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Meu Dente Caiu: o cuidado com os dentes na infância

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender como acontece o processo da perda dos dentes de leite;
  • Entender os cuidados que se deve ter com os dentes permanentes;
  • Reconhecer a importância dos dentes na mastigação;
  • Compreender o que é a cárie e suas consequências para a saúde;
  • Compreender a importância da higiene bucal correta com o uso de fio dental, escova e creme dental;
  • Compreender a importância de uma alimentação saudável para a boa saúde dos dentes;
  • Entender a importância de visitar o dentista regularmente;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Interagir com seus colegas por meio de discussão sobre a perda dos dentes de leite;
  • Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre os dentes;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;
  • Aprender sobre a importância de uma pesquisa;
  • Interpretar gráfico e tabela por meio de uma pesquisa sobre higienização dos dentes. 
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias e que eles sejam capazes de expor o que pensam. Além disso, é preciso que tenham habilidades de leitura e de escrita e saibam fazer cálculos básicos.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Matemática e de Ciências.

No que se refere ao Ensino da Matemática, (Brasil (a), 2012, p. 27) afirma que em relação aos conteúdos de números e operações os alunos devem saber “identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade; elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras”.  Ainda aborda a importância do aluno “ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive; formular questões; coletar, organizar, classificar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados”. (BRASIL (a), 2012, p. 27). A pesquisa que será realizada nessa aula se justifica dentro do contexto de observância do direito de aprendizagem do conteúdo de Matemática que define a importância do aluno saber “produzir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas e resolver e elaborar problemas a partir das informações de um gráfico”. (BRASIL (a), 2012, p. 31.).

No que se refere ao ensino de Ciências essa aula aborda os direitos de aprendizagem que (Brasil (b), 2012, p. 34) define que o aluno deve, “ler e escrever textos em que o vocabulário da Ciência é usado; relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores; possuir conhecimentos sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo; identificar as fontes válidas de informações científicas e tecnológicas e saber recorrer a elas; aprender a tecer relações e implicações entre argumentos e evidências; aprender a planejar modos de colocar conhecimentos científicos já produzidos e ideias próprias como suposições a serem avaliadas (hipóteses a serem exploradas); desenvolver raciocínio lógico e proporcional; aprender a seriar, organizar e classificar informações; elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão; estimular o exercício intelectual.”

 

BRASIL (a).Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula ano 1 : unidade 4. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

BRASIL (b).Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o trabalho com gêneros textuais na sala de aula. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no link: "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

1ª Atividade - Contando a história de Chuim

Professor, para a presente aula, você deverá organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um diálogo a respeito do que eles sabem sobre a troca dos dentes de leite por permanentes. O diálogo e a roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala. A aula deverá ser desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações dos alunos acerca da troca dos dentes na infância.

Nessa idade é comum perder os dentes de leite, o que normalmente gera um pequeno alvoroço entre os alunos e esse momento na roda de conversa é uma ótima oportunidade para falar sobre os conflitos, ansiedades e questionamentos das crianças.

Faça perguntas a respeito da experiência pessoal com o tema da aula, como:

- Quem já perdeu seu primeiro dentinho?

- Quantos dentes já foram arrancados?

- Quantos dentes já nasceram no lugar daqueles que já caíram?

 

Apresente aos alunos o livro: VIANA, Vivina de Assis. O Meu Dente Caiu. Belo Horizonte: Lê, 2008. Disponível em:

https://plus.google.com/photos/112782886320169171935/albums/5640065035166801633?banner=pwa&gpsrc=pwrd1#photos/112782886320169171935/albums/5640065035166801633/5640065734136684786?pid=5640065734136684786&oid=112782886320169171935 Acesso em: 05 de jun. 2013. Imagens postadas por Carmem Rodrigues Noronha no Google.

Você pode fazer uma apresentação em Power Point se tiver um data show disponível. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo ou leve-os ao Laboratório de Informática. Se não for possível, você pode imprimir e colar a história em cartazes. Ou pode também, pesquisar na biblioteca da sua escola se há esse livro disponível, ou ainda fazer o pedido do mesmo na livraria ou editor.

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Fonte: Imagens postadas por Carmem Rodrigues Noronha no Google:

https://plus.google.com/photos/112782886320169171935/albums/5640065035166801633?banner=pwa&gpsrc=pwrd1#photos/112782886320169171935/albums/5640065035166801633/5640065734136684786?pid=5640065734136684786&oid=112782886320169171935 Acesso em: 05 de jun. 2013. 

Após contar a história, converse com os alunos sobre os mitos que circundam a perda do primeiro dente, como “a fada do dente” que traz presentes ou a obrigação de jogar o dente em cima do telhado. 

Volte a conversar com os alunos em roda, pergunte e deixe-os contarem individualmente:

 

Como foi e quando seu primeiro dente caiu? O que você sentiu?

 

Deve ser esclarecido que a troca dos dentes deve ser feita com naturalidade, pois esse é um processo de amadurecimentos e faz parte do crescimento das crianças.

