20/06/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
1ª Momento: aproximadamente 60 minutos.
Roda de conversa: iniciando o debate
Imagem disponível blog professora Rosangela Rocha: http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/ - Acesso em: 10 de jun. 2013.
Professor, inicie a aula com uma roda de conversa. Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma acerca de jogos. Leve-os a compreender que existem várias formas de se aprender Matemática e uma dessas formas é por meio de jogos.
Questione-os sobre o que é Matemática. Muitos alunos responderiam assim a esta pergunta: “É um monstro de sete cabeças!" Mesmo que muitos alunos tenham dificuldades neste conteúdo, não é bem assim que devem ver as coisas. Veja as informações a seguir:
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
O que é Matemática?
Imagem disponível em: http://www.teclasap.com.br/2012/08/18/como-se-diz-bicho-de-sete-cabecas-em-ingles/ - Acesso em 10 de jun. 2013.
A Matemática em grego significa "apreciador do conhecimento". É a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Ela estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
Imagem disponível em: http://jornaljoseensenews.com.br/portal/inscricoes-para-a-olimpiada-de-matematica-das-escolas-publicas-comecam-no-dia-18/ - Acesso em 10 de jun. 2013.
Registros arqueológicos mostram que a Matemática sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos. Raciocínios mais abstratos que envolvem argumentação lógica surgiram com os matemáticos gregos aproximadamente em 300 a.C., notadamente com a obra Os Elementos de Euclides. A necessidade de maior rigor foi percebida e estabelecida por volta do século XIX.
A Matemática é usada como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, tais como Engenharia, Medicina, Física, Química, Biologia, e Ciências Sociais. Matemática Aplicada, ramo da Matemática que se ocupa de aplicações do conhecimento matemático em outras áreas do conhecimento, às vezes leva ao desenvolvimento de um novo ramo, como aconteceu com Estatística ou Teoria dos Jogos.
Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica – Acesso em 10 de jun. 2013.
Introduzindo o conceito de Matemática
Professor, este é um momento oportuno para aprendermos um pouco a mais sobre Matemática sem o rigor e a rotina da sala de aula por meio do vídeo onde o Pato Donald vivencia várias experiências matemáticas reais, concretas e cotidianas. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática, projetar o filme com o auxílio de um projetor multimídia ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Vídeo completo youtube: http://www.youtube.com/watch?v=eHsx5JZjoUQ – Acesso em 10 de jun. 2013.
Professor, depois de assistirem ao vídeo, discuta com os alunos sobre o que entenderam. Peça para fazerem no caderno um registro sobre o que mais gostaram. Lembre-os de registrarem o sítio e a autoria do vídeo.
Veja a seguir algumas atividades que de forma lúdica, trabalham alguns conceitos matemáticos. Providencie a cópia do desenho abaixo para eles fazerem a atividade:
1) Para começar, colora o desenho do Pato Donald e faça o que se pede abaixo:
Imagem disponível em: http://colorirdesenhos.com/desenhos/656-donald-margarida - Acesso em 10 de jun. 2013.
a) Circule com um lápis de cor vermelho, os círculos que aparecem no desenho.
b) Circule com um lápis de cor azul, os triângulos que aparecem no desenho.
c) Circule com um lápis de escrever, os retângulos que aparecem no desenho.
2) No vídeo acima, aparece um jogo chamado Amarelinha. Neste jogo:
a) Quais formas geométricas aparecem? _______________________________
b) Quantas formas geométricas aparecem? _____________________________
c) Quantos retângulos aparecem? _____________________________________
Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha - Acesso em 10 de jun. 2013.
Professor, assista ao vídeo com os alunos e proponha o desafio a seguir. Você poderá levá-los ao Laboratório de Informática ou projetá-lo por meio de um projetor multimídia, mas, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
3) O vídeo abaixo nos faz um desafio. Ele propõe um exercício mental e “adivinha” o número em que pensamos. Mas será que “adivinha” mesmo, ou isso é só Matemática? Analise o vídeo e descubra o seu “segredo”.
Vídeo completo youtube: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=DJWuJqRIXjo&feature=endscreen – Acesso em 10 de jun. 2013.
Resposta: Na realidade não é “mágica”, é apenas raciocínio matemático. Veja como é fácil e você mesmo pode desafiar seus colegas. O número que a pessoa pensar não importa. O que importa é a sequência matemática que você vai exigir dessa pessoa. O resultado sempre será a soma que você exigir que ela faça.
Exemplo: Imaginemos que seu colega pensou no número 10. Você pede para somar mais 10 = 20. Peça para somar mais 5 = 25. Peça para ele diminuir o número em que ele pensou inicialmente (10). A resposta será 15, porque a soma que você deu a ele (10 + 5) = 15. E isso você pode fazer com qualquer número.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Cuidado! Matemática por todos os lados!
Professor discuta com os alunos:
Imagem disponível em: http://www.olimpiadascientificas.com/2013/02/18/obmep-2013/ - Acesso em 10 de jun. 2013.
