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Criando meu jogo educativo de tabuleiro

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a imaginação;
  • Criar esquemas mentais;
  • Respeitar regras e normas;
  • Aprender a ganhar e a perder;
  • Diferenciar adversários de inimigos;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos – 02 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

Professor, na alfabetização, os jogos são poderosos aliados para aprendizagem das crianças. Ao utilizar o jogo, as crianças mobilizam saberes acerca da lógica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa área.

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.

Os jogos tradicionais de tabuleiro

Professor, os jogos de tabuleiros são comuns em nosso meio. São jogos para um ou mais jogadores. Eles possuem tabuleiros de: madeira, plástico, papel, pano e podem até mesmo, serem desenhados no chão. Os jogos de tabuleiro podem requerer apenas sorte ou conhecimento, estratégia ou memória. Alguns são muito tradicionais, tais como: Xadrez, Banco Imobiliário, Damas e Trilha.

Jogo de Trilha

Imagem e regras do Jogo Damas disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas - Acesso em: 08 de maio 2013.

Jogo de Damas

Imagem e regras do Jogo Trilha disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_%28jogo%29 - Acesso em: 08 de maio 2013.

Os jogos de tabuleiro são úteis para estimular e desenvolver importantes habilidades, como a comunicação verbal, o raciocínio lógico e a interação social, qualquer que seja a idade dos jogadores.

Para as crianças em idade pré escolar, os jogos auxiliam na transmissão dos conceitos básicos de comportamento e convivência, como a paciência, a partilha, bem como o conceito de vitória e derrota. Além disso, os jogos são importantes para ensinar o conceito de limites: assim como na vida, o jogo tem certas regras que devem ser obedecidas.

Para as crianças em início de idade escolar, os jogos de tabuleiro podem oferecer uma grande ajuda para estimular conceitos de alfabetização básica e do raciocínio lógico e numérico. Ao jogar, as crianças exercitam esses conceitos de uma forma lúdica e divertida, absorvendo conhecimentos que ajudarão no seu crescimento pessoal.

Texto disponível em: http://blog.educacional.com.br/progabriel/2010/07/12/os-beneficios-dos-jogos-de-tabuleiro/- Acesso em: 08 de maio 2013.

1ª Momento: aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo jogos de tabuleiro

Professor, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca de jogos. Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de jogos. Após a manifestação deles, dê ênfase aos jogos de tabuleiros. Para motivá-los leve para sala de aula, diversos jogos de tabuleiro e veja quais eles já conhecem. Deixe-os manuseá-los, mas não é hora de jogar, apenas vamos criar um ambiente motivador.

Jogo de Tabuleiro

Imagem disponível em: http://lixoquevirarte.blogspot.com.br/2012/02/reciclagem-tabuleiros-e-jogos-1.html- Acesso em: 08 de maio 2013.

Professor, para conhecermos um pouco mais sobre jogos de tabuleiros, convide seus alunos para assistirem aos vídeos abaixo. Conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Jogo de Tabuleiro no Funbox

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=Fd2wU96y63A– Acesso em: 08 de maio 2013.

Jogo de Tabuleiro - video

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=fvwp&v=5wtVzuWE96w– Acesso em: 08 de maio 2013.

Aluna UCA

Professor, após assistirem aos vídeos, discuta com eles sobre o que observaram e depois trabalhe a atividade a seguir, para verificar o que entenderam. Você poderá passar na lousa ou reproduzir para eles fazerem e colarem no caderno.

Origem dos jogos - quadro de atividades

Fonte: imagem do próprio autor - Atividade sobre os jogos de tabuleiro.

2ª Momento: aproximadamente 60 minutos.

Criando meu jogo educativo de tabuleiro

Professor, os jogos de tabuleiros ativam a memória visual e a coordenação motora; estimulam a agilidade e a organização lúdico-espacial; desenvolvem o raciocínio, a concentração e a criatividade das pessoas dispersas. E existem pessoas tão dispersas, que às vezes até se esquecem de guardar o tabuleiro após o jogo o deixando em local inapropriado, o que leva ao desgaste do tabuleiro ou ainda o perde em qualquer lugar.

Para amenizar tanto o prejuízo financeiro quanto o prejuízo ambiental (da confecção dos tabuleiros – pois são retirados das árvores) propomos aqui uma alternativa: criar nosso tabuleiro com material sustentável. Para obter algumas ideias, acesse o seguinte sítio: http://lixoquevirarte.blogspot.com.br/2012/02/reciclagem-tabuleiros-e-jogos-1.html - acesso em: 09 de jun. 2013. Nesse sítio, o “lixo” vira arte. Veja, por exemplo, um tabuleiro confeccionado com embalagem de pizza:

Tabuleiro de pizzaTabuleiro de pizza..

