Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo Matemática por meio de jogos

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Criar esquemas mentais;
  • Respeitar regras e normas;
  • Aprender a ganhar e a perder;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Produzir texto;
  • Resolver situações problema.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 03 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

1ª Momento: aproximadamente 60 minutos.  

Roda de conversa: iniciando o debate

Roda de Conversa

Imagem disponível blog professora Rosangela Rocha: http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/ - Acesso em: 10 de jun. 2013.

Professor, inicie a aula com uma roda de conversa. Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma acerca de jogos. Leve-os a compreender que existem várias formas de se aprender Matemática e uma dessas formas é por meio de jogos.

Questione-os sobre o que é Matemática. Muitos alunos responderiam assim a esta pergunta: “É um monstro de sete cabeças!"  Mesmo que muitos alunos tenham dificuldades neste conteúdo, não é bem assim que devem ver as coisas. Veja as informações a seguir:

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

O que é Matemática?

Bicho de 7 cabeças

Imagem disponível em: http://www.teclasap.com.br/2012/08/18/como-se-diz-bicho-de-sete-cabecas-em-ingles/ - Acesso em 10 de jun. 2013.

A Matemática em grego significa "apreciador do conhecimento". É a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Ela estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.

Pato Donald na lousa

Imagem disponível em: http://jornaljoseensenews.com.br/portal/inscricoes-para-a-olimpiada-de-matematica-das-escolas-publicas-comecam-no-dia-18/ - Acesso em 10 de jun. 2013.

Registros arqueológicos mostram que a Matemática sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos. Raciocínios mais abstratos que envolvem argumentação lógica surgiram com os matemáticos gregos aproximadamente em 300 a.C., notadamente com a obra Os Elementos de Euclides. A necessidade de maior rigor foi percebida e estabelecida por volta do século XIX.

A Matemática é usada como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, tais como Engenharia, Medicina, Física, Química, Biologia, e Ciências Sociais. Matemática Aplicada, ramo da Matemática que se ocupa de aplicações do conhecimento matemático em outras áreas do conhecimento, às vezes leva ao desenvolvimento de um novo ramo, como aconteceu com Estatística ou Teoria dos Jogos.

Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica – Acesso em 10 de jun. 2013.

Introduzindo o conceito de Matemática

Professor, este é um momento oportuno para aprendermos um pouco a mais sobre Matemática sem o rigor e a rotina da sala de aula por meio do vídeo onde o Pato Donald vivencia várias experiências matemáticas reais, concretas e cotidianas. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática, projetar o filme com o auxílio de um projetor multimídia ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Pato Donald no pais da Matematica

Vídeo completo youtube: http://www.youtube.com/watch?v=eHsx5JZjoUQ – Acesso em 10 de jun. 2013.

Professor, depois de assistirem ao vídeo, discuta com os alunos sobre o que entenderam. Peça para fazerem no caderno um registro sobre o que mais gostaram. Lembre-os de registrarem o sítio e a autoria do vídeo.

Aluna UCA

Veja a seguir algumas atividades que de forma lúdica, trabalham alguns conceitos matemáticos. Providencie a cópia do desenho abaixo para eles fazerem a atividade:

1) Para começar, colora o desenho do Pato Donald e faça o que se pede abaixo:

Pato Donal e a namorada

Imagem disponível em: http://colorirdesenhos.com/desenhos/656-donald-margarida - Acesso em 10 de jun. 2013.

a) Circule com um lápis de cor vermelho, os círculos que aparecem no desenho.

b) Circule com um lápis de cor azul, os triângulos que aparecem no desenho.

c) Circule com um lápis de escrever, os retângulos que aparecem no desenho.

 

2) No vídeo acima, aparece um jogo chamado Amarelinha. Neste jogo:

a) Quais formas geométricas aparecem? _______________________________

b) Quantas formas geométricas aparecem? _____________________________

c) Quantos retângulos aparecem? _____________________________________

Amarelinha

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha -  Acesso em 10 de jun. 2013.

Professor, assista ao vídeo com os alunos e proponha o desafio a seguir. Você poderá levá-los ao Laboratório de Informática ou projetá-lo por meio de um projetor multimídia, mas, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

3) O vídeo abaixo nos faz um desafio. Ele propõe um exercício mental e “adivinha” o número em que pensamos. Mas será que “adivinha” mesmo, ou isso é só Matemática? Analise o vídeo e descubra o seu “segredo”.

Magica da Matematica

Vídeo completo youtube: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=DJWuJqRIXjo&feature=endscreen – Acesso em 10 de jun. 2013.

Resposta: Na realidade não é “mágica”, é apenas raciocínio matemático. Veja como é fácil e você mesmo pode desafiar seus colegas. O número que a pessoa pensar não importa. O que importa é a sequência matemática que você vai exigir dessa pessoa. O resultado sempre será a soma que você exigir que ela faça.

Exemplo: Imaginemos que seu colega pensou no número 10. Você pede para somar mais 10 = 20. Peça para somar mais 5 = 25. Peça para ele diminuir o número em que ele pensou inicialmente (10). A resposta será 15, porque a soma que você deu a ele (10 + 5) = 15. E isso você pode fazer com qualquer número.

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Cuidado!  Matemática por todos os lados!

Professor discuta com os alunos:

  • Onde encontramos Matemática em nossa vida?
  • Em casa você precisa da Matemática para resolver algum problema? Quais seriam?
  • Como vimos, a Matemática está presente em nossa vida desde o início dos tempos. Ela possui até uma Olimpíada Brasileira onde participam alunos de escolas públicas das mais diversas regiões do Brasil e é chamada Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os alunos que são melhores classificados ganham além de medalhas, prêmios como bolsas de estudos, incentivos para a graduação e até pós-graduação. 

