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A utilização dos jogos na constituição ética do indivíduo

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Criar esquemas mentais;

·         Formular hipóteses sobre o tema da aula;

·         Desenvolver o raciocínio lógico e a imaginação;

·         Respeitar regras e normas;

·         Diferenciar adversário de inimigo;

·         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;

·         Aprender a ganhar e a perder;

·         Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;

·         Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 03 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca de jogos. Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito dos mais variados tipos de jogos. Dependendo da faixa etária de seus alunos, provavelmente não conhecerão muitos e esse é o momento oportuno para apresentar a eles, jogos educativos. Gradativamente perceberão que estes jogos os tornarão crianças mais atentas, inteligentes e sociáveis.

Professor, propomos essa aula sobre a temática “Jogos” para fundamentar que os jogos exercem influência na constituição da personalidade do indivíduo. Socializamos nesta aula, alguns jogos pedagógicos de apoio à alfabetização enviados pelo Ministério da Educação para as escolas públicas, haja vista o interesse e o prazer dos alunos pelos jogos.

Professor, este primeiro momento da aula é mais teórico, aproveite para trabalhar com seus alunos habilidade de leitura e de escrita por meio das atividades propostas.

1ª Momento: aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo o significado da palavra Jogo:

Professor, este tema é de grande interesse dos alunos, pois mobiliza emoções e envolve diferentes valores, mas para isso, precisa ser bem trabalhado. Inicie sua aula por meio de uma roda de conversa e questione-os sobre o que sabem a respeito de jogos. Muitos dirão sobre jogo de futebol, basquete, dentre outros, mas conduza a discussão para os outros tipos de jogos. Solicite que procurem no dicionário o significado de “jogo”. Segundo a Wikipédia a palavra jogo é originária do latim: iocus, iocare e significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, entre outros. Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_educativo - Acesso em: 08 de maio 2013.

Depois de discutir sobre o significado da palavra, apresente-lhes o texto a seguir. Você poderá projetar ou se preferir, imprima para eles arquivarem, colando no caderno de Língua Portuguesa, mas o mais importante é explorar o texto com eles. Leia cada parágrafo e discuta sobre o que entenderam:

Jogos

Os Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. De maneira lúdica, transmitem conhecimentos diversos tanto às crianças quanto aos adultos. Existem dois grupos principais de jogos infantis: os de enredo e os de regras.

Os jogos de enredo também são chamados de jogos imaginativos, de faz-de-conta, de papéis, simbólico ou sócio dramático. Eles visam promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social do jogador. Neles, as crianças se imaginam nos papéis dos adultos, representando a realidade que vivem, ou que gostariam de vivenciar.

Nos jogos de regras, existe uma situação imaginária e está subentendida nesta situação, as normas que orientam a brincadeira. Os participantes ficam atentos à finalidade do jogo e no atendimento aos códigos por eles compartilhados.

Apesar da divergência entre alguns autores, os jogos possuem determinado número de características comuns, que permitem que sejam classificados como elementos de um jogo:

  • Jogador ou jogadores;
  • Adversário ou um grupo de adversários;
  • Interatividade;
  • Regras;
  • Objetivos;
  • Possibilidades de vitória e derrota;
  • Ser uma forma de entretenimento.

Os jogos educativos: importante ferramenta para o aprendizado infantil

Jogos Educativos

Imagem disponível no blog jogos educativos: http://www.osjogoseducativos.com/ - Acesso em: 08 de maio 2013.

Os jogos educativos (geralmente estão dentro dos jogos de regras), para além da parte lúdica, facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução dos problemas propostos permitindo ao utilizador raciocinar e estimular as suas capacidades cognitivas, assim como desenvolver a sua coordenação motora e reflexiva. Eles estimulam e favorecem o aprendizado de crianças e adultos, através de um processo de socialização que contribui para a formação de sua personalidade. Eles visam estimular o impulso natural da criança (e adulto) a aprender. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço, ao mesmo tempo em que abrangem dimensões da personalidade como a afetiva, a social, a motora e a cognitiva. Favorecem também, a aquisição de condutas morais e cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força e concentração. Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_educativo - Acesso em: 08 de maio 2013.

