Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Casa de bicho: Cada animal com a sua moradia!

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Identificar palavras iguais escritas com tipos gráficos diferentes (letra de imprensa minúscula e maiúscula);
  • Produzir pequenos textos;
  • Ler e interpretar poemas;
  • Descrever as características da sua própria moradia;
  • Identificar os tipos de moradias que existem entre os animais;
  • Perceber e comparar finalidade de um texto;
  • Elaborar convite aos amigos e familiares;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações como: título e autoria do texto. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

"Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"  http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

boneca 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que você explore e conheça algumas obras literárias sobre moradia, explore o acervo da biblioteca da escola, principalmente os livros distribuídos pelo MEC a todas as escolas públicas brasileiras pelo PNLD - Programa Nacional do Livro Didático - e outros que sejam disponibilizados para uso dos alunos.

É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. Por isso, selecione algumas obras literárias sobre moradias e apresente aos alunos na sala de aula. 

Você sabia? “Os objetivos das obras complementares para os anos inicias do Ensino Fundamental são ampliar o universo de referências culturais dos alunos em suas diferentes áreas do conhecimento e aprofundar as práticas de letramento no âmbito da escola”. A lista com os títulos das obras encontra-se disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/acervos_obras_complementares1.pdf Acesso em: 04 de jun. 2013.

“Os livros que compõem os acervos são diversificados do ponto de vista temático, dos gêneros e formato e do grau de com­plexidade. Assim, os acervos contêm obras que, ou estimulam a leitura autônoma, por parte do alfabetizando, ou propiciam a professores e alunos alternativas interes­santes para situações de leitura comparti­lhada, de modo a favorecer o planejamento do ensino e a progressão da aprendizagem”. (BRASIL, 2012, p. 39).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2. 2012, p. 37-39. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 de jun 2013.

Professor, selecione uma das obras literárias disponível em sua escola. Organize uma roda de conversa e proponha que a turma faça a leitura da história:

 livro

   Fonte: Imagem da própria autora. 

SINOPSE: Em um passeio pela história das moradias, das cavernas até as favelas e arranha-céus, conheça algumas características de casas e abrigos criados pela humanidade.

  •  "Sítio: Editora Dimensão: Livro: Uma Casa para Viver"

http://www.editoradimensao.com.br/novosite/produtos.php?livros=277  Neste sítio você encontra referência da obra literária: Uma casa para viver. Acesso em: 11 de jun. 2013.

Professor, nesta atividade você poderá abordar sobre a história e algumas características de casas e abrigos criados pela humanidade.

Posteriormente, questione os alunos:

  • Onde os seres humanos se abrigavam antigamente?
  • Quais tipos de moradias você conhece?
  • Para que servem as moradias?
  • Como é a sua casa?
  • Sua casa é igual ou diferente das casas da história?

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2. 2012,  p. 31-33. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 04 de jun. 2013. Alguns direitos de aprendizagem no conteúdo de história são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Comparar as condições de existência (alimentação, moradia, proteção familiar, saúde, lazer, vestuário, educação e participação política) dos membros dos grupos de convívio dos quais participa atualmente;
  • Identificar e utilizar os diferentes marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados pelas sociedades em diferentes tem­pos e lugares.

DE OLHO EM SUA MORADIA: PRODUZINDO TEXTO 

Professor, converse com seus alunos sobre as características da casa onde moram. Em seguida, oriente-os que escrevam, individualmente, um pequeno texto relatando:

  • Como é sua casa;
  • De quais materiais ela foi feita;
  • Com quem vive;
  • Endereço;
  • Curiosidade ou novidade da sua casa.

vídeo

CONHECENDO MINHA CASA: ENTREVISTANDO A FAMÍLIA

Escolha um ou mais membros da sua família e realize uma entrevista sobre a moradia onde você mora:

  • Como é a casa ou o apartamento?
  • Quantos cômodos existem?
  • Como a família conseguiu um lugar para morar?
  • Quantas pessoas moram na casa ou apartamento?
  • Qual o espaço preferido na casa ou no apartamento?

Anote os detalhes mais relevantes. Em seguida, escreva um pequeno texto relatando as informações coletadas.

Professor, cabe a você de acordo com a realidade dos seus alunos, solicitar que utilizem os recursos tecnológicos disponíveis, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrarem, através de fotos e ou filmagens, as características da sua casa ou apartamento. Se não for possível, solicite que pesquisem em revistas e jornais imagens que representem a sua moradia e tragam pelo menos um recorte para a sala de aula. O aluno também poderá fazer um desenho.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Proponha um momento para socialização das atividades realizadas em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas fotos, vídeos, recortes, desenhos e comentários da entrevista com os familiares sobre a sua moradia. Depois, questione: Existem semelhanças e diferenças nos tipos de moradias de cada um?

