Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Teatro da Cachinhos Dourados e os Três Ursos

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar no desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Interagir com diferentes crianças e adultos;

• Ouvir histórias;

• Desenvolver atenção e concentração;

• Compartilhar um espaço de expressão com crianças e adultos, por meio do teatro;

• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação;

• Participar de um momento de culinária;

•Degustar o prato preparado em parceria com os colegas.

• Participar de uma oficina de máscaras;
 

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 2 dias. No primeiro dia ocorrerão dois momentos de 15 minutos cada, e um momento de 30 minutos. No segundo dia dois momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

 

Primeiras considerações:

Um aspecto muito valorizado e explorado em nosso cotidiano são as interações. Consideramos as possibilidades de  interação (criança-criança, criança-adulto) um fator bastante importante no desenvolvimento de todos. Neste sentido, nos empenhamos em planejar momentos coletivos em que grupos de diferentes faixas etárias possam estar envolvidos em uma mesma atividade, proporcionando assim vivências ricas de aprendizado entre as crianças de diversas idades. Foi pensando nisso que surgiu essa proposta, que apresenta momentos bem diversificados para os grupos 2, 3, 4 e 5  (crianças entre 2 e 5 anos).  
Vale ressaltar que nesses momentos as crianças maiores desenvolvem respeito e cuidado para com as menores. E estas, por sua vez, percebem que aquelas também são crianças, só que mais experientes e, por isso, muito interessantes, já que fornecem pistas e as ajudam a desenvolver atividades que não conseguiriam realizar sozinhas. Essa ajuda, essa dica, que uma criança de 4 anos fornece a outra de 2 anos, por exemplo, parece corriqueira e sem importância, mas não é, pois a criança de 4 anos está fazendo de forma espontânea aquilo que nós, professores, fazemos intencionalmente: atuar na zona de desenvolvimento proximal da criança de 2 anos.

Existem relações complexas entre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Vigotski (1984), identificou dois níveis de desenvolvimento: o primeiro é o nível denominado de real ou efetivo e constitui-se pelas funções psicológicas já efetivadas; o segundo é o nível de desenvolvimento próximo e se define como aquelas funções que estão em vias de amadurecer podendo ser identificadas por meio de solução de tarefas com o auxílio do adulto e outras
crianças mais experientes. Nesse sentido, o ensino deve incidir sobre o segundo nível, pois a zona de desenvolvimento próximo tem um valor mais direto para a dinâmica da instrução do que o nível atual de desenvolvimento. Portanto, neste processo, o professor tem um papel destacado enquanto mediador entre a criança e o conhecimento produzido e acumulado historicamente pela humanidade, cabendo a ele intervir na zona de desenvolvimento próximo da criança conduzindo a prática pedagógica (FACCI, 2006, p. 23).
 

Primeiro Momento: Organizando o cenário

Materiais: história Cachinhos Courados e os Três Ursos, disponível em http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=33, objetos para compor o cenário (uma mesa, três pratos, três cadeiras e três colchonetes de tamanhos diferentes),  figurino dos personagens da história: para o papai urso pode-se usar roupas comuns, de cor marrom e uma máscara. Para o ursinho roupas comuns marrom, uma máscara e um boné. Para mamãe urso pode-se usar roupas comuns marrom, um vestido e uma máscara. Para cachinhos dourados, peruca loira e um vestido (se não tiver peruca faça somente duas chuquinhas no cabelo, usando dois laços coloridos), para a confecção das máscaras ver http://pt.scribd.com/doc/126294319/Cachinhos-Dourados-Mascaras.

Duração: 15 minutos.


Organize um ambiente onde haja espaço para a encenação da história. Lá monte o cenário, que basicamente deve ter três espaços diferentes: a casa dos ursos, uma mesa com três pratos de tamanhos diferentes, três cadeiras de tamanhos diferentes e três colchonetes ou lençóis de tamanhos diferentes. Após a arrumação do cenário e dos personagens, chame as crianças e o espetáculo pode começar!

 

caxinhos dourados  c  caxinhos dourados

Fonte, arquivo institucional NDI 2013

 

Convide as crianças para assistirem a um teatro em companhia de outros grupos de crianças. Depois do teatro, outras propostas vão acontecer, mas estas podem ser explicadas na sequência. Esta atividade foi pensada para as crianças dos grupos 2, 3, 4 e 5  do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI, cuja faixa etária fica entre 2 e 5 anos. A ideia é que um professor ou auxiliar de sala de cada grupo, possa interpretar um personagem, somando 4 adultos. É preciso ainda um narrador, (que pode ser a professora do grupo 5, onde as crianças já são maiores e conseguem, sob uma orientação prévia desta, organizarem-se com maior autonomia na hora da apresentação). O narrador também pode ser outro funcionário da escola, como a coordenadora pedagógica, a auxiliar de ensino, o professor de educação física, ou mesmo um familiar a convite de uma das professoras.
 

Segundo Momento: O teatro de cachinhos dourados e os três ursos

Duração: 15 minutos.

