Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Festa Junina: cada um pega o seu par!

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Conhecer as características das festas juninas em diversas regiões do Brasil;
  • Conhecer a história da festa junina, valorizando-a como componente do folclore brasileiro;
  • Destacar os aspectos sociais e religiosos da festa junina;
  • Conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, pratos típicos, trajes e danças;
  • Resgatar as tradições da festa junina;
  • Desenvolver o gosto pela culinária junina;
  • Conhecer e diferenciar a linguagem coloquial da norma culta;
  • Valorizar e respeitar o trabalho do homem do campo;
  • Perceber a importância do trabalho e da união em equipe.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos já tenham algum conhecimento prévio sobre festa junina: comidas típicas, músicas e trajes. Consideramos importante ainda, que ele possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

"Sítio: Conselho Nacional de Secretários de Educação: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa. (Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jun. 2013.). 

"Sítio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"  http://wlcaminha.blogspot.com.br/ (Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jun. 2013.). 

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa": http://pacto.mec.gov.br (Acesso em: 05 de jun. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 boneca

1ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, por meio de uma roda de ideias converse com os alunos sobre o conhecimento que eles têm sobre as festas juninas. A festa junina ficou conhecida como a festa do homem do campo, atualmente tornou-se mais folclórica, com pratos culinários, brincadeiras, porém perdeu bastante o lado da religiosidade.

Como a escola é composta por alunos de diferentes religiões, você poderá ter alguns questionamentos quanto ao fato das festas juninas festejarem alguns santos, o que vai contra algumas crenças religiosas. Por isso, explique aos alunos que vamos estudar sobre a festa enquanto manifestação cultural, folclórica.

 Procure estimular a participação de todos, propondo as seguintes questões:

  • Você já participou de uma festa junina? Conte como foi.
  • As festas juninas são iguais em todos os lugares do Brasil? Dê sua opinião.
  • O que você mais gosta em uma festa junina?
  • Você sabe por que as festas juninas têm esse nome?

Professor, acesse a música ou disponibilize a letra da música aos alunos:  “Rala o coco, mexe a canjica” de Alceu Valença. Caso sua escola possua o laptop Classmate peça que os alunos acessem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet para ouvirem a música e assistirem ao vídeo.

Professor, apresente a música aos alunos e peça que cantem e depois dramatizem. Proponha um momento de descontração e deixe os alunos escolherem o seu par.

  • Música: Coco do  Rala Coco

São João (2x)
Festa boa,viva São João
Tanta coisa pra fazer
Tanta coisa pra arrumar
Tem canjica pra mexer
Tem o coco pra ralar
Vamos ralar o coco
vamos mexer a canjica
Rala o coco...mexe a canjica...(2x)
E depois de tudo pronto
Vamos agora dançar
Está tudo preparado
Cada um pega seu par...
laiá...laiá....

Alceu Valença

  

 

  • Fonte: "Sítio: Música: Letras.Mus.br: Coco do  Rala Coco"
  •  http://letras.mus.br/alceu-valenca/1770299/ (Neste sítio você encontrará disponível a letra da música Coco do Rala Coco.Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    • Vídeo da música: Coco do Rala Coco

    video


    Fonte:"Sítio: Vídeo: Youtube Coco do  Rala Coco"

     http://www.youtube.com/watch?v=ztmwUBRX90Q (Neste sítio você encontrará o vídeo da música Rala o Coco, Mexe a Canjica. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    Logo após a apresentação, faça questionamentos: 

    • Você sabe o nome da receita ou do prato que a música se refere?
    • Você já experimentou uma canjica? Quais os outros nomes que essa delícia de doce recebe em outras regiões do Brasil?
    • O que quer dizer os três últimos versos da música? “Está tudo preparado/ cada um pega seu par.../laiá...laiá...”

    Professor, depois da dramatização, solicite aos alunos que ilustrem a música usando  criatividade e imaginação.

    Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Festa Junina: cada um pega o seu par”.

    Em seguida, proponha para a turma uma “Atividade de Casa” que terá como objetivo descobrir as características das festas juninas em diversas regiões do Brasil. 

    vídeo 

    Professor, proponha uma pesquisa sobre a festa junina. Para isso, organize os alunos em grupos, onde cada um ficará com um título para pesquisar sobre as características dessa festa. Eles poderão utilizar diferentes fontes de pesquisa: revistas, livros, entrevistas, internet.

    Veja abaixo uma proposta para os temas da pesquisa:

    GRUPO A: Origem da festa junina.

    GRUPO B: Culinária típica.

