20/06/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
· Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
· Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral dentre outros), com autonomia;
· Perceber e comparar finalidade de um texto;
· Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
· Produzir texto de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
· Participar das interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
· Reconhecer o poema e suas características: rimas, estrofes e versos;
· Localizar informações no texto;
· Deleitar com a leitura de diferentes textos.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de localizar informações e reconhecer gêneros textuais como o poema identificando rimas, estrofes e versos. É importante que o aluno ainda seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: LETRA VIVA - PGM. 6: LEITURA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA.
Fonte: Sítio: TV Escola. Série Letra Viva. Leitura também é coisa de criança http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275 Acesso em: 06 de jun. 2013.
É importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Estratégias e recursos da aula
Professor, para iniciar esta aula convide os alunos para visitarem a sala da biblioteca. Quando chegarem faça uma rodinha e coloque no meio da roda uma caixa: “Caixa Mágica de Surpresa”. Dentro dela coloque um livro.
Questione os alunos sobre o que acham que tem dentro da caixa. Depois que falarem suas hipóteses, abra a caixa e mostre um livro.
Fonte: Imagem da própria autora. Rodinha realizada com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - 2013 - Professora Nádia.
Professor, declame o poema “Caixa Mágica de Surpresa”, do autor Elias José. Aproveite o momento e a atenção dos alunos. Utilize a entonação de voz adequada para a leitura do poema.
Outra opção para motivar os alunos é assistirem ao vídeo do poema “Caixa Mágica de Surpresa”. Você poderá projetá-lo utilizando um data show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao vídeo. Você encontra este vídeo no sítio:
Fonte: Sítio: Youtube: Vídeo - Caixa Mágica de Surpresa. Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=Fl5TA87Y5CA>. Acesso em: 14 de jun. 2013.
Professor, após a leitura, faça a interpretação oral do texto. Fale da importância da leitura no desenvolvimento dos alunos e que ela não está somente nos livros mais também em diversos gêneros textuais, como: jornais, revistas, cartas, outdoor etc.
Depois da explanação, apresente a “Caixa Mágica de Surpresa”, que será da turma, peça para que aos poucos cada aluno observe o que tem na caixa e veja os tipos de textos encontrados. Neste instante cada aluno deverá escolher um portador de texto.
Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU- no momento em que escolhiam os portadores de texto - 2013 - Professora Nádia.
Professor, após cada aluno escolher um livro, convide-os a fazerem um momento de leitura deleite.
Professor a leitura deleite é ler pelo simples prazer de ler, sem objetivos didáticos e pedagógicos sem a “obrigação” de trabalhar em aula sobre o que foi lido. Esta proposta tem o objetivo de fazer com que o aluno perceba que na nossa vida lemos com várias finalidades e uma delas é a leitura só por prazer, para nos divertirmos e distrairmos.
Professor, é interessante que neste momento você faça a leitura junto com os alunos. Escolha livro, jornal, gibi, revista ou outro portador de texto para deleitar na leitura.
Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - no momento em que se deleitavam com a leitura escolhida por eles - 2013 - Professora Nádia.
Professor, após a leitura deleite, converse com seus alunos sobre este momento em que é possível fazer uma leitura tranquila e por prazer. É interessante fazer a leitura deleite diariamente, em tempos curtos e não prolongados, utilizando os espaços da escola, como sala da biblioteca, sala de aula ou espaços abertos.
Encerrado este momento peça ajuda dos alunos para guardarem os variados textos na Caixa Mágica de Surpresa.
Professor, após voltar à sala de aula com seus alunos, retome o poema “A Caixa Mágica de Surpresa” de Elias José. Distribua cópias do poema para que os alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa, ou passe o poema na lousa.
Fonte: Sítio - Dia a dia do professor. Gêneros textuais: Disponível em: < http://diaadia-doprofessor.blogspot.com.br/2013/01/generos-textuais.html >. Acesso em: 13 de jun. 2013.
Professor, peça para seus alunos circularem no poema as palavras que rimam (têm o mesmo som) e fazerem a interpretação escrita do poema. Entregue cópias da interpretação para os alunos registrarem no caderno de Língua Portuguesa ou passe na lousa caso a escola não disponibilize as cópias. Nesta atividade é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre o gênero textual poema, identificando versos estrofes e rimas.
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
Fonte: Sítio - Maravilhas da educação. Interpretação Caixa mágica de Surpresas.------. Disponível em: < http://maravilhasdaeducacao.com.br/atividades-textos/interpretacao-caixa-magica-de-surpresa/> Atividade adaptada pela autora. Acesso em: 14 de jun. 2013.