Nesta Olimpíada, as questões são retiradas de nosso cotidiano. Veja a 1ª questão da edição 2013 da prova:
1) Água na medida certa
Fábio precisa obter exatamente quatro litros de água. Para isso ele usará apenas os dois únicos baldes de água que tem em sua casa e uma torneira. Sabendo que um dos baldes que Fábio tem em sua casa tem capacidade de três litros, e outro tem capacidade de cinco litros, determine uma maneira com a qual Fábio pode obter a quantidade de água que necessita.
Questões como essas, nós nos deparamos diariamente. Quando acompanhamos nossos pais ao supermercado, estamos rodeados de Matemática por todos os lados. Tudo tem um preço, peso, altura, medida, quantidade.
Imagem disponível em: http://www.jornaldesergipe.com/2012/10/saude-orienta-consumidores-em.html - Acesso em 10 de jun. 2013.
Professor, proponha como Atividade de Casa uma tarefa em que eles vão perceber a presença da Matemática no cotidiano. Como a Matemática não é vivenciada apenas na escola e na sala de aula, nossa atividade será desenvolvida no supermercado.
1) Ao acompanhar seus pais ao supermercado, preencha a tabela abaixo.
PRODUTO |
DATA DE VALIDADE |
PESO |
PREÇO |
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2) Qual o valor total dos produtos de sua lista? R$__________________________
(DICA: Produto 01 + produto 02 + produto 03 + produto 04 + produto 05) = ?
3) Se o gerente do supermercado fizesse uma promoção e lhe contasse que você poderia pagar a metade do preço. Você teria que dividir o preço das compras por:
a) ( ) 4
b) ( ) 3
c) ( ) 2
d) ( ) 6
4) Que valor você pagaria se fosse a metade do preço? R$_______________
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Aprendendo Matemática por meio de jogos
A Matemática é muito mais prazerosa e menos complicada, quando a enxergamos em nosso dia a dia. Na escola, principalmente, quando o público é constituído por crianças, uma maneira divertida e eficaz de se aprender Matemática é por meio de Jogos.
Professor, a seguir sugerimos um vídeo onde são apresentados diversos jogos que você poderá utilizar em suas aulas, tais como:
Antes de trabalhar com qualquer jogo, você deve apresentar as suas regras, elas são importantes para os alunos entenderem que na vida também temos que seguir regras. Os jogos além de trabalhar conceitos matemáticos também propiciam esta experiência.
Faça um trabalho interdisciplinar utilizando o texto instrucional para registrar as regras do jogo que for utilizar para isso, discuta sobre a estrutura deste gênero textual, quais são as informações que ele deve conter, se necessário leve alguns modelos para eles verem.
Outra possibilidade é mudar as regras do jogo, mas para isso, é preciso que sejam discutidas e aceitas pelo grupo.
Lembre-se de organizar o espaço e o material necessário antes de cada jogo e ao final faça sempre um debate para que os alunos percebam o que aprenderam com o jogo. Registre o resultado do jogo, muitos deles podem gerar diversas situações problema e dialogarem com outras áreas do conhecimento.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zgEfgs8TJpo - Acesso em 10 de jun. 2013.
Jogo de boliche: trabalhando com ábaco
Professor a próxima sugestão tem como objetivo trabalhar conceitos de contagem em unidade, dezena e centena, através de uma metodologia divertida. Realizar uma brincadeira de boliche onde os pinos derrubados devem ter seus valores somados.
A contagem numérica e os cálculos devem ser feitos através do ábaco.
Você poderá utilizar esse jogo em diferentes níveis de ensino, fazendo adaptações de acordo com o que estiver trabalhando, por exemplo: se os seus alunos já dominam a multiplicação, poderá solicitar que multipliquem os valores dos pinos no lugar de somar.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YCzjnxtReVw – Acesso em 10 de jun. 2013. - Trabalho realizado no curso de pedagogia da UDESC – Disciplina: Matemática – Itapema – SC.
Professor, o próximo vídeo, apresenta inúmeras situações matemáticas, como: somar, subtrair, multiplicar e dividir com as faces opostas dos dados, descobrindo assim o segredo oculto dos dados. É uma excelente estratégia para despertar o raciocínio lógico de seus alunos.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=D3fTbsyw9fs – Acesso em 10 de jun. 2013.
Professor, tente desenvolver o maior número de jogos com seus alunos. Se atente para a faixa etária e divirta-se com seus alunos.
Professor para maiores informações sobre o tema, consulte:
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho. O importante é ele ter consciência que Matemática não é um “monstro de sete cabeças” e por onde quer que estejamos a Matemática conosco estará. Verifique se eles se envolveram nos jogos e brincadeiras matemáticas e se compreenderam que o os jogos são para entretenimento, diversão e aprendizagem, e de forma eficaz, privilegia o raciocínio lógico. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
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