    GRUPO C: Danças e trajes.

    GRUPO D: Músicas e brincadeiras.

    GRUPO E: Tradições e curiosidades.

    Com a ajuda de um adulto escreva um pequeno texto contando sobre a sua pesquisa e traga para a sala de aula.

    Segue algumas sugestões de sítios para a pesquisa:

    •  "Sítio: Recreio: Brincadeiras Juninas: Aprenda brincadeiras divertidas para animar a sua festa junina"

    http://www.recreio.com.br/fique-ligado/aprenda-brincadeiras-divertidas-para-animar-a-festa-junina (Neste sítio você encontrará sugestões de várias brincadeiras juninas. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    •   "Sítio: Recreio: Receita de pipoca doce com chocolate: aprenda a fazer esse doce de festa junina!"

    http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/receita-de-pipoca-doce-com-chocolate-aprenda-a-fazer-esse-doce-de-festa-junina    (neste sítio você encontrará uma receita de pipoca doce com chocolate.). Acesso em 05/06/2013.

    •   "Sítio: Recreio: Receita: Brigadeiro de amendoim: aprenda como fazer esse doce de festa junina!"

    http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/brigadeiro-de-amendoim-aprenda-como-fazer-esse-doce-de-festa-junina (Neste sítio você encontrará uma receita de como fazer um docinho de amendoim com doce de leite. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    •  "Sítio: Recreio : Texto Informativo: Fogueiras por todo lado! Veja como é a festa junina em lugares diferentes do Brasil"

    http://www.recreio.com.br/fique-ligado/veja-como-e-comemorada-a-festa-junina-em-cada-regiao-do-brasil  (Neste sítio você encontrará  informações sobre as festas juninas em lugares diferentes no Brasil. Acesso em 05 de jun. 2013.).

    • "Sítio: Terra: Especial Festa Junina"

    http://www.terra.com.br/criancas/festajunina/ (Neste sítio você encontrará informações sobre a festa junina sua origem, culinária e o nome das danças típicas de algumas regiões do Brasil. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    • "Sítio: Sua pesquisa.com: Texto Informativo: História das Festas Juninas e Tradições"

    http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm (Neste sítio você encontrará informações sobre a origem, comidas típicas, tradições nas regiões Nordeste e Sudeste do país. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    Atividade Complementar

    Convide um familiar que seja evangélico ou de uma religião que não tem costume de comemorar essa festa, para falar um pouco como ele comemora ou se não comemora, como ele explica para as crianças essa festa popular. Porém, converse antes com esta pessoa para evitar constrangimento, pois nem sempre as pessoas sabem falar de forma clara para crianças.

     

    boneca 

    2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    APRESENTANDO SUA PESQUISA

    Professor, organize a sala de aula para os grupos apresentarem a pesquisa que fizeram como Atividade de Casa. Peça que cada dupla exponha o que aprendeu com a pesquisa e leia o seu texto.

    É importante que você explique como será organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresentações. Enquanto o grupo apresenta, os outros devem anotar com o auxílio do professor em uma folha de papel suas preferências em relação:

    • Culinária típica: qual sua receita preferida?
    • Danças e trajes: Que dança você mais gostou? E a roupa/acessórios?
    • Músicas e brincadeiras: Quais as músicas e brincadeiras preferidas para realizar na festa?

    Professor, elabore uma lista com os alunos contendo as preferências da turma em relação às características da festa junina. 

    CULINÁRIA BRINCADEIRAS MÚSICAS  TRAJES           
           
           
           
           
           

    Fonte: Acervo da própria autora.

    Em seguida, os alunos deverão montar um painel ou mural junino coletivo e escolher um título para ele.

    BRINCADEIRAS DIVERTIDAS

    Professor, proponha algumas brincadeiras no pátio da escola ou na própria sala de aula. Prepare com antecedência os materiais necessários para as brincadeiras. Veja algumas sugestões:

    Corrida da pipoca

        Material

    Você vai precisar de:

    • 1 tigela bem grande;
    • 2 tigelas pequenas e iguais;
    • 1 saquinho de pipocas;
    • 2 copos plásticos.

