Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reconhecendo a progressão temática de textos poéticos e informativos

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar recursos coesivos que promovem a progressão temática nos textos.
  • Identificar palavras que substituem aquelas que as antecedem fazendo a progressão temática do texto.
  • Identificar os diferentes tipos de coesão.
  • Produzir frases utilizando recursos coesivos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades básicas de leitura e escrita.
  • Conhecimento básico sobre a organização estrutural do texto e sua importância.
  • Conhecimento de elementos linguísticos que estabelecem a coesão textual, como pronomes, conjunções e outros.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet

  • Datashow

  • Vídeos

  • Folha de exercícios

  • Trabalho individual

 

 


Módulo 1 - Coesão e coerência

ATIVIDADE 1

Professor, para despertar o interesse e motivar os alunos, comece a aula comentando sobre a importância do texto bem escrito, que necessita, para isso, ter coesão e coerência. Apresente aos alunos dois exemplos. O primeiro deverá ser apenas um conjunto de frases soltas e o segundo, do qual algumas palavras tenham sido retiradas, apresenta coerência e coesão. A intenção dessa atividade é mostrar que um amontoado de frases, sem coesão e sem coerência entre elas, não tem sentido, enquanto que o texto bem escrito, ainda que tenha palavras subtraídas, poderá ser compreendido, pois é possível inferir as palavras que faltam pelo contexto. Incentive os alunos a descobrirem as palavras que faltam no texto 2. Trabalhe com eles como fazer inferências para descobrirem as palavras que faltam. (Copa / Mundo / seleção / jogo / Copa / Mundo)

Veja as sugestões abaixo:

EXEMPLO 1

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-uUmxeLTOAAI/T-DLWN99wMI/AAAAAAAAIlk/zUKiJkwv9fc/s400/Interroga%C3%A7%C3%A3o.jpg. Acesso em: 17 jun 2013.

Joana criticou o partido. O Palmeiras venceu o jogo. Catarina foi ao cinema. O garoto usa boné. Fomos ao supermercado, por isso o carro não funcionou. Ele brigou com os amigos, logo o jantar esfriou.

Exemplo criado pelo formador.

EXEMPLO 2

Protesto em Fortaleza chega ao hotel da seleção brasileira

Após quase três horas de caminhada pelas ruas de Fortaleza, num protesto contra os gastos públicos na realização da _ _ _ _ das Confederações e da Copa do _ _ _ _ _ de 2014, os manifestantes chegaram na noite desta segunda-feira ao Hotel Marina Park, onde a _ _ _ _ _ _ _ brasileira está concentrada para o _ _ _ _ de quarta, contra o México. A manifestação transcorre sem violência e sem confrontos com a polícia. A manifestação pacífica, com centenas de participantes, que comandam palavras de ordem contra a Fifa e a realização da _ _ _ _ do _ _ _ _ _ no Brasil.

Texto disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/protesto-em-fortaleza-chega-ao-hotel-do-time-do-brasil. Acesso em: 17 jun 2013.

 

ATIVIDADE 2

Para essa atividade, serão necessários um computador e um projetor ou, se possível, leve os alunos ao laboratório de informática. Inicie a exibição de dois vídeos sobre coesão e coerência.

VÍDEO 1

COESÃO

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wzGQh2PyNh0. Acesso em: 15 jun 2013.

VÍDEO 2

coerência

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ugmt14CDwYU. Acesso em: 17 jun 2013.

 

ATIVIDADE 3

Terminada a exibição dos dois vídeos, proponha os exercícios a seguir, criados a partir de pequenos textos veiculados no Vídeo 1:

EXERCÍCIOS

1. Leia o trecho abaixo e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira para encontrar o que cada palavra sublinhada está substituindo.

Mãe, hoje, depois da aula, vou à casa da Helena pegar meu casaco, porque ela me disse que eu o esqueci depois da festa.

1. ela     (     ) casa da Helena 

2. o        (     ) Helena

3. lá       (    ) casaco

 

2. A partir das duas frases ditas pelos personagens do vídeo e de frases aqui acrescentadas, crie outras semelhantes, utilizando a palavra sublinhada da frase:

a) Fui ao cinema, logo não fui ao teatro.

