Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Relacionando opiniões divergentes e/ou semelhantes: manifestos em São Paulo

 

18/06/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar em um, ou mais textos, opiniões divergentes e/ou semelhantes.
  • Expressar sua opinião sobre o tema tratado no texto.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de leitura e compreensão de textos.
  • Noções básicas sobre como expressar opiniões.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet

  • Datashow

  • Vídeos

  • Apresentação oral

  • Trabalho em grupo

 

 

Módulo 1 - Em torno dos manifestos

ATIVIDADE 1

Essa atividade poderá ser realizada em um laboratório de informática ou na própria sala de aula. Para essa última opção, providencie um computador e um projetor. Inicie a aula indagando os alunos sobre os manifestos e protestos ocorridos nos últimos dias na cidade de São Paulo. Em seguida, inicie a exibição dos três vídeos sugeridos abaixo. Exiba os três vídeos sem interrupção para que os alunos tenham uma visão global dos três. Exiba novamente o primeiro vídeo e promova uma discussão sobre esse vídeo a partir de questões como:

1. Por que a jornalista diz que os manifestantes da Av. Paulista perderam a razão?

2. A jornalista se refere a um movimento chamando "Passe livre". O que esse movimento está fazendo?

3. Segundo a jornalista, quem paga a conta se algum grupo tem descontos ou fica isento de passagem?

4. Qual o sentido da frase "Não existe almoço grátis" com a qual a jornalista encerra sua fala?

5. Você concorda com a frase dita por Rachel Sheherazade: "Protesto se faz com argumentos e se impõe pela razão"?

Vídeo 1

protestos SP

Vídeo disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=IdaKPV4aDfk. Acesso em: 15 jun 2013.

 

Vídeo 2

protestos  SP 2

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JD-WNq5Jed4. Acesso em: 15 jun 2013.

Depois da segunda exibição (do vídeo 2), proponha o seguinte questionamento aos alunos:

1. Segundo o narrador do vídeo, qual é a falta de respeito a que ele se refere?

2. O narrador é a favor dos protestos?

3. Que tipo de protesto ele sugere?

4. Você acredita que a manifestação ou o protesto do povo tem poder como o narrador afirma?

5. Qual o adjetivo utilizado pelo narrador para qualificar a ação da polícia?

6. Segundo o narrador, os protestos não se restringem à São Paulo. Em qual cidade também houve manifestações?

7. O narrador diz que a única coisa boa no Brasil é a "vontade do povo de lutar por coisas melhores". O que você pensa sobre as manifestações em São Paulo? Elas são, realmente, o reflexo da "vontade do povo de lutar por coisas melhores"?

8. Quais os tipos de protestos sugerido pelo vídeo "Melhor ficar quieto"?

Vídeo 3

protestos SP 3

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=luLzhtSYWC4. Acesso em: 15 jun 2013.

Inicie a discussão depois de assistir novamente ao vídeo 3:

1. Segundo Arnaldo Jabor, quem são os manifestantes?

2. E os pobres, quem são eles?

3. Quais são os adjetivos utilizados pelo jornalista para qualificar esses manifestos?

4. Qual é a causa dos manifestos?

5. Jabor diz que há perigos "no horizonte". Quais são os perigos citados por ele?

6. A que se refere o Projeto de Emenda Constitucional 37, o PEC 37?

7. Na opinião de Arnaldo Jabor, quanto valem os revoltosos de classe média? Você concorda com ele?

8. Jabor diz que os revoltosos são a caricatura de uma outra caricatura. Qual?

 

ATIVIDADE 2

Terminada a Atividade 1, separe os alunos em pares e peça-lhes que respondam a questão proposta abaixo. Na aula seguinte, cada dupla deverá compartilhar sua resposta com o grupo.

Há opiniões semelhantes e/ou divergentes nos três vídeos exibidos. Quais são?

 

Módulo 2 - Socializando opiniões

ATIVIDADE 1

Inicie a aula com a socialização das respostas de cada uma das duplas à questão proposta na aula anterior:  Há opiniões semelhantes e/ou divergentes nos três vídeos exibidos?. Quais são?. Depois que todas as duplas terminarem a socialização de suas respostas, verifique se todos os alunos foram capazes de relacionar as opiniões divergentes e/ou semelhantes encontradas nos vídeos.

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=apresenta%C3%A7%C3%A3o+trabalho&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=axW9UeSVJYT00QGixIG4Dg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#facrc=_&imgrc=g8YLuWfEk_19RM%3A%3BtDFupFmDmJcagM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_hPCVvXSmeNw%252FSi2xSehj8II%252FAAAAAAAAAC0%252FINbG2Xu6un4%252Fs400%252Ftrabalho.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fpedagogiaipa.blogspot.com%252F2009%252F06%252Fapresentacao-do-trabalho-da-paralisia.html%3B400%3B300. Acesso em: 15 jun 2013.

 

ATIVIDADE 2

No laboratório de informática, divida os alunos em grupos de 3 ou 4, conforme o número de computadores. Peça a cada grupo que pesquise outros vídeos sobre os manifestos ocorridos em São Paulo nos últimos dias. Cada grupo deverá escolher um vídeo, assisti-lo e depois fazer um relato sobre os temas, apontando as opiniões veiculadas no vídeo sobre as manifestações. Essa exposição das opiniões encontradas nos vídeos será apenas oral. Professor, verifique a escolha de cada grupo para que não haja repetição de vídeos.

ATIVIDADE 3

Encerrada a aividade 2, entregue a cada grupo uma cópia da imagem abaixo e peça a cada um que preencha o quadrinho em branco, levando em consideração tudo o que foi visto nos vídeos veiculados na internet. Peça aos alunos que usem o lápis.  Verifique a redação das tiras e corrija-as, se necessário. Depois de feita a correção, os alunos poderão reescrever as tiras com canetas coloridas. Incentive-os a ilustrar as tiras e depois, exponha o trabalho dos alunos no mural da escola. 

Quadritiras | quadrinhos e tirinhas engraçadas

Imagem disponível em: http://www.quadritiras.com.br/node/2951. Acesso em: 15 jun 2013.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser processual, por meio da observação da participação e do interesse dos alunos durante as atividades propostas. Entretanto, o professor também poderá fazer uma avaliação quantitativa, pedindo aos alunos que redijam um ou dois parágrafos sobre o tema estudado, apontando as opiniões divergentes e/ou semelhantes encontradas nos textos estudados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria José da Silva Fernandes, EE SAO FRANCISCO DE ASSIS , Minas Gerais - disse:
    fernandesmj@com4.com.br

    20/06/2013

    Quatro estrelas

    Gostei da aula. Poderíamos pedir, em seguida, a produção de texto de opinião. Acho que os alunos gostariam de dizer o que pensam sobre o assunto e os textos ficariam muito bons.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.