    Regra

    1. Dividam-se em dois times e marquem a largada e a chegada, com uma distância de 20 passos;
    2. Coloquem a tigela grande com pipocas na chegada e as duas pequenas na largada;
    3. Cada equipe forma uma fila. O primeiro de cada fila pega o copo. Ele tem de ir até a tigela grande, encher o copo, voltar, despejar as pipocas na sua tigela e dar o copo para o próximo participante, que vai fazer o mesmo;
    4. Vence a equipe que encher a tigela.

    brincadeira 2 

    Fonte: "Sítio: Recreio: Aprenda brincadeiras divertidas para animar sua festa junina"  http://www.recreio.com.br/fique-ligado/aprenda-brincadeiras-divertidas-para-animar-a-festa-junina (Neste sítio você encontrará sugestões de algumas brincadeiras divertidas para realizar com a turma. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    Dança das laranjas

    Material

    Você vai precisar de:

    • 1 laranja para cada dupla;
    • 1 CD com músicas animadas de festa junina.

          Regra

    Dividam-se em duplas e coloquem uma laranja entre as testas de cada par. Quando a música começar, todos dançam. Quem derrubar a laranja está fora da brincadeira. Vence a última dupla que sobrar com a fruta entre as testas.

    brincadeira 

    Fonte: "Sítio: Recreio: Aprenda brincadeiras divertidas para animar sua festa junina" http://www.recreio.com.br/fique-ligado/aprenda-brincadeiras-divertidas-para-animar-a-festa-junina (Neste sítio você encontrará sugestões de algumas brincadeiras divertidas para realizar com a turma. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    Atividade Complementar

    VISITANDO O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

    Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá selecionar alguns jogos online para trabalhar com essa temática na sala de aula. Proponha que os alunos joguem em duplas.

    Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:

    festa 

    Fonte: "Sítio: UOL Crianças: Atividades: Festa Junina" http://criancas.uol.com.br/atividades/colorir/festa-junina.jhtm (Neste sítio da UOL você encontrará uma atividade para brincar e colorir. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    jogo 

    Fonte: "Sítio: Iguinho: jogos, livros e diversas atividades: Festa Junina" http://iguinho.ig.com.br/festa-junina.html (Neste sítio do Iguinho você encontrará várias atividades para se divertir sobre festa junina. Acesso em: 05 de jun. 2013.).

    Instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre as produções realizadas nos jogos e as curiosidades descobertas sobre as festas juninas.

    Quando todas as duplas jogarem faça um momento de discussão sobre o que acharam do jogo, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.

     3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, é importante que o aluno perceba que a linguagem tem duas formas distintas de ser utilizada: uma culta (padrão, formal), pois temos uma gramática normativa e outra coloquial (informal), que é a linguagem que os indivíduos geralmente utilizam na fala de acordo com o lugar de convivência e que mais se aproxima da linguagem oral.

    Proponha uma discussão sobre a linguagem coloquial utilizada nos convites, cartões, cardápios, casamento caipira, músicas das festas juninas. Para isso, selecione alguns textos, convites, vídeos, músicas para trabalhar a linguagem coloquial.

    Neste momento, apresente as imagens abaixo e solicite que os alunos leiam e discutam as frases contidas nos mesmos.

    cartão cartão dança amigo  

    Fonte: "Sítio: Educação com Arte: Pratos típicos, receitas, cartões. turma da Mônica na Festança" http://educacaocomarte2.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html (Neste blog você encontrará sugestões de culinária - receitas, gravuras da turma da Mônica na festa junina, cartões e convites para a festa junina. Acesso em: 08 de jun. 2013.).

    video

    Fonte: "Sítio: Música: Chico Bento" http://www.youtube.com/watch?v=BHo-zgE6GXU (Neste sítio você assistirá a um vídeo do Chico Bento, com ele explore a fala coloquial que o personagem utiliza. Acesso em: 08 de jun. 2013.).

    Em seguida, forme um círculo com seus alunos e converse sobre as imagens.

    • Nas imagens acima, foi utilizada a linguagem coloquial ou culta?
    • Por que os personagens utilizam essa forma de linguagem?
    • Você consegue compreender o que a frase quer dizer?
    • Em sua opinião, é “correto” ou “errado” usar esse tipo de linguagem? Por quê?

    Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

    • Reconhecer a finalidade do texto;
    • Localizar informações;
    • Identificar o tema/sentido do texto;
    • Escrever com legibilidade;
    • Compreender o sentido e expressões/palavras do texto;
    • Adequar o texto aos propósitos da situação de escrita;
    • Elaborar inferência;
    • Dentre outras.

    (BRASIL, 2012, p. 17 e 34.).

    Como registro, que tal propor que em duplas, os alunos descubram quais palavras estão escritas na linguagem informal? Peça para destacá-las no caderno de Língua Portuguesa e reescrevê-las na linguagem formal.