 

Olimpiada da Matematica

Imagem disponível em: http://www.olimpiadascientificas.com/2013/02/18/obmep-2013/ - Acesso em 10 de jun. 2013.

Nesta Olimpíada, as questões são retiradas de nosso cotidiano. Veja a 1ª questão da edição 2013 da prova:

1) Água na medida certa

Fábio precisa obter exatamente quatro litros de água. Para isso ele usará apenas os dois únicos baldes de água que tem em sua casa e uma torneira. Sabendo que um dos baldes que Fábio tem em sua casa tem capacidade de três litros, e outro tem capacidade de cinco litros, determine uma maneira com a qual Fábio pode obter a quantidade de água que necessita.

Questões como essas, nós nos deparamos diariamente. Quando acompanhamos nossos pais ao supermercado, estamos rodeados de Matemática por todos os lados. Tudo tem um preço, peso, altura, medida, quantidade.

Crianca no supermercado

Imagem disponível em: http://www.jornaldesergipe.com/2012/10/saude-orienta-consumidores-em.html - Acesso em 10 de jun. 2013.

Aluno UCA - atividades de casa

Professor, proponha como Atividade de Casa uma tarefa em que eles vão perceber a presença da Matemática no cotidiano. Como a Matemática não é vivenciada apenas na escola e na sala de aula, nossa atividade será desenvolvida no supermercado.

1) Ao acompanhar seus pais ao supermercado, preencha a tabela abaixo.

PRODUTO

DATA DE VALIDADE

PESO

PREÇO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Qual o valor total dos produtos de sua lista? R$__________________________

(DICA: Produto 01 + produto 02 + produto 03 + produto 04 + produto 05) = ?

3) Se o gerente do supermercado fizesse uma promoção e lhe contasse que você poderia pagar a metade do preço. Você teria que dividir o preço das compras por:

a) (   ) 4

b) (   ) 3

c) (   ) 2

d) (   ) 6

4) Que valor você pagaria se fosse a metade do preço? R$_______________

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Aprendendo Matemática por meio de jogos

A Matemática é muito mais prazerosa e menos complicada, quando a enxergamos em nosso dia a dia. Na escola, principalmente, quando o público é constituído por crianças, uma maneira divertida e eficaz de se aprender Matemática é por meio de Jogos.

Professor, a seguir sugerimos um vídeo onde são apresentados diversos jogos que você poderá utilizar em suas aulas, tais como:

  • Jogo da memória;
  • Jogo da velha;
  • Jogo da argola;
  • Jogo do carrinho;
  • Caixa da sorte;
  • Blocos lógicos;
  • Bingo forma e cor.

Antes de trabalhar com qualquer jogo, você deve apresentar as suas regras, elas são importantes para os alunos entenderem  que na vida também temos que seguir  regras. Os jogos além de trabalhar conceitos matemáticos também propiciam esta experiência.

Faça um trabalho interdisciplinar utilizando o texto instrucional para registrar as regras do jogo que for utilizar para isso, discuta sobre a estrutura deste gênero textual, quais são as informações que ele deve conter, se necessário leve alguns modelos para eles verem.

Outra possibilidade é mudar as regras do jogo, mas para isso, é preciso que sejam discutidas e aceitas pelo grupo.

Lembre-se de organizar o espaço e o material necessário antes de cada jogo e ao final faça sempre um debate para que os alunos percebam o que aprenderam com o jogo. Registre o resultado do jogo, muitos deles podem gerar diversas situações problema e dialogarem com outras áreas do conhecimento.

Jogos Matematicos - videos

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zgEfgs8TJpo - Acesso em 10 de jun. 2013.

Jogo de boliche: trabalhando com ábaco

Professor a próxima sugestão tem como objetivo trabalhar conceitos de contagem em unidade, dezena e centena, através de uma metodologia divertida. Realizar uma brincadeira de boliche onde os pinos derrubados devem ter seus valores somados.
A contagem numérica e os cálculos devem ser feitos através do ábaco.

Você poderá utilizar esse jogo em diferentes níveis de ensino, fazendo adaptações de acordo com o que estiver trabalhando, por exemplo: se os seus alunos já dominam a multiplicação, poderá solicitar que multipliquem os valores dos pinos no lugar de somar.

Aprendendo a contar no ábaco - video

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YCzjnxtReVw – Acesso em 10 de jun. 2013. - Trabalho realizado no curso de pedagogia da UDESC – Disciplina: Matemática – Itapema – SC.

Professor, o próximo vídeo, apresenta inúmeras situações matemáticas, como: somar, subtrair, multiplicar e dividir com as faces opostas dos dados, descobrindo assim o segredo oculto dos dados. É uma excelente estratégia para despertar o raciocínio lógico de seus alunos.

Operacoes matematicas com dados

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=D3fTbsyw9fs – Acesso em 10 de jun. 2013.

Aluna UCA

Professor, tente desenvolver o maior número de jogos com seus alunos. Se atente para a faixa etária e divirta-se com seus alunos.

Recursos Complementares

 

Professor para maiores informações sobre o tema, consulte:

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho. O importante é ele ter consciência que Matemática não é um “monstro de sete cabeças” e por onde quer que estejamos a Matemática conosco estará. Verifique se eles se envolveram nos jogos e brincadeiras matemáticas e se compreenderam que o os jogos são para entretenimento, diversão e aprendizagem, e de forma eficaz, privilegia o raciocínio lógico. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.