Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mulheres no Esporte: um estudo sobre gênero na escola

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Conhecer aspectos históricos da desigualdade entre homens e mulheres.
  • Compreender as relações de gênero na sociedade e no esporte.
  • Avaliar as relações desiguais de gênero nos espaços da escola.
  • Identificar as possibilidades de convivência democrática nas relações de gênero.
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve trabalhar previamente o conceito da palavra "gênero" do ponto de vista científico e suas definições.

Sugestão de artigo para leitura do professor. "O conceito de gênero e sua importância para análise das relações sociais". Disponível em: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v3n2_genero.htm. Acesso em 11 de Junho de 2013.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Pesquisa inicial sobre a mulher na sociedade

1. Para iniciar o estudo do tema, solicitar que os alunos realizem uma pesquisa em sites pré-selecionados pelo professor.

Seguem alguns sites a serem pesquisados:

Café filosófico. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NiyWj9UOhQM&list=PL52D5AA11235B91E2. Acesso em 11 de junho de 2013. Duração: 9min 52seg.

1880 Mulheres no século XIX. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Fk5a0fXU8vo. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 1min 52seg.

Evolução da Mulher no século XX. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=klzmWXnMK1w. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 4min 44seg.

Diálogos - O papel da mulher no século XXI. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iTXiJbxqYBE. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 14min:14 seg.

 

2. O professor deve orientar os alunos para realizar a pesquisa atentando-se às peculiaridades de cada época no que se refere ao papel da mulher e do homem na sociedade, a saber: o que faziam, como eram vistas, qual o papel que lhe competia na família e em sociedade.

3. Os alunos realizarão a pesquisa em duplas, em seguida, preencherão um quadro comparativo sobre os papéis de homens e mulheres na sociedade ao longo dos séculos.

 

 

Século XIX

Século XX

Século XXI

Papel da mulher na sociedade (na família, no trabalho, seus direitos etc.).

 

 

 

 

Papel do homem na sociedade (na família, no trabalho, seus direitos etc.).

 

 

 

 

Outras observações

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

4. Após o preenchimento do quadro comparativo o professor deve realizar uma roda de conversa para que os alunos identifiquem os conhecimentos novos que obtiveram. Para nortear essa discussão, o professor pode fazer os seguintes questionamentos:

a)      O que vocês observaram na pesquisa que não sabiam? Houve algum novo conhecimento?

b)      Vocês identificaram algum aspecto semelhante aos nossos dias atuais em comparação com os comportamentos dos séculos passados em relação à mulher e ao homem? Quais?

5. Este debate pode ser realizado com a utilização da dinâmica da Cama de Gato. A dinâmica funciona da seguinte forma:

Os alunos devem estar posicionados num círculo. O professor de posse de um novelo de lã (ou de barbante) inicia o debate fazendo uma pergunta. O professor segura a ponta da linha e entrega o novelo ao aluno que for responder. À medida que outros alunos forem respondendo e dando suas contribuições, o novelo vai passando de mão e mão, e a linha vai se cruzando, formando uma grande cama de gato.

Esta dinâmica possibilita que o professor chame a atenção dos alunos sobre a importância da interação, da troca de conhecimentos e da organização das ideias do grupo.

cama

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.

 

Aula 2: O papel da mulher nos Esportes

1. O foco desta aula é destacar o papel da mulher nos esportes. Para tanto, o professor partirá da atividade de "tempestade de ideias", brainstorming. O objetivo é identificar a percepção dos alunos em relação ao tema proposto.

A "tempestade de ideias" poderá ser provocada pelas seguintes perguntas:

a) Como você percebe a inserção da mulher no esporte?

b) Que exemplos você pode citar atletas mulheres reconhecidas?

 

Veja sugestão de sites que explica a técnica brainstorming:

Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em: 11 de junho de 2013.

Canal do Educador. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm. Acesso em: 11 de junho de 2013.

 

2. Após a realização da atividade, o professor apresentará três documentários (Curtas Metragens) que mostram as mulheres no esporte.

Historia da mulher no esporte. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M5-CgYXJoUQ, Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 7min 44seg.

Mulher no futebol. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5vBp2oOZueo. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 25min 37seg.

