Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O esporte escolar na adolescência: práticas significativas e reflexões críticas

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Filosofia Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar e distinguir os conceitos de Esporte e Jogo.
  • Identificar as modalidades de jogos e esportes presentes em sua vida.
  • Refletir criticamente sobre o papel do esporte em nossa sociedade.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1, 2 e 3: Esporte e Jogo são sinônimos?

1. Na primeira aula, o professor fará uma pergunta que aborda os aspectos conceituais de "jogo" e "esporte". O objetivo dessa pergunta inicial é identificar o que a turma entende sobre o conceito de esporte.

Para que a discussão fique interessante e prazerosa, o professor pode desencadeá-la a partir de um jogo on line: o Quiz com a seguinte pergunta: Afinal, Esporte e Jogo são sinônimos?

imagem quizz 1

Fonte: http://www.quizzes.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2013.

Sugestões de questões para o Quiz:

1ª) Sobre o conceito de jogo e esporte:

a) Possuem a mesma definição.

b) A diferença está no aspecto da regra somente.

c) A diferença não se resume ao aspecto das regras.

d) Possuem conceitos e definições totalmente divergentes.

(Resposta letra c)

2ª) Sobre a inserção do jogo e esporte na escola:

a) Ambos podem ser estudados na escola.

b) Somente o jogo pode ser visto na escola.

c) Somente o esporte pode ser trabalhado na escola.

d) Na verdade, o esporte não se adéqua a realidade escolar.

(Resposta letra a)

3ª) Sobre as modalidades de jogo e esporte:

a) A Queimada é um jogo que também é reconhecida como esporte.

b) Futebol é esporte com certeza, mas Queimada não.

c) Tênis de mesa não é uma modalidade de esporte.

d) Voleibol é um exemplo de jogo, e basquetebol é um esporte.

(Resposta: letra b)

Sugestões de site para elaboração gratuita de Quizzes (clique na imagem abaixo para acessar o site):

Sports-Quizzes

Fonte: Site Quizzes. Disponível em: http://www.quizzes.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2013.

 

2. Após os alunos vivenciarem o Quiz mencionado acima, discutir com eles sobre seu desempenho no jogo (erros e acertos), assim como refletir coletivamente sobre as respostas corretas (gabarito).

Em seguida, escolher (mediante votação) duas modalidades de jogo e duas de esporte para vivenciarem nas próximas duas aulas.

 

3. Vivenciar as modalidades de jogos e esportes selecionadas. O professor, ainda, garantirá um tempo ao final da aula para uma discussão sobre as características daquela modalidade que a identifica como "jogo" ou como "esporte". Tudo isso, claro, dentro dos critérios conceituais já estudados. Para tanto, o professor deve organizar o grupo de modo que as falas de todos sejam garantidas e respeitadas (Obs.: O professor pode utilizar um sistema de inscrição para falas, assim, cada um falará apenas na sua vez).

Exemplos de jogos que podem ser vivenciados:

Queimada (1) e Jogo das Bandeiras (2)

 

jogo queimada       jogo das bandeiras

Fonte: Google Imagens (acessar links, clique aqui: imagem 1 e imagem 2). Acesso em 15 de junho de 2013.

 

Exemplos de esportes que podem ser vivenciados

Atletismo (1) e Handebol (2)

esportes atletismo    esportes hand

Fonte: Google Imagens (acessar links, clique aqui: imagem 1 e imagem 2). Acesso em 15 de junho de 2013.

 

Aula 4:  Da prática à reflexão crítica

1. O professor conduzirá a turma para mais uma prática de mais uma modalidade escolhida pela turma naquela aula (um esporte ou um jogo). No entanto, antes de irem para a vivência ele deverá passar as seguintes orientações de tarefa de casa para aula seguinte, conforme mostramos abaixo.

 

2. O professor informará à turma que, para próxima aula, eles terão uma nova tarefa: pesquisa sobre conceitos:

Obs.: Antes da tarefa, é importante o professor esclarecer a diferença conceitual entre "conceito" e "definição". Para tanto, seria interessante uma parceria com a área de Filosofia ou o professor que ministre esta disciplina na escola. Caso não seja possível, os alunos devem ser esclarecidos que o conceito é a "ideia" sobre a coisa, já a definição é são suas expressões verbais, como vemos de forma escrita, por exemplo, nos dicionários, livros, artigos ou enciclopédias.

PESQUISA SOBRE OS CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE JOGO E ESPORTE
Jogo           Esporte       
Conceito Conceito
Definição (com referência bibliográfica) Definição (com referência bibliográfica)
Exemplos de modalidades Exemplos modalidades

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Aulas 5 e 6: Pesquisa sobre os conceitos

1. Na aula seguinte o professor deverá conduzir a discussão da pesquisa sobre conceitos.

A turma será dividida em grupos (máximo 05 alunos), para socialização dos trabalhos das pesquisas. O professor deve esclarecer que a socialização das informações será em grupo, mas o registro será individual, cada aluno escreverá suas respostas e complementações no seu caderno de Educação Física.

2. Em seguida, após o término do trabalho nos grupos, o professor procederá à ampliação conceitual feita pelo ele (parte  expositiva). Essa fala deve estar conectada com a discussão do papel do esporte em nossa sociedade.

