Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Falando de hábitos e rotinas: os advérbios e as expressões de frequência

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer advérbios e expressões de frequência em inglês;
  • elaborar frases com advérbios e expressões de frequência em inglês;
  • posicionar corretamente os advérbios e expressões de frequência na frase.
Duração das atividades
02 Módulos/aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, faz-se importante o aluno ter noção do presente simples dos verbos em inglês. Para isso, é recomendável que assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=m7Tlc0sun5Y (acesso em 16.06.2013).

É importante, ainda, que reconheça algumas estruturas básicas da língua inglesa, disponível no site do Portal do Professor no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=49474 (acesso em 17.06.2013)

Estratégias e recursos da aula

Recursos utilizados:

  • laboratório de informática com acesso a Internet;
  • slides, datashow, tablets ou notebooks;
  • textos impressos/xerocados.

 

                                                                  MÓDULO 1

ATIVIDADE 1: introduzindo o tópico gramatical

Para introduzir o conteúdo, o professor deverá projetar no data show a seguinte explicação sobre os advérbios e as expressões de frequência:

Os advérbios de frequência e as expressões de frequência indicam com que frequência algo aconteceu, acontece ou acontecerá. Os advérbios de frequência respondem à pergunta: How often....? ou How frequently...?

Os advérbios de frequência mais comuns em inglês são: 

·         never [nunca, jamais]

·         always [sempre]

·         often [frequentemente, com frequência]

·         sometimes [às vezes]

·         usually [geralmente]

·         rarely [raramente]

·         seldom [raramente]. 

 

Algumas expressões de frequência mais utilizadas são:

once ( a week, a day, a year) - uma vez por semana, por dia, por ano

twice (a week, a day, a year) - duas vezes por semana, por dia, por ano

three, four, five, a hundred times ( a week, a day, a year) - três, quatro, cinco, cem vezes por semana, por dia, por ano

every (day, year, time) - todo dia, todo ano, toda hora

every other day - dia sim dia não

once in a while = every now and then - de vez em quando 

 

Agora que você já conhece os advérbios de frequência e as expressões de frequência, é preciso entender onde colocá-los nas frases. Observe as sentenças abaixo:

·         I always read Denilso’s blog. [Eu sempre leio o blog do Denilso.]

·         My brother never goes to church. [Meu irmão nunca vai à igreja.]

·         My father rarely watches soap operas. [Meu pai raramente assiste a novelas.]

 

a

Figura 1: fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=church&oq=church&gs_l=img.1.0.0l10.930.2206.0.4118.6.6.0.0.0.0.192.1103.0j6.6.0...0.0.0..1ac.1.17.img.9ueI9tAiSDM#facrc=_&imgrc=njoRXrei7YjUTM%3A%3Bd-8WKjr6w_yZwM%3Bhttp%253A%252F%252Feddierivero.org%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F02%252FChurch.gif%3Bhttp%253A%252F%252Feddierivero.org%252Ftag%252Fchurch-growth%252F%3B490%3B795 (acesso em 16.06.2013) 

Se você observar, notará que a ordem dos advérbios de frequência em inglês é praticamente a mesma do que em português. Ou seja, são geralmente colocados entre o sujeito e o verbo:

·         always read…

·         My brother never goes…

·         My father rarely watches…

 

 No entanto, quando temos o verbo to be (am, is, are) na frase, os advérbios de frequência devem vir depois dele.  É o que podemos notar nos exemplos abaixo:   

·         He is always at home in the evening. [Ele sempre está em casa à noite]

·         I am never late for school. [Eu nunca estou atrasado para a escola]

·         They are often annoying. [Ele frequentemente são irritantes]

 

a

Figura 2: fonte http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=church&oq=church&gs_l=img.3..0l10.44342.45274.0.46321.6.6.0.0.0.0.188.793.2j4.6.0...0.0.0..1ac.1.17.img.Wv38ScsyAqs#hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&sa=1&q=school&oq=school&gs_l=img.1.1.0l10.229616.234027.0.235909.13.13.0.0.0.0.268.2010.3j9j1.13.0...0.0.0..1c.1.17.img.RjGpf07Q3is&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47883778,d.eWU&fp=435a6b887a063dbf&biw=1024&bih=643&facrc=_&imgrc=Qy8Hd5AjeNCtqM%3A%3BfltWHsL6oQhKtM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gboe.org%252Fschool%2525208%252FSchoolHouse.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gboe.org%252Fschool%2525208%252F%3B1202%3B1043 (acesso em 16.06.2013)

 

Os advérbios “sometimes“, “often” e “usually” podem ser colocadas também no início ou no final da sentença:

·         I sometimes go out with my friends.

·         Sometimes I go out with my friends.

·         I go out with my friends sometimes. [esse uso é bem mais informal]

at

Figura 3 fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=go+out+with+friends&oq=go+out+with&gs_l=img.1.1.0i19l10.2271.4372.0.6225.11.9.0.2.2.1.190.932.5j4.9.0...0.0.0..1ac.1.17.img.J1dELc6xZR0#facrc=_&imgrc=52oL6zp_Mwnk9M%3A%3BAbp17VPGKJ0ODM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.cglearn.it%252Fmysite%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F07%252Fgo_out_with_friends.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.cglearn.it%252Fmysite%252Fvocabulary%252Fdaily-routine%252Ffree-time-activities%252F%3B500%3B500 (acesso em 16.06.2013) 

Note, ainda, que “rarely” e “seldom” podem também ser colocados no final da sentença. Mas nunca no início! Veja:

·         My father rarely watches TV.