Mulher de 75 anos atleta. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ode3q5WLka0. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 8min 54seg.

 

mulheres na h

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.

 

 

3. Após a exibição dos documentários, o professor indagará a turma sobre suas impressões em relação ao papel da mulher no esporte. O professor pode fazer questionamentos como:

a)      É comum em nossa sociedade conhecermos mulheres que se dedicam ao esporte tal como vimos nos documentários?

b)      A mudança no panorama da participação de mulheres no esporte vem modificando. A que podemos atribuir tal mudança?

4. Em seguida, o professor convidará a turma a vivenciar as modalidades esportivas praticadas pelas mulheres dos documentários. Portanto, eles vivenciarão nesta aula o futebol misto (no qual os times não são separados por gênero) e, na próxima, a modalidade de atletismo.

 

 

fut misto

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.

 

5. Na sequência, o professor deve compartilhar que nas próximas aulas os grupos produzirão um documentário que abordará a temática da mulher no esporte.

6. O professor solicitará como tarefa de casa que os alunos pesquisem sobre como são as etapas para a produção de um documentário amador. Segue alguns sites a serem recomendados aos alunos:

Ficção em Tópicos. Disponível em: http://ficcao.emtopicos.com/2012/02/criar-documentario-verdade/. Acesso em: 11 de junho de 2013.

Documentário Amador Escola Renato Pacheco. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M0L7qSnz-8A. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração 3min 37seg.

 

Aula 3: Organização do documentário

1. Nesta aula o grupo se organizará para a elaboração do documentário com a orientação do professor. Para isso, é necessário que o professor tenha conhecimentos básicos para a produção de um documentário.

Segue um link com sugestão de leitura ao professor para subsidiar seu trabalho:

Disponível em: http://www.slideshare.net/brandgapdiferenciar/guia-de-como-elaborar-um-projeto-para-documentario. Acesso em: 11 de junho de 2013.

 

2. A primeira etapa para a produção de um documentário é a elaboração do roteiro. Esta fase conta com o estabelecimento do plano de trabalho, pensando na sequência das ideias, das cenas, assim como quais as técnicas disponíveis a serem utilizadas.

Nessa fase, pensar também nos diálogos que irão fazer parte das cenas, além da definição do título do documentário.

 

3. Para otimizar o tempo de trabalho, é importante que o professor leve uma proposta de roteiro a ser apreciado pela turma. Assim, o fechamento do roteiro definitivo acontecerá com a participação do todo grupo.

Nesse processo, o professor pode levar a proposta de roteiro e apresentá-la utilizando o programa Word para ser projetada no data show. Isso facilitará a leitura coletiva, e as contribuições podem ser debatidas e inseridas ao longo da aula.

Abaixo segue uma proposta de roteiro para o documentário:

Roteiro para o Documentário

Título:

Argumento, objetivos do filme:

O documentário tem como objetivo enfatizar a importância do papel da mulher e no esporte, bem como a relevância que tal pratica representa no contexto social.

 

Sequência e cenas:

O documentário será dividido nas seguintes cenas:

  1. Relatos e reportagens que retratam o percurso histórico da mulher no esporte.
  2. Relatos de homens sobre a temática.
  3. Entrevistas que mostram histórias reais de mulheres que se dedicam a prática esportiva.

 

Técnicas:

Serão utilizados os recursos disponíveis na escola, tais como:

  1. Câmera filmadora.
  2. Computadores.
  3. Câmera fotográfica.
  4. Microfones.

 

Diálogos:

Os alunos que irão entrevistar as mulheres atletas,  contarão com um roteiro de entrevistas previamente elaborado pelo grupo.

Todo o documentário contará com um narrador (a ser definido democraticamente pela turma). Este também seguirá um roteiro previamente definido pelo grupo.

Fonte Imagem do prórpio autor.

4. Desse modo, o professor mediará os trabalhos, de modo que todos os alunos deem suas contribuições de forma democrática, sempre respeitando as opiniões dos colegas.

5. Esclarecidos aqueles passos para organização do documentário, o professor iniciará a vivência de atletismo, com atividades de corridas de 50m rasos. Essa atividade terá continuidade na aula 4, como mostraremos a seguir.