Professor, a seguir propomos um Crucigrama para você verificar se os alunos entenderam o que foi debatido:

Aluna UCA

1)      Complete as lacunas e o Crucigrama de acordo com as assertivas abaixo.

a)                                                             J __ __ __ __ __ __

b)                                                        __ O __ __

c)                                                   __ __ G __ __ __

d)                                       __ __ __ __ O __ __

e)               __ __ __ __ __ __ __ __ __S

a)      Para se jogar, é preciso ter ao menos 01 ____________________ (JOGADOR).

b)      No texto acima, nos foi apresentado ____________ tipos de jogos (DOIS).

c)      Além dos jogos de enredo, existem os jogos de _____________ (REGRAS).

d)     Quando entramos em um jogo de competição (um contra o outro), devemos nos preparar para a vitória e para a ________________ (DERROTA).

e)      Para a aprendizagem infantil, são recomendados os jogos _______________ (EDUCATIVOS).

2)      Quais os jogos de enredo (faz de conta) você conhece? ________________________________________________________________

3)      Quais os jogos de regras que você conhece? ________________________________________________________________

Professor, utilizamos o exemplo acima para você conhecer este tipo de jogo. Ele também é conhecido como “Palavra Cruzada ou Cruzadinha” e pode ser utilizado em diferentes aulas: Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, dentre outros, explorando os temas trabalhados em cada área do conhecimento.

 

2ª Momento: aproximadamente 60 minutos.

Analisando alguns estilos de jogos

Professor, não é novidade que o docente exerce imensa influência na vida de seus alunos.

Professora e aluno

Imagem disponível no blog Tiago Nogueira  http://tiagonogueira.com.br/?p=1759 – Acesso em: 08 de maio 2013.

Os professores são, inevitavelmente, uma decisiva referência para boa parte dos alunos, mesmo após o término da relação professor x aluno e dos vários anos passados, muitos deles se lembram dos professores que marcaram sua vida acadêmica. Por isso, o professor deve se atentar para alguns perigos transmitidos por alguns jogos, mesmo que inconscientemente, pois sua visão de mundo pode ser refletida na formação da personalidade do aluno.

Um exemplo dessa nocividade, podemos citar os jogos de game violentos. Com tanta exposição à violência, como fica a cabeça das crianças?

jogo violento

Imagem disponível no blog acerto de contas: http://acertodecontas.blog.br/artigos/qual-o-poder-de-influencia-dos-jogos-violentos/ - Acesso em: 08 de maio 2013.

jogo violento

Imagem disponível no blog quintal virtual: http://www.quintalvirtual.blog.br/?p=999 – Acesso em: 08 de maio 2013.

O personagem da figura se refere a um jogo de game violento, que em sua visão, exerce influência negativa na vida de crianças e de adolescentes, levando-os inclusive a cometerem crimes. Com o crescente e contínuo aumento do número de jogos violentos, não é de se estranhar porque nossa sociedade está tão violenta.

Até o Papa Bento XVI se manifestou em relação aos jogos violentos da seguinte maneira: “A tendência de desenvolver produtos e jogos de videogame que exaltam a violência e o comportamento antissocial é repulsiva, especialmente quando tais produtos são voltados a crianças”, (24/01/2007). Informação disponível em: http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2007/01/25/idgnoticia.2007-01-25.1083865215/ - Acesso em: 08 de maio 2013.

A mensagem do papa sucede movimentos recentes da Alemanha que estão estudando formas de harmonizar as várias leis em diferentes países da Europa, aumentando as chances de que barreiras que se estendam por todo o território europeu entrem em vigor.
Na Alemanha, o governo já propôs banir certos jogos violentos.

