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Poesia em Movimento: poetas que jogam, jogos que rimam

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •      Desenvolver as habilidades de leitura e escrita, com produção e adaptação/modificação de poesias de forma lúdica;
  •      Estimular o contato com a leitura e escrita por meio de jogos dramáticos;
  •      Valorizar a produção cultural de poetizas e poetas na literatura brasileira;
  •      Aprimorar a concentração, desenvoltura, entonação e fluência na leitura;
  •      Respeitar a fala do colega e ouvir com atenção;
  •      Estimular a interação e expressão de ideias individuais e do grupo a partir de brincadeiras.
Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

"A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá
mas não pode medir seus encantos."

Manoel de Barros

Dica: A presente estratégia de ensino pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar em parceria com o professor Regente de turma e com o professor da área de Artes (Teatro).

 

Aula 1 e 2 - Identificação do conhecimento prévio: o conceito de poesia

O que é poesia?

1. Na primeira aula é importante que  o professor realize o levantamento das hipóteses sobre o que é poesia. Este processo acontecerá por meio de entrevistas a serem realizadas entre os alunos da turma.

Dessa forma, o professor deve organizar a turma em duplas. Nas duplas, cada um entrevistará o respectivo parceiro sobre as suas hipóteses a respeito do que é Poesia.

 

poesia

Disponível em: Google Imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.

 

Para tanto, o professor deve elaborar previamente um breve roteiro de entrevistas para nortear os questionamentos, tal como mostra o modelo abaixo:

 

Modelo de Roteiro de Entrevistas

Nome completo:

Idade:

Para você, o que é poesia?

Conhece alguma poesia? Qual?

Você gosta de poesia? Justifique sua resposta:

Outras perguntas:

Fonte: Imagem do próprio autor

 

2. O professor deve deixar claro que outras perguntas poderão ser feitas aos colegas, desde que sejam registradas no roteiro.

Dica: O professor também pode criar um roteiro de questões junto com a turma.

O aluno que estiver entrevistando deve escrever/registrar as respostas do colega. Nesse sentido, é fundamental que os alunos sejam orientados a ouvir com atenção o entrevistado.

Nessa lógica, o entrevistado também deve colaborar, ao responder deverá falar num ritmo que facilite o registro do entrevistador.

 

Obs.: É importante ressaltar que mesmo se o professor tiver na turma algum aluno que ainda apresente dificuldades na escrita, é fundamental que este tenha a segurança que poderá contar tanto com a ajuda do parceiro de dupla, quanto com o professor para realizar a atividade.

criança reporter

Disponível em: Google imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.

 

3. Ao final da realização das entrevistas, o professor deve questionar sobre as dificuldades enfrentadas na realização da atividade. Abaixo segue alguns questionamentos possíveis:

  • Foi difícil ouvir e escrever as respostas dos colegas? Por quê?
  • Qual outro procedimento poderia ser utilizado para realizar essa atividade?

 

4. Na sequência, o professor explicará para os alunos que a linguagem escrita não é nossa única forma de comunicação com o corpo. Outra forma é nossa linguagem corporal, ou seja: Nosso Corpo é "Poesia"! É fundamental que o professor explique o sentido dessa afirmação. Assim, o professor indagará propositalmente:

  • Como é possível uma "poesia" do Corpo?

O professor esclarecerá este questionamento da seguinte forma: 1º ) É possível, porque nosso corpo produz "letras" sem precisar escrever. 2º) Essas "letras" são formadas pelos nossos movimentos corporais.

- Para que esses pontos sobre Poesia do Corpo fiquem mais claros, o professor pode ao final da aula, dedicar um pequeno tempo (máximo 15 minutos restantes), para uma dinâmica de expressão corporal ou um jogo, como sugerimos abaixo:

 

5. Dinâmica Expressão dos sentimentos: o professor colocará uma música de fundo e convidará um aluno por vez a expressar uma situação que envolve sentimentos, conforme exemplos a seguir. O objetivo é que o aluno se expresse da forma mais fiel possível à situação descrita pelo professor, de modo que, ao final da sua exposição, alguns de seus colegas consigam acertar qual é a situação.

