Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Era uma vez... A hora do conto. Os contos de fadas no processo de aprendizagem

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Resgatar os conhecimentos prévios do aluno acerca de contos de fadas;
  • Reconhecer os tipos de gêneros textuais;
  • Conhecer as principais características do gênero contos de fadas;
  • Compreender os acontecimentos da narrativa;
  • Produzir contos de fadas;
  • Socializar os textos produzidos;
  • Conhecer o uso dos sinais de pontuação.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno a leitura e a escrita, além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e o laptop Classmate. É importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.). Acesso em: 11 de jun. 2013.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste sítio você poderá saber mais sobre os "Direitos de Aprendizagem" direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe.) Acesso em: 11 de jun. 2013.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Ler textos;
  • Compreender textos lidos por outras pessoas;
  • Reconhecer a finalidade de textos lidos pelo professor
  • Ler em voz alta com fluência em diferentes situações;
  • Produzir textos de diferentes genros textuais;
  • Escutar com atenção textos de diferentes gêneros. Dentre outras.

(BRASIL, 2012, p. 32, 36.).

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Estratégias e recursos da aula

1º  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, faça uma rodinha com seus alunos e  inicie a aula questionando-os  se conhecem algum conto de fadas, peça para cada um falar na sua vez.

Após a fala de seus alunos, conte para eles um conto de fadas. Neste momento você poderá usar a contação de história “O gato de Botas.”

 

vovo contando historias ra uma vez...

um moleiro que tinha três filhos. Um dia, chamou-os para lhes dizer que ia repartir por eles todos os seus bens.

Ao mais velho deu o moinho, ao do meio deu o burro e ao mais novo deu o gato.
O filho mais novo ficou muito triste porque o pai não tinha sido justo para com ele.

menino e gato

Mas, surpresa das surpresas, o gato começou a falar!
- Dá-me um saco e um par de botas.

O rapaz ficou muito espantado e obedecendo ao pedido do gato no dia seguinte, lá foi comprar um saco e umas botas.
- Aqui estão meu amigo! disse ele.

gato e coelho

O gato calçou as botas, pegou no saco e lá foi floresta fora. Como era muito esperto, não demorou muito a apanhar uma lebre bem gordinha, que a pôs dentro do saco.

Com o pesado saco às costas, o gato dirigiu-se ao castelo do rei e ofereceu-lhe a lebre, dizendo:

- Majestade, venho da parte do meu amo o marquês de Carabás, trago-lhe esta linda lebre de presente.

rei e gato

O rei ficou muito impressionado e contente com aquela atitude e disse:
- Diz ao teu amo que lhe agradeço muito!

Daí em diante o gato repetiu aquele gesto várias vezes, levando vários presentes ao rei e dizendo sempre que era uma oferta do seu amo.

charrete

Um dia, diz o gato a seu amo:
- Senhor, tomai banho neste rio que eu trato de tudo.

O gato esperou que a carruagem do rei passasse junto ao rio onde o seu amo tomava banho e pôs-se a gritar:
- Socorro! Socorro! O meu amo, o marquês de Carabás, está a afogar-se! Ajudem-no!

O rei mandou logo parar a carruagem e ajudou o marquês, dando-lhe belas roupas e convidando-o a passear com ele e com a filha, a

 princesa, na carruagem real.
O gato desata então a correr à frente da carruagem. Pela estrada fora, sempre que via alguém a trabalhar nos campos, pedia-lhes que dissessem que trabalhavam para o marquês de Carabás.

O rei estava cada vez mais impressionado!

castelo

O gato chega por fim ao castelo do gigante, onde todas as coisas eram grandes e magníficas.

O gato pede para ser recebido pelo gigante e pergunta-lhe:
- É verdade que consegues transformar-te num animal qualquer?
- É! disse o gigante.

Então o gato pede-lhe que se transforme num rato. E assim foi.

O gato que estava atento, deu um salto, agarrou o rato e comeu-o.

gato pulando

O rei, a princesa e o marquês de Carabás chegam ao castelo do gigante, onde são recebidos pelo gato:
- Sejam bem vindos à propriedade do meu amo! diz o gato.

O rei nem queria acreditar no que os seus olhos viam:
- Tanta riqueza! Tem que casar com a minha filha, senhor marquês - diz o rei.

E foi assim que, graças ao seu gato, o filho de um moleiro casou com a princesa mais bela do reino. 