·         My father watches TV rarely

As expressões de frequência, por sua vez, são geralmente colocadas no final das frases. Exemplo: I play tennis twice a week.  

Adaptado do sitehttp://www.inglesnapontadalingua.com.br/2009/04/adverbios-de-frequencia-em-ingles.html (acesso em 16.06.2013)

Professor, é importante, também, apresentar  aos alunos a tabela, abaixo, que mostra o grau de frequência dos principais advérbios:  

sempre

geralmente

frequentemente

às vezes

ocasionalmente

raramente

nunca

100%

89%

70%

50%

40%

20%

0%

always

usually

often

sometimes

occasionally

seldom
rarely
hardly ever

never

Fonte: http://www.englishexperts.com.br/2012/07/03/adverbios-de-frequencia-em-ingles/ (acesso em 16.06.2013)

ATIVIDADE 2: treinando a pronúncia dos advérbios de frequência

Professor, no laboratório de informática, peça para que os alunos acessem o site: http://www.bomingles.com.br/gramatica/adverbios/frequencia (acesso em 16.06.2013), para que possam treinar a pronúncia dos advérbios de frequência. No site, há a introdução de outros advérbios de frequência que poderão ser explicados, durante a exibição do site. Verifique se há a participação de todos na atividade e tire as suas possíveis dúvidas. Ao final, peça para os alunos repetirem a pronúncia de alguns dos advérbios  e expressões de frequência. 

ATIVIDADE 3: produção

Professor, peça aos alunos que elaborem 05 frases, usando os advérbios e as expressões de frequência aprendidos. Observe se os alunos constroem sentenças, utilizando o verbo to be e verificando a sua correta posição na frase, conforme a explicação apresentada na Atividade 1. Depois de elaboradas, as frases deverão ser lidas pelos alunos, corrigindo os possíveis erros com pronúncia, vocabulário e estrutura gramatical. Algumas frases poderão ser escritas no quadro pelo professor ou pelos próprios alunos, a fim de ilustrar algum ponto gramatical que se fizer relevante ou um erro que tem sido comum entre os alunos. É importante incentivar os alunos a prestarem atenção na leitura das frases dos colegas e a participarem da correção.  

 

                                                               MÓDULO 2 

ATIVIDADE 4: compreensão auditiva

Professor, leve os alunos ao laboratório de informática, peça a eles que acessem o site http://www.esl-lab.com/elem/elemrd1.htm e ouçam a produção oral: "A day at school", que relata a rotina escolar de vários estudantes.  

at

Imagem ilustrativa do site: http://www.esl-lab.com/elem/elemrd1.htm (acesso em 16.06.2013)

Em seguida, os alunos deverão escolher dois personagens que fazem parte do vídeo e anotar a rotina escolar de cada um deles. O aluno deverá relatar a rotina escolar dos personagens escolhidos para os demais alunos. O próprio professor poderá, também, escolher e distribuir os personagens entre os seus alunos, evitando, assim, que o mesmo personagem seja utilizado mais de uma vez. Durante o relato dos alunos, o professor deverá ficar atento à pronúncia correta das palavras, bem como à posição correta dos advérbios nas frases, tirando as dúvidas.    

ATIVIDADE 5: PRODUÇÃO

Agora é a vez de os alunos produzirem suas próprias frases, descrevendo a sua rotina escolar, utilizando-se dos advérbios de frequência aprendidos no Módulo 1. Uma lista de verbos poderá ser projetada no data show, a fim de ajudar os alunos na confecção das frases:

go to school, read, talk with my friends, listen to the teacher, take notes, do homework, attend class, take a test, work in groups, be late, skip class, take the bus to school

O professor deverá ajudar os alunos com o vocabulário novo, chamando a sua atenção para a correta posição dos advérbios de frequência nas frases. Para a correção da atividade, as frases deverão ser compartilhadas com os demais do grupo, envolvendo todos os alunos. 

ATIVIDADE 6: prática 

Professor, entregue aos alunos uma cópia do exercício abaixo e dispense um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a sua execução. Se achar conveniente, o exercício poderá ser realizado em duplas, favorecendo a interação entre o grupo.

A. Put the adverbs in the correct place.

1. A: What do you do on Saturday mornings? (usually)

    B: Nothing much. I sleep until noon. (almost always)

2. A: Do you go bicycling? (ever)

    B: Yeah, I go bicycling on Saturdays (often).

3. A: How often do you play sports? (usually)

    B: Weel, I play tennis. (twice a week)

4. A: What do you do after class? (usually)

     B: I go out with my classmates (about three times a week)

5. A: How often do you exercise? (usually)

    B: I exercise (seldom). 

Professor, corrija o exercício oralmente, atentando, também, para a pronúncia correta das palavras, possibilitando a participação de todos do grupo. 

Recursos Complementares

Para outros exercícios com ênfase na pronúncia, acesse o site

http://www.bomingles.com.br/gramatica/adverbios/frequencia (acesso em 19.06.2013)

Para mais exercícios gramaticais, consulte:

http://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-adverbios-de-frequencia-em-ingles-t9251.html (acesso em 19.06.2013)

Avaliação

Em um primeiro momento, o professor deverá observar a produção, o envolvimento e o interesse dos alunos durante todas as atividades desenvolvidas nesta aula.

Em um segundo momento, o professor deverá solicitar aos alunos a elaboração de frases (5 ou mais), descrevendo um típico final de semana e utilizando-se dos advérbios e expressões de frequência aprendidos. Além de atentar-se para a posição correta dos advérbios e expressões de frequência nas frases elaboradas pelos alunos, o professor deverá observar a pronúncia, uma vez que a oralidade foi um dos focos principais desta aula.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.