    AMIGO JUNINO

    Professor, faça um amigo junino com a turma. Prepare uma caixa com os nomes dos alunos da sala. Cada participante deverá tirar um papel com o nome de outro e não poderá contar para ninguém quem é.  Peça aos alunos para construírem cartões juninos para a pessoa sorteada. Para isso, providencie os materiais necessários: cartolinas, papel Kraft, folhas de papel A4, canetinhas, figuras temáticas.

    Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus cartões juninos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

    Professor, crie um momento para a entrega dos cartões juninos, cada aluno poderá ler sua mensagem e os outros deverão adivinhar para quem é.

    4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

    Professor, nesse momento você poderá explorar a noção corporal com os alunos. Elabore com antecedência um esboço com as partes do corpo e entregue aos alunos, com o intuito de cada um criar um/a “caipira” que poderá ser usado na decoração da festa junina da escola. Disponível em: "Sítio: Alfabetização Blog: Festa Junina Caipirinha" http://miriamveiga.wordpress.com/ensino-fundamental-5/festa-junina-caipirinha/ (Neste sítio, você encontrará o modelo do esboço corporal do/a caipirinha.). Acesso em: 09 de jun. 2013.  Se você achar oportuno, faça com os alunos, uma lista dos materiais que poderão ser utilizados na criação.  Disponibilize os materiais necessários para a confecção do/a boneco/a. 

    Sugestões de materiais:

    Papel panamá ou papel cartão, papel camurça, tecidos, papel laminado, cola, canetinhas, botões, tesoura, lantejoula, lã, fita, laço, giz de cera, tinta, dentre outros. 

    boneco 

    Fonte:  "Sítio: Alfabetização Blog: Festa Junina Caipirinha"http://miriamveiga.wordpress.com/ensino-fundamental-5/festa-junina-caipirinha/caipirinhas-fotos/ (Neste sítio, você encontrará as fotos dos/as caipirinhas construídos pelos alunos. Acesso em: 09 de jun. 2013.).

    Disponibilize um tempo para cada aluno criar um nome e apresente seu/sua boneco/a para a turma. 

     boneco

    Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar. 

    Para concluir o trabalho, monte uma exposição com os alunos de tudo que foi estudado e pesquisado, vocês poderão sugerir para a escola os pratos culinários, brincadeiras, músicas, trajes e a decoração da própria festa junina. 

    Recursos Complementares

    Sugestões de links para os alunos:

    • "Sítio: Brasil Escola: Texto Informativo: Festa Junina"

    http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/festa-junina.htm (Neste sítio você encontrará informações sobre a origem e a tradição da festa junina. Acesso em: 07 de jun. 2013.). 

    Sugestões de links para os professores:

    • "Sítio: Alfabetização Blog: Sugestões de Atividades: Turma da Mônica – Festa Junina"

    http://miriamveiga.wordpress.com/ensino-fundamental-5/turma-da-monica/turma-da-monica-festa-junina-parte-1/ (Neste blog o professor encontrará sugestões de atividades para desenvolver com os alunos. Acesso em: 07 de jun. 2013.).

    Avaliação

    Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; conhecer as características das festas juninas em diversas regiões do Brasil; conhecer a história da festa junina, valorizando-a como componente do folclore brasileiro; destacar os aspectos sociais e religiosos da festa junina; conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, pratos típicos, trajes e danças; resgatar as tradições da festa junina; desenvolver o gosto pela culinária junina; conhecer e diferenciar a linguagem coloquial da norma culta; valorizar e respeitar o trabalho do homem do campo; perceber a importância do trabalho e da união em equipe e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas. 

    Opinião de quem acessou

    Cinco estrelas 1 classificações

    • Cinco estrelas 1/1 - 100%
    • Quatro estrelas 0/1 - 0%
    • Três estrelas 0/1 - 0%
    • Duas estrelas 0/1 - 0%
    • Uma estrela 0/1 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Opiniões

    • Socorro Dantas, E.E.Dom José Adelino Dantas , Rio Grande do Norte - disse:
      mariadosocorrojoanedantass@gmail.com

      23/06/2013

      Cinco estrelas

      Gostei! Estava precisando de algumas idéias criativas para trabalhar no período junino, e esse trabalho acima, caiu como uma luva. É de suma importância que o professor busque sugestões para incrementar suas aulas,e assim, deixá-las mais dinâmicas e atrativas, pois a monotonia e a inércia dificulta o ensino/aprendizagem. Encontrei seu trabalho porque já havia escolhido essa música para trabalhar com minha turma e ao pesquisar no google algumas idéias, encontrei essas valiosas contribuições.


    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.