Se você perceber algum trauma de alguma criança a respeito da perda dos primeiros dentes, intervenha para que esta experiência não influencie os outros alunos de forma negativa esclarecendo que esses são casos pontuais e na maioria das vezes essa perda acontece de forma tranquila.

 

Peça aos alunos que registrem esse acontecimento (quando seu primeiro dente caiu) contando sobre seus sentimentos. Auxilie-os na escrita. Caso não se lembrem, solicite que conversem com seus familiares para que ajudem  a resgatar este acontecimento e tragam na próxima aula.

 

2ª Atividade – Cantando e recitando

Professor, lembre-se que trabalhar esse tema envolve a promoção de ações de higiene e prevenção de doenças. Portanto, de novo em roda de conversa, aborde sobre a importância dos dentes, o cuidado devido com eles e os objetos para escovação adequada.

Trabalhe com seus alunos o poema “Dentes Que Valem Ouro”, de Ana Átman e faça as atividades propostas.

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Fonte: CRUZ, José Luiz Carvalho da.  Ciências - Projeto Pintaguá - 2º Ano. São Paulo: Moderna, 2012, p. 44.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 – FNDE.  

 

Você pode também trabalhar o poema abaixo:

 

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Fonte: Blog - Criando e Recriando a Alfabetização: http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2012/11/corpo-humano.html Acesso em: 05 de jun. 2013.

 

Professor, providencie a cópia do poema e faça a leitura para que os alunos observem a entonação de voz, aproveite e faça gestos de acordo com o verso lido. Depois, solicite que leiam em forma de jogral: as meninas leem a primeira estrofe, os meninos leem a segunda estrofe e assim sucessivamente.

 

A seguir sugerimos outro texto, faça uma introdução questionando-os:

-Com quantos anos, geralmente, nós trocamos os dentes de leite?

-Para que servem os dentes?

-Quem vai ao dentista todos os anos?

Depois de discutir sobre o tema, apresente o texto abaixo, se preferir imprima para os alunos colarem no caderno de Ciências ou então, escreva na lousa. Lembre-se de registrar a autoria do texto.

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Fonte: CRUZ, José Luiz Carvalho da.  Ciências - Projeto Pintaguá - 2º Ano. São Paulo: Moderna, 2012, p. 41.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 – FNDE.  

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Fonte: CRUZ, José Luiz Carvalho da.  Ciências - Projeto Pintaguá - 2º Ano. São Paulo: Moderna, 2012, p. 43.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 – FNDE.  

 

3ª Atividade – Dramatizando e assistindo um filme

Professor, esse é o momento de contar aos alunos sobre a cárie e seus danos para a saúde bucal e mostrar-lhes como fazer uma boa higienização.

Comece abordando o texto a seguir. Como é um texto que trabalha com imagens é importante que você reproduza para os alunos ou projete por meio de um projetor multimídia:

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Para finalizar o trabalho com o texto, proponha que representem a história do N. Se houver muitos candidatos para serem os atores, faça um sorteio, assim será mais democrático. Utilize um papel mais duro (cartolina ou outro), para fazer as letras grandes (D, E, N, T, E -  Dentista) e prenda com fita adesiva na roupa dos alunos. Se possível, registre este momento por meio de filmagem ou fotos.

Assistam ao filme: Missão: saúde bucal, produzido pela Oral B disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g Acesso em: 05 de jun. 2013.

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Fonte: youtube- Missão: saúde bucal, produzido pela Oral B disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g - Acesso em: 05 de jun. 2013.

Esse filme, de 11 minutos, conta a história de um menino chamado Pedrinho, com péssimos hábitos alimentares que recebe a visita de Tom, um mini agente que faz uma análise bucal e alerta o menino sobre placa bacteriana, principal responsável pela formação de cáries e doenças da gengiva que  aparecem quando há restos de alimentos nos dentes porque se alimentam de bactérias. Quando as bactérias agem nos restos alimentares, um ácido se forma e agride os dentes formando a cárie. Esclarece sobre a gengivite e o mau hálito. Incentiva uma boa alimentação para evitar doenças na boca e cáries.

 

Comente sobre o filme e proponha que os alunos façam um registro. Veja a sugestão:

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Fonte: Imagem da própria autora.

Depois deixe que os alunos façam uma leitura silenciosa do texto abaixo sobre a cárie, para isso providencie uma cópia para cada aluno. Em seguida,  leia com eles, ou peça que algum ou alguns alunos leiam em voz alta, ou faça leitura coletiva. Após a leitura, faça as atividades propostas.

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Fonte: CRUZ, José Luiz Carvalho da.  Ciências - Projeto Pintaguá - 2º Ano. São Paulo: Moderna, 2012, p. 43.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 – FNDE.  

Se na sua escola tiver um espaço para escovação, leve-os nesse dia para que você os oriente em uma escovação adequada. Depois você poderá registrar esse acontecimento e se não houver na sua escola esse espaço para escovação você poderá trabalhar com eles a ilustração abaixo e conversar sobre as duas questões propostas.

