Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Capanga literária, o envolvimento da criança e da família com a leitura - TV Escola: Série: Letra Viva

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 

·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

·         Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral dentre outros), com autonomia;

·         Perceber e comparar finalidade de um texto;

·         Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;

·         Produzir texto de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;

·         Participar das interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;

·         Reconhecer o poema e suas características: rimas, estrofes e versos;

·         Localizar informações no texto;

·         Deleitar com a leitura de diferentes textos.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de localizar informações e reconhecer gêneros textuais como o poema identificando rimas, estrofes e versos. É importante que o aluno ainda seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

 

 INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: LETRA VIVA - PGM. 6: LEITURA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA.

 

letra viva

Fonte: Sítio: TV Escola. Série Letra Viva. Leitura também é coisa de criança http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275  Acesso em: 06 de jun. 2013.

 

É importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

Estratégias e recursos da aula

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para iniciar esta aula convide os alunos para visitarem a sala da biblioteca. Quando chegarem faça uma rodinha e coloque no meio da roda uma caixa: “Caixa Mágica de Surpresa”. Dentro dela coloque um livro.

Questione os alunos sobre o que acham que tem dentro da caixa. Depois que falarem suas hipóteses, abra a caixa e mostre um livro.

 

rod

Fonte: Imagem da própria autora. Rodinha realizada com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - 2013 - Professora Nádia.

 

Professor, declame o poema “Caixa Mágica de Surpresa”, do autor Elias José. Aproveite o momento e a atenção dos alunos. Utilize a entonação de voz adequada para a leitura do poema.

 

Outra opção para motivar os alunos é assistirem ao vídeo do poema “Caixa Mágica de Surpresa”. Você poderá projetá-lo utilizando um data show ou também,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao vídeo. Você encontra este vídeo no sítio:

 

caixa m

Fonte: Sítio: Youtube: Vídeo - Caixa Mágica de Surpresa. Disponível em:        

  <http://www.youtube.com/watch?v=Fl5TA87Y5CA>. Acesso em: 14 de jun. 2013.

 

Professor, após a leitura, faça a interpretação oral do texto. Fale da importância da leitura no desenvolvimento dos alunos e que ela não está somente nos livros mais também em diversos gêneros textuais, como: jornais, revistas, cartas, outdoor etc.

Depois da explanação, apresente a “Caixa Mágica de Surpresa”, que será da turma, peça para que aos poucos cada aluno observe o que tem na caixa e veja os tipos de textos encontrados. Neste instante cada aluno deverá escolher um portador de texto.

 

alv

Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU- no momento em que escolhiam os portadores de texto - 2013 - Professora Nádia.

 

Professor, após cada aluno escolher um livro, convide-os a fazerem um momento de leitura deleite.

 

Professor a leitura deleite é ler pelo simples prazer de ler, sem objetivos didáticos e pedagógicos sem a “obrigação” de trabalhar em aula sobre o que foi lido. Esta proposta tem o objetivo de fazer com que o aluno perceba que na nossa vida lemos com várias finalidades e uma delas é a leitura só por prazer, para nos divertirmos e distrairmos.

 

Professor, é interessante que neste momento você faça a leitura junto com os alunos. Escolha livro, jornal, gibi, revista ou outro portador de texto para deleitar na leitura.

jo

 

Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - no momento em que se deleitavam com a leitura escolhida por eles - 2013 - Professora Nádia.

Professor, após a leitura deleite, converse com seus alunos sobre este momento em que é possível fazer uma leitura tranquila e por prazer. É interessante fazer a leitura deleite diariamente, em tempos curtos e não prolongados, utilizando os espaços da escola, como sala da biblioteca, sala de aula ou espaços abertos.

Encerrado este momento peça ajuda dos alunos para guardarem os variados textos na Caixa Mágica de Surpresa.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, após voltar à sala de aula com seus alunos, retome o poema “A Caixa Mágica de Surpresa” de Elias José. Distribua cópias do poema para que os alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa, ou passe o poema na lousa.

caixa

Fonte: Sítio - Dia a dia do professor. Gêneros textuais: Disponível em: < http://diaadia-doprofessor.blogspot.com.br/2013/01/generos-textuais.html >. Acesso em: 13 de jun.  2013.

 

Professor, peça para seus alunos circularem no poema as palavras que rimam (têm o mesmo som) e fazerem a interpretação escrita do poema. Entregue cópias da interpretação para os alunos registrarem no caderno de Língua Portuguesa ou passe na lousa caso a escola não disponibilize as cópias. Nesta atividade é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios  sobre o gênero textual poema, identificando versos estrofes e rimas.

