17/06/2013
Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Aprimorar a motricidade fina;
- Exercitar a imaginação e a criatividade;
- Ampliar o repertório verbal;
- Ampliar a inserção e a interação sociais;
- Criar a identidade do grupo;
- Aprimorar diferentes formas de comunicação e assim aprender a expressar seus sentimentos;
- Desenvolver cuidados com a higiene ao manusear alimentos;
- Reconhecer a importância de uma alimentação saudável;
- Perceber os recursos naturais como possibilidade de produção da sobrevivência.
Não há conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.
Reconhecendo a importância de uma alimentação cada vez mais saudável, buscamos com esta aula suprir essas necessidades nutricionais com nossos próprios recursos. O acesso a esses alimentos de qualidade está mais difícil e caro, por isso possibilitamos formas fáceis e baratas de manter o acesso a determinados alimentos que contribuem para promover uma saúde corporal. A proposta a seguir foi elaborada pensando em crianças de 3 anos de idade ou mais. Além disso, a horta e as atividades que a envolvem podem ser organizadas com mais de uma turma ou com toda a instituição, considerando o tema relevante, pensadas de diferentes formas em cada faixa etária. Essa iniciativa deve envolver também os familiares e alertar a todos sobre esse tema tão importante para os desenvolvimentos físico e cognitivo.
Primeiro momento: Roda de conversa e a importância dos alimentos
Materiais necessários: imagens de alguns alimentos, de hortas e de canteiros.
Duração: 30 minutos.
Durante algum momento de alimentação das crianças, em que os grupos estejam juntos e concentrados na refeição, o professor poderá fazer alguns questionamentos a respeito dos hábitos alimentares das turmas e da instituição.
-Quais alimentos são saudáveis?
-Qual é a importância de comer determinados alimentos?
-Como podemos preparar esses alimentos? Podemos comê-los apenas em saladas?
Em seguida, o professor poderá questionar também onde eles podem encontrar tais alimentos. Diante das hipóteses levantadas, o professor poderá socializar a ideia de fazer uma horta na própria instituição e facilitar a ingestão e o acesso a alimentos saudáveis para as crianças e os seus familiares. Para tanto, é preciso preparar o espaço e a terra destinados ao plantio na própria instituição, e condições para que essa ideia se concretize. Outro ponto que deverá ser conversado é sobre os cuidados e a responsabilidade com a horta: regar todos os dias, não jogar lixo, utilizar cascas de frutas como adubo e conscientizar as turmas a respeito das condições para que as sementes germinem. Para encerrar esse momento de conversa, a turma poderá selecionar alguns vegetais e/ou sementes para efetuar o plantio. Os vegetais e/ou sementes poderão ser do próprio lanche servido na instituição, como as sementes de laranja, maçã, mamão, abacate, tomate entre outras que são essenciais ao desenvolvimento humano.
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenmüller
Segundo momento: Oficina de regadores
Materiais necessários: 3 latas de leite em pó ou farinha láctea, 3 latas de ervilha, 6 latinhas de refrigerante, 1 caixinha de massa epóxi, tinta esmalte e pincel.
Duração: 30 minutos
Antes de fazer o plantio das sementes, as crianças devem estar cientes da responsabilidade de fazer com que as sementes germinem e se transformem em verduras e legumes a serem utilizados e inseridos nos hábitos alimentares. Para que todos participem efetivamente deste processo, faça uma oficina para a construção de regadores artificiais, com o objetivo de incluir cada uma das crianças nos momentos de regar e de cuidar do cantinho da horta. Com os regadores individuais, as crianças podem se inspirar a fazer os seus próprios canteiros em casa, estabelecendo uma alimentação saudável também no âmbito familiar. Os materiais utilizados deverão ser solicitados, com antecedência, para as famílias, tendo foco em materiais recicláveis e que incentivem a reutilização de materiais.
