20/06/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize D Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Aprofundar o conceito de multiplicação a partir de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas;
Identificar diferentes ideias de multiplicação;
Utilizar procedimentos variados na resolução da multiplicação;
Levantar hipóteses sobre as possibilidades de multiplicação;
Fixar os fatos da multiplicação;
Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Para que esta aula seja realizada é necessário que o professor já tenha introduzido o conceito de multiplicação.
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento, compreensão e domínio da leitura, escrita e cálculos. No caso dessa aula será enfatizado o domínio do cálculo no que diz respeito à multiplicação.
Muito se afirma, na atualidade, que o conhecimento deve ser entendido como um processo vivo e dinâmico que se modifica a todo instante. De acordo com Brainer e Teles (2012) esse processo acontece por meio da interação entre o sujeito e o objeto em questão. Nesse sentido, o jogo e a brincadeira devem ser entendidos como importantes ferramentas para a aprendizagem. As atividades propostas por meio de jogos e brincadeiras podem estimular o interesse do aluno e criar condições mais favoráveis para a construção de descobertas, além de poder promover a interação entre as crianças.
Dessa forma, trabalhar com atividades lúdicas é proporcionar a construção do conhecimento de forma prazerosa e tornar os exercícios repletos de significados para os alunos. É o professor quem deve desempenhar o papel fundamental na mediação desse saber e criar sistematização dos conhecimentos, para proporcionar à criança seu avanço nos aspectos cognitivo, afetivo e social. Bem como, levar a criança a desenvolver habilidades do pensamento como interpretação e tomada de decisão.
Para sistematizar o conhecimento há a necessidade de promover a aquisição e o aprimoramento das habilidades, como “no caso da Matemática” o desenvolvimento da capacidade de realizar cálculos mentais. Portanto, no início do trabalho com as operações matemáticas os alunos precisam compreender os conceitos relacionados (adicionar, subtrair, multiplicar, dividir) para depois ir articulando um trabalho voltado para a memorização das operações básicas para aprimorar a velocidade de realização dos cálculos. É nesse contexto que essa aula deve ser planejada.
A proposta desta aula, se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque vai ao encontro da síntese dos Direitos Gerais da Matemática no que diz respeito ao eixo “números e operações” que é, segundo Brasil (2012, p. 27) “identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade; elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras”.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: ano 1 : unidade 4. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRAINER, Margareth; TELES, Rosinalda. Qualquer Maneira de Jogar e Brincar Vale a Pena? O que fazer para as crianças aprenderem? In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: ano 1 : unidade 4. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, essa aula é composta por quatro atividades diferentes, que devem ser ministradas em dias diferentes, para que os alunos possam acomodar melhor as informações assimiladas em cada aula. As quatro atividades são compostas por jogos que estimulam os alunos a raciocinarem sobre os conceitos da multiplicação e fixarem os fatos da multiplicação.
Professor, organize a turma em uma roda de conversa e discuta com os alunos sobre o que eles sabem sobre jogos. Muitos falarão sobre o jogo de futebol ou outros mais conhecidos, mas direcione a discussão para os jogos educativos. Questione-os sobre o que podemos aprender com os jogos.
Será que aprendemos somente a raciocinar melhor?
Nós jogamos sozinhos ou precisamos de parceiros?
Quando jogamos com outras pessoas podemos fazer o que bem entendemos?
O que é necessário para organizar um jogo e evitar que cada um faça o que quiser?
Depois da discussão fale sobre a sua proposta de jogar “Quantos Palitos Guardei”. Veja se alguém já conhece este jogo.
Distribua o material necessário para o jogo.
Explique-lhes as regras do jogo e em seguida organize-os em grupos de três ou mais colegas.
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, utilize o texto instrucional para sistematizar as regras do jogo. Lembre os alunos sobre a estrutura deste gênero textual, quais informações que devem conter neste tipo de texto.
É necessário para esse jogo:
.
