19/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Sistemas circulatório e neural.
Imagem disponível em: http://www.bakio.org/PublishingImages/20110914_Cardiovascular.jpg. Acesso em: 12/06/2013.
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; tabulação e análise de dados; pesquisas na internet; montagem e apresentação de trabalho; campanha de prevenção de doenças vasculares; análise de vídeos e estudo de textos; produção de texto.
Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.
A atividade deverá ser iniciada com um diálogo, momento em que o professor fará um levantamento prévio do que os alunos já conhecem da temática da aula. Nesta sondagem, algumas questões, como as sugeridas a seguir, deverão ser levantadas:
O professor deverá permitir que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e relatos.
Para iniciar o estudo do tema, sugerimos que os alunos assistam aos três vídeos, apontados a seguir. Os vídeos 1 e 2 fazem parte do do programa Globo Repórter, exibido no dia 20/04/2012 ,e trata do assunto “Doenças cardiovasculares”, que estão entre as que mais causam morte no mundo. O vídeo 3 apresenta uma notícia do Jornal Hoje" da Rede Globo de Televisão, exibido em 26/04/2013.
Vídeo 1 - Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Disponível em: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/04/doencas-cardiovasculares-sao-principal-causa-de-morte-no-mundo.html. Acesso em: 12/06/2013. Segundo especialista, derrame é a causa número um de morte no Brasil e a causa número dois é o infarto do miocárdio. O vídeo aponta e discute algumas causas ambientais ou fatores de risco destas doenças.
Vídeo 2 - Exercícios e alimentação podem reduzir risco de doenças cardíacas. Disponível em: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/04/exercicios-e-alimentacao-podem-reduzir-risco-de-doencas-cardiacas.html. Acesso em: 12/06/2013. Cardiologistas e nutricionistas mostram a importância da atividade e da alimentação no controle da pressão alta.
Vídeo 3- Sociedade de Cardiologia alerta para crescimento da hipertensão na infância. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/sociedade-de-cardiologia-alerta-para-crescimento-da-hipertensao-na-infancia/2539875/. Acesso em: 12/06/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os vídeos em seu computador e apresentá-los aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
As questões para a discussão, como as sugeridas a seguir, deverão ser disponibilizadas para os alunos, por meio de uma cópia impressa que deverá conter também os demais endereços de acesso e questões que serão utilizados ao longo desta proposta.
As questões deverão ser respondidas por escrito pelos alunos.
Questões para discussão dos vídeos
Quais são as principais causas de morte no mundo e também no Brasil?
Que fatores contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares?
Que alterações no organismo podem resultar em um infarto?
Como deve ser a dieta alimentar para prevenir doenças cardiovasculares?
Por que fazer exercícios físicos é importante para prevenir doenças cardiovasculares?
Por que o saleiro não deve estar na mesa durante as refeições?
O que causa e como se controla a hipertensão em crianças e adultos?
O que a hipertensão provoca?
A discussão dos vídeos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://www.medicinageriatrica.com.br/wp-content/uploads/2008/02/aterosclerose.JPG. Acesso em 12/06/2013.
Sugerimos os vídeos listados, a seguir, para fundamentação teórica sobre o tema "Doenças vasculares e meio ambiente". São vídeos que expõem de maneira didática e com ilustrações interessantes as doenças vasculares, com ênfase às cardiovasculares, mostrando como todas elas estão inter relacionadas.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os vídeos em seu computador para apresentá-los aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
As questões para a discussão, como as sugeridas a seguir, deverão ser disponibilizadas para os alunos, por meio de uma cópia impressa que deverá conter também os endereços de acesso.
As questões deverão ser respondidas por escrito pelos alunos.
Definição. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iFitj--NcMQ&list=PLC10DD7AF76DB61D5. Acesso em: 12/06/2013.
Doenças do coração: infarto. Disponível em: ttps://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=r3_suWcNh_A. Acesso em: 12/06/2013.
Causas das doenças vasculares. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9h1usdDpeW4. Acesso em: 12/06/2013.
Predisposição genética de doenças cardiovasculares. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IPDx-4wZd2c&list=PLC10DD7AF76DB61D5. Acesso em: 12/06/2013.
Prevenção. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SaInuTwJ5GQ&list=PLC10DD7AF76DB61D5. Acesso em: 12/06/2013.
