gestos e expressões teatrais, de modo que os alunos consigam expressar a ideia da poesia e os sentimentos que o autor quis passar.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Obs.: Abaixo segue um link com explicação acerca do que consistem os Jogos Dramáticos:
Disponível em: http://www.getep.com.br/inicio/jogos-dramaticos/. Acesso em: 10 de junho de 2013.
1. Nesta aula o professor deve retomar os nomes dos autores das poesias do Baú de Poesias. Posteriormente, deve indagar os alunos se já ouviram falar ou conhecem os autores citados.
Após as respostas, o professor deve levar a turma ao laboratório de informática da escola.
2. No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos que pesquisem sites (pré-selecionados pelo professor) que apresentam as biografias dos autores e parte de suas obras.
Segue uma lista de links a serem acessados na pesquisa:
Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/infan01.html. Acesso em: 10 de junho de2013.
Disponível em: http://www.algumapoesia.com.br/poesia3/poesianet267.htm. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Ruth Rocha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jvJnrim4AJY. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Vinicius de Moraes. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FIjT_UVcqY8. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Cecília Meireles. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zo3YRp318Go. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Olavo Bilac. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=J7hzWYLa0t0. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Fernando. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g1_w0XMaWRI. Acesso em: 10 de junho de 2013.
3. O professor deve solicitar que os alunos façam anotações sobre cada autor para a confecção de um Painel dos Poetas e Poetizas. O registro pode ser realizado seguindo o modelo do quadro abaixo:
Nome do (a) Autor (a) |
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Data de Nascimento |
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Local de Nascimento |
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Curiosidades do (a) Poeta (iza) |
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Poema conhecido |
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Fonte: Imagem do próprio autor.
1. O professor levará para sala algumas poesias dos autores estudados na aula anterior.
Em seguida, o professor solicitará que os alunos façam modificações nas poesias dos autores estudados. Nesse sentido, será entregue a cada aluno uma poesia para que sejam substituídas as palavras destacadas por outras que tenham a mesma rima.
Obs.: O professor também pode incentivar os alunos a inserirem suas modificações de forma cômica, a partir de rimas engraçadas.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Abaixo segue algumas poesias para que os alunos insiram suas intervenções:
Poema Original |
Poema Modificado |
Toda criança do mundo
Ruth Rocha
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Toda criança do mundo Ter segurança e ________________. Ruth Rocha |
Fonte: Imagem do próprio autor.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
AS BORBOLETAS
Brancas Azuis Amarelas E pretas Brincam Na luz As belas Borboletas
Borboletas brancas São alegres e francas.
Borboletas azuis Gostam muito de luz.
As amarelinhas São tão bonitinhas!
E as pretas, então… Oh, que escuridão!
Vinícius de Moraes
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AS BORBOLETAS
______________ Azuis ______________ E ______________ Brincam Na luz As ______________ ______________ Borboletas ______________ São alegres e ______________.
Borboletas ______________ Gostam muito de______________.
As ______________ São tão ______________!
E as pretas, ______________… Oh, que ______________!
Vinícius de Moraes |
Fonte: Imagem do próprio autor.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
OU ISTO OU AQUILO Ou se tem chuva e não se tem sol Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. . . Não sei se brinco, não sei se estudo, Mas não consegui entender ainda Cecília Meireles
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OU ISTO OU AQUILO Ou se tem chuva e não se tem sol Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a ________! Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ________. É uma grande pena que não se possa Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o ________. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. . . Não sei se brinco, não sei se estudo, Mas não consegui entender ainda Cecília Meireles
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Fonte: Imagem do próprio autor.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
A boneca
Deixando a bola e a peteca, Com que inda há pouco brincavam, Por causa de uma boneca, Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: "É minha!" — "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha, Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!) Era a boneca. Já tinha Toda a roupa estraçalhada, E amarrotada a carinha.