Exemplos de situações descritas pelo professor para dinâmica acima:

1) "Um colega de sua escola ficou chateado quando, na fila do lanche, foi surpreendido com outro colega furando a fila..."

2) "Você está com muita vontade de fazer xixi, mas o banheiro está ocupado..."

3) "Uma pessoa da escola passou apressada e deixou cair uma nota de R$ 20,00. Você era a única pessoa que viu..."

4) "Sua vizinha fez um delicioso bolo de chocolate, o cheirinho se espalhou por todo ambiente. Ela cortou um pedação e lhe entregou..."

 

Aula 3 - Conversando sobre poesia: as entrevistas

1. Nesta aula, o professor convidará cada dupla para apresentar à turma as respostas obtidas nas entrevistas. Para a realização desta atividade, o professor proporá que seja realizada de forma lúdica.

As cadeiras podem ser organizadas num semicírculo. O professor entregará uma bola (ou outro objeto leve para passar de mão em mão), em seguida, a turma começará cantar uma pequena música (Exemplo: Batata que passa-passa). O aluno que estiver com a bola ao final da música começa a apresentação com sua dupla.

Cada um lerá as respostas apresentadas pelo colega.

batata que passa

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013

 

Durante a atividade, o professor deve mediar à dinâmica de modo a estimular o respeito aos posicionamentos/respostas dos colegas. Portanto, nenhuma hipótese levantada terá menos valor, todas as opiniões devem ser respeitadas pelo grupo.

 

2. Após a apresentação, o professor deve levantar alguns questionamentos em relação às respostas, de modo que os alunos identifiquem lacunas ou hipóteses inadequadas.

Abaixo seguem alguns possíveis questionamentos para conduzir a discussão:

 

a)    A resposta apresentada sobre o que é um poema está completa ou podemos acrescentar algo?

 

b)    O que podemos modificar nesta resposta para que ela explique melhor o que foi perguntado?

 

O professor deve registrar todas as respostas e modificações sugeridas e anexar junto aos questionários, para, posteriormente, agregar esses registros no portfólio da turma que será confeccionado e apresentado ao final da estratégia de ensino.

 

3. Ao final da aula, o professor solicitará como tarefa de casa:  Duas pessoas da família ou do convívio doméstico devem responder o mesmo questionário aplicado aos colegas. Além disso, os alunos devem perguntar se os entrevistados conhecem algum poema (com o nome do autor se possível). O poema deve ser registrado junto ao instrumental (questionário) para ser utilizado na próxima aula.

 

Aula 4 - Da tarefa de casa a um pequeno Recital

1. Os poemas trazidos de casa serão recitados pelos alunos para a turma.

Contudo, toda turma estará vendada e permanecerá em silêncio, o centro das atenções será apenas a voz do colega.  À medida que cada aluno for concluindo a leitura, o professor pode perguntar ao grupo de quem era a voz.

venda

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

Obs.: Professor, lembre-se que mesmo se houver algum aluno com dificuldades na leitura, é importante que todos realizem a atividade, cada um no seu ritmo. Para tanto, o professor deve proporcionar um ambiente de respeito e atenção à leitura de cada um.

 

2. Em seguida, numa roda de conversa as respostas dos questionários trazidos de casa serão apresentadas pelo professor, que estimulará o grupo a estabelecer um processo de comparação entre as respostas elaboradas pelos colegas e as obtidas em casa. Abaixo estão alguns exemplos de questionamentos que o professor pode fazer:

a)    O que podemos notar de diferente nas respostas trazidas de casa?

b)    Quais respostas responderam melhor a pergunta principal: O que é poesia?

c)    Será que é possível saber mais sobre o que são poesias?

 

3. Após a roda de conversa, o professor apresentará o vídeo com o conceito de Poesia:

 

Vídeo: o que é Poesia.