A discussão dos vídeos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-I5UvOEcLPLI/UYWBOOv9QoI/AAAAAAAAAA4/M9KpQ2ceTv4/s1600/Cardiovasculares.jpg. Acesso em: 12/06/2013.
Para iniciar essa atividade, o professor fará uma avaliação geral das discussões dos vídeos, realizadas anteriormente, apresentando as seguintes questões:
Após esse diálogo inicial, o professor deverá organizar a turma em grupos de três alunos para que façam pesquisas na internet. Nesta pesquisa, os alunos farão um levantamento geral de todas as doenças vasculares, registrando os dados pré estabelecidos pelo professor, seguindo o modelo abaixo.
Doença |
Características |
Fatores de risco |
Prevenção |
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Condição médica |
Estilo de vida (ambientais) |
Hereditários |
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Doenças Cardiovasculares |
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Doença arterial coronariana |
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Aterosclerose |
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Aneurismas |
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Acidente Vascular Cerebral AVC |
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Erisipelas e linfedemas |
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Pé diabético |
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Flebite ou Trombose Venosa Profunda TVP |
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Varizes |
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Doença vascular periférica |
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Fontes para a pesquisa:
Imagem disponível em: http://vidaynatura.com/wp-content/uploads/2010/09/corazon_sano_small.jpg. Acesso em: 12/06/2013.
Síntese do conteúdo pesquisado a ser socializado pelo professor ao final da pesquisa.Existem alguns fatores de risco que, quando presentes, aumentam as chances de doença cardiovascular, infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e derrame cerebral (acidente vascular cerebral). Alguns desses fatores não têm como mudar: idade, sexo, história de doença cardíaca na família. Porém, existem outros que você pode mudar: fumo, alimentação inadequada, obesidade, falta de exercícios físicos, colesterol alterado, diabetes, pressão alta e estresse.
Não é o coração que mata, e sim alguns hábitos que você pratica no dia a dia que maltratam sua saúde, sobretudo seu coração. Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/orientacoes-gerais-sobre-saude/cartilha-de-prevencao-cardiovascular. Acesso em: 12/06/2013. |
Para a tabulação dos dados, os alunos deverão fazer um levantamento do número de doenças cuja origem está relacionada a fatores genéticos, às condições médicas e ao estilo de vida ou fatores ambientais. Em seguida, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.
A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado a essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática e/ou de laboratório de informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.
Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Os trios apresentarão os resultados de sua pesquisa para a turma e, para finalizar a atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem suas conclusões a respeito da atividade desenvolvida.
Imagem disponível em: http://api.ning.com/files/YQW*fkk*AoBG9iHCB-hWFsyFYLkMxFl56R-HjnhRyn6mNaEWwyDyAwWVf7qXjAylNzfIQ63l-OwbncD309hkrmVBafsuKruJ/12_increibles_propiedades_del_tomate_evita_enfermedades_cardiovasculares.jpg. Acesso em: 12/06/2013.
Após a construção de todo esse referencial teórico sobre o tema "doenças vasculares e meio ambiente", os alunos estarão aptos a promover uma intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito das doenças vasculares e suas causas ambientais, que podem ser controladas por cada indivíduo.
Deverão confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos para a prevenção das doenças cardiovasculares. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.
Além do conhecimento já acumulado, os alunos poderão lançar mão das informações contidas na cartilha sugerida abaixo:
Cartilha de prevenção cardiovascular. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/cidadao//cartilha_prevencao_cardiovascular.pdf. Acessado em 12/06/2013.
Imagem disponível em: http://www.drcardozo.com.br/img/02_tratamentos/08.jpg. Acessado em 12/06/2013.
Vídeo Globo comunidade. Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Segundo especialista, derrame é a causa número um de morte no Brasil e a causa número dois é o infarto do miocárdio. Pesquisa sobre doenças cardíacas em jovens. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/rpctv/noticia/2013/06/globo-comunidade-falou-sobre-doencas-cardiacas-entre-jovens.html. Acesso em: 12/06/2013.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa, a tabulação dos dados, os gráficos e os textos produzidos pelo grupo no Módulo 2.
A desenvoltura dos alunos ao falar sobre o conteúdo assim como o material produzido na campanha de prevenção das doenças cardiovasculares deverão ser avaliados quantitativamente.
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