21/06/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Filosofia | Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos |
Ensino Médio | Filosofia | Teoria do conhecimento |
Não são necessários conhecimentos prévios.
1. Na primeira aula, o professor fará uma pergunta que aborda os aspectos conceituais de "jogo" e "esporte". O objetivo dessa pergunta inicial é identificar o que a turma entende sobre o conceito de esporte.
Para que a discussão fique interessante e prazerosa, o professor pode desencadeá-la a partir de um jogo on line: o Quiz com a seguinte pergunta: Afinal, Esporte e Jogo são sinônimos?
Fonte: http://www.quizzes.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2013.
Sugestões de questões para o Quiz:
1ª) Sobre o conceito de jogo e esporte:
a) Possuem a mesma definição.
b) A diferença está no aspecto da regra somente.
c) A diferença não se resume ao aspecto das regras.
d) Possuem conceitos e definições totalmente divergentes.
(Resposta letra c)
2ª) Sobre a inserção do jogo e esporte na escola:
a) Ambos podem ser estudados na escola.
b) Somente o jogo pode ser visto na escola.
c) Somente o esporte pode ser trabalhado na escola.
d) Na verdade, o esporte não se adéqua a realidade escolar.
(Resposta letra a)
3ª) Sobre as modalidades de jogo e esporte:
a) A Queimada é um jogo que também é reconhecida como esporte.
b) Futebol é esporte com certeza, mas Queimada não.
c) Tênis de mesa não é uma modalidade de esporte.
d) Voleibol é um exemplo de jogo, e basquetebol é um esporte.
(Resposta: letra b)
Sugestões de site para elaboração gratuita de Quizzes (clique na imagem abaixo para acessar o site):
Fonte: Site Quizzes. Disponível em: http://www.quizzes.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2013.
2. Após os alunos vivenciarem o Quiz mencionado acima, discutir com eles sobre seu desempenho no jogo (erros e acertos), assim como refletir coletivamente sobre as respostas corretas (gabarito).
Em seguida, escolher (mediante votação) duas modalidades de jogo e duas de esporte para vivenciarem nas próximas duas aulas.
3. Vivenciar as modalidades de jogos e esportes selecionadas. O professor, ainda, garantirá um tempo ao final da aula para uma discussão sobre as características daquela modalidade que a identifica como "jogo" ou como "esporte". Tudo isso, claro, dentro dos critérios conceituais já estudados. Para tanto, o professor deve organizar o grupo de modo que as falas de todos sejam garantidas e respeitadas (Obs.: O professor pode utilizar um sistema de inscrição para falas, assim, cada um falará apenas na sua vez).
Exemplos de jogos que podem ser vivenciados:
Queimada (1) e Jogo das Bandeiras (2)
Fonte: Google Imagens (acessar links, clique aqui: imagem 1 e imagem 2). Acesso em 15 de junho de 2013.
Exemplos de esportes que podem ser vivenciados
Atletismo (1) e Handebol (2)
Fonte: Google Imagens (acessar links, clique aqui: imagem 1 e imagem 2). Acesso em 15 de junho de 2013.
1. O professor conduzirá a turma para mais uma prática de mais uma modalidade escolhida pela turma naquela aula (um esporte ou um jogo). No entanto, antes de irem para a vivência ele deverá passar as seguintes orientações de tarefa de casa para aula seguinte, conforme mostramos abaixo.
2. O professor informará à turma que, para próxima aula, eles terão uma nova tarefa: pesquisa sobre conceitos:
Obs.: Antes da tarefa, é importante o professor esclarecer a diferença conceitual entre "conceito" e "definição". Para tanto, seria interessante uma parceria com a área de Filosofia ou o professor que ministre esta disciplina na escola. Caso não seja possível, os alunos devem ser esclarecidos que o conceito é a "ideia" sobre a coisa, já a definição é são suas expressões verbais, como vemos de forma escrita, por exemplo, nos dicionários, livros, artigos ou enciclopédias.
PESQUISA SOBRE OS CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE JOGO E ESPORTE | |
Jogo | Esporte |
Conceito | Conceito |
Definição (com referência bibliográfica) | Definição (com referência bibliográfica) |
Exemplos de modalidades | Exemplos modalidades |
Fonte: Imagem do próprio autor.
1. Na aula seguinte o professor deverá conduzir a discussão da pesquisa sobre conceitos.
A turma será dividida em grupos (máximo 05 alunos), para socialização dos trabalhos das pesquisas. O professor deve esclarecer que a socialização das informações será em grupo, mas o registro será individual, cada aluno escreverá suas respostas e complementações no seu caderno de Educação Física.
2. Em seguida, após o término do trabalho nos grupos, o professor procederá à ampliação conceitual feita pelo ele (parte expositiva). Essa fala deve estar conectada com a discussão do papel do esporte em nossa sociedade.
Logo após a explanação do professor, ele, juntamente com a turma levantará aspectos críticos sobre os esportes e os jogos, no tocante ao papel de cada um deles em nossa sociedade. Esse momento será fundamental para as aulas seguintes, pois se iniciará a construção do quadro comparativo jogo/esporte, no que se refere aos aspectos críticos.