Disponível em Videoaulas IESDE (duração: 3:00 min): http://www.youtube.com/watch?v=kqynRQXF6yo. Acesso em 10 de Junho de 2013.

 

4. Em seguida, o professor deve indagar a turma sobre o que aprenderam até agora de diferente sobre o que é poesia. Para mediar a discussão, o professor pode realizar os seguintes questionamentos:

a)    O vídeo mostra alguma resposta diferente das dos colegas e dos familiares?

b)    O vídeo apresenta algum elemento novo, que não havia nas respostas da turma e dos familiares?

 

O professor deve registrar na lousa todas as observações dos alunos, elaborando assim um quadro comparativo:

 

Nossas hipóteses

Outras hipóteses

(familiares e pessoas que convivemos, vídeos apresentados)

O que aprendemos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

É importante que os alunos tenham registrados nos cadernos o quadro comparativo. Sendo assim, para que o aluno tenha mais tempo para analisar as respostas e compará-las, o professor pode digitar, posteriormente, o quadro e entregar na aula seguinte para que o mesmo seja colado no caderno.

 

Aula 4 - Apreciando poesias em outros recitais

1. Nesta aula o professor apresentará vídeos que mostram recitais de poesias por crianças, com intuito de que os alunos se identifiquem com o universo de poesias e as diversas possibilidades de apresentação destas.

Acesse os vídeos nos links abaixo:

As Borboletas Vinicius de Moraes. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2_PYEEop7og. Acesso em: 10 de junho de 2013. Duração: 04min 24seg.

Projeto Vai Chover Poesia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HeaBHepRX5s. Acesso em: 10 de junho de 2013. Duração 20min 36seg.

Criança recitando poesia de Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MS3XbRwTpYQ. Acesso em: 10 de junho de 2013. Duração 1min24 seg.

Leitura de poema. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=jxJv_9c8O1w. Acesso em: 10 de junho de 2013. Duração 3min 20seg.

 

2. Na sequência, iniciará a realização da atividade do Baú de Poesias. O professor apresentará a proposta de trabalho que visa ampliar o repertório de poesias e de autores conhecidos pelos alunos.

O professor deve providenciar previamente o Baú de Poesias, que deve seguir a seguinte estrutura:

 

  • O baú pode ser uma caixa grande (por exemplo: caixa de micro-ondas, computador etc.).
  • Deve ser decorado com cores divertidas (por exemplo: pode-se fazer colagem de retalhos de E.V.A, papéis coloridos ou pedaços de tecidos etc.).
  • Dentro deve conter: 5 poesias de 5 autores diferentes. Totalizando assim a soma de 25 textos.
  • Se possível, as poesias podem estar acompanhadas de ilustrações (Exemplo: pode colar figuras de revistas que ilustrem o que está sendo dito).
  • Cada poesia deve estar em folha individual.

 

caixa baú

Disponível em: Google Imagens. Acesso em 10 de junho de 2013.

Para realização da atividade da leitura de novas poesias, o professor deve organizar a turma numa roda.

O Baú deve passar pela roda lentamente e cada um pegará uma poesia. O professor deve conduzir a atividade sempre lembrando que não vale olhar, pois a escolha será aleatória, pois um dos objetivos desta atividade é causar expectativas nos alunos.

 

3. Quando todos tiverem com suas poesias em mãos, o professor deve solicitar que cada um leia primeiro o nome do autor.

Em seguida, serão formados 5 grupos, sendo que cada grupo deve ter poesias do mesmo autor.

 

4. Na sequência o professor solicitará a leitura silenciosa das poesias, e depois, cada um lerá em voz alta para o grupo.

Para o desenvolvimento desta atividade, o professor deve orientar os alunos na realização de jogos dramáticos, que consistem em expressar com gestos, entonação de voz e outros recursos o conteúdo que está sendo lido.

Portanto, a leitura para o grupo será acompanhada de gestos e expressões teatrais, de modo que os alunos consigam expressar a ideia da poesia e os sentimentos que o autor quis passar.

