Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Doenças crônicas não-transmissíveis frequentes na população brasileira: Obesidade

 

17/06/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Dimensionar a relevância da obesidade como doença crônica não-transmissível na população brasileira.

Identificar os principais fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade.

Compreender o Índice de Massa Corporal (IMC).

Calcular o Índice de Massa Corporal (IMC).

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ciências: sistemas digestório, hormonal e excretor (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Matemática: números decimais, multiplicação e divisão (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática: utilização de planilhas eletrônicas.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do Vídeo 1. Caso seja necessário, o professor pode também fazer o download do Vídeo 1 previamente e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial do Vídeo 1 para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do Vídeo 1 seguida da discussão.

O professor pode dividir a discussão em duas partes: uma sobre a importância da atividade física para a saúde e outra sobre o papel da alimentação na prevenção de doenças. Cabe ao professor incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos, limitando-se a mediar a discussão, uma vez que o aprofundamento sobre o assunto ocorrerá no decorrer da aula.

Vídeo 1 – O que é a obesidade? Como tratar? - Instituto Abathon (24:49)

aula 3
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=DztCsfA1NAM (Acesso em 05/07/2013)

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do Vídeo 1 poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um documento do software Microsoft Word e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Também nesse caso cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.

Questionário de Contextualização
 

1 – Qual a definição de obesidade?

2 – Quais as possíveis complicações da obesidade?

3 – Como a obesidade pode ser prevenida?

4 – Como pode ser realizado o tratamento da obesidade?


Os alunos deverão, em dupla, debater as questões e formular respostas conjuntamente. A seguir, cada aluno deverá registrar as respostas em seu caderno. Depois disso, o professor pode, para cada questão do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada conjuntamente. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.


Segundo momento: Aprofundando o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula também pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção da Figura 1 e dos Textos 1 e 2. O professor pode também “copiar” e “colar” a Figura 1 e os Textos 1 e 2 em um documento do software Microsoft Word e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.

 

Figura 1

4

Disponível: http://www.obesidadecontrolada.com.br/obesidade-epidemia-global-ainda-e-possivel-gerir/ (Acesso feito em 05/06/2013)


Texto 1 - OMS quer limitar a obesidade no mundo
Disponível: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/oms-quer-limitar-a-obesidade-no-mundo-28052013-2.shl (Acesso feito em 05/06/2013)


Texto 2: OMS quer limitar a obesidade no mundo taxando alimentos e bebidas
Disponível: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2013/05/28/oms-quer-limitar-a-obesidade-no-mundo-taxando-alimentos-e-bebidas.htm (Acesso em 05/06/2013)


O professor deverá apresentar aos alunos a Figura 1. A seguir deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o Texto 2.

Com base no conteúdo já trabalho no momento anterior da aula e a partir das informações veiculadas por meio da Figura 1 e dos Textos 1 e 2 , o professor deverá orientar aos  alunos para, individualmente, elaborar uma redação com o seguinte tema:

“O aumento de impostos dos alimentos calóricos e o controle da obesidade”


Essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença. 


Terceiro momento: Atividade interdisciplinar: Calculando o IMC

Preparação do ambiente:

Nesse momento da aula, cabe ao professor trabalhar em parceria com o professor de Matemática e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja realizado o cálculo e a interpretação do IMC dos alunos.

Para tanto, cada aluno deverá ser pesado e medido a partir do emprego da balança e da fita métrica ou trena antes do cálculo do IMC. E cada aluno deverá registrar em caderno seu peso, sua altura e seu IMC.


Observação:
O professor pode se encarregar das atividades referentes a esse momento da aula caso o professor de Matemática não possa contribuir.


Como calcular o IMC?

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.

3

Exemplo: Para uma pessoa com 70 quilogramas de massa, e 1,75 metros de altura, teremos:

5

Como classificar o IMC?

O IMC comparado com a tabela abaixo para fins de classificação.

