18/06/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Essa atividade poderá ser realizada em um laboratório de informática ou na própria sala de aula. Para essa última opção, providencie um computador e um projetor. Inicie a aula indagando os alunos sobre os manifestos e protestos ocorridos nos últimos dias na cidade de São Paulo. Em seguida, inicie a exibição dos três vídeos sugeridos abaixo. Exiba os três vídeos sem interrupção para que os alunos tenham uma visão global dos três. Exiba novamente o primeiro vídeo e promova uma discussão sobre esse vídeo a partir de questões como:
1. Por que a jornalista diz que os manifestantes da Av. Paulista perderam a razão?
2. A jornalista se refere a um movimento chamando "Passe livre". O que esse movimento está fazendo?
3. Segundo a jornalista, quem paga a conta se algum grupo tem descontos ou fica isento de passagem?
4. Qual o sentido da frase "Não existe almoço grátis" com a qual a jornalista encerra sua fala?
5. Você concorda com a frase dita por Rachel Sheherazade: "Protesto se faz com argumentos e se impõe pela razão"?
Vídeo 1
Vídeo disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=IdaKPV4aDfk. Acesso em: 15 jun 2013.
Vídeo 2
Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JD-WNq5Jed4. Acesso em: 15 jun 2013.
Depois da segunda exibição (do vídeo 2), proponha o seguinte questionamento aos alunos:
1. Segundo o narrador do vídeo, qual é a falta de respeito a que ele se refere?
2. O narrador é a favor dos protestos?
3. Que tipo de protesto ele sugere?
4. Você acredita que a manifestação ou o protesto do povo tem poder como o narrador afirma?
5. Qual o adjetivo utilizado pelo narrador para qualificar a ação da polícia?
6. Segundo o narrador, os protestos não se restringem à São Paulo. Em qual cidade também houve manifestações?
7. O narrador diz que a única coisa boa no Brasil é a "vontade do povo de lutar por coisas melhores". O que você pensa sobre as manifestações em São Paulo? Elas são, realmente, o reflexo da "vontade do povo de lutar por coisas melhores"?
8. Quais os tipos de protestos sugerido pelo vídeo "Melhor ficar quieto"?
Vídeo 3
Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=luLzhtSYWC4. Acesso em: 15 jun 2013.
Inicie a discussão depois de assistir novamente ao vídeo 3:
1. Segundo Arnaldo Jabor, quem são os manifestantes?
2. E os pobres, quem são eles?
3. Quais são os adjetivos utilizados pelo jornalista para qualificar esses manifestos?
4. Qual é a causa dos manifestos?
5. Jabor diz que há perigos "no horizonte". Quais são os perigos citados por ele?
6. A que se refere o Projeto de Emenda Constitucional 37, o PEC 37?
7. Na opinião de Arnaldo Jabor, quanto valem os revoltosos de classe média? Você concorda com ele?
8. Jabor diz que os revoltosos são a caricatura de uma outra caricatura. Qual?
Terminada a Atividade 1, separe os alunos em pares e peça-lhes que respondam a questão proposta abaixo. Na aula seguinte, cada dupla deverá compartilhar sua resposta com o grupo.
Há opiniões semelhantes e/ou divergentes nos três vídeos exibidos. Quais são?
Inicie a aula com a socialização das respostas de cada uma das duplas à questão proposta na aula anterior: Há opiniões semelhantes e/ou divergentes nos três vídeos exibidos?. Quais são?. Depois que todas as duplas terminarem a socialização de suas respostas, verifique se todos os alunos foram capazes de relacionar as opiniões divergentes e/ou semelhantes encontradas nos vídeos.
No laboratório de informática, divida os alunos em grupos de 3 ou 4, conforme o número de computadores. Peça a cada grupo que pesquise outros vídeos sobre os manifestos ocorridos em São Paulo nos últimos dias. Cada grupo deverá escolher um vídeo, assisti-lo e depois fazer um relato sobre os temas, apontando as opiniões veiculadas no vídeo sobre as manifestações. Essa exposição das opiniões encontradas nos vídeos será apenas oral. Professor, verifique a escolha de cada grupo para que não haja repetição de vídeos.
Encerrada a aividade 2, entregue a cada grupo uma cópia da imagem abaixo e peça a cada um que preencha o quadrinho em branco, levando em consideração tudo o que foi visto nos vídeos veiculados na internet. Peça aos alunos que usem o lápis. Verifique a redação das tiras e corrija-as, se necessário. Depois de feita a correção, os alunos poderão reescrever as tiras com canetas coloridas. Incentive-os a ilustrar as tiras e depois, exponha o trabalho dos alunos no mural da escola.
Imagem disponível em: http://www.quadritiras.com.br/node/2951. Acesso em: 15 jun 2013.
Para outros vídeos sobre os manifestos em São Paulo, acesse:
https://www.youtube.com/resultssearch_query=protesto+em+S%C3%A3o+Paulo&oq=protesto+em+S%C3%A3o+Paulo&gs_l=youtube.3...5326.16239.0.17273.21.21.0.0.0.0.238.3404.4j13j4.21.0...0.0...1ac.1.11.youtube.LIm2d_lmJ9s Acesso em: 15 jun 2013.
Refúgio no posto - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/videos-protesto-contra-tarifa-em-sp.html Acesso em 16 jun 2013.
Confronto na Consolação - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/videos-protesto-contra-tarifa-em-sp.html
Professor, a avaliação deverá ser processual, por meio da observação da participação e do interesse dos alunos durante as atividades propostas. Entretanto, o professor também poderá fazer uma avaliação quantitativa, pedindo aos alunos que redijam um ou dois parágrafos sobre o tema estudado, apontando as opiniões divergentes e/ou semelhantes encontradas nos textos estudados.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/06/2013
Quatro estrelasGostei da aula. Poderíamos pedir, em seguida, a produção de texto de opinião. Acho que os alunos gostariam de dizer o que pensam sobre o assunto e os textos ficariam muito bons.