Observação: Você poderá usar outros materiais que achar apropriados.
Como Jogar:
Um dos jogadores pega quantas caixas quiser das 10 que tem ao seu dispor e coloca dentro delas quantidades iguais de palitos. Em seguida, mostra as caixas e conta para os colegas quantos palitos colocou em cada caixa.
Os outros colegas calculam a quantidade de palitos e anotam o número total de palitos guardados. Depois o grupo confere quem acertou.
Na primeira rodada de cada grupo os jogadores deverão contar os palitos fazendo uma adição, para conferir a multiplicação. A partir da segunda rodada, dependendo da compreensão dos componentes do grupo o professor decide se há a necessidade de mais conferências ou não.
Professor, esse é um momento apropriado para que os alunos compreendam que a multiplicação é uma forma de representar, ou calcular, de maneira mais fácil, a adição de quantidades iguais. É imprescindível que o aluno compreenda isso, nesse primeiro momento da aula.
Se você achar necessário, peça aos alunos que façam o registro de todas as rodadas, colocando o nome do colega que guardou os palitos, o número de caixas que usou e a quantidade de palitos em cada caixa.
Depois, você pode pedir a eles que troquem as parcelas de lugar (primeiro a quantidade de palitos e depois o número das caixas usadas) para adquirirem melhor compreensão da propriedade comutativa da multiplicação (a ordem dos fatores não altera o produto.).
Professor, retome com os alunos o tema “jogos”, introduzido na aula anterior. Explique-lhes que nessa aula vão aprender outras coisas e que o jogo também será muito interessante. Este é um jogo conhecido, mas com certeza vão descobrir novas possibilidades de aprendizagem.
Organize-os em grupos com três ou mais colegas.
Fonte da imagem: Sítio A.Gomes - http://www.agomes.com.br/site/LVNDetalheProduto.aspx?cod_produto_pdt=148245&cod_secao_sec=613&cod_indice_ind=93509 Acesso em 10 de jun. 2013.
É necessário para esse jogo:
1 jogo pega-varetas para cada grupo.
Professor, atualmente um jogo de varetas é bem barato, deve variar de R$2,00 a R$3,00. Mas se não tiver como comprá-lo, você pode propor aos alunos que façam seus próprios jogos com palitinhos de churrasco. Para cada jogo deve ter 25 palitos.
Como fazer: Lixe os palitos. Pinte-os da seguinte forma:
Deixe secar. Amarre-os com elástico.
Se quiser, faça a caixinha com rolo de papel toalha, papelão e fita adesiva.
.
Professor, como os palitos possuem pontas, oriente os alunos a terem cuidado, pois algum movimento inesperado pode machucá-los, mas tendo atenção não terão problemas.
Como Jogar:
O jogo é simples e tem poucas regras, as quais constam a seguir: cada vareta tem um número de pontos definido pelas cores, então, cada jogador pode fazer mais ou menos pontos de acordo com as varetas que conseguir pegar. Este jogo pode ter vários participantes e pode inclusive ser jogado sozinho, para quem deseja praticar e melhorar suas habilidades manuais, destreza e equilíbrio, para se tornar um grande oponente quando for jogar com mais pessoas.
Fonte: Sítio de jogos - saiba Como- http://www.saibacomo.org/como-jogar-vareta/ Acesso em: 10 de jun. 2013.
Tabela de valor das varetas:
Professor, esse jogo, além de desenvolver as habilidades de destreza visa, que o jogador pegue o maior número de varetas, com maior pontuação possível para ganhar o jogo. Mas, esse não é, nessa aula, o maior objetivo. O interesse é que os alunos façam uma tabela de pontos para compreenderem a facilidade que a multiplicação pode trazer para o cotidiano do aluno em relação à adição. Essa compreensão deve ser percebida no momento da contagem das varetas pegas por cada aluno, ao final de cada rodada.
Exemplo da tabela em branco e depois preenchida pelo aluno:
Fonte- Imagem da própria autora. Tabela para os alunos registrarem a pontuação.
