19/06/2013
Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Aprimorar a motricidade fina;
- Exercitar a imaginação e a criatividade;
- Ampliar o repertório verbal;
- Ampliar a inserção e a interação sociais;
- Aprimorar diferentes formas de comunicação e assim aprender a expressar seus sentimentos;
-Ampliar repertórios de brincadeiras e possibilidades com os objetos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios trabalhados pelo professor. Entretanto as crianças devem apresentar autonomia para participarem da atividade proposta, por isso a indicação de crianças maiores de três anos.
Nos dias atuais, as crianças estão cada vez mais influenciadas pela mídia e suas brincadeiras direcionadas a personagens dos desenhos e aos super-heróis. No entanto, sabendo da importância de ampliar os repertórios de brincadeiras e resgatá-las, também podemos utilizá-las como elemento de interação entre as crianças e as gerações anteriores. A proposta abaixo foi pensada a partir de grupos maiores de 3 anos de idade.
Primeiro momento: Pesquisa sobre as petecas.
Materiais necessários: Livros e/ou computadores com acesso à internet.
Duração: 20 minutos.
Percebendo a importância de ampliar os repertórios das crianças e apresentar-lhes diferentes formas e possibilidades de brincadeiras, propor uma brincadeira simples e divertida: petecas! Para conhecer um pouco mais sobre as petecas, propor uma pesquisa para saber de onde surgiu essa brincadeira e como brincar. O professor e as turmas deverão ir à biblioteca da instituição e utilizar livros e/ou computadores para fazer a pesquisa. Caso a instituição não tenha uma biblioteca, o professor poderá levar livros para a sala e pedir a contribuição dos pais, também, no sentido de levarem livros ou um computador para o dia em que será desenvolvida a pesquisa, caso possuam esses materiais. Além das questões já colocadas para fazer a pesquisa, as crianças poderão procurar algumas imagens ou vídeos de diferentes tipos de petecas e de brincadeiras que a envolvem. Os professores devem auxiliar as crianças com as ferramentas de pesquisa e também ensiná-las a pesquisar, utilizando palavras-chave ou imagens.
As petecas foram criadas pelos índios como um elemento para a prática de esportes. Várias modalidades podem ser praticadas com a peteca: jogada individual, em duplas ou, até mesmo, grupos maiores.
Foto: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras
Segundo momento: Oficina de construção.
Materiais necessários: Retalhos de tecido, tesoura, areia, lã ou elástico, papel, lápis de cor e de cera, jogos.
Duração: 20 minutos.
Após a pesquisa a respeito das petecas e de sua origem, os professores propõem uma oficina para a construção do brinquedo a fim de que cada criança possa levá-lo para casa e brincar com seus familiares, que já conhecem, ou ensinar a quem ainda não saiba brincar. Organizar as crianças em várias mesas com os materiais necessários e, pelo menos, um adulto diante de um grupo pequeno de crianças, com o objetivo de auxiliá-las durante o processo. Um professor deve ficar à frente do grupo e ir ensinando passo a passo como fazer. Considerando que não tenha mais de um profissional por turma na instituição, os professores dos grupos envolvidos nessa atividade, organizarão as crianças de forma a que fiquem envolvidas em atividades diversificadas, como por exemplo: um grupo de crianças brinca de casinha, outro desenha, outro brinca com jogos de mesa (dominó, cartas ou memória) e o outro confecciona as petecas, assim o adulto poderá auxiliar, mais efetivamente, as crianças na elaboração desse brinquedo. As crianças irão se alternando nas atividades. Antes de iniciar a construção das petecas, as crianças poderão procurar, dentro da instituição, areia ou pedrinhas para fazer peso na peteca. Cada mesa deverá ter um balde com areia suficiente para todos, evitando que as crianças saiam a todo o momento e busquem os materiais necessários.
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenmüller
Terceiro momento: Brincadeiras com petecas.
Materiais necessários: petecas.
Duração: 20 minutos.
Em seguida, em um local aberto que possibilite brincadeiras com as petecas começar equilibrando a peteca nas mãos, jogá-la para cima e segurá-la apenas com o palmo da mão. Depois que estes movimentos estiverem bem elaborados pelas crianças, iniciar o jogo em duplas ou até mesmo em grupos maiores, um jogando para o outro, utilizando somente o palmo da mão.
Foto: http://peteca.ueuo.com/
Quarto momento: Caderno de brincadeiras antigas
Materiais necessários: papel, cola, imagens de petecas, lápis de cor.
Duração: 20 minutos.
Com o objetivo de resgatar algumas brincadeiras antigas ou já esquecidas pelas crianças, registrar cada uma em um caderno, como um dicionário de brincadeiras. Em cada registro, as crianças devem incluir a origem da brincadeira, alguma imagem e uma explicação de como brincar. Caso as crianças ainda não saibam escrever, podem fazer o registro através de desenhos, com o auxílio do professor ou de outros adultos, como os familiares.
Ao término de cada brincadeira aprendida e o respectivo registro, terá se concluído um dicionário com várias possibilidades de brincadeiras, em diferentes espaços e condições para que elas sejam realizadas. Esse dicionário pode ser um elemento de interação e aproximação entre crianças de diferentes idades e com adultos. Poderá ser um recurso disponível na sala para a escolha periódica de algumas brincadeiras com a participação de outros grupos da escola.
Para saber mais sobre a peteca acesse o link http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peteca/peteca.php
O professor deverá perceber se as crianças conseguiram fazer suas próprias petecas, se tiveram dificuldades durante os jogos com o brinquedo e se conseguiram utilizar, da melhor forma possível, as ferramentas de pesquisa. Além disso, avaliar se as crianças conseguiram, por meio da brincadeira com a peteca, interagir com crianças de outras faixas etárias e adultos. O professor poderá avaliar, ainda, se a criança demonstrou capacidade para ouvir o outro e capacidade de concentração, manipulou os materiais disponibilizados com autonomia, interagiu e contribuiu na construção do brinquedo e mostrou interesse pela atividade.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/10/2015
Cinco estrelasAchei muito bom. Desta maneira, resgata um brinquedo antigo que já caiu no desuso, e também porque é trabalhado a coordenação motora na confecção da peteca, e também a interação social com faixa etárias diferentes. Trabalharei com minhas crianças no meu estágios.
23/10/2015
Cinco estrelasApesar de já conhecer esse trabalho sempre obtive bons resultados , por isso o avaliei como excelente
03/10/2015
Quatro estrelasgostei!