Professor, aguarde os alunos fazerem as atividades e logo depois faça a correção coletiva com a participação de todos. Antes do término da aula proponha uma atividade de casa referente ao assunto estudado. Distribua cópias da atividade ou registre na lousa para que o aluno tenha a orientação no caderno.
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, retome a aula anterior, faça uma rodinha de conversa e peça que os alunos apresentem suas produções para os demais colegas. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade e a socialização entre os alunos.
Fonte: Imagem da própria autora. Poema criado pela aluna Ana, do 3º Ano B do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica de Uberlândia - ESEBA/UFU- 2013 - Professora Nádia.
Professor, depois que os alunos apresentaram suas produções, converse com eles sobre a visita que irão fazer na sala da biblioteca da escola. Explique-lhes que é um local de silêncio, pois há pessoas lendo ou estudando. Reforce que irão pegar livros emprestados e que poderão escolher o livro que mais chamar a atenção para levarem para casa e lerem com a família. Deverão devolver o livro à biblioteca, no prazo estipulado na sua ficha de empréstimo. Aproveite este momento para falar sobre o processo pelo qual passa a produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica, impressão, venda e consumo.
Fonte: Imagem da própria autora: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - durante a visita à biblioteca- 2013- Professora Nádia.
Professor, quando chegar à biblioteca permita que seus alunos fiquem à vontade para escolherem o livro que se interessarem, é importante saber que a biblioteca da escola recebe livros do PNBE- Programa Nacional Biblioteca da Escola.
“Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônicas, memórias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40).
Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, 2012. p. 36-44. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 14 de jun. 2013.
Fonte: Imagem da própria autora. Exposição de livros na biblioteca da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU- para escolha dos alunos- 2013.
Professor, após a escolha do livro peça para seus alunos irem até a bibliotecária para preencherem a ficha de empréstimo de livro, oriente-os a ficarem atentos a devolução dos livros no prazo certo, para não prejudicarem outros alunos que queiram pegá-los para leitura.
Fonte: Imagem da própria autora: Aluna do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU- no momento em que preenchia a ficha de empréstimo - 2013 - Professora Nádia.
Professor, quando voltar à sala de aula, converse com seus alunos sobre a importância de terem a possibilidade de lerem livros com seus familiares, assim eles também perceberão a riqueza da leitura. Distribua as cópias da ficha literária para que, após a leitura do livro respondam ao que se pede.
Fonte imagem: Sítio: Educar e amar Carol. Projeto de leitura - Ficha de leitura - http://educareamarcarol.blogspot.com.br/2010/08/projeto-de-leitura-ficha-de-leitura.html Acesso em: 14 de jun. 2013.
Iniciando com o caderno de memória
Professor, inicie a aula com uma rodinha de conversa. Solicite ao aluno que levou para a casa o “Caderno de Memórias”, que faça a leitura do seu registro sobre a aula anterior.
O “Caderno de Memórias” é um diário da turma. Cada dia um aluno leva para casa e relata o que fez na escola, o que aprendeu, o que gostou e o que não gostou. Quando a criança ainda não escreve de forma autônoma ela pode contar com a ajuda de um familiar como seu escriba, mas nas turmas de 3º ano, a própria criança faz o relatório em casa e lê na rodinha do dia seguinte.
Neste momento os alunos costumam ficar atentos para a leitura do “Caderno de Memórias”, pois eles relembram fatos que ocorreram no dia anterior e dão suas opiniões. É um momento rico onde se pode desenvolver o prazer de ler e ouvir histórias e relatos.
Professor, use este momento para junto com os alunos ouvirem boas músicas que remetem ao que será trabalhado na aula. A música “Brincar de Ler” do grupo Palavra Cantada vem ao encontro do que está sendo desenvolvido nesta aula. Utilize as tecnologias que a escola dispõe ou se sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao vídeo da música “Brincar de Ler”. Veja o sítio abaixo:
Sítio do grupo Palavra Cantada- vídeo com a música “Brincar de ler”- Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=fR5o5H5uAOs> Acesso em: 14 de jun. 2013.
Professor, distribua cópias da música para os alunos cantarem e posteriormente desenvolverem atividades com a letra da música.