Professor, mesmo alguns jogos violentos, tão criticados e polêmicos, podem trazer benefícios como aprimorar o reflexo, a coordenação motora, a visão periférica, a atenção, aspectos que envolvem a coragem, o trabalho em equipe e o senso de estratégia. Contudo, quando analisamos o comportamento de grande parte dos alunos frente a uma situação conflituosa, percebe-se que tais jogos trazem mais prejuízos do que benefícios. 

Portanto, este é um momento oportuno para exibir para seus alunos um vídeo com trechos de um game que de tão violento, foi proibido de ser lançado. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática, projetar o filme com o auxílio de um projetor multimídia ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Mas, para isso, prepare a turma e instrua os alunos para observarem o que não deve ser imitado. Posteriormente, promova um debate.

jogo violento

Vídeo disponível em: http://www.uhull.com.br/12/14/os-10-jogos-mais-violentos-de-todos-os-tempos/ - Acesso em: 08 de maio 2013.

Após a exibição do vídeo, abra uma roda de conversa. Ouça a opinião de seus alunos sobre o conteúdo do mesmo. Questione-os:

- O que vocês aprenderam com o jogo?

- Este jogo melhorou vocês como pessoa?

- Qual a opinião de vocês, acerca dos games violentos?

- Vocês acham que esse tipo de jogo pode influenciar a atitude das crianças?

Provavelmente os alunos trarão em suas falas as perversidades do jogo.

Aluna UCA

Professor, conclua esse momento com uma atividade e apresente o seguinte vídeo. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática, e projetar o filme com o auxílio de um projetor multimídia ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Aluno que sofria bullying

Fonte- vídeo disponível youtube: http://www.youtube.com/watch?v=0XTZ8Q7dqRM - Acesso em: 08 de maio 2013.

 

1)      Você considerou a atitude da criança agredida:

a)      (   ) Certa, pois, algumas pessoas só aprendem a lição depois que apanham.

b)      (   ) Errada, pois, violência só gera violência. O que deveria fazer era denunciar o agressor à direção da escola.

c)      (   ) Não sei.

Professor, o ideal seria se todos optassem pela alternativa (b). Contudo, certamente alguns optarão pela alternativa (a) e caso isso ocorra, o momento é oportuno para refletir e propor a cultura da não violência e alertá-los que a vida não é um game. Devemos, pois, resolver nossos conflitos na base do diálogo e respeito mútuo, mesmo que isso seja uma atitude muito difícil.

Professor, esteja preparado para ouvir relatos de violência familiar por parte de seus alunos, pois, sabemos que determinados comportamentos violentos das crianças, podem ser reproduções  daquilo que vivenciam dentro de casa.

2)      Em grupos de 04 alunos, encene a situação acima e dê um novo desfecho a ela. 

Para concluir a atividade discuta com os alunos sobre as encenações e qual delas foi a mais criativa e apresentou um desfecho que revelou estar adequada a cultura da não violência. Se preferir solicite que façam o registro no caderno de Língua Portuguesa por meio de um relatório.

3ª Momento: aproximadamente 60 minutos.

A utilização de jogos na constituição ética do indivíduo

Etica - palavra

O que é ética? Ética é o conjunto de valores e princípios que utilizamos para decidir nossa conduta em sociedade. É o que orienta nossas ações em relação às três grandes questões da vida humana - querer, dever e poder -, que são exatamente os territórios da nossa ação. Imagem e conceito disponíveis em: http://www.codesa.gov.br/Site/Default.aspx?alias=www.codesa.gov.br/site/etica - Acesso em: 08 de maio 2013.

Esses valores e princípios que orientam nossa vida social, inicialmente são transmitidos pela família, mas, são construídos ao longo da vida do indivíduo, principalmente nos primeiros anos de vida da criança: a infância. Razão essa que o filósofo grego Sócrates, sabiamente preferia ensinar aos mais jovens.

Há muito tempo, descobriu-se a eficácia da utilização dos jogos na aprendizagem. Além de aprimorar o reflexo, a coordenação motora, a visão periférica, a atenção, aspectos que envolvem a coragem, o trabalho em equipe e o senso de estratégia, raciocínio, concentração e outros, os jogos são elementos capazes de contribuir na formação do caráter das pessoas.