FIM

Autor Charles Perrault
Conto adaptado por Nicole Viroux-Lenaerts

Fonte: Sítio: MiniWeb Educação. Texto O gato de botas http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/estorias_miniweb/gato_botas.html  Acesso em: 11 de jun.  2013.

 

Professor, após a contação de história faça uma interpretação oral do conto.

Questione os alunos se eles já conheciam esta história. Pergunte se eles conhecem a história do “Gato de Botas”, somente escrita ou de outras maneiras.

Professor, neste momento cite os desenhos animados criados sobre a história ou sugira passar o filme para os alunos assistirem. Acesse o sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=AqawMMa8A_c (acesso em: 11 de jun. 2013) utilizando o tablet ou o laptop Classmate. Se a sua escola não possuir esses recursos tecnológicos, faça a projeção utilizando data show ou DVD.

Pergunte aos alunos se  a partir da leitura do texto é possível saber exatamente quando a história ocorreu?

Professor, após a resposta dos alunos faça uma explanação sobre uma das características dos contos que é não aparecer a data exata de quando as histórias aconteceram.

Professor, após explorar oralmente o conto “Gato de Botas”, registre no caderno de Língua Portuguesa dos alunos, algumas atividades para fixação da história. Distribua cópias das atividades ou caso não seja possível registre na lousa para os alunos copiarem.

Observe as cenas seguintes e assinale a que não pertence à história lida:

quadro de histórias

      Fonte:  CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 3º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 179. (Coleção Nova Escola.) .

 

Professor, na atividade a seguir você irá trabalhar com seus alunos a sequência da história é possível que algum aluno tenha dificuldade em ordená-la, neste momento oriente o aluno na leitura.

explorando o texto

Fonte: Sítio: Portal Escola. Atividades O gato de botas – Contos de fadas http://www.portalescolar.net/2012/10/atividades-gato-de-botas-contos-de_7110.html  Acesso em: 10 de jun. 2013.

 

Professor, após os alunos fazerem as atividades e você corrigi-las coletivamente, tire um momento para os alunos brincarem com o Jogo do Gato e do Rato, assim eles estarão desenvolvendo a oralidade e a socialização entre o grupo.

Distribua entre as duplas, tabuleiros com o jogo e moedas, oriente lendo as instruções do jogo e deixe-os jogarem por um tempo, neste momento observe se eles: respeitam a vez de cada um; aceitam a situação de perda; interpretam o que o jogo está pedindo.

   Joguinho 1 joguinho 2                                        

                                                                                                          

Fonte: Sítio: Plus Google Photos. Gato de Botas atividades.

https://plus.google.com/photos/106669608489357637144/albums/5292081502326650353/5292082411339530210?banner=pwa&pid=5292082411339530210&oid=106669608489357637144   Acesso em: 09 de jun. 2013.

Professor, após o jogo veja se os alunos gostaram, questione se tiveram alguma dificuldade no decorrer da brincadeira.

Peça para que cada aluno ilustre e escreva com suas palavras como foi sua experiência no jogo. Encerradas as atividades, cada aluno deverá expor para seus colegas seus comentários e a ilustração do jogo.

Professor, envie uma Atividade de Casa para fixação do que foi estudado no dia. Distribua para os alunos as cópias para registro no caderno de Língua Portuguesa.

Cruzadinha

Fonte: Fonte: Plus Google Photos. Gato de Botas atividades.

https://plus.google.com/photos/106669608489357637144/albums/5292081502326650353/5292082411339530210?banner=pwa&pid=5292082411339530210&oid=106669608489357637144   Acesso em: 09 de jun.  2013.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie sua aula fazendo a correção das atividades de casa da aula anterior, tente perceber se algum aluno teve dificuldade em completar a cruzadinha e as frases referentes ao conto do Gato de Botas.

Professor, nesta aula você irá explorar as características do gênero textual contos de fadas. Após ter trabalhado a história com os alunos, neste momento, você poderá falar sobre os vários contos clássicos que encontramos e que com certeza os alunos já escutaram em casa, na escola, no cinema. Distribua cópias do texto “Você sabia?”

Faça a leitura coletiva do texto com os alunos  e peça para grifarem o nome dos escritores que aparecem no texto.

Você sabia!

o gato de botas - historia

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 3º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 177. (Coleção Nova Escola.).

Professor após a leitura do texto, registre na lousa para que os alunos copiem no caderno as características dos contos de fadas.

