Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e Mapeando o Corpo Humano

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e nomear as partes do corpo humano;
  • Trabalhar o tema por meio de música, dança e expressão corporal;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o corpo humano;
  • Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias e que ele seja capaz de expor oralmente o que pensa. Além disso, é preciso que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita e conhecimento básico das partes do corpo.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

As primeiras manifestações de escrita de uma criança quase sempre estão ligadas à escrita de seu próprio nome. As crianças que se encontram em fase de alfabetização aprendem muitas coisas a partir do trabalho com seus nomes e dos nomes dos colegas de turma. Esses tipos de atividades geralmente promovem a socialização das crianças e são bem interessantes para os professores, pois oportunizam detectar o conhecimento prévio de seus alunos. A partir da escrita dos nomes dos colegas, o aluno pode demonstrar suas hipóteses de escrita e com isso o professor tem acesso a um importante instrumento de avaliação diagnóstica. Com base na escrita de seu nome a criança pensa na escrita de outras palavras. Na fase inicial da alfabetização (fase pré-silábica) é comum as crianças usarem apenas as letras do seu nome para escrever outras palavras. Essa aula é destinada para crianças maiores que não se encontram mais nessa fase de iniciação da escrita, mas carrega consigo essa experiência.

 

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e não de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar o conceito do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos.

 

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Ciências que é, segundo Brasil (2012, p. 36) “ler e escrever textos em que o vocabulário da Ciência é usado; (...) perceber as relações existentes entre as informações e os experimentos adquiridos e desenvolvidos por cientistas e o estabelecimento de conceitos e teorias; relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores; possuir conhecimentos sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo; identificar as fontes válidas de informações científicas e tecnológicas e saber recorrer a elas; aprender a tecer relações e implicações entre argumentos e evidências; aprender a planejar modos de colocar conhecimentos científicos já produzidos e ideias próprias como suposições a serem avaliadas (hipóteses a serem exploradas); desenvolver raciocínio lógico e proporcional; aprender a seriar, organizar e classificar informações; elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão; estimular o exercício intelectual ”.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o trabalho com gêneros textuais na sala de aula.ano 2 : unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

1ª Atividade – Cantando e Aprendendo (sensibilização)

1-Brincando de marionete

  • Organize os alunos em trios e proponha uma brincadeira em que um dos alunos seja uma marionete, deixando que os outros dois colegas do grupo manipulem seu corpo, adaptando-o a posições diferentes, usando as partes do corpo: levante os braços, abra as pernas, feche os olhos, entre outros. Sugira que os alunos façam revezamento entre manipulados e manipuladores. Observe atentamente e verifique se estão brincando de forma respeitosa, intervenha se perceber atitudes de desrespeito com relação ao corpo do colega.

Depois que terminarem, discuta com eles o que aprenderam com esta brincadeira. Solicite que façam o registro de suas conclusões no caderno de Ciências.

 

2- Brincando de estátua

  • Faça uma roda com as crianças para brincar de estátua. Esta brincadeira ajuda a desenvolver o esquema e a capacidade de expressão corporal, a criatividade e a socialização. Estátua é uma brincadeira bem divertida para as crianças.  Se houver um aparelho de som a brincadeira fica ainda mais interessante. Você, ou algum aluno controla o som. Enquanto a música estiver tocando, os participantes podem andar ou dançar à vontade. De repente, o líder grita: “Estátua!” e todo mundo tem que ficar parado, imóvel, no lugar. Mas, dessa vez, você vai pedir aos alunos que usem as partes do corpo, principalmente os membros, para diferenciar as posições das estátuas. Depois pode fazer uma votação para eleger a estátua mais interessante.

 

  • Coloque uma música de fundo e oriente os alunos, que fechem seus olhos e toquem cada parte do seu corpo: cabeça, cabelos, rosto, braço, mãos, barriga, perna, joelhos, pés, entre outros. Você pode ir comandando ou pode instruí-los a se tocarem antes de começar a tocar a música.

 

  • Num segundo momento organize uma rodinha e converse informalmente sobre as sensações trazidas pelas brincadeiras. Deixe os alunos se expressarem livremente fazendo suas colocações e dando suas opiniões. Converse sobre cada parte do corpo que foi explorada nas brincadeiras (boca, nariz, orelhas, braços, mãos, troncos, pernas, pés, entre outros). Provoque as crianças a dizerem para que serve cada uma dessas partes do corpo.