 

mimica

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

Obs.: Abaixo segue um link com explicação acerca do que consistem os Jogos Dramáticos:

Disponível em: http://www.getep.com.br/inicio/jogos-dramaticos/. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

Aula 5 - Poetas e Poetizas: conhecendo os autores

1. Nesta aula o professor deve retomar os nomes dos autores das poesias do Baú de Poesias. Posteriormente, deve indagar os alunos se já ouviram falar ou conhecem os autores citados.

Após as respostas, o professor deve levar a turma ao laboratório de informática da escola.

 

2. No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos que pesquisem sites (pré-selecionados pelo professor) que apresentam as biografias dos autores e parte de suas obras.

Segue uma lista de links a serem acessados na pesquisa:

Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/infan01.html. Acesso em: 10 de junho de2013.

Disponível em: http://www.algumapoesia.com.br/poesia3/poesianet267.htm. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Ruth Rocha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jvJnrim4AJY. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Vinicius de Moraes. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FIjT_UVcqY8. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Cecília Meireles. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zo3YRp318Go. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Olavo Bilac. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=J7hzWYLa0t0. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Fernando. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g1_w0XMaWRI. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

3. O professor deve solicitar que os alunos façam anotações sobre cada autor para a confecção de um Painel dos Poetas e Poetizas. O registro pode ser realizado seguindo o modelo do quadro abaixo:

 

Nome do (a) Autor (a)

 

 

Data de Nascimento

 

 

Local de Nascimento

 

 

Curiosidades do (a) Poeta (iza)

 

 

Poema conhecido

 

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Aula 6 - Aprendendo com as poesias: nossas respeitosas intervenções nos poemas

 

1. O professor levará para sala algumas poesias dos autores estudados na aula anterior.

Em seguida, o professor solicitará que os alunos façam modificações nas poesias dos autores estudados. Nesse sentido, será entregue a cada aluno uma poesia para que sejam substituídas as palavras destacadas por outras que tenham a mesma rima.

Obs.: O professor também pode incentivar os alunos a inserirem suas modificações de forma cômica, a partir de rimas engraçadas.

 

ruth

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

Abaixo segue algumas poesias  para que os alunos insiram suas intervenções:

 

Poema Original

Poema Modificado

Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.

 

Ruth Rocha

 

Toda criança do mundo
Deve ser bem ______________
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da ______________.

Criança tem que ter ______________
Criança tem que ter ______________
Ter saúde e não ter ______________

Ter segurança e ________________.

Não é questão de querer
Nem questão de ________________
Os direitos das crianças
Todos têm de __________________.

Ruth Rocha

Fonte: Imagem do próprio autor.

vinicius

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

 

AS BORBOLETAS

 

 

Brancas

Azuis

Amarelas

E pretas

Brincam

Na luz

As belas

Borboletas

 

Borboletas brancas

São alegres e francas.

 

Borboletas azuis

Gostam muito de luz.

 

As amarelinhas

São tão bonitinhas!

 

E as pretas, então

Oh, que escuridão!

 

 

Vinícius de Moraes

 

AS BORBOLETAS

 

 

­­­­­______________

Azuis

­______________

E ­______________

Brincam

Na luz

As ­______________

­______________ 

Borboletas ­______________

São alegres e ­______________.

 

Borboletas ______________

Gostam muito de______________.

 

As ______________

São tão ­______________!

                                           

E as pretas, ­______________…

Oh, que ­______________!

 

 

 

Vinícius de Moraes

Fonte: Imagem do próprio autor.

ceci

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

 

OU ISTO OU AQUILO
 

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles

 

OU ISTO OU AQUILO
 

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem ________!

Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a ________!

Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ________.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois ________!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o ________.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. . .
e vivo escolhendo o dia ________!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico ________.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou ________.

Cecília Meireles

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

olavo

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

 

A boneca

 

Deixando a bola e a peteca,

Com que inda há pouco brincavam,

Por causa de uma boneca,

Duas meninas brigavam.

 

Dizia a primeira: "É minha!"

— "É minha!" a outra gritava;

 

E nenhuma se continha,

Nem a boneca largava.