Professor, para exemplificar, proponha aos seus alunos a realização de alguns jogos. Veja as sugestões a seguir:

Jogo da Velha:

Jogo da Velha

Imagem disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha - Acesso em: 08 de maio 2013.

Um dos fatores que faz dos jogos um constituinte de caráter é a existência das regras, pois, na vida em sociedade estamos submetidas a elas o tempo todo.

Antes de iniciar o jogo discuta com os alunos as regras do jogo:

  • O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas;
  • Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X);
  • Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia;
  • O objetivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada;
  • Quando um jogador conquista o objetivo, riscam-se os três símbolos.

Jogador xis (X) ganha:

Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu velha"):

O Jogo da Velha estimula o raciocínio lógico; atenção; criação de esquemas mentais que auxiliam na resolução de problemas e estratégia. Pessoas com essas características se tornam excelentes profissionais.

Aluna UCA

Professor, organize a sala de aula em duplas. Forneça papel e lápis para os alunos. Explique novamente como se joga o Jogo da Velha. Após a explicação, estipule um tempo e permita que eles se divirtam praticando o jogo. Após a atividade, converse com eles fazendo um resgate da importância de seguir as regras do jogo, pois, o aluno que tem facilidade de seguir as regras do jogo, provavelmente terá facilidades em seguir as regras da vida quando adulto. No entanto, aquele que tem dificuldades em seguir as regras do jogo, provavelmente terá dificuldades de seguir as regras da vida quando adulto.

Travessia do Rio

Professor, desafie seus alunos com o jogo Travessia do Rio. Para isso, encaminhe-os para o Laboratório de Informática ou projete o jogo com o auxílio de um projetor multimídia ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).                                                                                                                   

O jogo está disponível em: http://www.njogos.pt/travessia_do_rio.html - Acesso em: 08 de maio 2013.

 

Travessia do Rio

Jogo disponível em: http://www.njogos.pt/travessia_do_rio.html - Acesso em: 08 de maio 2013.

Faça com que todas as pessoas atravessem para o outro lado do rio seguindo as regras. Utilize o mouse para clicar no passageiro e colocá-lo no barco e depois clique na alavanca vermelha para atravessar.

Regras:

1) O pai, a mãe e o policial pilotam o barco;
2) A mãe não pode ficar sozinha com os filhos;
3) O pai não pode ficar sozinho com as filhas;
4) O prisioneiro não pode ficar sozinho com ninguém;
5) O barco só pode transportar 02 pessoa por vez.

Aluna UCA

Professor, se for necessário, visualize a solução do jogo. Ela está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vu7qWbvnS4U – Acesso em: 08 de maio 2013.

Jogos cooperativos:

Jogo violento Cooperativos

Imagem disponível em: http://blogquestjogoscooperativos.blogspot.com.br/- Acesso em: 08 de maio 2013.

 

Uma importante ferramenta capaz de contribuir na formação ética dos indivíduos são os Jogos Cooperativos. São dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação (ajuda), isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo. Jogar cooperativamente é reaprender a conviver consigo mesmo e com as outras pessoas.
O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum. Os padrões de comportamentos fluem dos valores que adquirimos enquanto brincamos e jogamos durante a nossa infância, então o modelo a que estamos expostos resultará no modelo que seguiremos no jogo e fora dele.

Conceito disponível em: http://blogquestjogoscooperativos.blogspot.com.br/- Acesso em: 08 de maio 2013.