Professor, apresente a história abaixo aos alunos, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.

CASA  

CONTAM QUE ANTIGAMENTE OS HOMENS MORAVAM EM CAVERNAS.

MAS OS TEMPOS MUDARAM, E HOJE EM DIA TEM CASA DE TANTOS JEITOS DIFERENTES, NÃO É MESMO?

POR EXEMPLO, TEM GENTE QUE MORA EM EDIFÍCIO.

MAS TEM GENTE QUE MORA EM CASA DE VERDADE.

AÍ, A CASA PODE SER DE UM MONTE DE TIPOS.

PODE SER UMA CASA DE BARRO, DE ALVENARIA...

PODE SER UMA CASA PRÉ-FABRICADA, OU UMA CASA DE PAU A PIQUE.

QUEM SABE ATÉ UMA CASA DE MADEIRA, OU DE PEDRA, OU DE PALHA, TIPO CHOUPANA.

TAMBÉM TEM AQUELA CASA QUE FICA NO TIJOLO, E NUNCA É TERMINADA.

SERÁ POR QUÊ?

E TÊM AS CASAS DOS MORROS, ÀS VEZES BARRACOS BEM PEQUENOS.

EXISTEM AINDA AS CASAS IMPROVISADAS EMBAIXO DAS PONTES.

E A OCA DO ÍNDIO, O IGLU DOS ESQUIMÓS, O NINHO DOS PASSARINHOS.

TEM OS CASTELOS DOS PRÍNCIPES, E DAS PRINCESAS, DOS NOBRES E DOS CAVALEIROS...

TEM A CASA MAL-ASSOMBRADA

TEM A CASA DA VÓ E DO VÔ, E A CASA DO AMIGO.

DE UNS TEMPOS PRA CÁ, ALGUMAS CRIANÇAS PASSARAM A TER A CASA DO PAI E A CASA DA MÃE.

E TAMBÉM EXISTE A CASA DE FINAL DE SEMANA: PODE SER A CASA DE PRAIA, OU A CASA DA MONTANHA, OU O SÍTIO.

TEM GENTE QUE MUDA DE CASA O TEMPO TODO. SÃO PESSOAS QUE MORAM EM HOTÉIS, PORQUE VIVEM VIAJANDO.

TEM GENTE QUE LEVA A CASA NAS COSTAS.

TEM GENTE QUE MORA EM BARCO. E AÍ, ELE FICA SENDO A CASA-BARCO.

TEM A CASA DE DENTRO DA GENTE.

TEM A CASA ONDE MORAM AS PALAVRAS E AS HISTÓRIAS.

TEM CRIANÇA QUE MORA EM ORFANATO, OU EM UM LAR DE CARIDADE. E AÍ, ESTA FICA SENDO A SUA CASA.

TEM OS COM-CASA E OS SEM-CASA, OS COM-TERRA E OS SEM-TERRA...

TEM GENTE QUE NÃO TEM CASA E MORA NA RUA.

AÍ, A RUA FICA SENDO A SUA CASA.

TUDO ISSO SEM CONTAR AS CASAS DOS BICHOS: DO JOÃO-DE-BARRO, DO CARAMUJO, O CASULO DA BORBOLETA, O BURACO DA MINHOCA, DO TATU E TANTOS OUTROS!

E A SUA CASA COMO É?

Fonte: RAMOS, Anna Cláudia; RAMOS, Ana Raquel. Casa. 6. ed. São Paulo: Formato, 2000.

Converse com os alunos sobre a importância da moradia para os seres humanos e também para os animais que constroem suas moradias para se protegerem, alimentarem e cuidarem dos seus filhotes. Todas as pessoas e animais necessitam de uma casa para morar. Mas, existem pessoas que não têm casa para morar, elas vivem nas ruas, nas praças, embaixo de viadutos e pontes. Alguns animais também não constroem suas casas, vivem em buracos em troncos de árvores.

Logo após, prepare o ambiente e apresente o texto poético – “A casa e seu dono” de Elias José aos alunos. Num primeiro momento peça aos alunos que façam a leitura silenciosamente, depois leiam juntos.

A CASA E SEU DONO
Elias José

ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.

Fonte: "Sítio: Linguagens e Afins- Projetos e Atividades"

 http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/11/a-casa-feiacada-um-mora-onde-pode.html  Neste blog você encontrará sugestões de atividades sobre moradias, livros de literatura e textos. Acesso em: 04 de jun. 2013.

