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O revestimento de um ambiente e o cálculo de área

 

17/06/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 3 da matriz do ENEM, que é construir noções de grandezas e medidas para compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, bem como avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente (H13), são propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Ampliar a compreensão dos alunos sobre o processo de medição de área de um ambiente;
  • Calcular a área de regiões retangulares;
  • Calcular o perímetro de um ambiente;
  • Identificar a utilização do conceito de área no contexto diário;
  • Resolver problemas envolvendo o revestimento de pisos de cerâmica no cálculo de área de um de um ambiente.
Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Área de figuras planas
  • Operações envolvendo números decimais
  • Perímetro
  • Porcentagem
  • Unidades de medida de comprimento: Sistema Métrico Decimal
Estratégias e recursos da aula
  • Calculadora simples
  • Fita métrica
  • Fotocópia de imagens e textos sugeridos
  • Laboratório de Informática com acesso a internet
  • TV ou data-show

 

1º MOMENTO:

Professor(a), para essa aula, espera-se que o aluno já saiba da necessidade de escolher uma unidade de área (u.a.) adequada para encontrar a área de qualquer superfície retangular.

Para construir o conceito de área com os alunos acesse a aula do portal “Construindo o conceito de área e sua utilização na elaboração de uma planta baixa de uma casa popular” no portal do professor.

Mostre aos alunos que ao fazer um revestimento de pisos em um ambiente é preciso saber qual é a área total desse ambiente. Assim, divida a sala em grupos e entregue aos alunos uma cópia de cada imagem a seguir (figura 1):

Figura 1: Imagem de um Dormitório de Solteiro

Imagem de um Dormitório de Solteiro

Imagem: Dormitório de Solteiro construído a partir do Simulador online disponível em http://casa.abril.com.br/simuladores/brinque-de-decorar  (Acesso em 11 de junho 2013) .

Ao mostrar a figura, apresente as seguintes questões:

a) Qual é a área do dormitório de solteiro? Registre o processo que você realizou para encontrar essa área.

Comentário: Nesse momento os alunos poderão utilizar a calculadora como recurso no cálculo da área e, em seguida, socializar para o restante da turma as estratégias que utilizaram para encontrar a área do dormitório de solteiro.  A figura 2 abaixo apresenta uma possível solução para o cálculo de área do dormitório de solteiro apresentada pelos alunos:

Figura 2: Imagem de uma possível solução para calcular a área do dormitório de solteiro

Imagem de uma possível solução para calcular a área do dormitório de solteiro

Imagem do próprio autor

b) O dormitório de solteiro possui três camas e uma cômoda, conforme ilustra a imagem a seguir. Qual será a área livre desse dormitório?  

Figura 3: Imagem de um Dormitório de Solteiro e camas

Imagem de um Dormitório de Solteiro e camas

Imagem: Dormitório de Solteiro construído a partir do Simulador online disponível em http://casa.abril.com.br/simuladores/brinque-de-decorar  (Acesso em 11 de junho 2013) .

c) A largura da porta é de 90 cm e ao optar por contornar as paredes do quarto de solteiro com um papel parede conforme ilustra a figura 4, qual será comprimento necessário para contornar todo o quarto? 

Figura 4: Imagem de papel de parede

Imagem de papel de parede

Imagem:  Papel parede disponível em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-477999376-border-faixa-decorativa-10m-papel-parede-bobinex-cola-gratis-_JM Acesso em 11 junho de 2013.

d) O dormitório de casal apresentado na figura 5 possui 2m de largura e 3m de comprimento. Desprezando a altura dos móveis, seria possível colocar uma cama de casal com as dimensões 1,66m x 2,15m e dois criados junto a cabeceira da cama com as dimensões de 46cm x 74cm?

Figura 5: Imagem de Dormitório de Casal

Imagem de Dormitório de Casal

Imagem: Dormitório de Casal construído a partir do Simulador online disponível em http://casa.abril.com.br/simuladores/brinque-de-decorar  (Acesso em 11 junho 2013) .

e) Caso optássemos por revestir o piso desse dormitório com cerâmica, o que precisaríamos saber para calcular a quantidade necessária?

f) Ao calcular a quantidade de material a ser utilizada em uma obra, seja construção ou reforma, arquitetos, engenheiros e técnicos afirmam que é preciso prever bem as perdas que ocorrem do transporte ao manuseio. 

O cálculo evita desperdício e a dor de cabeça de ter de voltar à loja para comprar mais material e correr o risco de não encontrar o produto, em falta ou já fora de linha.

(Para mais informações acesse http://www.salvadorimoveis.com.br/reformasConstrucoes.html  Acesso em 11 junho 2013). 

Assim sendo, recomenda-se comprar 10% a mais da quantidade necessária de pisos para o revestimento de um ambiente. Sabendo que as dimensões de um piso de cerâmica é 39 cm x 39 cm, qual será a quantidade necessária para fazer o revestimento do dormitório de solteiro?