 

Quem mais sofria (coitada!)

Era a boneca. Já tinha

Toda a roupa estraçalhada,

E amarrotada a carinha.

 

Tanto puxavam por ela,

Que a pobre rasgou-se ao meio,

Perdendo a estopa amarela

Que lhe formava o recheio.

 

E, ao fim de tanta fadiga,

Voltando a bola e a peteca,

Ambas por causa da briga,

Ficaram sem a boneca...

 

Olavo Bilac

A boneca

 

Deixando a bola e a _______,

Com que inda há pouco _______,

Por causa de uma _______,

Duas meninas _______.

 

Dizia a primeira: "É _______!"

— "É minha!" a outra _______;

 

E nenhuma se _______,

Nem a boneca _______.

 

Quem mais sofria (_______!)

Era a boneca. Já _______

Toda a roupa __________,

E amarrotada a _______.

 

Tanto puxavam por ela,

Que a pobre rasgou-se ao _______,

Perdendo a estopa amarela

Que lhe formava o _______.

 

E, ao fim de tanta _______,

Voltando a bola e a _______,

Ambas por causa da _______,

Ficaram sem a _______...

 

Olavo Bilac

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

fernando

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

HAVIA UM MENINO

Havia um menino,
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.

Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.

Por isso ele andava
depressa, depressa
p’ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.

Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo

 

Fernando Pessoa

 

HAVIA UM MENINO

Havia um menino,
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do ______________.

Em vez de um gatinho
tinha um ______________.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.

Por isso ele ______________
depressa, depressa
p’ra ver se ______________
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, ______________
de lá e ______________
o tal caracol.

Mas era, ______________,
impossível ______________,
nem fazia ______________
nem vê-lo, nem ______________:
porque o caracol
era do ______________. 

 

Fernando Pessoa

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

2. Ao final, os alunos entregarão os textos modificados ao professor. Este distribuirá aleatoriamente os textos aos alunos, tomando o cuidado para que cada um receba a poesia modificada por um colega, não a que modificou.

Obs.: é importante que o professor saiba os autores das modificações. Para tanto, é importante que os alunos se identifiquem por números, os quais só o professor terá a relação de qual número corresponde a cada aluno, de modo que possa ficar escondida a identidade do aluno.

 

3. Em seguida, cada um lerá para o grupo a poesia com as modificações. Assim, quem fez a modificação tentará identificar seu texto. Quem não conseguir, terá que pagar uma prenda (Exemplo: ler sua poesia pulando numa perna só).

Obs.: É importante que o professor chame a atenção do grupo a atentar-se para as diferentes ideias que os alunos podem ter a partir da mesma poesia, pois uma mesma poesia pode ter rimas totalmente diferentes.

 

Aula 7 - Nossa Mostra de Poesias: recital e expressão corporal

 

1. Ao final da Estratégia de Ensino, o professor organizará com a turma uma Mostra de Poesias com os resultados do trabalho realizado.

O professor deve organizar um Recital de Poesias e convidar uma turma do mesmo ano de ensino para apreciar.

 

recital

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 10 de junho de 2013.

 

 

2. Durante o recital, o professor organizará situações para que os jogos cênicos e as brincadeiras e realizadas com a turma sejam reproduzidas com a turma convidada.

3. Paralelamente, o portfólio elaborado ao longo das atividades deve ser exposto e apresentado pelos alunos para apreciação dos convidados.

Recursos Complementares

Poesia em Sala de Aula. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-poesia-na-sala-aula.htm. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Jogos Teatrais na Escola. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF11/Resenha_Maria.Abadia.Cardoso.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Caderno 2 Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Avaliação

1. A Avaliação acontecerá ao longo das atividades. O professor terá condições de analisar o envolvimento e dedicação de cada aluno, seja nas exposições individuais, seja na postura dos alunos ao assistir as apresentações dos colegas.

2. Nessa lógica, os registros no caderno, bem como a elaboração coletiva do portfólio, também darão subsídios para uma avaliação processual significativa.

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