Transcreva ou disponibilize aos alunos, uma cópia da poesia, a fim de que cada aluno acompanhe a leitura. Essa estratégia viabiliza que o aluno visualize de forma direta o que está lendo, assegurando que a correspondência grafema/fonema seja feita.

Em seguida, levante os questionamentos sobre as moradias de cada animalzinho que aparece na poesia.

Disponibilize a atividade abaixo em papel Kraft para que os alunos em grupos possam preencher o nome dos animais que estão faltando de acordo com o poema: “A casa e o seu dono”. Você poderá sugerir que os próprios alunos desenhem as casas, cada uma diferente da outra. Ao terminarem, os grupos devem apresentar para a turma. Exponha os trabalhos no mural da sala de aula.

 Texto

Fonte: "Sítio: Linguagens e Afins- Projetos e Atividades"

 http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/11/a-casa-feiacada-um-mora-onde-pode.html  Neste blog você encontrará sugestões de atividades sobre moradias, livros de literatura e textos. Acesso em: 04 de jun. 2013.

VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar em duplas, outros animais e suas diferentes moradias. Solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet.

Veja algumas sugestões:

  • "Sítio: Recreio - Texto Informativo: Canguru de árvore: ele não vive na Austrália e também não pula"

http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/pula-pula-nas-alturas-conheca-o-canguru-de-arvore Neste sítio você encontrará informações e curiosidades sobre esse diferente animal que vive nas árvores. Acesso em: 03 de jun. 2013.

  • "Sítio: Jogo na Discovery: Animais desorientados"

http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/animais-desorientados/ Neste sítio você encontrará um jogo, no qual os alunos conhecerão os animais e os países de origem, além das suas moradias. Acesso em: 03 de jun. 2013.

  • "Sítio: Texto Informativo: Atividades da Tia Angélica - Animais que constroem suas casas"

http://atividadesdatiaangelica.blogspot.com.br/2013/02/beija-flor-beija-flores-sao-um-dos.html Neste blog você encontrará informações sobre vários animais que constroem suas casas, o beija-flor, as abelhas, as formigas, a toupeira, aranha, tatu entre outros. Acesso em: 04 de jun. 2013.

Professor, oriente os alunos durante a pesquisa e peça para selecionarem algumas imagens para a construção de um jogo. Salve-as e depois imprima.

Em seguida, organize os alunos em grupos para a construção de um Jogo da Memória dos animais e suas moradias. O Jogo da Memória será feito com as imagens pesquisadas dos animais, coladas em uma cartela e seu respectivo nome colado em outra. Dessa forma, o aluno terá o trabalho de ler o nome e associá-lo à imagem presente na outra cartela. Para isso, disponibilize papel cartão, tesoura e cola.

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, providencie o texto abaixo para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.

Você sabia que alguns bichos também constroem suas próprias casas?

Professor, leia o texto juntamente com os alunos e se informe sobre algumas moradias e seus bichos.

Reportagem reportagem2  

Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização.  2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p.78-79. 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de apropriação do sistema de escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

(BRASIL, 2012, p. 17-34.).

  • Reconhecer a finalidade do texto;
  • Localizar informações;
  • Identificar o tema/sentido do texto;
  • Escrever com legibilidade;
  • Adequar o texto aos propósitos da situação de escrita;
  • Dentre outras.

Para desenvolvê-las, providencie as atividades a seguir, para realizá-las com os alunos em seu caderno de Língua Portuguesa.

Professor, após leitura e discussão do texto, peça aos alunos que façam individualmente, as atividades sugeridas abaixo:

 boneca  

ESTUDANDO O TEXTO

1. Você já conhecia algum desses animais? Quais?

2. Leia o título do texto e faça o que se pede.

 Lar

Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 80.

a) Circule cada palavra.

b) Copie a palavra que se repete.

3. De onde você imagina que esse texto foi retirado? Marque com um X a sua resposta. 

(           ) JORNAL                             (           ) REVISTA

(           ) LIVRO                                (           ) PANFLETO 

4. Como você chegou a essa resposta? Explique oralmente. (Espera-se que o aluno responda que foi lendo a referência apresentada logo depois do texto.).

5. Qual é a principal finalidade de um texto como esse? Assinale a resposta com um X. 

(           ) INFORMAR                                   (           ) DIVERTIR              (           ) ORIENTAR

6. Além do título, o texto apresenta alguns subtítulos. Volte ao texto e circule-os.

7. Com a ajuda do professor, relacione o subtítulo ao animal ao qual ele se refere.

 tarefa

Fonte:CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 81 

8. Segundo o texto, o que o Bernardo-Eremita faz quando não cabe mais dentro da concha? Assinale.

(           ) Ele se encolhe dentro dela.