Características dos contos de fadas:

• Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos; 
• Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína busca a realização pessoal); 
• Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína; 
• Sua origem é Celta; 
• A tipologia é predominantemente narrativa, mas as sequências descritivas são comuns;
• Seguem a sequência clássica de estruturação textual (começo, desenvolvimento, fim);
• Tem a função básica de refletir sobre alguns valores sociais;
• O título do conto normalmente se remete à personagem principal da história;

. Nos contos de fadas, não aparece a data exata de quando as histórias aconteceram e sim recursos linguísticos como; era uma vez, de repente, certo dia, num lugar muito distante daqui, viveram felizes para sempre.

Professor, após registrar no caderno as características dos contos de fadas, apresente alguns livros de contos ou caso não tenha disponível na biblioteca da escola para uso, busque imagens na internet, de livros para os alunos conhecerem ou relembrarem os vários contos que existem.

Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

Professor, converse com os alunos e peça para escolherem um dos contos para lerem e recontarem para os colegas. Neste momento é interessante que você faça uma rodinha para que todos participem e recontem a história que escolheram.

Após os alunos recontarem as histórias, inicie o trabalho de produção escrita onde eles irão criar contos de fadas.

Relembre a estrutura de um conto de fadas e as suas características.

Professor distribua para seus alunos cópias da atividade para registro da produção.

Criar Contos de Fadas

Agora é a sua vez de criar um conto de fadas! Para isso, deixe sua imaginação “voar” longe para o mundo do Era uma vez...

Veja a seguir algumas orientações que podem ajudá-lo a produzir sua história.

  1. Escolha o personagem principal e os outros personagens que farão parte de sua história. Eles podem ser um(a):

personagens de historias de contos

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 3º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 180. (Coleção Nova Escola.).

 

2)  Defina o lugar onde a história se passará:

Em uma casinha no meio do mato

       Em um magnífico castelo

       Em um lago mágico

       Em uma floresta encantada

       Em qualquer outro lugar que sua imaginação sugerir.

3) Apresente os personagens e suas características.

4) Invente um complicação para a história.

5) Desenvolva os acontecimentos e os fatos da narrativa.

6) Fale como o problema foi resolvido.

7) Crie um final feliz para o personagem da história principal.

8) Crie um belo título para seu conto..

9) Faça uma bonita ilustração com muito colorido.

Não se esqueça?

Os contos de fadas em geral começam com a expressão Era uma vez...

Os contos de fadas em sua maioria têm príncipes, princesas, fadas e bruxas como personagens, acontecimentos mágicos e final feliz.

Os contos de fadas têm uma sequência de início, meio e fim.

 

É isso “Escritor” mãos a obra!

papiro e pena

Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, após a produção escrita pelos seus alunos, reúna-os novamente na rodinha para que cada um leia seu conto para os colegas. Questione se eles quando foram escrever:

  • Ficaram atentos aos sinais de pontuação;
  • Organizaram os acontecimentos, de forma que todos entendam;
  • Concluíram a história;
  • Colocaram um título de acordo com a história criada.

 

Professor é interessante que você faça estas pontuações para que os alunos possam fixar a estrutura de um texto.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie sua aula relembrando seus alunos da produção do conto de fadas. Aproveite este momento para falar sobre os sinais de pontuação que são encontrados nos contos de fadas, em especial no texto que foi trabalhado em sala de aula "O Gato de Botas".

Peça para os alunos voltarem ao conto e circularem com lápis de cor as pontuações que encontraram no texto.

Registre na lousa ou distribua cópias para os alunos fazerem as atividades propostas.

Nossas descobertas

Quando lemos o conto "O Gato de Botas", observamos a presença dos seguintes sinais de pontuação:

      : Dois pontos          

    __ Travessão

 

Releia um trecho do conto "O Gato de Botas" e observe o emprego desses sinais.

 

   “Antes que o jovem pudesse reclamar, o gato disse-lhe: 

   __ Com essas botas eu farei fortuna.”

 

Professor, explique aos alunos por que usamos esses sinais de pontuação. Explique que usamos os dois pontos para indicar que na sequência de um texto haverá uma fala e já o travessão serve para indicar uma fala. Comente que usamos estas pontuações em diálogos, como no caso dos contos onde os personagens se comunicam.

Professor, peça para seus alunos observarem o trecho do conto "Chapeuzinho Vermelho" e use a pontuação adequada. Nesta atividade é interessante você observar se os alunos assimilaram a explicação sobre a pontuação. Entregue cópias das atividades para que os alunos possam registrar ou se caso não tenha disponibilidade de fornecê-las, registre na lousa para que os alunos copiem no caderno.

