Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ERA UMA VEZ A CASA DA BRUXA... QUEM CONSEGUE ESCREVER UMA HISTÓRIA A PARTIR DO NOSSO PASSEIO?

 

17/06/2013

Autor y Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. Lopez

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Fazer um registro coletivo do passeio que fizemos;

* Exercitar a oralidade e a capacidade de argumentar das crianças;

* Desenvolver na criança a necessidade da leitura e da escrita;

* Contemplar elementos da estética;

* Ampliar o repertório cultural e de linguagem das crianças;

* Compartilhar com o restante da instituição e com as famílias o texto coletivo.

Duração das atividades
A atividade deverá ser feita em 5 etapas. Cada etapa terá, em média, 30 minutos distribuídos em colheita dos gravetos, construção do texto coletivo, registro das crianças sobre o passeio, seleção de fotos e montagem do painel.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para escrever um texto coletivo com as crianças é importante que essas dominem o assunto que será tratado. Posto que necessitarão argumentar e elaborar o pensamento durante a produção do texto. No caso dessa aula, em específico, o assunto em questão foi a visita à casa da bruxa (vide em recursos complementares).Para escrever um texto coletivo com as crianças é importante que essas dominem o assunto que será tratado. Posto que necessitarão argumentar e elaborar o pensamento durante a produção do texto. No caso dessa aula, em específico, o assunto em questão foi a visita à casa da bruxa (vide em recursos complementares).

Estratégias e recursos da aula

CONTEXTUALIZANDO...

O texto coletivo aqui proposto é decorrente de um passeio feito por duas turmas com crianças de 4 anos. Esse passeio já foi aqui registrado no portal com a aula: Vamos juntos visitar a casa da bruxa? (vide em recursos complementares). É necessário salientar que o passeio poderá ser feito em outro local, tendo em vista que o local indicado nessa aula diz respeito a realidade de um município especificamente. Esse aspecto já foi indicado na aula citada nos recursos complementares: Vamos juntos visitar a casa da Bruxa?

 

MATERIAL UTILIZADO:

* Cartolina;

* Canetinhas coloridas;

* Cola branca;

* Durex;

* Folhas brancas;

* Lápis de cor;

* Imagens do passeio;

* Gravetos e folhas colhidas no local do passeio;

* Baú.

 

1º. MOMENTO - COLHEITA DOS GRAVETOS (30 MINUTOS) 

As professoras devem propor para os dois grupos que colham elementos da natureza explicando que os materiais vão compor um trabalho que será feito na volta do passeio. Esse trabalho também exercita a capacidade das crianças de selecionar e colecionar, já que as professoras devem pedir para que elas escolham na natureza folhas secas, gravetos pequenos e sementes. O material coletado deve ser guardado em local seguro e seco até que seja usado. No caso dessa aula levamos um baú de vime disponível na instituição, que poderá ser substituído por uma caixa de papelão ou um saco (ou sacola) de tecido para guardar os materiais coletados. É importante alertar às crianças que os materiais a serem recolhidos da natureza devem ser aqueles que estão no chão, evitando danificar flores, galhos, brotos, sementes, etc.

t2

 

Fonte: Acervo Institucional//NDI - 2013

2º. MOMENTO - CONSTRUÇÃO DO TEXTO COLETIVO (30 MINUTOS)

A construção do texto coletivo deve ser organizada previamente pelas professoras. Elas devem pensar um espaço confortável para que as crianças se encontrem e possam verbalizar sobre o passeio construindo a história coletiva. É necessário que as professoras organizem um roteiro com perguntas que ajudarão as crianças a elaborarem o pensamento para compor um texto com início, meio e fim.  Com o espaço planejado e o texto pronto, uma roda de conversas pode ser iniciada e as perguntas vão sendo introduzidas às crianças. As perguntas feitas para as crianças podem ser: Onde fomos? Quem foi junto? Como estava o tempo? O que fizemos lá? O que vimos? O que visitamos? Onde lanchamos? Qual brincadeira nova aprendemos? Na medida em que as crianças respondem as questões, as professoras devem registrar no papel de forma encadeada, até que um texto coerente fique produzido. A última questão que TODAS as crianças podem responder é a seguinte: O que você mais gostou no passeio?

t3

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

t4

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

 

Com o material na mão, uma das professoras poderá digitar a história,  imprimir e reler para as crianças. O texto deve ser impresso em caixa alta.

Segue abaixo, o exemplo de um texto construído coletivamente, após a experiência dessa aula:

REGISTRO COLETIVO DO

PASSEIO AO SESC CACUPÉ

      NÓS FOMOS DE ÔNIBUS AO SESC CACUPÉ. A TURMA DA PROFESSORA VERENA FOI JUNTO. O TEMPO ESTAVA NUBLADO, COM MUITAS NUVENS. PARECIA QUE IRIA CHOVER! O SESC CACUPÉ ERA MUITO LONGE. DESCEMOS DO ÔNIBUS E FOMOS CAMINHANDO ATÉ A CASA DA BRUXA.

