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Uma bruxa e muitas histórias!

 

13/06/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a imaginação por meio das histórias;

Enriquecer os momentos de brincadeira com a diversificação de papéis a serem desempenhados;

Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação, por meio da roda de conversas;

 Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros;

 Familiarizar-se com a função social da escrita por meio do registro das falas das crianças.

Duração das atividades
Esta aula é planejada para 4 dias e cada momento terá a duração de 1 hora aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para dois grupos de crianças de 3 anos.

Para promover a interação entre diferentes grupos, é importante que os professores e demais profissionais se articulem no momento de planejar intencionalmente, com o objetivo de pensar os tempos e espaços que propiciem o encontro entre diferentes sujeitos e, principalmente, que este encontro promova a troca de saberes entre as crianças e os demais adultos da instituição. Desse modo, sugerimos que a interação dos grupos deva partir de uma aproximação que possibilite as crianças a se conhecerem, descobrindo interesses em comum que, por sua vez, permitam a criação de vínculo nas brincadeiras e atividades que ocorram durante as propostas interativas.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento: O conto que as bruxam contam.

Materiais Necessários: Tapetes, almofadas e o livro indicado no plano.

 

Iniciando este momento, o professor deverá convidar as crianças para ouvirem uma história e, para isso, é necessário um espaço aconchegante em que elas possam se acomodar e ouvir a história. A obra sugerida é “Bruxa, bruxa venha a minha festa”, da escritora Arden Bruce. A narração pode ser realizada criando um ambiente de suspense e curiosidade, já que, a cada página, surge a ilustração de um novo personagem. Com o término da narração, o professor irá conversar com a turma sobre a história, procurando perceber as impressões que as crianças tiveram sobre o enredo e, principalmente, sobre as ilustrações. Em seguida, a conversa pode ser orientada procurando refletir sobre como são as bruxas, o que fazem, onde moram, e questionando as crianças sobre o que sabem acerca do bem e do mal. A escuta das crianças, nestes momentos, é importante para compreender de que forma os meninos e as meninas estão se apropriando dos conhecimentos trabalhados e estes, contribuindo para a objetivação da realidade e da fantasia e, por conseguinte, para refletir de que maneira o professor pode ampliar essas experiências.

 

Livro: Bruxa, Bruxa venha a minha festa

Escrito por Arden Bruce

Ilustrado por Pat Ludlow

http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br

Acesso em: 6/6/13

 

2º Momento: Como vivem as bruxas?

Materiais Necessários: Tapetes, almofadas, livro, papel A4, lápis de cor, canetinha, giz de cera, cartolina e pincel atômico.

 

Neste momento, o professor irá reunir as crianças para uma conversa, relembrará a história e os questionamentos do dia anterior e, após ouvi-las, irá sugerir que convidem o grupo vizinho para participar dessa investigação sobre como vivem as bruxas, enfatizando que muitas crianças, pensando juntas, podem ter ideias diferentes e descobrir muitas coisas sobre as bruxas.

O acolhimento do grupo convidado será realizado pelas crianças e pelos professores, que auxiliarão o visitante no momento de se acomodar. Após se apresentarem, um professor convidará o grupo para ouvir outra história, que fala sobre uma bruxa diferente da qual conhecem, e que os ajudará a pensar sobre como elas vivem. Se o número de crianças for muito grande, é indicado que os professores possam escanear o livro e projetá-lo, a partir de um equipamento multimídia, a fim de facilitar a visualização das imagens.

 

Livro: As férias da bruxa Onilda.

E. Larreula e R. Capdevila

http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br/2010/12/as-férias-da-bruxa-onilda.html

Acesso em: 08/06/2013

 

Com o término da história, um professor pode realizar a conversa com o grupo, questionando-o sobre o que a história conta da vida das bruxas e quais aspectos as crianças encontram na bruxa Onilda que diferem daquelas bruxas que elas já conheciam, muito presentes nas histórias tradicionais, como a “Branca de Neve” e “A Bela Adormecida”. Neste momento, sugerimos que os professores construam, com as crianças, uma tabela, na qual organizarão as ideias das crianças sobre as bruxas, contemplando a fala das crianças que manifestarem interesse em participar da proposta. Desse modo, o professor pode dar visibilidade às diferentes imagens de bruxa e bruxo que povoam o imaginário das crianças. O registro escrito das falas das crianças tem como intenção mostrá-las a função social da escrita.

Exemplo de quadro para registro das falas das crianças:

Com são as bruxas? O que fazem, onde moram, do que se alimentam?

Nome das crianças

Ideias apresentadas

Júlia

As bruxas moram nas florestas e são grandes amigas dos lobos

Pedro

Os bruxos fazem coisas ruins para as pessoas.

Catarina

As bruxas gostam de fazer magia.

Bernardo

Elas comem coisas nojentas.

Natália

Elas têm poderes mágicos.

Isadora

Elas viajam em suas vassouras.

Após o registro das falas das crianças, convidaremos os grupos para um momento de desenho, em que terão a possibilidade de representar como imaginam as bruxas e bruxos que descreveram na tabela.

 

3º Momento: Vamos brincar de bruxarias?

Materiais Necessários: Cartolina e materiais da instituição que possam auxiliar na decoração dos ambientes da casa da bruxa.

