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José Graziano da Silva: do programa Fome Zero à diretoria internacional da FAO. Como um brasileiro chegou lá?

 

18/06/2013

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a função social dos textos biográficos, destacando a importância do conhecimento e do comprometimento das pessoas para a transformação da sociedade;

Reconhecer a atual condição geopolítica do Brasil no cenário internacional, favorecendo a visibilidade de experiências nacionais exitosas;

Investigar os objetivos e o funcionamento do Programa Fome Zero como iniciativa brasileira para o combate à fome e à pobreza extrema.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Produção, concentração de renda e fome

Programa Fome Zero como proposta brasileira para acabar com a fome e a miséria

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO): histórico, função e estratégias de ação

O papel da ciência, das instituições e das pessoas na erradicação da pobreza

Estratégias e recursos da aula

Sugestão de atividade para a 3ª série do ensino médio.

Esta atividade permite a construção e exercício das cinco habilidades elencadas na matriz de referência para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.(MEC, 2009) O caráter investigativo da aula está sintetizado no título, apresentado na forma interrogativa. A exploração dos oito subtemas propostos proporciona oportunidade para que os alunos desvendem parte da sua complexidade.

Atividade 1

O professor deverá dividir a sala em seis grupos para a realização das atividades propostas, antes de apresentar um texto impresso destacando a posse do brasileiro José Graziano da Silva como diretor geral da FAO. Essa matéria jornalística pode ser encontrada em oglobo.globo.com/mundo/jose-graziano-da-silva-eleito-diretor-geral-da-fao-2757655 (José Graziano é eleito diretor geral da FAO)

A leitura deverá ser intercalada entre os alunos, estimulando o envolvimento de todos. Após a leitura o professor deverá sugerir a identificação de palavras chave presentes no texto, tais como: direção geral, FAO/ONU, José Graziano da Silva, Programa Fome Zero, Biografia. Provavelmente, muitos alunos desconhecem essas expressões, tornando-se, portanto, o objeto das investigações propostas. Essas palavras chave definirão os temas a serem pesquisados, sendo proposto um para cada grupo. Na sequência apresentam-se os temas, e, ao final de cada um, indicam-se as ações a serem desenvolvidas. Cada tema contém uma problematização, para ser respondida, cuja finalidade é estimular as investigações.

Atividade 2

Os temas serão definidos por sorteio. Os alunos deverão realizar as investigações propostas e, a partir delas, elaborar cartazes sintetizando as principais informações coletadas. As ações estão descritas ao final de cada atividade. Para que o professor observe a apreensão do conteúdo investigado, sugere-se que cada grupo faça uma apresentação oral na sala de aula, em momento pré-estabelecido. Essa ação proporciona o exercício da síntese, fazendo com que os alunos adquiram confiança naquilo que pesquisaram.

A proposta de encerramento da aula está descrita em Atividade 3.

Temas para pesquisa em grupo

Grupo 1-José Graziano da Silva

grafico10

http://www.africatoday.co.ao/pt/economia/11099-Director-geral-FAO-visita-Angola-para-apoiar-agricultura-familiar.html

Os alunos deverão investigar a biografia do brasileiro José Graziano da Silva, respondendo a seguinte questão: De que maneira a sua trajetória como profissional e como cidadão contribuiu para que se tornasse o primeiro brasileiro e o primeiro latino americano a ocupar o cargo de diretor geral da FAO? As informações biográficas podem ser obtidas em

Quem é e o que pensa José Graziano da Silva

www.grazianodasilva.org/pt-br/biografia-2/2010/12/graziano-da-silva-biografia-2/#more-625e revistadinheirorural.terra.com.br/secao/entrevista/quem-e-e-o-que-pensa-jose-graziano-da-silva-o-brasileiro-que-vai-comandar-a-fao-e-tem-us-1-bilhao-para-combater-a-fome-no-mundo

As informações deverão ser socializadas a partir da confecção de um cartaz, contendo imagens, textos informativos e fontes de pesquisa. Esse cartaz, juntamente com os outros cinco apresentados neste quadro, comporão um mural a ser montado em local de ampla circulação de pessoas na escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo 4-O papel da ciência no combate à fome e à pobreza extrema