Essa história é de fácil encenação, pois as falas e enredos são repetitivos e simples, mas sem deixar de ser interessantes. Basta que os professores conheçam a história, leiam as falas e ensaiem uma ou duas vezes para dramatizá-la com sucesso. Após a encenação, os personagens podem se aproximar das crianças e conversar com elas, contando como é morar na floresta e como é gostoso o mingau que a mamãe ursa prepara. Se  alguma criança ficar com medo, sugerimos que o personagem se identifique, mostrando para ela que é um dos professores da escola. Depois de conversarem com as crianças sobre assuntos diversos, os personagens podem convidá-las para fazer um delicioso mingau. Sugerimos que para o preparo do mingau as crianças sejam divididas em dois grupos: crianças na faixa etária de 2 e 3 anos devem ir para outro espaço, arrumado anteriormente para o preparo do mingau, acompanhadas de suas professoras e de dois personagens, e crianças na faixa etária de 4 e 5 anos acompanharem também suas professoras e os outros dois personagens para outro local também preparado com antecedência para esta atividade .

caxinhos dourados

Assistindo o teatro

Fonte, arquivo institucional NDI 2013


Terceiro Momento: Fazendo e saboreando um delicioso mingau com cachinhos dourados e os três ursos

Materiais: Toalha de mesa, panela, ingredientes para o mingau (receita abaixo), pratos e colheres.

Duração: 30 minutos.

Organize um espaço onde o mingau possa ser preparado pelas crianças. Este deve ter uma mesa grande onde ficarão os utensílios e ingredientes a serem utilizados no preparo do mingau e onde as crianças possam ficar em volta para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo. Um dos personagens deve sair do ambiente sem que as crianças percebam. Depois que todos se acomodarem, inicie perguntando como as crianças acham que se prepara um mingau. Discutam sobre o assunto e, se nenhuma criança der por falta do personagem que saiu, a própria professora pode comentar e convidar as crianças para chamá-lo bem alto. Depois que as crianças chamarem algumas vezes, o personagem pode entrar trazendo os ingredientes. Agora é só fazer o mingau com a ajuda de todos.

 Receitas 

1)      Mingau de farinha láctea

·        1 xícara de leite
·        1 colher de sobremesa de farinha láctea
·        1 colher de açúcar

Misture todos os ingredientes em uma tigela e sirva.  Não é necessário levar ao fogo.
 
http://www.flavoli-mamae.blogger.com.br/mingau.htm.  Nesse endereço há outras opções de receitas de mingau.

 

caxinhos dourados   caxinhos dourados

Fonte, arquivo institucional NDI 2013

 

Quarto Momento: Oficina de máscaras da história

Materiais: cartolina, caneta hidrocor, giz de cera, tesoura, lastec, furador de papel, cópia em folha A4 das máscaras de cada personagem, disponível em
http://pt.scribd.com/doc/126294319/Cachinhos-Dourados-Mascaras
 
Duração: 30 minutos.

Organize um espaço com mesas e cadeiras onde as crianças possam se acomodar. Disponibilize os materiais para a confecção das máscaras. Sugerimos que colem previamente a folha A4 em cartolinas para que as máscaras fiquem mais grossas, e não rasguem com o manuseio. Deixe que as crianças escolham o personagem de seu interesse e o pintem e depois o professor pode começar a recortar e por o elástico nas máscaras das crianças menores. As crianças maiores também podem ajudar nesse processo.
 

Quinto Momento: Brincando com as máscaras
 

Materiais: Máscaras confeccionadas pelas crianças.
 
Duração: 30 minutos.


Após a confecção das máscaras, proponha que as crianças brinquem livremente. Depois o professor pode sugerir e fazer a mediação em uma brincadeira mais elaborada, onde as crianças, em pequenos grupos, possam representar a história, a sua maneira, em encenações com as máscaras.

Recursos Complementares

http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-cachinhos-dourados-e-os-tres-ursos-para-colorir.html

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/infantil_2012/As_historias_do_Senhor_Urso_A_peca.pdf

http://pt.scribd.com/doc/126294319/Cachinhos-Dourados-Mascaras

FACCI, M.G.D. Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sóciohistórica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin
São Paulo, Xamã, 200

Avaliação

Durante a realização das atividades conjuntas, (que envolvam mais de um grupo de crianças) é importante que os professores possam trocar impressões sobre o trabalho desenvolvido, no sentido de verificar se as crianças se envolveram com a proposta, se os grupos interagiram e vivenciaram momentos de parceria; se ampliaram seu repertório linguistico e imaginário, por meio da contação da história, do teatro, e dos enredos criados pelos professores e pelas próprias crianças, no decorrer da proposta; se demonstraram interesse pela aula de culinária e estabeleceram relações entre esta e o teatro assistido. Todos provaram o mingau? o que as crianças demonstraram ao degustar o prato feito por elas mesmas? Os registros são ferramentas importante nesse processo, pois servirão de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para os professores avaliarem  também sua prática pedagógica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.