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Os peixes e seus modos de viver

 

19/06/2013

Autor e Coautor(es)
SASKYA CAROLYNE BODENMULLER
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;

- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;

- Aprimorar a motricidade fina;

- Exercitar a imaginação e a criatividade;

- Ampliar o repertório verbal;

- Ampliar a inserção e interação sociais;

- Aprimorar diferentes formas de comunicação;

- Conhecer os peixes e seus modos de viver;

- Perceber que o ser humano não é o único ser que precisa de cuidados;

- Reconhecer a responsabilidade sobre os animais e o meio ambiente.

Duração das atividades
Quatro momentos de 40 minutos distribuídos em dois ou mais dias, conforme a avaliação do professor.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios trabalhados pelo professor. Entretanto, para esse tipo de atividade é importante que as crianças tenham acima de três anos e capacidade de concentração para ouvir o outro, conforme o esperado  para a faixa etária trabalhada.

Estratégias e recursos da aula

Reconhecendo a importância de todos os seres vivos e considerando o ser humano o grande responsável pela preservação da natureza e pelos que nela vivem, buscamos conscientizar as crianças sobre o seu papel diante da sociedade. A aula apresentada abaixo foi idealizada para crianças maiores de 3 anos de idade, que poderá envolver mais de um grupo da instituição.

Primeiro momento: Pesquisa sobre como os peixes vivem.

Materiais necessários: jornais, revistas, livros ou computadores.

Duração: 15 minutos

Partindo da experiência de muitas crianças, em função de morarem em uma cidade litorânea e com praias, a conversa em roda partirá das curiosidades de alguns animais, principalmente, dos peixes. A maioria das crianças teve esse contato desde pequena com os peixes em mares, lagos ou, até mesmo, em aquários, sendo, portanto, uma parte da cultura delas. Para as crianças que não moram em praias ou perto delas, o professor poderá levá-las até um lago ou lagoa, para visualizar os peixes, ou, até mesmo, utilizar recursos imagéticos presentes na vida delas. Exemplos: Filmes Procurando Nemo e O mar não está para peixe, ambos da Walt Disney; ou outras histórias que as crianças conheçam de domínio popular ou não. É importante que o professor apresente vídeos e/ou filmes com conteúdos que ampliem o repertório cultural das crianças (veja recursos complementares).  Em uma breve conversa com as crianças em sala, o professor fará alguns questionamentos sobre os peixes. Nesse caso, é imprescindível considerar as diversas regiões do país nas quais as crianças estão inseridas, como aquelas em que predominam os rios, os mares, a serra ou a caatinga.  Algumas crianças, por exemplo, podem nunca ter visto o mar.O professor poderá perguntar:

- Quem já viu um peixe? Caso as crianças já tenham visto, como conheceram?

- Quem nunca viu um peixe?

- O que os peixes comem?

- Em que condições podem viver?

- Quais são os seus tamanhos, formas e cores?

Esses questionamentos devem ser encaminhados para casa e as crianças farão uma pesquisa com os seus familiares. A forma de apresentação e a entrega da pesquisa poderão ser elaboradas de acordo com o que a criança imagina, seja em desenho ou formas escritas. Após a entrega deste material, o professor organiza o grupo de crianças em roda para socializar algumas pesquisas de acordo com a capacidade de concentração e interesse do grupo, até que a turma perceba as mais variadas possibilidades de modos de viver dos peixes e outras especificidades, como demonstrado abaixo:

- Os peixes podem viver em aquários, lagos, lagoas e mares, em diferentes tamanhos e proporções.

- Alguns peixes comem ração, outros comem peixes menores e existem espécies que só se alimentam de algas e demais plantas.

- Existem peixes que precisam de luminosidade para sobreviver, outros vivem na escuridão.

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC

Fotografia: Saskya Bodenmüller

 

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC

Fotografia: Saskya Bodenmüller

 

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC

Fotografia: Saskya Bodenmüller

 

Segundo momento: Atividade de registro - como os peixes são?

Materiais necessários: papel colorido, tesoura, canetinha e cola.

Duração: 20 minutos.

Após a conversa e a socialização das pesquisas feitas pelas crianças, junto aos seus familiares, façam um registro sobre como cada criança imagina, baseada nas pesquisas feitas anteriormente ou conhecimentos prévios, já que a imaginação tem bases reais.  O professor dará apenas um elemento deste desenho, que será marcado com canetinha: os olhos do peixe. As demais partes do corpo, as crianças deverão fazer com papel recortado ou picado e colar sobre a folha maior, lembrando que as crianças também poderão desenhar. Será um momento em que os adultos presentes mediarão a atividade, lembrando as crianças sobre as partes que representam os peixes: cauda, tronco, escamas e cabeça. As crianças poderão imaginar e criar espécies de peixes e suas cores. Ao final da atividade, cada criança poderá dar um nome ao "seu" peixe e o professor deverá reservar um espaço na instituição para socializar as produções.

 

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC

Fotografia: Saskya Bodenmüller

 

Terceiro momento: Dobraduras de peixes.

Materiais necessários: folhas brancas e coloridas, giz de cera e cola.

Duração: 15 minutos.

Pensando ainda em aprender sobre os peixes e em explorar a imaginação e a criatividade das crianças, a ideia de fazer dobraduras vem também com a finalidade de contribuir para a motricidade fina. Os origamis são parte da cultura japonesa e são caracterizados por criar diferentes objetos apenas com dobraduras de papel em formas geométricas, sem utilizar tesouras. Existem diferentes formas de se fazer origamis de peixes, mas escolhemos o link abaixo que nos mostra um peixe fácil de fazer na escola ou, até mesmo, em outros espaços, assim as crianças podem ensinar e repassar um pouco deste conteúdo trabalhado. As crianças poderão escolher as folhas de acordo com as cores que desejarem e, logo após a dobradura, pintar com giz de cera os detalhes dos peixes, assim como os olhos, a boca e as escamas.

http://www.youtube.com/watch?v=PpmuhLqpmC0

 

Fotografia: http://www.comofazeremcasa.net/artesanato/como-fazer-peixinho-de-origami/

Recursos Complementares

Para acompanhar junto às crianças cada parte da dobradura, acesse o link:

http://www.youtube.com/watch?v=PpmuhLqpmC0

 

Para visualizar imagens de animais marinhos acesse o link de imagens do Oceanário de Lisboa:

http://www.youtube.com/watch?v=rEKhi7Gj9XM

Avaliação

O professor deverá observar se todas as crianças se envolveram na pesquisa e se registraram, de alguma forma, os conhecimentos sobre os peixes. Além disso, as crianças devem ter ajudado umas às outras durante as oficinas, colaborando com o grupo e auxiliando nas dificuldades. Perceba ainda se a turma ampliou o conhecimento sobre os cuidados com a natureza e com os que nela vivem, sabendo como agir diante do meio ambiente de forma geral.

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