Fonte-Imagem da própria autora. Tabela preenchida por um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU. 2013. Professora Vaneide.
Professor, para ter o envolvimento dos alunos é necessário motivá-los, para isso, promova um ambiente propício. Leve para sala de aula uma Caixa Surpresa contendo o jogo “Dominó da Multiplicação” dentro. Crie suspense perguntando o que eles acham que tem dentro da Caixa. Dê algumas dicas e quando revelar o conteúdo questione-os:
Prepare o material com antecedência, para isso, monte as cartelas do jogo.
É necessário para esse jogo:
Cartela em papel cartão, papelão ou papel Paraná. Pode ser plastificado ou não.
A cartela deve conter cartas em que esteja escrito em uma ponta o resultado de uma multiplicação e na outra uma multiplicação. Pode ser confeccionado pelos próprios alunos.
Sugestão:
Fonte da imagem: Blog Portal Atividades - http://portalatividades.blogspot.com.br/2011/01/domino-da-multiplicacao.html - Acesso em: 10 de jun. 2013.
Forme grupos com 2, 3 ou 4 jogadores.
Como Jogar:
Professor, esse é o momento de fixação dos fatos. Este jogo é uma forma de memorizar os resultados de operações de multiplicação. Aproveite para avaliar o tempo que os alunos estão gastando para “buscar” os resultados. Procure formar grupos em que haja colegas com “tempos” diferentes. Lembre-se que alguns colegas são impacientes com a espera pelo resultado do outro. Cuide para que não haja uma pressão muito forte dos colegas em relação aos alunos que ainda não decoraram os fatos.
Professor, com certeza os alunos já se familiarizaram com “jogos educativos”, por isso nesta quarta etapa, eles terão mais facilidade para entenderem a proposta. Lembre-se de preparar todo material necessário antecipadamente.
Antes de iniciar o jogo, discuta sobre as regras e apresente o material.
Forme grupos com até 4 jogadores.
É necessário para esse jogo:
Cartelas em papel cartão, papelão ou papel Paraná. Podem ser plastificado ou não.
As cartelas devem conter cartas que façam pares, sendo uma com a operação multiplicação e a outra com o produto da multiplicação. Pode conter quantas cartas quiser, desde que sempre haja a correspondência entre duas cartas. O par pode ser de cores iguais, ou o jogo pode ser com todas as cartas de uma cor apenas.
Pode ser confeccionado pelos próprios alunos.
Exemplo de uma cartela:
Fonte: Sítio Educa Jogos – Jogos educativos: http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/matematica/memoria-multiplicacao/ Acesso em: 10 de jun. 2013.
Como Jogar:
Você pode determinar um tempo limitado para os alunos descobrirem as combinações, ou pode, pelo menos no início, não comentar sobre o tempo e deixar que o próprio grupo resolva essa questão.
Você pode também variar o número total das cartas, como dito anteriormente, pode-se jogar com 24, 30 ou 36 cartas ou quantas você achar que seus alunos estejam preparados. Você pode varias as multiplicações também, com cartas diferentes.
Professor, esse também é um momento de memorização dos resultados das operações de multiplicação, como na atividade anterior. Levando em consideração que a multiplicação é essencial para a resolução de vários problemas e conteúdos matemáticos em toda vida escolar, é compreensível gastar um pouco mais de tempo na fixação dos fatos com atividades diversificadas nas quais os alunos aprendam de forma agradável e divertida.
Socializando
Para socializar este trabalho você poderá criar “Jogando com a família”. Neste dia, os pais ou familiares irão à escola para jogar com os filhos. Serão os alunos os responsáveis pelo evento, orientando os pais quanto às regras dos jogos e demais informações relativas às aprendizagens que obtiveram ao longo do trabalho.