3. Nesse momento, é fundamental incluir a discussão do papel do esporte em nossa sociedade:
- Chuva de ideias: todos respondem em suas visões.
- Eleger três categorias para preenchimento do quadro comparativo:
Ex.: Papel de entretenimento; papel comercial; papel cultural (identitário);
Sugestão de quadro comparativo:
Aspecto Crítico |
Jogo |
Esporte |
Papel cultural (Relevância em nossa cultura) |
||
Papel Comercial (Como é explorado economicamente) |
||
Papel de Entretenimento (Valor social como atividade para diversão) |
Fonte: Imagem do próprio autor.
4. A discussão acima será o ensejo para o início da elaboração do quadro comparativo da diferença com jogos pelos aspectos críticos. Inaugura-se, dessa forma, nosso primeiro registro da reflexão crítica sobre o esporte conforme objetivos dessa estratégia de ensino.
5. O professor deve indicar para aula seguinte, que os alunos voltem às suas fontes de pesquisa, reflitam criticamente e procurem preencher o quadro comparativo.
6. Na aula seguinte, o professor iniciará atividade de forma lúdica. Ele esclarecerá que existe outra forma de vivenciarmos o jogo e o esporte, esta forma é a virtual e todos já devem conhecer. Assim, ele permitirá que os alunos pratiquem um jogo on line.
Sugestão de site como jogo on line (Conteúdo Jogos)
Clique na imagem para jogar
Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/All-Star-Dodgeball/. Acesso em 15 de junho de 2013.
Sugestão de site como jogo on line (Conteúdo Esportes)
Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Basketball-Slam/. Acesso em 15 de junho de 2013.
7. Em, seguida, nos mesmos grupos da aula anterior, eles continuarão preenchendo o quadro comparativo, só que agora com a contribuição dos colegas, pelo trabalho coletivo.
1. Essa aula iniciará com a vivência de duas atividades: um jogo e um esporte (regras oficiais).
Após a aula o professor procederá ao debate com a turma (diálogo aberto) retomando as reflexões e anotações sobre as diferenças entre o esporte e o jogo. Essas discussões irão compor o quadro comparativo que deverá ser feito como tarefa de casa.
2. Na aula seguinte, na sala de aula os alunos retomarão aos grupos e continuarão preenchendo o quadro comparativo a partir das reflexões feitas na aula anterior e das anotações feitas na tarefa de casa.
Fonte: Disponível em Google Imagens, para link clique aqui. Acesso em 19 de junho de 2013.
Nessa aula, o objetivo é que os grupos finalizem sua proposta de quadro comparativo para conclusão do mesmo, coletivamente, na próxima aula.
1. Nessa aula, o professor fará exposição do quadro comparativo parcialmente preenchido até o momento.
Cada grupo fará exposição de sua proposta de preenchimento e o professor irá preenchendo com as respostas do grupo evitando repetições de ideias.
Ao final, a turma preencherá um quadro comparativo único, no tocante aos aspectos críticos do papel social do jogo e esporte em nossa sociedade.
2. Após o preenchimento, o professor convidará a turma para mais uma vivência, elegendo a atividade de jogo ou esporte mais votada para prática naquela aula.
1. Como parte da avaliação, os alunos voltarão a responder o Quiz que fizeram na primeira aula.
Obs.: O professor poderá acrescentar questões, mas é fundamental manter as perguntas que eles já fizeram na primeira vez que jogaram o Quiz.
Fonte: Google Imagens, clique aqui para acesso ao link. Acesso em 15 de junho de 2013.
Após o jogo, cada aluno que quiser apresentar, poderá falar sobre seus resultados nessa vez que jogou o Quiz.
2. Em seguida, escreverão uma definição de esporte com o conceito que conseguiram construir até agora.
Sugestão de material informativo sobre conceito de esporte:
1) Revista Eletrônica de Ciências, artigo "Esporte e Saúde". Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/esportesaude.html. Acesso em 15 de junho de 2013.
2) Escola de Educação Física de Ribeirão Preto/ SP, artigo "O que é o Esporte". Disponível em: http://www.eeferp.usp.br/paginas/docentes/Valdir/O%20que%20e%20esporte.pdf. Acesso em 15 de junho de 2013.
1. Durante todo processo, deve ser observado a participação dos alunos nas reflexões sobre suas vivências dos jogos e esportes, assim como, sobre suas pesquisas.
2. Diante do conceito de esporte que ele escreveu, o aluno ainda pode apresentar algumas conclusões sobre os seguintes pontos:
a) Qual a diferença principal entre uma atividade esportiva e não esportiva?
b) Escreva seu esporte preferido e indique as características dele que o identifica com o conceito de esporte que você aprendeu?
c) Em sua opinião, qual o principal papel do esporte em nossa sociedade: entretenimento, comercial ou de identidade cultural? Por quê?
Cinco estrelas 1 classificações
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07/07/2013
Cinco estrelasadorei a aula , achei muito signficativa para trabalhar com os alunos vivências para vida toda .