20/06/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Internet
Datashow
Vídeos
Folha de exercícios
Trabalho individual
Professor, para despertar o interesse e motivar os alunos, comece a aula comentando sobre a importância do texto bem escrito, que necessita, para isso, ter coesão e coerência. Apresente aos alunos dois exemplos. O primeiro deverá ser apenas um conjunto de frases soltas e o segundo, do qual algumas palavras tenham sido retiradas, apresenta coerência e coesão. A intenção dessa atividade é mostrar que um amontoado de frases, sem coesão e sem coerência entre elas, não tem sentido, enquanto que o texto bem escrito, ainda que tenha palavras subtraídas, poderá ser compreendido, pois é possível inferir as palavras que faltam pelo contexto. Incentive os alunos a descobrirem as palavras que faltam no texto 2. Trabalhe com eles como fazer inferências para descobrirem as palavras que faltam. (Copa / Mundo / seleção / jogo / Copa / Mundo)
Veja as sugestões abaixo:
EXEMPLO 1
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-uUmxeLTOAAI/T-DLWN99wMI/AAAAAAAAIlk/zUKiJkwv9fc/s400/Interroga%C3%A7%C3%A3o.jpg. Acesso em: 17 jun 2013.
Joana criticou o partido. O Palmeiras venceu o jogo. Catarina foi ao cinema. O garoto usa boné. Fomos ao supermercado, por isso o carro não funcionou. Ele brigou com os amigos, logo o jantar esfriou. |
Exemplo criado pelo formador.
EXEMPLO 2
Após quase três horas de caminhada pelas ruas de Fortaleza, num protesto contra os gastos públicos na realização da _ _ _ _ das Confederações e da Copa do _ _ _ _ _ de 2014, os manifestantes chegaram na noite desta segunda-feira ao Hotel Marina Park, onde a _ _ _ _ _ _ _ brasileira está concentrada para o _ _ _ _ de quarta, contra o México. A manifestação transcorre sem violência e sem confrontos com a polícia. A manifestação pacífica, com centenas de participantes, que comandam palavras de ordem contra a Fifa e a realização da _ _ _ _ do _ _ _ _ _ no Brasil.
Texto disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/protesto-em-fortaleza-chega-ao-hotel-do-time-do-brasil. Acesso em: 17 jun 2013.
Para essa atividade, serão necessários um computador e um projetor ou, se possível, leve os alunos ao laboratório de informática. Inicie a exibição de dois vídeos sobre coesão e coerência.
VÍDEO 1
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wzGQh2PyNh0. Acesso em: 15 jun 2013.
VÍDEO 2
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ugmt14CDwYU. Acesso em: 17 jun 2013.
Terminada a exibição dos dois vídeos, proponha os exercícios a seguir, criados a partir de pequenos textos veiculados no Vídeo 1:
EXERCÍCIOS
1. Leia o trecho abaixo e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira para encontrar o que cada palavra sublinhada está substituindo.
1. ela ( ) casa da Helena
2. o ( ) Helena
3. lá ( ) casaco
2. A partir das duas frases ditas pelos personagens do vídeo e de frases aqui acrescentadas, crie outras semelhantes, utilizando a palavra sublinhada da frase:
a) Fui ao cinema, logo não fui ao teatro.
............................................................................................................................
b) Sai cedo, mas cheguei tarde.
............................................................................................................................
c) Se chover forte, não iremos ao clube.
............................................................................................................................
d) Os alunos fizeram boa prova porque estudaram.
............................................................................................................................
e) O texto é interessante, embora seja muito longo.
............................................................................................................................
f) Estamos cansados, portanto, não iremos ao supermercado.
............................................................................................................................
Professor, inicie a aula retomando alguns pontos importantes sobre a coesão. Relembre com os alunos os elementos que estabelecem a coesão textual e os tipos de coesão. Veja abaixo uma sugestão e prepare o material. Você poderá fazer cartazes ou slides com os tópicos abaixo. Ou, ainda, se preferir, prepare o material e entregue para seus alunos, assim eles poderão pesquisar posteriormente.
ELEMENTOS QUE ESTABELECEM A COESÃO
Pronomes relativos - que, quem, o(s), a(s), qual(is), cujo(s), onde, como e quanto
Pronomes possessivos – meu, minha, seu, nosso etc.
Pronomes pessoais – ele(s), ela(s), lhe etc.
Pronomes demonstrativos – esse(a), este(s), isso, aquilo, aqueles
Artigos definidos e indefinidos – o(s), a(s), um, uns, umas
Conjunções – se, mas, e, ou, porque, embora, logo, pois, portanto, quando etc.
Preposições – a, até, de, em, para etc.
Advérbios – ontem, amanhã, aqui, lá, tarde etc.
TIPOS DE COESÃO
A coesão faz parte da estrutura superficial do texto. Ela pode ser:
1) Referencial
2) Recorrencial
3) Sequencial
1.1- Referencial por Substituição
(substituição de um elemento por outro)
Exemplos
Foi à Europa e preferiu morar lá.