Mas, para ser realizado este evento, será necessário estabelecer:
Algumas ações antecedem o evento e deverão envolver os alunos em todas as etapas, tais como:
Professor, registre o evento por meio de filmagem, pois ele será um excelente meio para você e os alunos avaliarem o trabalho.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o sítio http://www.escolovar.org/mat_multiplica_jogos.htm, acesso em: 10 de jun. 2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Em seguida proponha que escolham um dos 20 jogos apresentados sobre multiplicação. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos ao Laboratório de Informática, para que possam ter acesso aos jogos com o objetivo de memorização dos resultados das operações de multiplicação. Explique que o sítio é Português, por conta de algumas palavras diferentes na escrita.
Você também pode fazer junto com eles a tabela da multiplicação. Veja o modelo e as instruções no Sítio da Revista Escola:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/tabela-pitagorica-aprender-multiplicacao-649827.shtml?page=all Acesso em: 10 de jun. 2013.
A avaliação acontece de forma contínua e processual. Ela começa quando o professor faz o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos frente aos resultados de operações de multiplicação. É um procedimento investigativo do trabalho pedagógico, portanto, a todo o momento você precisa analisar o que o aluno já sabe e o que ainda precisa aprender sobre a questão trabalhada.
Ao ser ministrado esse conteúdo você deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avanços na sua aprendizagem. É imprescindível fazer observações e anotações pessoais para sistematizar os dados e informações e recolher elementos importantes sobre como os alunos estão compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores.
Durante o processo, todos os avanços devem ser considerados. Por meio de exercícios de resolução de problemas e de operações da multiplicação, perguntas orais e comportamento dos alunos durante a aplicação do jogo, analise se eles: aprofundaram o conceito de multiplicação; identificaram diferentes ideias de multiplicação e utilizaram procedimentos variados na resolução da multiplicação.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/08/2015
Quatro estrelasSão muito boas essas ideias e bastante criativas.
09/03/2015
Cinco estrelasParabéns Vaneide, vou trabalhar esses jogos com meus alunos,
03/03/2015
Cinco estrelasAchei interessante as várias possibilidades, pois se o aluno não conseguir aprender de um jeito ele pode aprender de outro e também posso escolher. Ótima aula
03/03/2015
Cinco estrelasÓtima aula. Conteúdo bem explicado.
01/03/2015
Cinco estrelasAmei essa aula e vai me ajudar muito. Obrigada. Valeu!
13/01/2015
Cinco estrelasAdorei a aula, será muito útil para iniciar o ano letivo dos alunos do 6º ano para reforçar a multiplicação. Obs, sou até suspeita, pois fui aluna da Vaneide no curso de graduação e ela sempre foi uma professora nota 10!
16/11/2014
Cinco estrelasOlá Vaneide, Ana Maria e Deniza! Achei fantástica a aula que vocês criaram. Variedades de jogos fáceis, baratos e práticos. Aproveitaram para aplicá-la usando o texto instrucional e mostrando ao aluno a função deste. Adorei! Estou copiando. Bjs!
16/09/2014
Cinco estrelasAdorei as ideias. Iluminou os meus caminhos. Estava precisando de jogos assim, e esses sao super interessantes. Vlw
31/08/2014
Cinco estrelasMuito bom, organizado e criativo.
28/08/2014
Cinco estrelasAdorei ....vou poder ajudar a minha turminha de 1º ano....agora eles vão ficar feras em mulltiplicação...Obrigada
19/06/2014
Quatro estrelasMuito boa suas sugestões utilizei com os alunos quais faço inserção do PIBID, eles amaram e tive grande avanços com eles obrigada!
01/06/2014
Cinco estrelasAmei essas atividades, vou usar na minha sala de aula, tinha que ser minha querida professora Mestra Vaneide e outras para criar atividades lúdicas que vão me auxiliar no trabalho em sala de aula.
28/08/2013
Cinco estrelasAdorei as sugestões, são muito boas; gostaria de receber mais sugestões de jogos.
14/08/2013
Cinco estrelasAdorei as sugestões!!!