 

Aulas 4 e 5: Definição das ações dos grupos

1. Na quarta aula serão definidos os grupos de trabalho, bem como as ações a serem executadas. Assim, será necessário organizar as estratégias de trabalho, as quais podem seguir os seguintes passos:

Primeiro: Definir as ações:

a)      Selecionar material sobre a mulher no esporte.

b)      Escolher as pessoas a serem entrevistadas.

c)      Elaborar roteiro de entrevistas.

d)     Elaborar roteiro do narrador (definir democraticamente quem será o narrador).

 

Segundo: Dividir os grupos de trabalho

2. Para a realização das ações, a turma deve ser dividida em 4 grupos. Cada grupo ficará responsável por uma das respectivas ações citadas anteriormente.

Grupo 1: Selecionar material sobre a mulher no esporte.

Grupo 2: Escolher as pessoas a serem entrevistadas.

Grupo 3: Elaborar roteiro de entrevistas (definir democraticamente quem serão os entrevistadores).

Grupo 4: Elaborar roteiro do narrador (definir democraticamente quem será o narrador).

O papel do professor nessa dinâmica será como a de um diretor de cinema, ou seja, irá orientar o grupo na execução de todas as tarefas.

 

3. Nesta mesma aula, após definição clara dos papéis de cada grupo, o professor encaminhará a turma para continuar a prática do atletismo sem separação por gênero. Concomitante com a realização da aula de atletismo deve-se fazer registros de fotos, filmagens e de algumas entrevistas feitas pelos alunos entre si com algumas perguntas que mencionam e esclarecem a questão gênero. Exemplo: No geral, quem você acha que pratica melhor o atletismo na sua turma: homens, mulheres ou não há diferença? Por quê?

Essas respostas serão registradas para serem inseridas no contexto da edição do documentário.

 

4. Para a realização das tarefas, os grupos se reunirão na sala de aula para estabelecer o que deve ser feito por cada componente do grupo para que tudo corra bem.

Sendo assim, a quarta aula ficará reservada para o trabalho nos grupos. O professor passará pelos grupos para auxiliar nos trabalhos. Exemplo:

  • O grupo 1, responsável  por pesquisar e reunir o material sobre a mulher no esporte. Este grupo organizará um texto com percurso histórico do tema, além de apresentar exemplos atuais.
  • O grupo 2, fará uma pesquisa, junto aos profissionais da escola e alunos  com intuito de selecionar contatos de mulheres que atletas para convidá-las a gravar entrevistas;
  • O grupo 3, elaborará o roteiro de entrevistas a serem realizadas tanto às mulheres atletas, quanto aos cidadão que serão entrevistados para emitirem suas opiniões sobre o tema. Nesta etapa deve ser escolhidos os alunos que irão realizar as entrevistas, importa que seja pelo menos 3 alunos diferentes.
  • O grupo 4, definirá que será o narrador por meio de voto, em seguida, se reunirão com os componentes dos demais grupos para definir o roteiro a ser lido pelo narrador.
  • Ao final da atividade, o professor deve registrar os nomes e contatos das pessoas a serem entrevistadas, em seguida, deve entrar em contato para realizar o convite, pois as entrevistas acontecerão na próxima aula.

Obs.: Aqui sugerimos que as entrevistas sejam realizadas na escola por uma questão de praticidade e segurança dos alunos. Contudo, as entrevistas também podem ocorrer em outros espaços.

 

5. Para finalizar a aula e iniciar as filmagens, o professor conduzirá a turma para que eles vivenciem as modalidades de atletismo do documentário (Atleta de 75 anos). Deve-se sugerir que os alunos (escolhidos nos respectivos grupos de trabalho) registrem com fotos e filmagens tanto as práticas quanto alguns depoimentos de meninos e meninas sobre como estão se sentindo quanto: a) aos resultados que de sua vivência como “atleta”; b) a possibilidade de realizar a prática do esporte sem separação de meninos e meninas.

atletismo

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.

 

 

Na quinta aula, após os grupos se reunirem, os alunos se organização numa grande roda de conversa para compartilhar as definições de cada grupo, de modo que o trabalho não fique fragmentado e todos tenham a noção do trabalho por inteiro.