............................................................................................................................

b) Sai cedo, mas cheguei tarde.

............................................................................................................................

c) Se chover forte, não iremos ao clube.

............................................................................................................................

d) Os alunos fizeram boa prova porque estudaram.

............................................................................................................................

e) O texto é interessante, embora seja muito longo.

............................................................................................................................

f) Estamos cansados, portanto, não iremos ao supermercado.

............................................................................................................................

Módulo 2 - Revisando e aplicando elementos coesivos textuais

ATIVIDADE 1

Professor, inicie a aula retomando alguns pontos importantes sobre a coesão. Relembre com os alunos os elementos que estabelecem a coesão textual e os tipos de coesão. Veja abaixo uma sugestão e prepare o material. Você poderá fazer cartazes ou slides com os tópicos abaixo. Ou, ainda, se preferir, prepare o material e entregue para seus alunos, assim eles poderão pesquisar posteriormente.

ELEMENTOS QUE ESTABELECEM A COESÃO

Pronomes relativos - que, quem, o(s), a(s), qual(is), cujo(s), onde, como e quanto

Pronomes possessivos – meu, minha, seu, nosso etc.

Pronomes pessoais – ele(s), ela(s), lhe etc.

Pronomes demonstrativos – esse(a), este(s), isso, aquilo, aqueles

Artigos definidos e indefinidos – o(s), a(s), um, uns, umas

Conjunções – se, mas, e, ou, porque, embora, logo, pois, portanto, quando etc.

Preposições – a, até, de, em, para etc.

Advérbios – ontem, amanhã, aqui, lá, tarde etc.

TIPOS DE COESÃO

A coesão faz parte da estrutura superficial do texto. Ela pode ser:

1) Referencial

2) Recorrencial

3) Sequencial

1.1- Referencial por Substituição

(substituição de um elemento por outro)

Exemplos

                Foi à Europa e preferiu morar .

                Edna comprou uma saia, mas preferiu usar a minha.

1.2 - Referencial por Reiteração

(quando ocorre a repetição de palavras)

Exemplo

Fernando Henrique Cardoso não fez um bom governo e por isso FHC é malvisto nas pesquisas.

2 - Recorrencial – quando ocorre a repetição de termos anteriores

Exemplos

Ela corria, corria, corria ... (recorrência)

Bom mesmo é ter livros na estante, redes na varanda e flores no jardim (paralelismo)

3- Sequencial – desenvolvimento do texto com o uso de termos pertencentes ao mesmo universo semântico

Exemplos

Se chover, não haverá aula (condicional)

Os alunos foram embora porque estava muito frio (casualidade)

O material acima foi retirado e adaptado do site slideshare.net. Disponível em: http://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-3-coesao-e-coerencia. Acesso em: 18 jun 2013.

ATIVIDADE 2

Feita a revisão com os alunos, prepare exercícios nos quais os alunos possam aplicar os conceitos estudados. Veja sugestões de exercícios abaixo:

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_3NCv_VLc6hM/SvMpkwtDMKI/AAAAAAAAAmE/-Wpalju54IQ/s400/img08.JPG&imgrefurl=http://shulyeja.blogspot.com/2011/10/dez-maneira-de-se-fazer-tarefa-de-casa.html&usg=__n9Xo2E5Q69Pi_d5_9w0JzzJRlIU=&h=310&w=400&sz=23&hl=pt-BR&start=2&zoom=1&tbnid=oiBbM2sEb738qM:&tbnh=96&tbnw=124&ei=nZ7AUa_NCZDS9QSZoYDgCQ&prev=/search%3Fq%3Dfazendo%2Btarefa%26noj%3D1%26biw%3D1440%26bih%3D719%26tbm%3Disch&itbs=1&sa=X&ved=0CC8QrQMwAQ. Acesso em: 18 jun 2013.

EXERCÍCIOS

1. No poema abaixo, de Charles Chaplin, sublinhe todas as palavras que substituem a palavra "pessoas":

Durante a nossa vida:

Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que, vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...

Charles Chaplin

Poema disponível em: http://pensador.uol.com.br/poemas_de_amizade_de_charles_chaplin/. Acesso em: 17 jun 2013.

