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Que som é esse?

 

12/06/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar-se com crianças de outros grupos da instituição;

Reconhecer elementos musicais básicos;

Perceber os sons presentes na natureza;

Explorar os sons do corpo e a produção do silêncio;

Interpretar músicas e canções diversas;

Brincar com a música em situações variadas.

Duração das atividades
A aula terá quatro momentos, com duração média de 40 minutos cada um, podendo ser realizada em 2 dias diferentes.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula é indicada para dois grupos com aproximadamente 20 a 25 crianças, sendo que a idade varia de 2 a 3 anos de idade. Sugerimos que para a realização da proposta, professores e auxiliares dos grupos estejam presentes. No momento do passeio, sugerimos que um ou dois adultos acompanhem os grupos, em decorrência da segurança das crianças.

Para promover a interação entre diferentes grupos, é importante que os professores e demais profissionais se articulem no momento de planejar, com o objetivo de pensar os tempos e espaços que propiciem o encontro entre diferentes sujeitos e, principalmente, que este encontro promova a troca de conhecimentos e experiências entre as crianças e os demais adultos da instituição. Desse modo, sugerimos que a interação dos grupos deva partir de uma aproximação que possibilite as crianças a se conhecerem, descobrindo interesses em comum que, por sua vez, permitam a criação de vínculos nas brincadeiras e atividades que ocorram durante as propostas interativas.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento: Brincando com os sons do nosso corpo.

Materiais Necessários: Tapetes, almofadas, copos de plástico, objetos de madeira, de metal e de plástico, televisão e aparelho reprodutor de CD/DVD, para exibir um vídeo do grupo Palavra Cantada.

Local: uma sala ampla que possibilite a brincadeira dos dois grupos.

Para este plano, é importante que os grupos já tenham realizado algumas aproximações, assim, a criação de vínculos já teria se iniciado e se intensificará diante da proposta. O espaço, portanto, deve ser amplo e preparado anteriormente, pois ele será fundamental para auxiliar a promoção dos laços entre as crianças dos diferentes grupos e a interação delas com o ambiente e com os materiais.

Na idade para a qual esta aula é indicada, a manipulação de objetos e de brinquedos é frequente, por isso, sugerimos que as crianças possam interagir com objetos que produzam diferentes sons diante do mesmo suporte, ou seja, objetos feitos de madeira, de metal e/ou de plástico, tais como, colher de madeira, panelas de metal, galhos de árvores etc.

Ao adentrarem no local designado para a proposta, as crianças terão a possibilidade de explorar os espaços e os materiais livremente. Em certo momento, os professores irão produzir alguns sons com o seu próprio corpo, como por exemplo, batendo palmas, batendo os pés, assobiando de diferentes formas e emitindo sons diversos, mas sem a utilização de objetos, a fim de chamar a atenção das crianças. Aquelas que deles se aproximarem serão motivadas a imitá-los e a criar novos jeitos de sonorização com o corpo, podendo utilizar-se também do corpo do colega ou o do professor para esta brincadeira.

Após experimentar os vários sons, os professores convidarão as crianças para assistirem ao vídeo clipe Fome come, do grupo Palavra Cantada, facilmente encontrado no site do Youtube (ver recursos complementares). Para este momento, as crianças serão acomodadas confortavelmente em almofadas e tapetes, e terão amplo espaço para dançarem, em caso de se sentirem motivadas para isso.

 

Fome Come

Gente eu tô ficando impaciente
A minha fome é persistente
Come frio come quente
Come o que vê pela frente
Come a língua come o dente
Qualquer coisa que alimente
A fome come simplesmente
Come tudo no ambiente
Tudo que seja atraente
É uma forma absorvente
Come e nunca é suficiente
Toda fome é tão carente
Come o amor que a gente sente
A fome come eternamente.
No passado e no presente
A fome é sempre descontente

Fome come fome come
Se vem de fora ela devora ela devora ela devora
(qualquer coisa que alimente)
Se for cultura ela tritura ela tritura
Se o que vem é uma cantiga ela mastiga ela mastiga
Ela então nunca discute só deglute só deglute
E se for conversa mole se for mole ela engole
Se faz falta no abdome fome come fome come

Gente eu tô ficando impaciente
A fome sempre é descontente
Toda fome é tão carente
Qualquer coisa que alimente
Come o amor que a gente sente come o amor que a gente sente

http://letras.mus.br/palavra-cantada/240281/ - Acesso em: 09/06/2013.

Com o fim do vídeo, os professores irão disponibilizar alguns copos de plástico para as crianças brincarem e, principalmente, testarem os sons produzidos por estes objetos, nos diversos suportes presentes na sala.

 

2º Momento: Conhecendo os sons da natureza.

Materiais Necessários: Crachás de identificação institucional.