Imagens disponíveis em: http://lixoquevirarte.blogspot.com.br/2012/02/reciclagem-tabuleiros-e-jogos-1.html - Acesso em: 08 de maio 2013.

Professor, esse momento é oportuno para que fale um pouco sobre questões ambientais com seus alunos. Dê ênfase na questão dos 3Rs: reduzir o consumo; reutilizar sempre que possível e reciclar quando não há mais nada a ser feito. Sugestão de consulta em Recursos Complementares.

Como vimos nos vídeos acima, já existem muito jogos de tabuleiros espalhados pelo mundo a fora. Mas, que tal confeccionarmos o nosso próprio jogo de tabuleiro? Ele terá nosso jeito e nossas regras, que tal embarcar nessa aventura?

Para que o desenvolvimento da aula tenha sucesso, auxilie-os na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos, como uma história ou um vídeo, por exemplo.

Professor, a confecção do jogo será em coletivo e todos os alunos devem participar. Fique atento aos alunos mais tímidos e insira-os na atividade. Para eleger o tema do jogo, proponha uma votação. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador.

Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a Ética e a Cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Professor, você pode optar por dois tipos de votação: a oral e a escrita.

Votação oral:

Nesse modelo de votação, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade. Acesso em: 08 de maio 2013. Assim, o aluno é levado a desenvolver sua memória, organização de ideias e transmissão clara da formulação de seu raciocínio. Outro fator positivo é a possibilidade de vencer o medo da exposição, uma vez que ao defender sua opinião, ele fica à frente da sala de aula com todos os olhares voltados para ele.  

Votação secreta:

Essa modalidade de votação privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decisão do cidadão enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante é que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na política.

Se a proposta sugerida pelos alunos e acolhida pelo professor for a secreta, uma série de atividades poderão ser desenvolvidas. Veja a seguir:

  • Realizar uma campanha na qual, cada aluno ou equipe fará a sua defesa;
  • Os alunos poderão elaborar cartazes com as propagandas dos temas que defendem;
  • Definir quais os alunos participarão na apuração dos votos;
  • Confeccionar a urna de votação;
  • Decidir o dia da votação.

Veja a seguir as imagens do momento da votação realizada em 2012, na Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU.

Votacao com os alunos

Fonte -Imagem do próprio autor-  Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU - no momento da votação.

 Expondo os trabalhos

Fonte - Imagem do próprio autor- alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU - no momento da colagem das propagandas nos murais da escola.

Após a eleição, o tema do jogo de tabuleiro foi Mitologia Grega (História da Filosofia).

Professor, a maioria dos jogos exigem boas e claras regras. Assim, em roda de conversa, crie com seus alunos, as regras para o Jogo de tabuleiro. Em nosso caso, criamos as regras para o Jogo Mitológico. Mas, você poderá criar outro jogo, de acordo com o resultado da votação realizada com seus alunos. Aproveite e trabalhe o gênero textual: texto instrucional. Leve para sala de aula alguns exemplos e explore a estrutura deste tipo de texto.

Regras - papiro

Imagem disponível em: http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/dicas-de-concurseiros/tres-simples-regras-de-vida - Acesso em: 08 de maio 2013.

Professor, para isso, é necessário que analise com os alunos, o jogo que criaram e discutam sobre as regras. Vocês poderão ter como parâmetro outros jogos de tabuleiro, como este sugerido, que poderão servir de modelo para o seu trabalho.  Imprimimos e colamos por cima de papelão (ou embalagens de pizza) para ficar mais resistente e o revestimos com papel contact para conservá-lo por mais tempo.

Regras do jogo de tabuleiro: Mitologia Grega

  1. Número de jogadores: até 03.
  2. É necessária a utilização de dados para avançar as “casas”.
  3. Cada jogador joga o dado uma vez e quem “tirar” o maior número inicia o jogo.
  4. Ao parar em uma casa, leia a instrução contida nela: avance, recue ou permaneça.
  5. Quem alcançar a casa “Chegada” em primeiro lugar ganha o jogo.

Veja a seguir um exemplo de tabuleiro:

 

Jogo de Tabuleiro Mitologico

Fonte: Imagem do próprio autor.

   Socializando

Professor, após jogar o jogo criado por vocês, proponha um trabalho interativo, ou seja, convide os alunos de outras turmas para jogar com vocês. Os alunos serão os responsáveis pelo convite, de preferência faça-o por escrito e trabalhe este gênero textual. Definam:

  • Dia;
  • Horário;
  • Local.

Delegue funções aos alunos, para que eles se sintam autores da atividade e se envolvam na mesma, com entusiasmo e responsabilidade.

Recursos Complementares

 

 

 

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e principalmente na criação do Jogo de tabuleiro e verifique se eles compreenderam que o os jogos e brincadeiras são para entretenimento, diversão e exercício corporal, mas de forma muito eficaz, privilegia o estímulo cerebral na construção de regras na invenção de um jogo. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

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