Tanto puxavam por ela, Que a pobre rasgou-se ao meio, Perdendo a estopa amarela Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga, Voltando a bola e a peteca, Ambas por causa da briga, Ficaram sem a boneca...
Olavo Bilac |
A boneca
Deixando a bola e a _______, Com que inda há pouco _______, Por causa de uma _______, Duas meninas _______.
Dizia a primeira: "É _______!" — "É minha!" a outra _______;
E nenhuma se _______, Nem a boneca _______.
Quem mais sofria (_______!) Era a boneca. Já _______ Toda a roupa __________, E amarrotada a _______.
Tanto puxavam por ela, Que a pobre rasgou-se ao _______, Perdendo a estopa amarela Que lhe formava o _______.
E, ao fim de tanta _______, Voltando a bola e a _______, Ambas por causa da _______, Ficaram sem a _______...
Olavo Bilac |
Fonte: Imagem do próprio autor.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
HAVIA UM MENINO Havia um menino, Em vez de um gatinho Por isso ele andava Mas era, afinal,
Fernando Pessoa
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HAVIA UM MENINO Havia um menino, Em vez de um gatinho Por isso ele ______________ Mas era, ______________,
Fernando Pessoa |
Fonte: Imagem do próprio autor.
2. Ao final, os alunos entregarão os textos modificados ao professor. Este distribuirá aleatoriamente os textos aos alunos, tomando o cuidado para que cada um receba a poesia modificada por um colega, não a que modificou.
Obs.: é importante que o professor saiba os autores das modificações. Para tanto, é importante que os alunos se identifiquem por números, os quais só o professor terá a relação de qual número corresponde a cada aluno, de modo que possa ficar escondida a identidade do aluno.
3. Em seguida, cada um lerá para o grupo a poesia com as modificações. Assim, quem fez a modificação tentará identificar seu texto. Quem não conseguir, terá que pagar uma prenda (Exemplo: ler sua poesia pulando numa perna só).
Obs.: É importante que o professor chame a atenção do grupo a atentar-se para as diferentes ideias que os alunos podem ter a partir da mesma poesia, pois uma mesma poesia pode ter rimas totalmente diferentes.
1. Ao final da Estratégia de Ensino, o professor organizará com a turma uma Mostra de Poesias com os resultados do trabalho realizado.
O professor deve organizar um Recital de Poesias e convidar uma turma do mesmo ano de ensino para apreciar.
Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.
2. Durante o recital, o professor organizará situações para que os jogos cênicos e as brincadeiras e realizadas com a turma sejam reproduzidas com a turma convidada.
3. Paralelamente, o portfólio elaborado ao longo das atividades deve ser exposto e apresentado pelos alunos para apreciação dos convidados.
Poesia em Sala de Aula. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-poesia-na-sala-aula.htm. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Jogos Teatrais na Escola. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF11/Resenha_Maria.Abadia.Cardoso.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Caderno 2 Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2013.
1. A Avaliação acontecerá ao longo das atividades. O professor terá condições de analisar o envolvimento e dedicação de cada aluno, seja nas exposições individuais, seja na postura dos alunos ao assistir as apresentações dos colegas.
2. Nessa lógica, os registros no caderno, bem como a elaboração coletiva do portfólio, também darão subsídios para uma avaliação processual significativa.
Quatro estrelas 6 classificações
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16/07/2013
Cinco estrelasAmei as dicas, aula propriamente dita. Me ajudará muito.
05/07/2013
Cinco estrelasAmei o trabalho "Poesia em Movimento". A partir dessa aula ficou mais fácil preparar minhas aulas envolvendo o estudo e leitura de poemas. Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!
28/06/2013
Quatro estrelasAdorei!!
27/06/2013
Cinco estrelasGostei muito da exposição
24/06/2013
Cinco estrelasSimplesmente magnífica, adorei todas as atividades, parabéns pelo belo trabalho!!!!
24/06/2013
Cinco estrelasMARAVILHA!!