 

3- Brincando: cabeça ombro, joelho e pé

  • Depois dessa conversa, proponha o trabalho com músicas já conhecidas dos alunos “Cabeça, ombro, joelho e pé” e  “Boneca de Lata”  ambas gravadas pela Xuxa e  que estimulam uma ginástica cantada e trabalha as partes do corpo. São excelentes para serem trabalhadas de forma dramatizada. Você pode colocar a música apenas tocada, ou pode utilizar um projetor multimídia e projetar o vídeo para as crianças assistirem e dançarem imitando a coreografia, nos links descritos abaixo. Você também poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

 

Cabeça, ombro, joelho e pé (Xuxa)

 

Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé, joelho e pé

Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé, joelho e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz,
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé

 

Hum, ombro, joelho e pé, joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé, joelho e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé, joelho e pé

 

Hum, hum, joelho e pé, joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé, joelho e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé, joelho e pé

 

Hum, hum, hum e pé, hum e pé
Hum, hum, hum e pé, hum e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé, hum e pé

 

Hum, hum, hum e hum, hum e hum

Hum, hum, hum e hum, hum e hum
Hum, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum, hum e hum

 

Hum, hum, hum e hum, hum e hum

Hum, hum, hum e hum, hum e hum
Hum, hum, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum, hum e hum

Fonte: Sitio Letras.mus.br- letra da música - Cabeça, ombro, joelho e pé (Xuxa)

: http://letras.mus.br/xuxa/769665/  Acesso em: 02 de jun. 2013.

 

1

Vídeo Youtube com a música Cabeça, ombro, joelho e pé (Xuxa)  

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CVkVs6mKv5g Acesso em: 02 de jun. 2013.

 

Minha Boneca De Lata


Minha boneca de lata bateu com a cabeça no chão levou mais de uma hora
pra fazer a arrumação desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu com o nariz no chão levou mais de duas horas
pra fazer a arrumação desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com o ombro no chão levou mais de 3 horas
pra fazer a arrumação desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu com o cotovelo no chão levou mais de 4 horas
pra fazer a arrumação desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com a mão no chão levou mais de 5horas
pra fazer a arrumação desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com a barriga no chão levou mais de 6 horas
pra fazer a arrumação desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com as costas no chão levou mais de 7 horas
pra fazer a arrumação desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com o joelho no chão levou mais de 8 horas
pra fazer a arrumação desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com o pé no chão levou mais de 9 horas
pra fazer a arrumação desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu com o bumbum no chão levou mais de 10 horas
pra fazer a arrumação desamassa aqui desamassa aqui pra ficar boa...

Sítio: Letras e Cifras – Letra da música_  Minha Boneca De Lata

http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/minha-boneca-de-lata Acesso em: 02 de jun. 2013.

2

Vídeo: Youtube com a música - Minha Boneca De Lata

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=J4MGwfpIfTk  Acesso em: 02 de jun. 2013.

3

Vídeo: Youtube com a música - Minha Boneca De Lata – Xuxa

http://www.youtube.com/watch?v=BNfmCkRdI_4 Acesso em: 02 de jun. 2013.

 

2ª Atividade – Mapeando o Corpo Humano

 

Organize a turma em grupos de 4 alunos, um dos alunos do grupo se deitará em uma folha de papel Kraft grande o suficiente para que caiba o desenho do tamanho natural de uma criança de 6 anos. Os outros alunos deverão contornar o seu corpo com um pincel atômico e fazer o mapa do corpo.

4

Fonte: Imagem da própria autora. Crianças realizando o mapeamento do corpo da colega. 

 

A criança se levanta e os colegas então devem desenhar olhos, boca, nariz, cabelo, entre outros, completando a imagem do corpo.

5

Fonte: Imagem da própria  autora. Crianças realizando o mapeamento do corpo da colega.

 

Distribua fichas com os nomes das partes do corpo e as crianças deverão colocar as fichas no boneco desenhado nos lugares certos, como: braço, cabeça, mão, perna, boca, olhos, entre outras. Mas, não devem ser colados, apenas colocados sobre as partes do corpo.

6

Fonte: Imagem da própria autora. Mapeamento do corpo realizado pelas crianças.

 

Professor, oriente os alunos a retirarem as fichas, recolha e peça que escrevam os nomes das partes do corpo. Nesse momento, eles podem escrever partes que não foram escritas nas fichas, como, sobrancelha, coxa, bochecha, cotovelo, ombro e tudo que considerarem “partes do corpo” no sentido de ampliar a visão tanto de partes do corpo quanto de escrita. Elas também podem desenhar roupas e acessórios nos bonecos.

 

7

Fonte: Imagem da própria autora. Crianças escrevendo os nomes das partes do corpo a partir do mapeamento realizado.

Converse com os alunos sobre a atividade realizada. Pergunte do que mais gostaram e como se sentiram. 

 

3ª Atividade – Sistematizando a escrita

 

Na atividade anterior as crianças fizeram suas escritas em grupo e nessa atividade deverão fazer individualmente.

 

  • Distribua revistas para que as crianças encontrem uma pessoa de corpo inteiro. Elas devem recortar e colar no caderno de Ciências ou em uma folha de papel em branco. Proponha que escrevam as partes do corpo que se lembrarem e que estiverem visíveis.

