21/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Para esta aula, faz-se importante o aluno ter noção do presente simples dos verbos em inglês. Para isso, é recomendável que assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=m7Tlc0sun5Y (acesso em 16.06.2013).
É importante, ainda, que reconheça algumas estruturas básicas da língua inglesa, disponível no site do Portal do Professor no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=49474 (acesso em 17.06.2013)
Recursos utilizados:
Para introduzir o conteúdo, o professor deverá projetar no data show a seguinte explicação sobre os advérbios e as expressões de frequência:
Os advérbios de frequência e as expressões de frequência indicam com que frequência algo aconteceu, acontece ou acontecerá. Os advérbios de frequência respondem à pergunta: How often....? ou How frequently...?
Os advérbios de frequência mais comuns em inglês são:
· never [nunca, jamais]
· always [sempre]
· often [frequentemente, com frequência]
· sometimes [às vezes]
· usually [geralmente]
· rarely [raramente]
· seldom [raramente].
Algumas expressões de frequência mais utilizadas são:
once ( a week, a day, a year) - uma vez por semana, por dia, por ano
twice (a week, a day, a year) - duas vezes por semana, por dia, por ano
three, four, five, a hundred times ( a week, a day, a year) - três, quatro, cinco, cem vezes por semana, por dia, por ano
every (day, year, time) - todo dia, todo ano, toda hora
every other day - dia sim dia não
once in a while = every now and then - de vez em quando
Agora que você já conhece os advérbios de frequência e as expressões de frequência, é preciso entender onde colocá-los nas frases. Observe as sentenças abaixo:
· I always read Denilso’s blog. [Eu sempre leio o blog do Denilso.]
· My brother never goes to church. [Meu irmão nunca vai à igreja.]
· My father rarely watches soap operas. [Meu pai raramente assiste a novelas.]
Se você observar, notará que a ordem dos advérbios de frequência em inglês é praticamente a mesma do que em português. Ou seja, são geralmente colocados entre o sujeito e o verbo:
· I always read…
· My brother never goes…
· My father rarely watches…
No entanto, quando temos o verbo to be (am, is, are) na frase, os advérbios de frequência devem vir depois dele. É o que podemos notar nos exemplos abaixo:
· He is always at home in the evening. [Ele sempre está em casa à noite]
· I am never late for school. [Eu nunca estou atrasado para a escola]
· They are often annoying. [Ele frequentemente são irritantes]
Os advérbios “sometimes“, “often” e “usually” podem ser colocadas também no início ou no final da sentença:
· I sometimes go out with my friends.
· Sometimes I go out with my friends.
· I go out with my friends sometimes. [esse uso é bem mais informal]
Note, ainda, que “rarely” e “seldom” podem também ser colocados no final da sentença. Mas nunca no início! Veja:
· My father rarely watches TV.
· My father watches TV rarely.
As expressões de frequência, por sua vez, são geralmente colocadas no final das frases. Exemplo: I play tennis twice a week.
Adaptado do site: http://www.inglesnapontadalingua.com.br/2009/04/adverbios-de-frequencia-em-ingles.html (acesso em 16.06.2013)
Professor, é importante, também, apresentar aos alunos a tabela, abaixo, que mostra o grau de frequência dos principais advérbios:
sempre |
geralmente |
frequentemente |
às vezes |
ocasionalmente |
raramente |
nunca |
100% |
89% |
70% |
50% |
40% |
20% |
0% |
always |
usually |
often |
sometimes |
occasionally |
seldom |
never |
Fonte: http://www.englishexperts.com.br/2012/07/03/adverbios-de-frequencia-em-ingles/ (acesso em 16.06.2013)
Professor, no laboratório de informática, peça para que os alunos acessem o site: http://www.bomingles.com.br/gramatica/adverbios/frequencia (acesso em 16.06.2013), para que possam treinar a pronúncia dos advérbios de frequência. No site, há a introdução de outros advérbios de frequência que poderão ser explicados, durante a exibição do site. Verifique se há a participação de todos na atividade e tire as suas possíveis dúvidas. Ao final, peça para os alunos repetirem a pronúncia de alguns dos advérbios e expressões de frequência.