Professor, o jogo cooperativo comprovadamente traz diversos benefícios aos seus praticantes, principalmente na infância. Como vimos na última frase do texto que traz o conceito dos jogos cooperativos, os padrões de comportamento estão diretamente relacionados aos valores adquiridos nos jogos e brincadeiras na infância, assim, se uma criança recebe valores de competição na infância, provavelmente ela será uma pessoa competitiva por toda sua vida. Não que a competição seja sempre prejudicial, mas se ela não souber equilibrar o instinto competitivo, o será no trabalho – podendo causar inúmeros conflitos com os colegas de trabalho, na família – podendo prejudicar o casamento, por exemplo, quando quiser competir e ser melhor que o cônjuge, dentre outros. Da mesma maneira, se nas brincadeiras de infância o indivíduo se acostumou ou se o deixaram ganhar, ganhar e ganhar, certamente crescerá tendo dificuldades de aceitar as derrotas da vida que são inevitáveis, podendo se frustrar ou mesmo se revoltar com a vida.

Pode-se imaginar que indivíduos mesquinhos, egocêntricos, egoístas, autoritários, violentos, o são desde a infância e os jogos ou brincadeiras que tiveram acesso, de certa maneira, contribuíram na formação de sua personalidade. Daí a importância do emprego dos jogos e das brincadeiras adequadas na infância.

Bolas Coloridas no Ar

Aplique o jogo cooperativo Bolas Coloridas no Ar nos seus alunos.

1)   Objetivo: Despertar a cooperação, a solidariedade e o compromisso consigo mesmo e com o mundo.

2)   Material: Várias bexigas coloridas, numa quantidade maior que o número de participantes e música alegre.

3)   Exemplo: Se houver 10 participantes, serão 20 bexigas.

4)   Participantes: A partir de 5 pessoas.

5)   Tempo estimado: Dez minutos.

6)   Desenvolvimento: O facilitador solicita aos participantes que vão para o meio da sala, façam um círculo com o grupo, sendo que um dos participantes deverá ir para o centro do círculo.

7)   Escrever nas bexigas valores como: alegria, paz, amor, solidariedade, companheirismo, compreensão, amizade, aceitação, autoestima, confiança, fé, compromisso, sinceridade, paciência, coragem, dentre outros.

8)   Todos participantes estarão jogando as bexigas para ele.

9)   Colocar uma música alegre e em seguida jogar uma bexiga para que ele mantenha no ar e não deixe cair no chão, logo é jogada mais uma bexiga, que também precisa mantê-la no ar.

10) Em seguida começa a aumentar o número de bexigas, o participante deve fazer de tudo para não deixá-las cair. Como vai ficando mais difícil, os outros participantes ainda não deverão ajudá-lo e esperar que ele solicite ajuda.

11) Se isso não ocorrer, esperar e ver até onde ele vai. Quando parar, verificar com ele o que precisa para manter as bexigas no ar.

12) Se ele disser que precisa de ajuda, solicita-se que ele mesmo peça aos outros participantes que deverão ajudar, até que todos os integrantes já estejam mantendo as bexigas no ar e impedindo que caiam. (Tempo: três minutos.).

13) Em seguida, começar a chamar um por um dos participantes até que o primeiro fique sozinho tentando manter todas as bexigas no ar. Quando ele desistir, todos deverão fazer uma roda para discutir sobre essa tarefa.

14) Aberto para comentários.

 Observação: Cada bexiga pode representar algo correspondente ao planeta ou à vida ou qualquer outro assunto que se deseja estimular.

Jogo disponível em: http://www.spacosolaberto.com.br/ver_artigo.php?id=68 – Acesso em: 08 de maio 2013.

Ao término da aula, abra novamente uma roda de conversa para ouvir os alunos sobre o que aprenderam. Provavelmente você perceberá nas suas falas a influência de determinados jogos e brincadeiras na constituição de seu caráter. Faça o registro no caderno, solicitando que relatem as suas aprendizagens com o jogo.

Recursos Complementares

·        Professor saiba mais sobre ética em:

Sítio sobre uma campanha contra a violência doméstica- http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_dom%C3%A9stica – Acesso em: 08 de maio 2013.

Sítio fala sobre o conceito de ética- http://www.consciencia.org/etica-a-nicomaco-resumo-e-analise – Acesso em: 08 de maio 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles se envolveram nos jogos e brincadeiras e se compreenderam que os jogos e brincadeiras são determinantes para a construção de seu caráter e na constituição ética. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.     

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