Sempre jogo bola
Jogo até peteca
Quando estou na escola
Vou à biblioteca
Todos ali gostam de ler
Brincam lendo livros, lendo
Lendo lindos, livros lendo
Livros de imagens
Livros de letrinhas
Livros que as palavras andam pelas linhas
O meu irmão, a minha irmã
Brincam lendo livros, lendo
Lendo lindos, livros lendo
Vamos brincar, brincar de ler
Vamos brincar pra valer
Com meus pais e meus irmãos
A vovó e o neném
As palavras quando contam são histórias
Quando lidas são ideias
Quando ficam são memórias
Vamos brincar, brincar de ler
Vamos brincar pra valer
Com meus pais e meus irmãos
A vovó e o neném
As palavras quando contam são histórias
Quando lidas são ideias
Quando ficam são memórias
As palavras quando contam são histórias
Quando lidas são ideias
Quando ficam são memórias
Fonte: Sítio Cifra Clube. Disponível em: < http://www.cifraclub.com.br/palavra-cantada/brincar-de-ler/> Acesso em: 16 de jun. 2013.
Professor, converse com seus alunos sobre a música, pergunte a eles se esta música lembra fatos que ocorrem na escola e em casa. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade e a socialização entre os alunos.
Professor, após cantar com os alunos a música “Brincar de ler”, aproveite a rodinha e apresente o projeto da "Capanga literária", diga que a capanga é uma bolsa que se usa a tiracolo. No caso do projeto ela servirá para colocar os livros que eles irão levar para casa.
Fonte: Imagem da própria autora. Capanga literária - Professora Nádia.
Professor, explique que na capanga terá três livros diferentes para eles escolherem e lerem, como também um caderno com a ficha literária, onde ele irá escrever sobre o livro que escolheu para leitura.
Fonte: Imagem da própria autora. Capanga literária- à esquerda os livros e à direita, o caderno com o registro das leituras dos alunos. Professora Nádia.
Professor, você poderá colocar na “Capanga literária”, no decorrer do projeto, vários tipos de textos, como: jornais, revistas, contos, fábulas e outros. Não fique preso apenas aos livros de literatura, explore os diferentes gêneros textuais, assim os alunos conseguirão identificá-los em outras situações de seu cotidiano escolar.
Explique para os alunos que a capanga ficará com cada aluno por três dias, que é o tempo necessário para a leitura e o preenchimento do caderno e que completado o prazo ele deverá repassar para o outro colega, seguindo a ordem alfabética da lista de chamada.
Professor, o aluno que estiver com a capanga, quando devolver deverá na rodinha de conversa falar sobre o livro que leu e dar sua opinião sobre o mesmo.
O projeto “Capanga literária” tem a intenção de despertar na criança o gosto pela leitura, de uma maneira prazerosa e criativa, promovendo e desenvolvendo o prazer pela leitura em família. Este projeto é desenvolvido por todo o ano letivo e como já foi citado é necessário a troca de textos, explorando os diversos gêneros textuais.
Sugestões de links para os alunos:
Fonte: Sítio - Turma da Mônica. Diversão. Disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm - Acesso em: 14 de jun. 2013. Neste sítio você encontrará passatempo, jogos e histórias em quadrinhos.
Sugestões de links para os professores:
.
Fonte: Sítio - Paixão por alfabetizar e letrar. Leitura deleite como estratégia de formação e leitores: Disponível em:
http://alfaletrandotaniamarcia.blogspot.com.br/2011/03/leitura-deleite-como-estrategia-de.html
Acesso em: 14 de jun. 2013 Neste sítio você encontrará informações sobre leitura deleite.
Fonte: Sítio - Alfabetização CEFAPRO de Pontes e Lacerda. O que é leitura Deleite.Disponível em: < http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/05/o-que-e-leitura-deleite.html>
Acesso em: 14 de jun. 2013. Neste sítio você encontrará informações sobre a leitura deleite e sugestões de texto.
A avaliação acontecerá no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participação dos alunos nos grupos por meio da socialização e do respeito às regras. Professor, retome com os alunos as conclusões a que eles chegaram. Organize um portfólio com o registro dos alunos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante a valorização de todo o trabalho do aluno.É interessante que você questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer e desenvolver habilidades de leitura e escrita; ler e interpretar histórias; perceber e comparar finalidade de um texto e se descobriram o prazer pela leitura participando das diversas atividades propostas para este fim.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/01/2016
Cinco estrelasAdorei as ideias, vou reinventá-las na escola em que trabalho em Belém do Pará. Depois socializo com vocês!
23/05/2015
Cinco estrelasParabéns.
10/04/2014
Cinco estrelasAssunto maravilhoso, propício e relevante aos profissionais que buscam melhorias em sua rotina diária no cotidiano escolar. Parabéns!!!