A sugestão para o segundo momento é um passeio próximo à escola, a fim de observar os sons existentes no bairro onde a instituição está localizada e, por isso, para a efetivação desta proposta, os professores necessitarão do apoio de outros profissionais da escola para garantir a segurança das crianças durante a saída dos grupos, bem como, crachás de identificação para cada criança.

É necessário que o professor já conheça o entorno da instituição. Deste modo, saberá quais lugares podem ser visitados com as crianças, garantindo a segurança de todos durante a proposta. Antes de sair com os grupos, é fundamental realizar algumas combinações, como por exemplo, ir de mãos dadas, não se afastar do grupo, ouvir as orientações das professoras durante o trajeto, etc.

Sugerimos que as turmas possam observar ambientes com grande movimentação, como avenidas e praças, bem como, lugares mais tranquilos, como matas, bosques ou pastos. Durante o passeio, os professores devem mediar esta atividade chamando a atenção das crianças para os objetos e seres, bem como, os sons que estes emitem.

Ao retornarem do passeio, os professores auxiliarão as crianças na organização de uma roda para conversar sobre o que viram e ouviram durante o trajeto, lembrando que, para esta faixa etária, as perguntas devem ser mais diretas e os professores devem auxiliar as crianças no momento de organizar a sua fala, para que elas possam se sentir cada vez mais motivadas a expressar suas opiniões sobre o que vivem na escola de educação infantil. Nesse sentido, os professores podem questioná-las da seguinte forma:

  1. Nós fomos passear aonde?
  2. O que tinha naquele lugar: carros, caminhões, pessoas conversando?
  3. O barulho era alto ou baixo?
  4. E nos lugares mais tranquilos, que sons conseguimos escutar?

 

3º Momento: Conhecendo alguns instrumentos musicais e seus sons.

Materiais Necessários: Uma caixa com instrumentos musicais, tapetes e almofadas.

No segundo dia de proposição, os professores irão organizar um espaço com alguns instrumentos musicais, os quais serão, aos poucos, apresentados às crianças. Os meninos e as meninas terão a possibilidade de experimentar os diferentes sons, percebendo a altura, a duração, a intensidade e o timbre desses instrumentos, bem como, os materiais (plástico, metal e madeira) que originam os instrumentos, proporcionando sons distintos. Durante o manuseio dos instrumentos o professor deverá ensinar os pequenos a utilização correta os instrumentos, solicitando a atenção a produção sonora de cada um deles.

 

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/brincar-crescer-428247.shtml

Acesso em: 09/06/2012

 

4º Momento: Dançando e cantando.

Materiais Necessários: tapetes, almofadas, CD ou DVD do grupo Palavra Cantada, chocalhos, aparelho para reproduzir CD ou DVD.

Para este momento, sugerimos a organização de uma situação em que as crianças possam apreciar a música. Como o plano é destinado a crianças da primeira infância, o movimento assume uma função central nesta faixa etária e, desse modo, a proposição deve ser realizada em um espaço amplo com dois ambientes, um com tapetes e almofadas, para aqueles que desejem apreciar a música em um espaço gostoso e aconchegante; e outro espaço sem mobiliário, para que as crianças possam se movimentar e dançar.

Os professores irão organizar previamente algumas músicas do grupo Palavra Cantada, em formato de CD ou DVD, para cantar com as crianças, ensinando aos pequenos os diferentes ritmos presentes nas canções, bem como, a função social dos instrumentos musicais em nossa sociedade. Assim, os meninos e as meninas serão convidados para a roda e terão a possibilidade de manusear chocalhos, durante a roda de música. Contudo, caso a instituição tenha acesso a um profissional que toque violão, é desnecessário a utilização do aparelho reprodutor de CD/DVD. Durante a roda de música, aqueles que demonstrarem o desejo de dançar, podem fazê-lo no centro da roda ou em espaço já organizado para esta situação.

 

http://www.conversapramaedormir.com.br/2009/08

Acesso em: 09/06/2013

 

Palavra Cantada – 10 anos

http://elianefdiasbigi.blogspot.com.br/

Acesso em: 09/06/2013

Recursos Complementares
Avaliação

O acompanhamento das ações das crianças diante das propostas vivenciadas é fundamental, portanto, o professor deve registrar como as crianças reagem a cada nova experiência, percebendo de que modo ela vem atribuindo significado e sentido ao que vive na educação infantil. É importante observar como ocorre a interação entre as crianças pequenas e de que forma elas dão as devolutivas dessa relação nova com outros adultos e outras crianças, pois, a partir disso, o professor poderá mediar as futuras interações, proporcionando para essa criança um momento de aprendizagem e de desenvolvimento. Outro registro importante, diz respeito ao modo que cada criança e os grupos participantes da proposta reagiram diante das músicas e dos instrumentos musicais trazidos pelo professor. Gostaram? Ficaram receosos diante de diferentes timbres? Como reagiram no passeio proposto?

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