(           ) Ele procura outra maior e se muda.

(           ) Ele fica sem nenhuma concha.

Fonte das atividades: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 80-82.

 vídeo

 Faça a atividade no caderno de Ciências.

1. Desenhe onde cada um dos bichos constrói sua casa.

ÁGUIA- AMERICANA (Nos galhos altos das árvores.).

 JOÃO-DE-BARRO (Em postes ou galhos de árvores.).

CASTOR (Em lagos e rios.).

ABELHA (Perto de árvores e flores.).

FORMIGA (Na terra ou em troncos de árvores.).

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, caso sua escola possua os laptops Classmate, solicite que os alunos assistam ao vídeo utilizando o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, acessando o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.

"Sítio: Vídeo: João - de - barro construindo sua casa"  http://www.youtube.com/watch?v=c-fS14a3M2k Neste vídeo você assistirá ao João-de-barro construindo sua casa. Acesso em: 04 de jun. 2013.

PRODUZINDO: Que tal preparar uma exposição com réplicas das diferentes moradias de animais?

Professor, organize os alunos em grupos que trabalharão juntos nesta exposição. Você poderá realizar um sorteio para formar os grupos da seguinte maneira: entregue uma ficha com o nome dos animais para os alunos escolherem, quem tirar o nome do mesmo animal fará parte do mesmo grupo. Este trabalho possibilita a  interação além de trabalhar com Arte e com o conteúdo de Ciências, pois promove um diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.

GRUPO A e D: ABELHA

GRUPO B e E: FORMIGA

GRUPO C e F: JOÃO-DE-BARRO

Caso a sua turma seja numerosa, para os grupos não ficarem muito grandes, selecione outros animais e forme mais grupos.

Converse com os alunos, que cada grupo irá receber o material para confeccionar a réplica da casa do animal sorteado. Para isso, é só seguir as instruções.

GRUPO A e D: COLMEIA

Materiais:

Tiras de cartolina colorida de 18 cm x 2 cm, tesoura sem ponta, cola, cartolina branca e canetinhas coloridas. O uso da tesoura pelos alunos deverá ser sempre supervisionado pelo professor.

colméia

Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 87.

GRUPO B e E: FORMIGUEIRO

Materiais:

Dois suportes de rolo de papel higiênico, papelão, fita crepe, folhas de jornal, cola líquida, papel toalha, tinta guache marrom, papel crepom verde.

formigueiro

Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 88.

GRUPO C e F: NINHO

Materiais:

Argila, três palitos de madeira para churrasco, jornal, cola, tinta plástica branca e marrom.

ninho2    

Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 89.

Logo após, os trabalhos prontos, solicite que os alunos o ajudem a organizar a exposição.

  • Escolha um nome para a exposição;
  • Defina o dia, hora e o local;
  • Elabore com o seu grupo o convite para enviar aos amigos e familiares.

Professor, é importante que você oriente e se necessário, que faça os ajustes com os grupos, na escrita do convite para a exposição. É importante que observem se o convite tem os seguintes elementos:

  • Nome da exposição;
  • Local;
  • Data e horário;
  • Mensagem.

Peça a cada grupo que apresente seu convite aos outros grupos e exponha-o no mural da sala de aula. Proponha à turma, que seja feita uma votação para a escolha de um dos convites para representá-la. O convite escolhido será reproduzido e entregue aos amigos e familiares.

Professor, organize o ambiente escolar para que todos os grupos se sintam à  vontade para apresentarem o seu animal e a sua moradia. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

  •  "Sítio: Vídeo: Youtube -  A Cigarra e a Formiga - Fábula Coleção Disquinho" http://www.youtube.com/watch?v=9j1skNmbmj8 Neste vídeo você encontrará a fábula da Cigarra e da Formiga - Coleção Disquinho. Acesso em: 11 de jun. 2013.

Sugestões de links para os professores:

  • "Sítio: Sabidinhos da Ioio: Projeto Moradia"

http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011/09/projeto-moradia.html Neste sítio você encontrará diversas atividades, textos e músicas sobre as moradias dos homens e dos animais. Acesso em 05 de jun. 2013.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; identificar palavras iguais escritas com tipos gráficos diferentes (letra de imprensa minúscula e maiúscula); ler e interpretar poemas; identificar os tipos de moradias que existem entre os animais; descrever as características da sua própria moradia; perceber e comparar finalidade de um texto; elaborar convite para ser enviado aos amigos e familiares; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.