      NO CAMINHO VIMOS MUITOS PÁSSAROS, TINHA QUERO-QUERO, GALINHA, GALO, PATO, PAVÃO, GANSO E ATÉ UM JACARÉ DE MENTIRINHA. OS PATOS E GANSOS COMIAM GRAMA.

      DEPOIS SEGUIMOS ATÉ UMA TRILHA QUE IRIA PARA A CASA DA BRUXA. O CAMINHO ERA CLARO E TINHA MUITAS ÁRVORES FAZENDO SOMBRA. O CHÃO DA TRILHA ESTAVA FRIO E ÚMIDO, PRECISAMOS TOMAR MUITO CUIDADO.

      DE REPENTE, NÓS ENCONTRAMOS A CASA DA BRUXA! ELA NÃO ESTAVA LÁ, MAS, A SUA CASA ERA ASSUSTADORA. FICAMOS COM MUITO MEDO...

      DENTRO DA CASA TINHA ARANHA, MORCEGO, COBRA, CALDEIRÃO, PANELAS DE BARRO, CADEIRA DE BALANÇO, LAGARTIXA, BARCO, REDE DE PESCA E BANANAS.

      NÓS SAÍMOS DA CASA DA BRUXA E FOMOS LANCHAR NO QUIOSQUE. TINHA BANANA, MAÇA, E UM BOLO DE CACAU DELICIOSO! TOMAMOS SUCO DE UVA E FOMOS LAVAR AS MÃOS. QUANDO TERMINAMOS O LANCHE FOMOS BRINCAR DE RODA E CIRANDA.

      NO FINAL DO PASSEIO BRINCAMOS NA TIROLESA. FOI MUITO DIVERTIDO!!! VOLTAMOS DE ÔNIBUS PARA O NDI. NÓS ADORAMOS O PASSEIO!

O QUE MAIS GOSTAMOS FOI:

·      SOPHIA – BRUXA

·      YASMIN – PATOS

·      MARIA EDUARDA – PASSEIO

·      LUCCA – PAVÃO

·      ÁTILA – COMIDA

·      PEDRO – TIROLESA

·      GABRIELA – CASA DA BRUXA

·      GABRIEL – CASA DA BRUXA

·      FERNANDO – LANCHE

·      LETÍCIA – PARQUE

·      ISABELA – CASA DA BRUXA

·      THAISA – TRILHA

·      ALEXSANDRA – CIRANDA

AUTORES: GABRIELA, GABRIEL, ÁTILA, MARIA EDUARDA, PEDRO ERNESTO, SOPHIA, LUCCA, YASMIN, FERNANDO, LETÍCIA, ISABELA, THAISA E ALEXSANDRA.

 

3º. MOMENTO - REGISTRO DAS CRIANÇAS SOBRE O PASSEIO (30 MINUTOS)

Nesse momento, cabe as professoras, cada uma com sua turma, disponibilizar folhas brancas com 10 cm de largura por 15 cm de altura para que os alunos desenhem suas impressões sobre o passeio. Os desenhos podem ser feitos com lápis de cor, canetinhas ou como a professora preferir. Esses desenhos, juntamente com o texto coletivo, farão parte do painel como forma de registro.

t1

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

4º MOMENTO - SELEÇÃO DE FOTOS (30 MINUTOS)

As professoras devem selecionar fotos significativas do passeio que também deverão ilustrar o painel. Os momentos vivenciados citados pelas crianças no texto coletivo servirão de critério de escolha para as fotos. Essa etapa da aula é opcional no caso da instituição não disponibilizar de máquina fotográfica e de impressão das fotos.

 

5º. MOMENTO - MONTAGEM  E APRESENTAÇÃO DO PAINEL (30 MINUTOS)

Com os materiais disponíveis (história, fotos, desenhos e elementos da natureza) as professoras devem colar três cartolinas umas nas outras. O próximo passo será colar a história coletiva, o desenho das crianças, as fotos e os elementos da natureza. As crianças devem participar ativamente do processo, colando as figuras, as fotos e escolhendo os gravetos, sementes e folhas para compor o trabalho. Com o painel concluído as professoras escolhem com as crianças um local privilegiado na instituição para colar o trabalho coletivo!

t5

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

t6

Fonte: Acervo Institucional/NDI - 2013

Recursos Complementares
Avaliação

O processo pode ser avaliado levando em conta a forma com que as crianças interagiram entre si e com as atividades propostas. Pode-se também avaliar como as crianças argumentaram, o que lembraram de marcante em relação ao passeio, como registraram isso em desenhos e como apreciaram o trabalho concluído. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.