Professor, peça aos alunos que elaborem 05 frases, usando os advérbios e as expressões de frequência aprendidos. Observe se os alunos constroem sentenças, utilizando o verbo to be e verificando a sua correta posição na frase, conforme a explicação apresentada na Atividade 1. Depois de elaboradas, as frases deverão ser lidas pelos alunos, corrigindo os possíveis erros com pronúncia, vocabulário e estrutura gramatical. Algumas frases poderão ser escritas no quadro pelo professor ou pelos próprios alunos, a fim de ilustrar algum ponto gramatical que se fizer relevante ou um erro que tem sido comum entre os alunos. É importante incentivar os alunos a prestarem atenção na leitura das frases dos colegas e a participarem da correção.
Professor, leve os alunos ao laboratório de informática, peça a eles que acessem o site http://www.esl-lab.com/elem/elemrd1.htm e ouçam a produção oral: "A day at school", que relata a rotina escolar de vários estudantes.
Imagem ilustrativa do site: http://www.esl-lab.com/elem/elemrd1.htm (acesso em 16.06.2013)
Em seguida, os alunos deverão escolher dois personagens que fazem parte do vídeo e anotar a rotina escolar de cada um deles. O aluno deverá relatar a rotina escolar dos personagens escolhidos para os demais alunos. O próprio professor poderá, também, escolher e distribuir os personagens entre os seus alunos, evitando, assim, que o mesmo personagem seja utilizado mais de uma vez. Durante o relato dos alunos, o professor deverá ficar atento à pronúncia correta das palavras, bem como à posição correta dos advérbios nas frases, tirando as dúvidas.
Agora é a vez de os alunos produzirem suas próprias frases, descrevendo a sua rotina escolar, utilizando-se dos advérbios de frequência aprendidos no Módulo 1. Uma lista de verbos poderá ser projetada no data show, a fim de ajudar os alunos na confecção das frases:
go to school, read, talk with my friends, listen to the teacher, take notes, do homework, attend class, take a test, work in groups, be late, skip class, take the bus to school |
O professor deverá ajudar os alunos com o vocabulário novo, chamando a sua atenção para a correta posição dos advérbios de frequência nas frases. Para a correção da atividade, as frases deverão ser compartilhadas com os demais do grupo, envolvendo todos os alunos.
Professor, entregue aos alunos uma cópia do exercício abaixo e dispense um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a sua execução. Se achar conveniente, o exercício poderá ser realizado em duplas, favorecendo a interação entre o grupo.
1. A: What do you do on Saturday mornings? (usually)
B: Nothing much. I sleep until noon. (almost always)
2. A: Do you go bicycling? (ever)
B: Yeah, I go bicycling on Saturdays (often).
3. A: How often do you play sports? (usually)
B: Weel, I play tennis. (twice a week)
4. A: What do you do after class? (usually)
B: I go out with my classmates (about three times a week)
5. A: How often do you exercise? (usually)
B: I exercise (seldom).
Professor, corrija o exercício oralmente, atentando, também, para a pronúncia correta das palavras, possibilitando a participação de todos do grupo.
Para outros exercícios com ênfase na pronúncia, acesse o site:
http://www.bomingles.com.br/gramatica/adverbios/frequencia (acesso em 19.06.2013)
Para mais exercícios gramaticais, consulte:
http://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-adverbios-de-frequencia-em-ingles-t9251.html (acesso em 19.06.2013)
Em um primeiro momento, o professor deverá observar a produção, o envolvimento e o interesse dos alunos durante todas as atividades desenvolvidas nesta aula.
Em um segundo momento, o professor deverá solicitar aos alunos a elaboração de frases (5 ou mais), descrevendo um típico final de semana e utilizando-se dos advérbios e expressões de frequência aprendidos. Além de atentar-se para a posição correta dos advérbios e expressões de frequência nas frases elaboradas pelos alunos, o professor deverá observar a pronúncia, uma vez que a oralidade foi um dos focos principais desta aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/06/2013
Cinco estrelasExcelente!