Nesta aula, serão realizadas as filmagens das entrevistas, é importante que o professor medeie o processo de escolha democrática do cinegrafista. Desse modo, é fundamental que sejam no máximo 2 alunos, de modo que não se corra o risco de perder material com a manipulação da filmadora por muitas pessoas.

Em seguida, a turma seguirá para o laboratório de informática para identificar, organizar e salvar o material registrado em pen drive o material registrado.

 

Aulas 6, 7 e 8.  Campeonato de Futebol Misto e Edição Final

1. O professor organizará um mini torneio de futebol misto com a turma para início da vivencia nesta aula e continuação na outra.

Obs.: o objetivo desse torneio será debater as questões de gênero a partir das questões concretas que virão da prática do futebol misto em forma de competição e fazer os últimos registros de fotos filmagens e depoimentos que poderão compor a edição do documentário.

 

futebol h e m

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.

2.  Para execução do torneio o professor terá que debater com os alunos a adaptação de algumas regras do futebol e do regulamento para garantir uma disputa com o princípio da equidade.

Algumas questões poderão ser respondidas com sugestões de regras:

a)      Como serão escolhidas as equipes, sorteio, afinidade ou critério de habilidade?

b)      Aplicaremos as regras oficiais, acrescentaremos ou suprimiremos algumas?

c)      Todos deverão jogar o mesmo tempo ou não haverá controle do tempo de jogo?

 

3. Organizar informações e vídeos para elaboração do documentário:

A edição do material deve ser realizada em sala de aula com a participação de todo grupo. Assim, mais uma vez, o professor utilizará, além do computador com programa para edição de vídeo, o projetor de imagens para facilitar a participação e trocas de informações entre todos na apresentação e execução das tarefas.

Segue abaixo alguns links de tutorias para edição de vídeos:

Como editar vídeos usando Windows Live Movie Maker. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kcXK9ChLio8. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 8min 25seg.

Tutorial AVS Vídeo Editor 5.1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7by4xs2ir14. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 11min 15seg.

Editando vídeos com o VideoSpin. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FKqljuDcehI. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 16min 15seg.

 

Aula 9 - Exposição do Documentário

1. Nesta aula será um momento do grupo assistir o documentário produzido pela turma. Na sequencia, haverá avaliação dos resultados do trabalho realizado, bem como a avaliação do envolvimento de cada componente do grupo e do trabalho em equipe.

 

al

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.

 

2. Para a referida avaliação, o professor deve provocar um debate sobre as relações de gênero que se apresentaram no documentário. Para tanto, os alunos deverão se pronunciar a respeito dos seguintes itens:

a)      Situações em que as relações de gênero interferiram no torneio.

b)      Percepções no tocante às relações dos colegas no dia-a-dia da escola, nas quais aparecem algumas questões de gênero parecida com as evidenciadas no documentário.

 

3. Socializando o conhecimento produzido: documentário:

Em seguida, o professor deverá viabilizar que o documentário seja apresentado para todos os alunos da escola. Deve-se encaminhar, também, uma cópia do mesmo para a Biblioteca da escola de modo que conste do arquivo da videoteca da escola.

Recursos Complementares

Segue alguns textos para fundamentação teórica, como uma forma de subsidiar o desenvolvimento da Estratégia de Ensino.

Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd137/esporte-e-questoes-relacionadas-ao-genero.htm. Acesso em: 11 de junho de 2013.

Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/1522/3832. Acesso em: 11 de junho de 2013.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n121/a03n121.pdf. Acesso em: 11 de junho de 2013.

Avaliação

1. A avaliação acontecerá ao longo de toda estratégia de ensino, a partir de observações, análise dos registros realizados por cada aluno, bem como do envolvimento e participação ativa de todos nas atividades propostas. 

2. Esse processo  também conta com a avaliação dos alunos em relação aos resultados obtidos, assim como os percursos utilizados para a realização das atividades. Nesse caso, o documentário poderá ser utilizado como instrumento de avaliação, na condição de registros significativos do processo desenvolvido, os quais poderão ser objetos de reflexão dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.