Alimentos 3

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2008/ju402pag3.html

Esta atividade tem a intenção de levar os alunos a compreender o papel da ciência em relação à produção e à produtividade, otimizando a exploração dos recursos naturais para o atendimento das demandas de alimentação. A ciência, no entanto, não é neutra. Para este tema a problematização proposta é: Nas economias de mercado, a serviço de quem a ciência se coloca: de todos os cidadãos, considerando a necessidade vital da alimentação ou daqueles que patrocinam as pesquisas?Informações sobre essa temática podem ser acessadas em:

Economias emergentes têm papel decisivo no combate à fome:

http://www.cpafap.embrapa.br/embrapa/?p=3215

Produtividade, sociedade, ciência e política:

http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S1646-107X2009000200001&script=sci_arttext

Após as leituras e uma discussão interna sobre o questionamento colocado, os membros desse grupo deverão propor um debate à sala, sendo eles os mediadores. O professor atuará como orientador do grupo proponente e como retaguarda na colocação de pontos essenciais para a compreensão do tema durante o debate.

A problematização motivadora do debate deverá ser: Se o papel da ciência é buscar respostas para os desafios da sociedade, por que não consegue acabar com a fome e a miséria?

As principais considerações levantadas durante o debate deverão ser anotadas no caderno de todos, como síntese do conteúdo estudado. Este grupo também deverá elaborar um cartaz colando algumas das matérias selecionadas, com as palavras chaves grifadas com o destacador de texto.

 

 

 

 

 

Grupo 2-Programa Fome Zero

Círculo alimentos

http://www.infoescola.com/sociologia/fome/

Os alunos deverão coletar informações sobre o histórico do referido programa institucional, seus objetivos e as estratégias de ação, acessando o site www.fomezero.gov.br/. Considerando a importância das críticas para o aperfeiçoamento das ações, os alunos deverão investigar apontamentos contrários, acessando Governo recebe novas críticas aos principais pontos do Fome Zero http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u47524.shtml

 e Em busca das metas  www.renipac.org.br/embusca.html.

Para verificar o conhecimento da turma sobre o referido programa e confrontar as opiniões sobre o mesmo, os alunos poderão fazer uma enquete entre os colegas da escola, selecionando uma turma ou perguntando aleatoriamente durante o intervalo das aulas a sua opinião sobre o Programa Fome Zero. As indagações sugeridas são:

1- Você conhece o Programa Fome Zero?

(  ) Não   (  ) Sim

2- Em caso afirmativo, em que se constitui?

3- Você considera este Programa eficaz para a erradicação da fome e da pobreza extrema no país? Por que?

A questão 3 coloca-se como problematização central deste tema. Para concluir o trabalho o grupo deverá xerocopiar as matérias acessadas anteriormente, passar o destacador de texto sobre os trechos mais significativos, e montar um cartaz, colando essas matérias com os destaques selecionados. O título do cartaz deverá expressar o objetivo de demonstração das opiniões divergentes. As opiniões dos colegas, após consentimento dos mesmos, poderão ser digitadas, impressas e afixadas no cartaz. O que se busca, com esta atividade, é demonstrar a diversidade de opiniões e como elas podem contribuir para o aperfeiçoamento de algo ou para a solução de problemas presentes na sociedade.

 

 

Grupo 5- Segurança alimentar e nutricional

cartaz

http://mulheresdocampo.blogspot.com.br/2011/02/seguranca-alimentar-e-nutricional-e-o.html

Intenciona-se, com este tema, apresentar o conceito de segurança alimentar aos alunos, de tal modo que consigam visualizá-lo em seu cotidiano. Além de uma informação escolar, essa percepção contribui para a aquisição de hábitos saudáveis de alimentação, além de desenvolver o senso crítico quanto à observação e fiscalização da qualidade dos alimentos que ingerimos. É possível também conhecer os mecanismos institucionais de que dispõe a sociedade para garantia da qualidade dos alimentos que consumimos.

A problematização deste tema deverá ser: Eu desfruto de segurança alimentar e nutricional?