Várias mesas deverão ser dispostas pela sala com os materiais necessários para a atividade. Cada grupo de 4 crianças deverá ter, pelo menos, um adulto para auxiliar na construção dos regadores artesanais, que poderá ser o auxiliar de sala (se houver na instituição) e um pai ou mãe que poderá contribuir na construção dos regadores. O professor deverá fazer o passo a passo com o grande grupo a fim de que todas as crianças tenham as primeiras noções, de como construir um regador. Ao final da atividade, todos terão o seu próprio instrumento para os momentos de interação na horta. A etapa descrita abaixo, deve ser desenvolvida pelos professores e adultos envolvidos, tendo em vista o risco oferecido pela manipulação dos materiais, como o furador de latas, conforme mostrado no link citado.
Como fazer?
1-Faça um furo na parte inferior da lata para colocar o bico.
2-Faça 2 furos horizontais na lata para colocar a alça.
3-Pique a parte inferior do bico e coloque no furo, e, por dentro, abra as partes picadas para os lados a fim de firmá-las.
4-Depois de colocar o bico, coloque a alça.
5-Corte o fundo da lata de refrigerante pelo lado de dentro para fazer o chafariz do bico.
6-Cole todas as partes com massa epóxi e deixe secar.
7- Após a secagem da massa époxi, pinte e faça a sua decoração. Na decoração dos regadores, quando a tinta já estiver seca, as crianças poderão participar diretamente da atividade.
Acompanhe no link abaixo o passo a passo desta oficina:
http://artesanatoquefaz.blogspot.com.br/2012/02/artesanato-com-latas-recicladas-lindos.html
Terceiro momento: Vamos plantar!
Materiais necessários: sementes, barro ou adubo, regadores e pá.
Duração: 30 minutos
Após a oficina de regadores, a turma irá até o local destinado à horta da instituição, mas caso não haja um espaço previamente destinado à horta, o professor poderá escolher com as crianças o ambiente mais adequado para a instalação da horta da escola. Esse local poderá ser, inclusive, num muro da escola para organização de uma horta suspensa, se a instituição não dispuser de terreno (veja recursos complementares). Na sequência, a terra deve ser mexida e afofada para o depósito das sementes. Organize junto às crianças fileiras para cavar buraquinhos e colocar as sementes. Após colocar as sementes, jogue o barro ou adubo (que pode ser feito com cascas de frutas) e regue as sementes. Todos os dias, as crianças devem regar e cuidar da horta, percebendo a responsabilidade diante do crescimento dos legumes e das verduras. O acompanhamento e o registro diários poderão ser feitos por meio de fotografias, desenhos e outras formas de expressar cada etapa do crescimento e desenvolvimento da horta, que poderá se transformar em um diário de campo e guia para fazer outras hortas, tanto em casa quanto em outros espaços da comunidade.
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenmüller
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenmüller
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenmüller
Para fazer o seu regador artesanal acesse o link http://artesanatoquefaz.blogspot.com.br/2012/02/artesanato-com-latas-recicladas-lindos.html
Para fazer a horta suspensa acesse os links:
O professor poderá avaliar se as crianças interagiram na construção dos regadores e na preparação da horta. observando se houve, também, cooperação entre elas. Além disso, deverá perceber se a turma se conscientizou sobre uma alimentação saudável e que pode ser realizada a partir de coisas simples e baratas. Outros pontos a serem avaliados: como foi a roda de conversa, as crianças esperaram sua vez de falar ou foi uma tarefa difícil, o que se pode esperar para crianças muito pequenas. Houve interesse do grupo pelo tema abordado, as crianças contribuíram oralmente no momento da discussão do tema, apresentaram conhecimento e apropriação dos assuntos tratados e, ainda, demonstraram autonomia na escolha das sementes e na construção dos regadores, usando os materiais apresentados?
Cinco estrelas 1 classificações
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18/06/2013
Cinco estrelasA AULA É MUITO CRIATIVA E PODEMOS ADAPTA-LA À NOSSA REALIDADE AO MESMO TEMPO QUE PODEMOS ENSINÁ-LOS A CUIDAR PLANTAR E DAR VALOR A MÃE NATUREZA QUE A TUDO NOS COMANDA.