 

As histórias contadas anteriormente, tiveram como objetivo ampliar o repertório de brincadeiras das crianças. Deste modo, os professores irão confeccionar, com os dois grupos subdivididos, alguns chapéus de bruxa para a brincadeira. O espaço deve ser organizado com antecedência, devendo ser amplo a fim de proporcionar a livre circulação das crianças e dos professores durante as brincadeiras. Para a decoração, sugerimos uma sala escura e com enfeites temáticos, como morcegos, caldeirão e tecidos de diversas cores. Com a chegada das duas turmas, as crianças terão a possibilidade de explorar os espaços, cabendo aos professores mediar as interações entre as crianças dos diferentes grupos, para que todos possam estar envolvidos em brincadeiras nos diferentes ambientes e contribuir com a criação de enredos para essas brincadeiras.

http://www.eventoclick.pt/eventos-pt/festas/chapeu-bruxa-o-halloween-r.html

Acesso em: 08/06/2013

4º Momento: A visita da bruxa, presentes e muitas histórias!

Materiais Necessários: uma cesta com frutas, tapetes, almofadas e uma fantasia de bruxa para adulto.

Neste dia, no momento de interação entre os dois grupos no parque, um dos professores irá anunciar que eles receberão uma visita muito especial, desse modo, a expectativa sobre o que pode acontecer vai permear o pensamento das crianças. Mais tarde, quando estiverem brincando na sala, a visita tão esperada chegará! Um professor fantasiado de bruxa irá entrar na sala e convidar as crianças para uma conversa, enquanto os demais adultos o auxiliam, acolhendo as crianças que demonstrarem medo ou insegurança, para que, aos poucos, se juntem aos demais e conversem com a bruxa, no intuito de descobrir o que ela foi fazer lá na escola.

Depois de acomodados na roda, a bruxa iniciará a conversa com as crianças, contando-lhes que soube que algumas delas estavam fazendo perguntas acerca de como as bruxas vivem e, por isso, resolveu ir à escola contribuir com algumas respostas e esclarecer algumas mentiras que as pessoas contam por aí.

Neste momento, as crianças terão a possibilidade de fazer algumas perguntas para a bruxa e desmistificar o ideário da bruxa má e feia, explicando que ela e suas amigas, como a bruxa Onilda, fazem muitas coisas legais, da mesma forma que as pessoas normais, e têm grande preocupação com a beleza e com a boa comida. A bruxa compartilhará com as crianças algumas receitas de sua mãe, que misturam frutas e verduras com itens bruxólicos, como orelha de porco, carne de sapo e dente de coelho.

Após dividir as receitas engraçadas com a turma, a bruxa mostrará às crianças uma cesta com alguns presentes que são lá da terra dela: algumas frutas do terreno de sua vó e outras que são de longe, de uma tia distante que envia algumas especiarias todo mês. As frutas levadas pela bruxa, denominada de Rita, serão servidas no lanche, momento este em que a Bruxa contará algumas histórias de sua terra, enquanto todos provam as especiarias de sua tia.

http://asaladomeujardim.blogspot.com.br/

Acesso em: 11/06/2013

 

5º Momento: O desafio de transformar o mal em bem!

Materiais Necessários: Tapetes, almofadas, papel A3, lápis de cor, giz de cera e canetinha.

 

Após o lanche, a bruxa Rita irá se despedir das crianças, explicando que deve retornar para sua casa, a fim de ajudar as pessoas do vilarejo onde mora a fazer grande magia para abençoar a colheita deste ano. Desse modo, os grupos serão reunidos para conversar sobre o que acharam de Rita, relembrando as diferenças entre ela e as outras bruxas, destacando sua bondade, já que utilizava a magia para ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas. Neste momento, é importante que os professores possam ouvir as crianças que desejam compartilhar suas opiniões sobre o vivido e questioná-las da seguinte forma: Se nós tivéssemos poderes como as bruxas e os bruxos, o que poderíamos transformar? Poderíamos transformar coisas ruins em boas? Os grupos serão contemplados em suas falas sobre as possíveis transformações, o professor irá registrar as falas como no momento 2, em forma de tabela, para que juntos possam compreender o que mudou, depois da visita da bruxa Rita e em seguida as crianças serão convidadas a realizar um desenho sobre o que desejariam transformar se tivessem poderes mágicos. Com o término dos desenhos, os professores, com o auxílio de algumas crianças, devem organizar um espaço para a exposição dessas produções, para que, dessa maneira, todas as famílias possam contemplar os desenhos dos grupos e compreender os questionamentos levantados e os caminhos percorridos pelas turmas.

Recursos Complementares

Aula do portal com temática semelhante:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25224

Vídeo da história:

Bruxa, Bruxa venha a minha festa:

http://www.youtube.com/watch?v=rVkP0Xjy3Gw

Avaliação

Avaliação: A observações e registros das ações e falas das crianças são importantes, para que o professor possa compreender de que forma as crianças se apropriam dos conhecimentos trabalhados, bem como, de que forma interagem com diferentes crianças e adultos. É necessário considerar como as crianças estão se comunicando, se conseguem expressar seus pensamentos com clareza, se necessitam de auxilio no momento da roda, se conseguem se concentrar no momento da história e de  que maneira as histórias compartilhadas com o grupo ampliou os conhecimentos das crianças sobre as bruxas e bruxos que povoam o imaginário das crianças pequenas.

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