 

Se a sua escola tiver dentista ou algum profissional da saúde, marque com ela(e) para que converse com seus alunos. Mas, você poderá convidar também, um dentista que você ou os alunos conheçam. Veja com eles quem tem algum parente ou amigo dentista e solicite que o convide a vir até a escola. Esta atividade terá diversos desdobramentos, o que vai requerer um planejamento coletivo para definir:

 

  • O objetivo da entrevista;
  • O dia;
  • A hora e o local;
  • Quem está convidando;
  • Como faremos o convite.

Professor, aproveite este momento para trabalhar com o gênero textual “convite”. Explore suas características, quais informações devem constar, para isso, leve alguns exemplos para eles verem.

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Fonte: CRUZ, José Luiz Carvalho da.  Ciências - Projeto Pintaguá - 2º Ano. São Paulo: Moderna, 2012, p. 41.

Livro PNLD 2010-2012 Cod. 15921C0420 – FNDE.  

 

4ª Atividade – Pesquisando: uso de tabela e gráfico

O uso cada vez maior da tecnologia e o crescente volume de informações que exigem cada vez mais organização, simplificação e interpretação de dados, justificam a necessidade do trabalho com o uso de gráficos e tabelas com alunos do Ensino Fundamental.

As atividades abaixo apresentam uma pesquisa feita com alunos sobre a higiene dos dentes. Apresenta primeiramente enumeração de dados, depois uma tabela que simplifica, resume e organiza os dados e por último, um gráfico com figura representativa e perguntas de interpretação sobre os dados.

Em gráficos e tabelas encontramos elementos essenciais da linguagem verbal, assim como números. Esses elementos contribuem para a construção do entendimento da leitura. Explore essa linguagem; identifique elementos e informações junto com os alunos. Auxilie os alunos a extraírem e interpretarem essas informações. Discuta com os mesmos, a importância de uma pesquisa para a tomada de decisões sobre as questões necessárias do dia a dia das pessoas.

Explore o significado da palavra PESQUISA.

 

Professor, realize uma pesquisa com seus alunos sobre a escovação dos dentes, para isso, distribua o questionário a seguir:

  

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Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, após aplicar o questionário, tabule os dados juntamente com os alunos, aproveite para explorar conceitos matemáticos e as operações que estiver trabalhando (adição, subtração, multiplicação e divisão).

Veja a seguir o exemplo da atividade desenvolvida em 2013, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. ESEBA/UFU. Professora Vaneide.

 Tabulando os dados

Professor, faça a tabulação dos dados na lousa, se quiser poderá solicitar que os alunos façam o registro no caderno de Ciências. Utilize uma tabela e à medida que for lendo o resultado, vá registrando na tabela para depois montar o gráfico.

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 Fonte: Imagem da própria autora.

Para fazer o gráfico, distribua para cada aluno uma folha de papel quadriculada, assim fica mais fácil a sua construção. Caso seus alunos não conheçam gráficos, leve para sala de aula alguns exemplos. Pesquise em jornais ou revistas de economia que encontrará diversos modelos de gráficos. Ou se preferir faça uma busca na internet e projete para os alunos verem.

 

Gráfico da escovação dos dentes dos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental - 2013:

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Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, a partir desta atividade explore as diversas possibilidades. Crie situações problema a partir dos dados do gráfico, veja um exemplo:

 

  • Quantos alunos escovam os dentes 2 vezes ao dia?
  • Se juntarmos a quantidade de alunos que escovam os dentes 2 vezes, com os alunos que escovam os dentes 3 vezes, quantos alunos teremos?
  • Se temos 25 alunos na sala de aula e apenas 21 alunos responderam, quantos alunos não participaram da pesquisa?

 

Socializando

Depois de realizadas todas as etapas da pesquisa, socialize o resultado por meio de uma exposição no mural da sala de aula ou no corredor da escola. Outra opção seria convidar os pais e fazer um relato de todas as etapas desenvolvidas. Planeje com os alunos esta atividade; defina tarefas e organize o evento coletivamente.

Recursos Complementares

No link http://www.youtube.com/watch?v=aAuTx-fpiiI  você encontra um vídeo de 16 minutos – “A Lenda do Reino do Dente” que conta uma história produzida pela Colgate- Palmolive que apresenta um guia interativo de cuidados odontológicos. Acesso em: 05 de jun. 2013.

Avaliação
 

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, em todos os momentos, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão: lendo; participando das discussões em sala de aula; escrevendo e realizando as atividades propostas. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar no conteúdo, conforme vai compreendendo o que está sendo apreendido.

Analise se o aluno compreendeu como acontece o processo de perda do dente de leite e os cuidados que se deve ter com os dentes permanentes evitando a cárie e suas consequências para a saúde. Avalie se ele compreendeu como fazer uma correta higiene bucal com fio dental, escova e creme dental. Em todas as atividades de escrita você deve estar atento para perceber se o aluno desenvolveu a linguagem oral e escrita e se socializou com os colegas por meio das discussões. Não podendo se esquecer de observar se o aluno avançou no âmbito da Matemática no que diz respeito à interpretação de dados de gráficos e tabelas.

Você deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avanços na sua aprendizagem. Fique atento para perceber elementos sobre como os alunos estão compreendendo, construindo os conceitos e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores.

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