Logo após a explanação do professor, ele, juntamente com a turma levantará aspectos críticos sobre os esportes e os jogos, no tocante ao papel de cada um deles em nossa sociedade. Esse momento será fundamental para as aulas seguintes, pois se iniciará a construção do quadro comparativo jogo/esporte, no que se refere aos aspectos críticos.

3. Nesse momento, é fundamental incluir a discussão do papel do esporte em nossa sociedade:

- Chuva de ideias: todos respondem em suas visões.

- Eleger três categorias para preenchimento do quadro comparativo:

Ex.: Papel de entretenimento; papel comercial; papel cultural (identitário);

 

Sugestão de quadro comparativo:

Aspecto Crítico

Jogo

Esporte

Papel cultural

(Relevância em nossa cultura)

                                                                               

Papel Comercial

(Como é explorado economicamente)

   

Papel de Entretenimento

(Valor social como atividade para diversão)

   

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

4. A discussão acima será o ensejo para o início da elaboração do quadro comparativo da diferença com jogos pelos aspectos críticos. Inaugura-se, dessa forma, nosso primeiro registro da reflexão crítica sobre o esporte conforme objetivos dessa estratégia de ensino.

5. O professor deve indicar para aula seguinte, que os alunos voltem às suas fontes de pesquisa, reflitam criticamente e procurem preencher o quadro comparativo.

6. Na aula seguinte, o professor iniciará atividade de forma lúdica. Ele esclarecerá que existe outra forma de vivenciarmos o jogo e o esporte, esta forma é a virtual e todos já devem conhecer. Assim, ele permitirá que os alunos pratiquem um jogo on line.

Sugestão de site como jogo on line (Conteúdo Jogos)

Clique na imagem para jogar

jogo queimada on line

Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/All-Star-Dodgeball/. Acesso em 15 de junho de 2013.

 

Sugestão de site como jogo on line (Conteúdo Esportes)

jogo basquete on line

Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Basketball-Slam/. Acesso em 15 de junho de 2013.

 

7. Em, seguida, nos mesmos grupos da aula anterior, eles continuarão preenchendo o quadro comparativo, só que agora com a contribuição dos colegas, pelo trabalho coletivo.

 

Aulas 7 e 8: Continuação da vivência e do quadro comparativo

1. Essa aula iniciará com a vivência de duas atividades: um jogo e um esporte (regras oficiais).

Após a aula o professor procederá ao debate com a turma (diálogo aberto) retomando as reflexões e anotações sobre as diferenças entre o esporte e o jogo. Essas discussões irão compor o quadro comparativo que deverá ser feito como tarefa de casa.

 

2. Na aula seguinte, na sala de aula os alunos retomarão aos grupos e continuarão preenchendo o quadro comparativo a partir das reflexões feitas na aula anterior e das anotações feitas na tarefa de casa.

 

alunos pes

Fonte: Disponível em Google Imagens, para link clique aqui. Acesso em 19 de junho de 2013.

 

Nessa aula, o objetivo é que os grupos finalizem sua proposta de quadro comparativo para conclusão do mesmo, coletivamente, na próxima aula.

 

Aula 9: Finalização do Quadro Comparativo da Turma

1. Nessa aula, o professor fará exposição do quadro comparativo parcialmente preenchido até o momento.

Cada grupo fará exposição de sua proposta de preenchimento e o professor irá preenchendo com as respostas do grupo evitando repetições de ideias.

Ao final, a turma preencherá um quadro comparativo único, no tocante aos aspectos críticos do papel social do jogo e esporte em nossa sociedade.

2. Após o preenchimento, o professor convidará a turma para mais uma vivência, elegendo a atividade de jogo ou esporte mais votada para prática naquela aula.

 

Aula 10: Discussão final: o que é esporte?

1. Como parte da avaliação, os alunos voltarão a responder o Quiz que fizeram na primeira aula.

Obs.: O professor poderá acrescentar questões, mas é fundamental manter as perguntas que eles já fizeram na primeira vez que jogaram o Quiz.

 

Sports-Quizzes 2

Fonte: Google Imagens, clique aqui para acesso ao link. Acesso em 15 de junho de 2013.

Após o jogo, cada aluno que quiser apresentar, poderá falar sobre seus resultados nessa vez que jogou o Quiz.

2. Em seguida, escreverão uma definição de esporte com o conceito que conseguiram construir até agora.

Recursos Complementares

Sugestão de material informativo sobre conceito de esporte:

1) Revista Eletrônica de Ciências, artigo "Esporte e Saúde". Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/esportesaude.html. Acesso em 15 de junho de 2013.

2) Escola de Educação Física de Ribeirão Preto/ SP, artigo "O que é o Esporte". Disponível em: http://www.eeferp.usp.br/paginas/docentes/Valdir/O%20que%20e%20esporte.pdf. Acesso em 15 de junho de 2013.

Avaliação

1. Durante todo processo, deve ser observado a participação dos alunos nas reflexões sobre suas vivências dos jogos e esportes, assim como, sobre suas pesquisas.

2. Diante do conceito de esporte que ele escreveu, o aluno ainda pode apresentar algumas conclusões sobre os seguintes pontos:

a) Qual a diferença principal entre uma atividade esportiva e não esportiva?

b) Escreva seu esporte preferido e indique as características dele que o identifica com o conceito de esporte que você aprendeu?

c) Em sua opinião, qual o principal papel do esporte em nossa sociedade: entretenimento, comercial ou de identidade cultural? Por quê?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.