6

Disponível: http://1.bp.blogspot.com/_BUJzQ6qFtlw/TLu8y6UaUKI/AAAAAAAAAIM/ueQPatEgEKQ/s400/imc_nivel_0.jpg  (Acesso em 05/06/2013)


Quarto momento: Comparando os dados

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Serão utilizados computadores para a construção de gráficos utilizando o software Microsoft Excel. Serão necessários também caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em sete grupos – preferencialmente com, no mínimo, três integrantes cada – para a utilização dos computadores, sendo necessário um computador por grupo.

O peso e o IMC dos integrantes de cada um dos grupos será empregado para a construção dos gráficos. É recomendável a opção por gráficos de colunas para a comparação do peso dos alunos. Já para a comparação do IMCs dos alunos, a utilização de valores tende a se revelar pouco produtiva, sendo que, por tal razão, é recomendável a opção por gráficos de pizza envolvendo a classificação dos IMCs. O professor deve acompanhar atentamente o processo de construção dos gráficos.

Finalizada a construção dos gráficos, o professor iniciará um debate entre os alunos por meio da apresentação de questões norteadoras. São elas:
 

1 – Quantos alunos apresentam IMC correspondente à classificação “peso ideal”?

2 - Houve, basicamente, semelhança ou diferença entre os IMCs dos integrantes do grupo?

3 – A quais hábitos dos integrantes do grupo podem ser relacionados IMCs mais elevados?

4 – A quais hábitos dos integrantes do grupo podem ser relacionados IMCs mais reduzidos?


O professor deve estimular os alunos a relacionar as respostas apresentadas às questões 3 e 4 ao conteúdo do Vídeo 1. Além disso, deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.

Observação:
Nesse momento da aula o professor também pode solicitar a contribuição do professor de Matemática.


Quinto momento: Consolidando a interdisciplinaridade

Preparação do ambiente:

Essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Educação Física, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre a importância das atividades físicas para a saúde. Fica a critério do professor de Educação Física, durante sua aula, realizar com os alunos uma demonstração sobre os exercícios físicos mais relevantes para a prevenção da obesidade. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.


Observação:
O professor pode se encarregar da discussão sobre a importância das atividades físicas para a saúde – e, mais especificamente, para a prevenção da obesidade – referente a esse momento da aula caso o professor de Educação Física não possa contribuir. Para tanto, poderá retomar parte do conteúdo do Vídeo 1. Além disso, o professor poderá obter informações detalhadas a respeito consultando os links abaixo.

Disponível: http://maisequilibrio.terra.com.br/atividade-fisica-para-tratar-a-obesidade-3-1-2-528.html(Acesso em 05/06/2013)

Disponível:http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/04/11/estudo-aponta-importancia-da-atividade-fisica-no-combate-a-obesidade (Acesso em 05/06/2013)

Disponível: http://www.abeso.org.br/lenoticia/473/atividade+fisica+no+combate+a+obesidade.shtml  (Acesso em 05/06/2013)

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Artigo “O que é Obesidade”, site Minha Vida.
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade (Acesso em 05/06/2013)

Artigo “Obesidade”, site Info Escola.
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/obesidade/ (Acesso em 05/06/2013)

Artigo: “Calcule seu IMC”, site Espaço Dieta.
Disponível: http://espacodieta.blogspot.com.br/p/calcule-seu-imc.html (Acesso em 05/06/2013)


Sugestões de links para professores:

Artigo – Estudo aponta importância da atividade física no combate à Obesidade – Prefeitura de Ribeirão Preto/SP
Disponível: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/enquete/combate_obesidade.pdf (Acesso em 05/06/2013)

Aula – Obesidade infantil: o problema vem do berço – Portal do Professor.
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22188  (Acesso em 05/06/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização e na construção dos gráficos. É recomendável também levar em consideração a qualidade da argumentação desenvolvida na redação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.