Comentário: Professor (a) aproveite esse momento para avaliar se os alunos compreenderam o processo do cálculo de quantidade de uma cerâmica para revestimento de um ambiente, analise os registros dos alunos, peça que alguns grupos apresentem as soluções encontradas e mesmo que alguns apresentem soluções incorretas, aproveite esse momento e faça mediações para que haja compreensão dos conceitos trabalhados nessa aula.

2º MOMENTO:

No Laboratório de Informática conectado à internet, oriente os alunos para que eles acessem o site http://www.clickreforma.com.br/calculadoras.php?calcula_pisos (Acesso em 11 junho 2013). Nesse site é possível estimar, através de um simulador, a quantidade necessária de revestimentos a partir da área total de um ambiente ou das dimensões da superfície (caso ela seja retangular) conforme ilustra a figura.

Figura 6:  Imagem do simulador usado para calcular quantidade de pisos

Imagem do simulador de Calcular quantidade de pisos

Imagem: Simulador usado para calcular quantidade de pisos disponível em http://www.clickreforma.com.br/calculadoras.php?calcula_pisos . Acesso em 11 junho 2013.

Os alunos poderão fazer várias simulações utilizando dimensões diferentes para as cerâmicas e, assim, encontrar as respectivas quantidades de revestimentos para uma determinada área. Aproveite esse momento e peça que os alunos confiram os resultados das questões anteriores.

3º MOMENTO:

Para finalizar a aula, entregue aos alunos o texto a seguir que aponta o Brasil como o segundo maior produtor e consumidor mundial de revestimentos cerâmicos e apresenta também, por meio de um gráfico, os estados brasileiros que mais produzem e os mais consomem esses revestimentos cerâmicos. Faça uma discussão com os alunos tomando como ponto de partida as informações do texto, como os dados apresentados em porcentagem, em valores e em área.

O Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial de revestimentos cerâmicos, superado, em termos de volume, apenas pelo imenso mercado chinês. Fatores como elevada produtividade, custos baixos de produção, disponibilidade de insumos minerais e energéticos, frente a um mercado consumidor doméstico em franca expansão, sustentaram, nos últimos 15 anos, o vigoroso crescimento dessa indústria no país, e que consolidaram dois dos mais importantes clusters brasileiros de base mineral – Santa Gertrudes (SP) e Criciúma (SC). Em 2008, a produção brasileira de revestimentos cerâmicos atingiu 713,4 milhões de m², o que coloca o país como o segundo maior produtor mundial em quantidade de peças (Anfacer - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica de Revestimento, 2009). Essa produção propiciou um faturamento estimado em cerca de R$ 6,5 bilhões.

Produção e consumo de Cerâmica de Revestimento por região em 2007.

Imagem: Produção e consumo de Cerâmica de Revestimento por região em 2007.

Fonte: Disponível em  http://www.mme.gov.br/sgm/galerias/arquivos/plano_duo_decenal/a_transformacao_mineral_no_brasil/P43_RT69_Perfil_da_Cerxmica_de_Revestimento.pdf . Acesso em 11 jun 2013.

Comparando os dados de produção e consumo, constata-se que as regiões Sul e Sudeste produzem bem mais do que consomem. A demanda do resto do País é parcialmente suprida por essas duas regiões. O Nordeste, por exemplo, representou, em 2007, 9% da produção e 20% em volume do consumo brasileiro. Já o Centro-Oeste consome 9% da produção nacional e conta com uma produção ainda incipiente.

Texto extraído do documento “Desenvolvimento de estudos para elaboração do plano uodecenal (2010 - 2030) de geologia, mineração e transformação mineral” do Ministério de Minas e Energia – MME disponível emhttp://www.mme.gov.br/sgm/galerias/arquivos/plano_duo_decenal/a_transformacao_mineral_no_brasil/P43_RT69_Perfil_da_Cerxmica_de_Revestimento.pdf . Acesso em 11 jun 2013.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:

AUTODESK HOMESTYLER

Fonte: Disponível em http://pt.homestyler.com/designer Acesso em 06 jun 2013.

BRINQUE DE DECORAR

Fonte: Disponível em http://casa.abril.com.br/simuladores/brinque-de-decorar . Acesso em 06 jun 2013.

SIMULADOR DE CALCULAR QUANTIDADE DE PISOS

Fonte: disponível em http://www.clickreforma.com.br/calculadoras.php?calcula_pisos. Acesso em 11 junho 2013.

Professor (a) sugiro que você leia os livros a seguir:

BIEMBENGUT, Maria Salett. HEIN, Nelson. Modelagem matemática noensino. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

MACHADO, N.J. Medindo comprimentos. Parte da Coleção Vivendo a Matemática. Editora Scipione, 2000.

Avaliação

Avalie, a partir dos registros dos alunos, das atividades, das discussões e das resoluções dos problemas apresentados, se as experiências vivenciadas durante as aulas contribuíram para um aprendizado significativo acerca construção de noções de grandezas e medidas para compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

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