Edna comprou uma saia, mas preferiu usar a minha.
1.2 - Referencial por Reiteração
(quando ocorre a repetição de palavras)
Exemplo
Fernando Henrique Cardoso não fez um bom governo e por isso FHC é malvisto nas pesquisas.
2 - Recorrencial – quando ocorre a repetição de termos anteriores
Exemplos
Ela corria, corria, corria ... (recorrência)
Bom mesmo é ter livros na estante, redes na varanda e flores no jardim (paralelismo)
3- Sequencial – desenvolvimento do texto com o uso de termos pertencentes ao mesmo universo semântico
Exemplos
Se chover, não haverá aula (condicional)
Os alunos foram embora porque estava muito frio (casualidade)
O material acima foi retirado e adaptado do site slideshare.net. Disponível em: http://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-3-coesao-e-coerencia. Acesso em: 18 jun 2013.
Feita a revisão com os alunos, prepare exercícios nos quais os alunos possam aplicar os conceitos estudados. Veja sugestões de exercícios abaixo:
1. No poema abaixo, de Charles Chaplin, sublinhe todas as palavras que substituem a palavra "pessoas":
Poema disponível em: http://pensador.uol.com.br/poemas_de_amizade_de_charles_chaplin/. Acesso em: 17 jun 2013.
2. Leia o trecho do poema Tabacaria, de Fernando Pessoa e responda às questões propostas:
Poema disponível em: http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/acampos/456.php. Acesso em: 18 jun 2013.
1. Qual é a expressão que estabelece uma relação entre os três primeiros versos e o último?
2. Qual é o tipo de coesão encontrada no poema?
3. Existe uma ideia de oposição entre os os três primeiros versos e o último. Quais são as duas palavras que representam essa ideia?
3. Complete o texto abaixo. Para isso, utilize os elementos coesivos que estão destacados em verde, logo abaixo do texto.
Exercício (com respostas) disponível em: http://exercicios.brasilescola.com/redacao/exercicios-sobre-coesao-coerencia.htm#resposta-2426. Acesso em: 18 jun 2013.
Para finalizar essa aula, prepare uma folha com um exercício no formato de palavras cruzadas para reforçar o aprendizado dos conceitos de coesão e os elementos coesivos textuais. Cada aluno deverá preencher seu próprio exercício. Entretanto, eles poderão trabalhar em duplas. Veja abaixo a sugestão de um exercício nesse formato.
HORIZONTAIS
1. Pronome possessivo masculino, singular de 1ª pessoa singular.
2. Conjunção que expressa oposição/concessão.
3. Conjunção adversativa.
4. Preposição que indica o termo que não se ultrapassa.
5. Conjunção que expressa causa.
6. Pronomes que indicam posse.
7. Tipo de coesão quando ocorre a repetição de termos anteriores.
8. Artigo definido masculino plural.
9. O dia que precede o de hoje.
10. Pronome relativo que indica o lugar em que, no qual.
11. Tipo de coesão que indica o desenvolvimento do texto com o uso de termos pertencentes ao mesmo universo semântico.
12. Pronome possessivo masculino singular da 3ª pessoa do singular.
13. Pronome relativo que se refere a um antecedente e vem precedido pelo artigo definido.
14. Pronome pessoal masculino da 3ª pessoa do plural.
15. Advérbio que indica o dia imediatamente após aquele em que estamos.
VERTICAIS
1. Pronome possessivo masculino singular da 1ª pessoal do plural.
2. Advérbio que indica neste lugar.
3. Conjunção que indica por consequência, à vista disso.
4. Pronome relativo que se refere à pessoa existente na oração anterior.
5. Tipo de coesão quando ocorre repetição de palavras.
6. Pronome pessoal feminino da 3ª pessoa do singular.
7. Conjunção que indica condição ou causa.
8. Logo, por conseguinte.
9. Dos quais.
Exercício de palavras cruzadas criado pelo formador no Word. A imagem foi salva no Paint e inserida como mídia no Portal do Professor.
Para mais informações sobre coesão e coerência acesse:
http://www.youtube.com/results?search_query=coes%C3%A3o+e+coerencia&oq=coes%C3%A3&gs_l=youtube.1.0.0l10.1326.4745.0.7898.5.5.0.0.0.0.1177.3356.3-1j0j3j0j1.5.0...0.0...1ac.1.11.youtube.rCZMPDPIn50. Acesso em: 17 jun 2013.
Para slides sobre coesão e coerência acesse:
http://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-3-coesao-e-coerencia. Acesso em: 17 jun 2013.
Para informações sobre como criar palavras cruzadas no Word, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=OrekoIaTTf4. Acesso em: 19 jun 2013.
A avaliação será feita por meio da observação da participação efetiva dos alunos durante as atividades propostas. O professor poderá também propor uma atividade de avaliação quantitativa: pedir aos alunos que escrevam um pequeno parágrafo sobre um tema de sua escolha, utilizando os recursos coesivos aprendidos durante as aulas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!