Informações para o desenvolvimento do tema podem ser acessadas em

Construindo o conceito de segurança alimentar: http://www.rts.org.br/noticias/destaque-4/construindo-o-conceito-de-seguranca-alimentar-e-nutricional

Lei de Segurança alimentar e nutricional:

http://www2.planalto.gov.br/consea/biblioteca/publicacoes/cartilha-losan-portugues, e

Revista Segurança alimentar e nutricionalwww.unicamp.br/nepa/san.php.

Algumas dessas informações devem ser impressas e coladas num cartaz, grifando palavras chave ou trechos relevantes com o destacador de texto.

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo 3-FAO/ONU

Sede FAO

http://www.americaoggi.info/node/5444

Os alunos deverão pesquisar informações sobre o histórico, os objetivos, a estrutura e o funcionamento da FAO, a localização da sua sede (com imagens). Deverão também identificar projetos patrocinados por este órgão da ONU no Brasil e no mundo, as exigências para quem deseja trabalhar ou prestar serviço nele. Poderão também destacar os nomes e a nacionalidade dos diretores gerais anteriores, contextualizando a conquista de um brasileiro. Essas informações podem ser acessadas emwww.fao.org.br.

A problematização proposta é:Conseguirá a FAO dar conta das questões mundiais de alimentação?

Algumas dessas informações deverão ser xerocopiadas e coladas num cartaz. Esta atividade tem a intenção de contextualizar a existência e o funcionamento de um órgão supranacional como articulador e mobilizador de ações focadas na questão alimentar como um direito fundamental do cidadão.

 

Grupo 6- Biografias de brasileiros/as que se destacaram internacionalmente

Considerando a importância da contribuição de pessoas engajadas com temáticas relevantes para a sociedade, o professor deverá incentivar a busca de outras biografias. Recomenda-se a seguinte pergunta motivadora: o que esses/as brasileiros/as têm a nos ensinar? Entre os vários nomes indicam-se alguns:

Santos Dumont:  www.brasilescola.com/biografia/alberto-santos-dumont.htm

Rui Barbosa: http://www.historiabrasileira.com/biografias/ruy-barbosa/

Barão do Rio Branco: http://educacao.uol.com.br/biografias/rio-branco.jhtm

Jogadora Marta Vieira da Silva: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/marta-vieira-da-silva.html

Os alunos deverão montar cartazes com as fotos e a síntese biográfica das pessoas indicadas e outras que considerarem importantes.

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 3 

Após as apresentações na sala de aula, todos os cartazes deverão ser afixados no mural da escola. Combinando com professores de outros componentes curriculares (Biologia, Língua Portuguesa ou outra disciplina), o professor deverá convidar turmas que não tenham desenvolvido o trabalho, em horário pré agendado, para que seus alunos exponham o resultado das pesquisas realizadas. A intenção é o exercício da síntese oral, desenvolvendo o raciocínio lógico da argumentação, o prazer da interação e a socialização de informações que ampliam o conhecimento de todos.

Antes da exposição aos demais colegas, o professor deverá orientá-los considerando os seguintes aspectos:

- Tema pesquisado;

- Problematização desencadeadora da investigação;

- Fontes de pesquisa utilizadas;

- Informações relevantes apreendidas;

- Como a tarefa foi realizada pelos membros do grupo;

- Conclusão dos participantes sobre a temática pesquisada.

Recursos Complementares

A biografia e sua instrumentalidade educativa: http://www.scielo.br/pdf/es/v20n67/v20n67a05.pdf

Apoio à prática pedagógica: crônicas e biografias www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20cronicas%20e%20biografias.pdf

Matriz de referência para o ENEM: download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

Esta aula também faz parte de uma proposta maior, apresentada na coletânea de aulas de Geografia denominada “Erradicar a fome e a pobreza”: utopia universal ou possibilidade real? O link de acesso é http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=45856

Avaliação

O professor deverá considerar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, a capacidade de argumentação durante o debate proposto pelo grupo 4 e na apresentação oral aos colegas de outra turma.

 Poderão ser estabelecidos critérios para pontuação, tais como: coesão na argumentação, comunicação interpessoal, organização do trabalho, pontualidade, e outros.

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