8

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada pelas crianças a partir de gravuras recortadas de revistas.

Você também pode propor outras atividades de escrita. Veja as sugestões:

9

Fonte: Sítio Atividades Educativas para Alfabetização infantil, Ensino Fundamental e maternal: http://www.atividadeseducativas.net.br/atividades-educativas-para-alfabetizacao-infantil-para-a-sala-de-aula-5-nivel-alfabetico/43-escreva-os-nomes-das-partes-do-corpo/ Acesso em: 02 de jun. 2013.

 

10

Fonte: Sítio: Blog Cantinho dos Pequeninos: http://flavia-cantinhodospequeninos.blogspot.com.br/2012/05/atividade-corpo-humano.html  - Acesso em: 02 de jun. 2013.

 

4ª Atividade – Montando o Corpo Humano

 

A proposta da 4ª atividade é a montagem de um boneco articulado que a criança deve recortar e montar individualmente. Você pode usar tachinhas próprias para que as partes se mexam. Se não for possível, as crianças podem colar os bonecos montados no caderno de Ciências ou em uma folha de papel em branco.

  • Distribua um desenho com as partes do corpo humano separadas. Abaixo seguem algumas sugestões.

 

 

           1211

 

Fonte: Blog - Meu cantinho preferido: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html  - Acesso em: 02 de jun. 2013.

 

  14    13

Fonte: Blog - Meu cantinho preferido: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html  Acesso em: 02 de jun. 2013.

   

  16    15

Fonte: Blog - Meu cantinho preferido: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html  - Acesso em: 02 de jun. 2013.

 

 

  

17

Fonte: Blog - Meu cantinho preferido: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html  Acesso em: 02 de jun. 2013.

Socializando

Para finalizar, motive seus alunos a apresentarem suas produções aos colegas. Organize o espaço da sala de aula para a confecção dos bonecos e a exposição dos mesmos, para que os alunos socializem suas produções e descobertas.

Faça uma exposição dos trabalhos, utilize o mural da sala de aula ou exponha nos corredores da escola. Lembre-se de contextualizar o trabalho: identifique a exposição com o nome do trabalho, os objetivos, a data da realização e os autores.

Recursos Complementares

No sítio http://www.escolagames.com.br/jogos/corpoHumano/ você encontra um jogo educativo com as partes do corpo humano (braço, perna, mão, pé) do menino João e da menina Maria, para as crianças se divertirem. Acesso em: 02 de jun. 2013.

 

No sítio http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=72xc-534PEg há uma proposta da criança ir desenhando as partes do corpo humano enquanto ouve a música. Você pode usá-la para enfatizar as partes do corpo. Acesso em: 02 de jun. 2013.

Avaliação

A avaliação acontece de forma contínua e processual. Ela começa quando o professor propõe as brincadeiras de marionetes e estátua, canta e dança com as crianças e faz o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos indagando sobre o nome das partes do corpo. É um procedimento investigativo do trabalho pedagógico, portanto, a todo o momento você precisa analisar o que o aluno já sabe e o que ainda precisa aprender sobre a questão trabalhada.

Ao ser ministrado esse conteúdo você deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avanços na sua aprendizagem. É imprescindível fazer observações e anotações pessoais para sistematizar os dados e informações e recolher elementos importantes sobre como os alunos estão compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores.

Durante o processo todos os avanços devem ser considerados. Observe se eles: formulam hipóteses sobre a escrita das partes do corpo; desenham as partes do corpo e conseguem cortar e montar os bonecos. É importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas durante todo o processo no intuito de auxiliá-los na sua aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • RAQUEL NEVES DE OLIVEIRA PEREIRA, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - disse:
    raquelnop.ufmg@gmail.com

    29/04/2015

    Cinco estrelas

    Ótimo planejamento. Gostei do apoio referencial através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que leva em consideração alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Ciências, bem como a proposta de trabalhar temas que sejam significativos para eles de forma lúdica e cientifica ao mesmo tempo. Achei interessante as atividades e a orientação para que se os alunos façam o registro. Obrigada! Abraços.


  • Raquel Neves, UFMG , Minas Gerais - disse:
    raquelnop.ufmg@gmail.com

    29/04/2015

    Cinco estrelas

    Ótimo planejamento. Gostei do apoio referencial através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que leva em consideração alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Ciências, bem como a proposta de trabalhar temas que sejam significativos para eles de forma lúdica e cientifica ao mesmo tempo. Achei interessante as atividades e a orientação para que se os alunos façam o registro. Obrigada! Abraços.


  • claudia, municipio , Rio Grande do Sul - disse:
    claudiareginadasilva54@gmail.com

    09/05/2014

    Cinco estrelas

    adorei, esta aula, vai bem de encontro com a que estou fazendo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.