Hoje aprendemos sobre alguns sinais de pontuação que são usados em um diálogo. Observe os trechos do conto "Chapeuzinho Vermelho" escrito pelos irmãos Grimm e pontue adequadamente:

chapeuzinho vermelho

  Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 3º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 187. (Coleção Nova Escola.).

 

Chapeuzinho Vermelho, desconfiada, perguntou

___Por que esses olhos tão grandes

O lobo respondeu, com vos fina

___É pra te ver melhor, minha netinha

Chapeuzinho questionou novamente

___Por que essas orelhas tão grandes

O lobo respondeu

___É pra te ouvis melhor, minha netinha

 

Professor, após esta atividade, faça a correção coletiva e explique o uso destes pontos em cada frase, tire as dúvidas dos seus alunos e caso verifique a necessidade de exemplificar mais, use outros contos.

Hora de produzir

Professor, proponha aos seus alunos a construção de um diálogo usando  travessão e dois pontos. Entregue para cada aluno uma cópia para registro no caderno.

dialogo dialogo1

Fonte: NAHUM, Erdna Perugine. Meu Caderno de redação e criação. 3. ed. São Paulo: Scipione,1996. p. 12.

Professor, após os alunos fazerem as produções, reserve um momento para que eles possam apresentar seus trabalhos para os colegas. Com isso professor, será possível desenvolver a oralidade.

4ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha aos alunos uma atividade divertida, onde deverão através do texto de Helena Chompré, encontrar variados personagens dos contos de fadas. Aproveite esta atividade para observar o desenvolvimento da turma sobre o assunto.

Uma historia atrapalhada

Fonte:  Sítio: Atividades várias. Conto de fadas  http://silviarpc.blogspot.com.br/2011/04/conto-de-fadas.html  Atividade adaptada pela autora. Acesso em: 13 de jun. 2013.

Uma historia atrapalhada...

          Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, após os alunos fazerem as atividades, convide-os a exporem suas criações e descobertas. Este momento será de troca de experiências entre eles sobre a atividade, desenvolvendo a oralidade e a capacidade para participar de atividades em grupos.

mm   ll

Registro dessa atividade realizada pela autora em 2012, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU.

Fonte: Imagem da própria autora. Caderno de um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - 2013- Professora Nádia.

 

Hora de música

Professor, conclua suas atividades com a música Minuet interpretada pelo grupo “Emcantar”, coloque a turma em círculo para que os alunos possam ouvir a música ou ver o vídeo. Caso na sua escola tenha disponível um aparelho de som leve para a sala de aula ouse a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e acessem o sítio:

Fonte: Sítio: Rádio Uol. Minuet. Grupo Parangolé http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/minuet/2444513 Acesso em: 10 de jun. 2013.

Esta música é um conto sobre um rei que era mal humorado, mas depois da chegada do bobo da corte a alegria reinou...

Professor, convide os alunos para encenarem a música, dançando como na história, coloque personagens e faça deste momento lúdico, um processo de aprendizagem.

Professor, se você sentir necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos de aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa pesquise na seguinte fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 32 a 37.

Recursos Complementares

Fonte: Sítio: Estadinho. O gato de Botas e os contos de fadas  http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2011/page/2/ Neste tio você encontrará a histórias do Gato de Botas e um artigo de Natália Mazzoni sobre o assunto. Acesso em: 09 de jun. 2013.

Fonte: Sítio: Educacional. Projeto conto de fadas http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/default.html Nesse sítio você encontrará vários contos de fadas para ler com seus alunos. Acesso em: 09 de jun. 2013.

 

Fonte: Sítio: Palavras do imaginário. Características dos contos de fadas http://palavrasdoimaginario.blogspot.com.br/2012/04/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Neste sítio você encontrará informações sobre as características dos contos de fadas. Acesso em: 09 de jun. 2013.

                                                                                                                            

Avaliação

A avaliação acontecerá no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participação dos alunos nos grupos por meio da socialização e do respeito às regras. Professor, retome com os alunos as conclusões a que eles chegaram. Organize um portfólio com o registro dos alunos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante a valorização de todo o trabalho do aluno. É interessante que você questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecerem o gênero textual "Conto de Fadas", como também se  conseguiram produzir e reconhecerem outros tipos de contos. Verifique se as atividades ajudaram a consolidar os conhecimentos. Registre suas observações e utilize-as para elaborar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.