 

 

Interpretando o poema: localizando informações no texto

 

 

 at

 

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

alv

Fonte: Sítio - Maravilhas da educação. Interpretação Caixa mágica de Surpresas.------. Disponível em: < http://maravilhasdaeducacao.com.br/atividades-textos/interpretacao-caixa-magica-de-surpresa/> Atividade adaptada pela autora. Acesso em:  14 de jun. 2013.

 

Professor, aguarde os alunos fazerem as atividades e logo depois faça a correção coletiva com a participação de todos. Antes do término da aula proponha uma atividade de casa referente ao assunto estudado. Distribua cópias da atividade ou registre na lousa para que o aluno tenha a orientação no caderno.

 

xxxxxxxxx

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a aula anterior, faça uma rodinha de conversa e peça que os alunos apresentem suas produções para os demais colegas. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade e a socialização entre os alunos.

 

aaa

Fonte: Imagem da própria autora. Poema criado pela aluna Ana, do 3º Ano B do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica de Uberlândia - ESEBA/UFU- 2013 - Professora Nádia.

 

Professor, depois que os alunos apresentaram suas produções, converse com eles sobre a visita que irão fazer na sala da biblioteca da escola. Explique-lhes que é um local de silêncio, pois há pessoas lendo ou estudando. Reforce que irão pegar livros emprestados e que poderão escolher o livro que mais chamar a atenção para levarem para casa e lerem com a família. Deverão devolver o livro à biblioteca, no prazo estipulado na sua ficha de empréstimo. Aproveite este momento para falar sobre o processo pelo qual passa a produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica, impressão, venda e consumo.

 

Visita à biblioteca

 

 

aaaaaaaaa

Fonte: Imagem da própria autora: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - durante a visita à biblioteca- 2013-  Professora Nádia.

 

Professor, quando chegar à biblioteca permita que seus alunos fiquem à vontade para escolherem o livro que se interessarem, é importante saber que a biblioteca da escola recebe livros do PNBE- Programa Nacional Biblioteca da Escola.

 “Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônicas, memó­rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, 2012. p. 36-44. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 14 de jun. 2013.

 

mmmmmmmmmmm

 

Fonte: Imagem da própria autora. Exposição de livros na biblioteca da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU- para escolha dos alunos- 2013.

 

Professor, após a escolha do livro peça para seus alunos irem até a bibliotecária para preencherem a ficha de empréstimo de livro, oriente-os a ficarem atentos a devolução dos livros no prazo certo, para não prejudicarem outros alunos que queiram pegá-los para leitura.

kkkkkkk

 

Fonte: Imagem da própria autora: Aluna do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU- no momento em que preenchia a ficha de empréstimo - 2013 - Professora Nádia.

 

Professor, quando voltar à sala de aula, converse com seus alunos sobre a importância de terem a possibilidade de lerem livros com seus familiares, assim eles também perceberão a riqueza da leitura. Distribua as cópias da ficha literária para que, após a leitura do livro respondam ao que se pede.

 

 

l

 

Fonte imagem: Sítio: Educar e amar Carol. Projeto de leitura - Ficha de leitura - http://educareamarcarol.blogspot.com.br/2010/08/projeto-de-leitura-ficha-de-leitura.html  Acesso em: 14 de jun. 2013.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Iniciando com o caderno de memória

Professor, inicie a aula com uma rodinha de conversa. Solicite ao aluno que levou para a casa  o “Caderno de Memórias”, que faça a leitura do seu registro sobre a aula anterior.

O “Caderno de Memórias” é um diário da turma. Cada dia um aluno leva para casa e relata o que fez na escola, o que aprendeu, o que gostou e o que não gostou. Quando a criança ainda não escreve de forma autônoma ela pode contar com a ajuda de um familiar como seu escriba, mas nas turmas de 3º ano, a própria criança faz o relatório em casa e lê na rodinha do dia seguinte.

 

Neste momento os alunos costumam ficar atentos para a leitura do “Caderno de Memórias”, pois eles relembram fatos que ocorreram no dia anterior e dão suas opiniões. É um momento rico onde se pode desenvolver o prazer de ler e ouvir histórias e relatos.

 

Hora da música

 

Professor, use este momento para junto com os alunos ouvirem boas músicas que remetem ao que será trabalhado na aula. A música “Brincar de Ler” do grupo Palavra Cantada vem ao encontro do que está sendo desenvolvido nesta aula. Utilize as tecnologias que a escola dispõe ou se sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao vídeo da música “Brincar de Ler”. Veja o sítio abaixo:

  

Sítio do grupo Palavra Cantada- vídeo com a música “Brincar de ler”- Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=fR5o5H5uAOs> Acesso em: 14 de jun. 2013.

 

Professor, distribua cópias da música para os alunos cantarem e posteriormente desenvolverem atividades com a letra da música.