2. Leia o trecho do poema Tabacaria, de Fernando Pessoa e responda às questões propostas:

TABACARIA

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Poema disponível em: http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/acampos/456.php. Acesso em: 18 jun 2013.

1. Qual é a expressão que estabelece uma relação entre os três primeiros versos e o último?

2. Qual é o tipo de coesão encontrada no poema?

3. Existe uma ideia de oposição entre os os três primeiros versos e o último. Quais são as duas palavras que representam essa ideia?

3. Complete o texto abaixo. Para isso, utilize os elementos coesivos que estão destacados em verde, logo abaixo do texto.

Muito suor, pouca descoberta

O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _________ não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade ______ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. ______ as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, _______ _______ identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. _______, é preciso persistência para encarar a profissão, _______ os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ________ não há faculdade de Arqueologia. ______, é preciso gostar de viver sem rotina, ________ o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.
                                                                (Super for Kids, nº 1)

Exercício (com respostas) disponível em: http://exercicios.brasilescola.com/redacao/exercicios-sobre-coesao-coerencia.htm#resposta-2426. Acesso em: 18 jun 2013.

ATIVIDADE 3

Para finalizar essa aula, prepare uma folha com um exercício no formato de palavras cruzadas para reforçar o aprendizado dos conceitos de coesão e os elementos coesivos textuais. Cada aluno deverá preencher seu próprio exercício. Entretanto, eles poderão trabalhar em duplas. Veja abaixo a sugestão de um exercício nesse formato.

palavras cruzadas

HORIZONTAIS

1.       Pronome possessivo masculino, singular de 1ª pessoa singular.

2.       Conjunção que expressa oposição/concessão.

3.       Conjunção adversativa.

4.       Preposição que indica o termo que não se ultrapassa.

5.       Conjunção que expressa causa.

6.       Pronomes que indicam posse.

7.       Tipo de coesão quando ocorre a repetição de termos anteriores.

8.       Artigo definido masculino plural.

9.       O dia que precede o de hoje.

10.   Pronome relativo que indica o lugar em que, no qual.

11.   Tipo de coesão que indica o desenvolvimento do texto com o uso de termos pertencentes ao mesmo universo semântico.

12.   Pronome possessivo masculino singular da 3ª pessoa do singular.

13.   Pronome relativo que se refere a um antecedente e vem precedido pelo artigo definido.

14.   Pronome pessoal masculino da 3ª pessoa do plural.

15.   Advérbio que indica o dia imediatamente após aquele em que estamos.

 

VERTICAIS

1.       Pronome possessivo masculino singular da 1ª pessoal do plural.

2.       Advérbio que indica neste lugar.

3.       Conjunção que indica por consequência, à vista disso.

4.       Pronome relativo que se refere à pessoa existente na oração anterior.

5.       Tipo de coesão quando ocorre repetição de palavras.

6.       Pronome pessoal feminino da 3ª pessoa do singular.

7.       Conjunção que indica condição ou causa.

8.       Logo, por conseguinte.

9.       Dos quais.

Exercício de palavras cruzadas criado pelo formador no Word. A imagem foi salva no Paint e inserida como mídia no Portal do Professor.

Recursos Complementares

Para mais informações sobre coesão e coerência acesse:

http://www.youtube.com/results?search_query=coes%C3%A3o+e+coerencia&oq=coes%C3%A3&gs_l=youtube.1.0.0l10.1326.4745.0.7898.5.5.0.0.0.0.1177.3356.3-1j0j3j0j1.5.0...0.0...1ac.1.11.youtube.rCZMPDPIn50. Acesso em: 17 jun 2013.

Para slides sobre coesão e coerência acesse:

http://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-3-coesao-e-coerencia. Acesso em: 17 jun 2013.

Para informações sobre como criar palavras cruzadas no Word, acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=OrekoIaTTf4. Acesso em: 19 jun 2013.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação da participação efetiva dos alunos durante as atividades propostas. O professor poderá também propor uma atividade de avaliação quantitativa: pedir aos alunos que escrevam um pequeno parágrafo sobre um tema de sua escolha, utilizando os recursos coesivos aprendidos durante as aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.