 

 

Brincar de Ler

                                          Palavra Cantada

Sempre jogo bola

Jogo até peteca

Quando estou na escola

Vou à biblioteca

 

 

Todos ali gostam de ler

Brincam lendo livros, lendo

Lendo lindos, livros lendo

Livros de imagens

Livros de letrinhas

 

 

Livros que as palavras andam pelas linhas

 

 

O meu irmão, a minha irmã

 

Brincam lendo livros, lendo

Lendo lindos, livros lendo

 

Vamos brincar, brincar de ler

Vamos brincar pra valer

Com meus pais e meus irmãos

A vovó e o neném

 

As palavras quando contam são histórias

Quando lidas são ideias

Quando ficam são memórias

 

Vamos brincar, brincar de ler

Vamos brincar pra valer

Com meus pais e meus irmãos

A vovó e o neném

 

As palavras quando contam são histórias

Quando lidas são ideias

Quando ficam são memórias

 

As palavras quando contam são histórias

Quando lidas são ideias

Quando ficam são memórias

Fonte: Sítio Cifra Clube. Disponível em: < http://www.cifraclub.com.br/palavra-cantada/brincar-de-ler/> Acesso em: 16 de jun. 2013.

 

Professor, converse com seus alunos sobre a música, pergunte a eles se esta música lembra fatos que ocorrem na escola e em casa. Aproveite este momento para desenvolver a oralidade e a socialização entre os alunos.

 

Capanga literária

 

Professor, após cantar com os alunos a música “Brincar de ler”, aproveite a rodinha e apresente o projeto da "Capanga literária", diga que a capanga é uma bolsa que se usa a tiracolo. No caso do projeto ela servirá para colocar os livros que eles irão levar para casa.

 

kkkkkkkkk

Fonte: Imagem da própria autora. Capanga literária - Professora Nádia.

 

 

Professor, explique que na capanga terá três livros diferentes para eles escolherem e lerem, como também um caderno com a ficha literária, onde ele irá escrever sobre o livro que escolheu para leitura.

 

 

aaasss

mm

Fonte: Imagem da própria autora. Capanga literária- à esquerda os livros e à direita, o caderno com o registro das leituras dos alunos. Professora Nádia. 

 

Professor, você poderá colocar na “Capanga literária”, no decorrer do projeto, vários tipos de textos, como: jornais, revistas, contos, fábulas e outros. Não fique preso apenas aos livros de literatura, explore os diferentes gêneros textuais, assim os alunos conseguirão identificá-los em outras situações de seu cotidiano escolar.

Explique para os alunos que a capanga ficará com cada aluno por três dias, que é o tempo necessário para a leitura e o preenchimento do caderno e que completado o prazo ele deverá repassar para o outro colega, seguindo a ordem alfabética da lista de chamada.

Professor, o aluno que estiver com a capanga, quando devolver deverá na rodinha de conversa falar sobre o livro que leu e dar sua opinião sobre o mesmo.

O projeto “Capanga literária” tem a intenção de  despertar na criança o gosto pela leitura, de uma maneira prazerosa e criativa, promovendo e desenvolvendo o prazer pela leitura em família. Este projeto é desenvolvido por todo o ano letivo e como já foi citado é necessário a troca de  textos, explorando os diversos gêneros textuais. 

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para os alunos:

 

Fonte: Sítio - Turma da Mônica. Diversão. Disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm - Acesso em: 14 de jun. 2013. Neste sítio você encontrará passatempo, jogos e histórias em quadrinhos.

 

Sugestões de links para os professores:

.

Fonte: Sítio - Paixão por alfabetizar e letrar. Leitura deleite como estratégia de formação e leitores: Disponível em:

 http://alfaletrandotaniamarcia.blogspot.com.br/2011/03/leitura-deleite-como-estrategia-de.html

  Acesso em: 14 de jun. 2013 Neste sítio você encontrará informações sobre leitura deleite.

 

Fonte: Sítio - Alfabetização CEFAPRO de Pontes e Lacerda. O que é leitura Deleite.Disponível em: < http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/05/o-que-e-leitura-deleite.html>

Acesso em: 14 de jun. 2013. Neste sítio você encontrará informações sobre a leitura deleite e sugestões de texto.

Avaliação

A avaliação acontecerá no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participação dos alunos nos grupos por meio da socialização e do respeito às regras. Professor, retome com os alunos as conclusões a que eles chegaram. Organize um portfólio com o registro dos alunos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante a valorização de todo o trabalho do aluno.É interessante que você questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer e desenvolver habilidades de leitura e escrita; ler e interpretar histórias; perceber e comparar finalidade de um texto e se descobriram o prazer pela leitura participando das diversas atividades propostas para este fim.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.