Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


2013 é o ano Internacional da Cooperação pela Água: repensando o consumo da água

 

19/06/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Exercitar o processo de observação da presença da água no seu dia a dia;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes ao consumo de água;
  • Desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação ao consumo da água.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de recursos naturais, do processo de ocupação e de organização das paisagens pelos seres humanos.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

 

ATIVIDADE

 Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) a “Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2010, na assembleia que declarou 2013 como o ano internacional de cooperação pela água, estabeleceu o dia 22 de março de 2013 como o primeiro dia mundial da água, elegendo a UNESCO para conduzir essa campanha”. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de analise sobre a importância da água (recurso natural não renovável) para a sociedade e de reflexão sobre o seu consumo, tendo como referência o seu dia a dia.

 

campanha

                                 Imagem: Ilustração Campanha Ano Internacional da Cooperação da Água

Disponível em: http://asimplicidadedascoisas.files.wordpress.com/2013/02/2013-ano-agua.jpg

Acesso em: maio de 2013

 

1. Em sala, coletivamente, elabore no quadro, uma lista com as atividades do cotidiano dos alunos que envolvem o uso da água, como por exemplo, a higiene pessoal e do ambiente em que vivem. Questione os alunos sobre:

  • O uso que fazem da água;
  • O que fariam caso não tivessem acesso à água;
  • A origem da água consumida em seu dia a dia;
  • Como é a qualidade da água que utilizam no dia a dia.   

 

Imagem: Ilustração consumo de água

Disponível em: http://c9.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B43078a46/9822389_4FMEf.jpeg

Acesso em: maio de 2013

 

2. Converse com os alunos sobre a disponibilidade de água no planeta. Para tanto, retome os conceitos de oceano e continente e, utilizando o mapa do mundo, identifique os oceanos do planeta Terra. Questione se consideram que a água disponível nos oceanos é própria para o consumo humano.

Imagem: Gráfico de distribuição da água no planeta Terra

Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/a%20distribuicao%20da%20agua%20no%20planeta.jpg

Acesso em: maio de 2013

 

3. Solicite aos alunos que tragam para a próxima aula a última conta de água da residência.

 

SEGUNDO MOMENTO

Os estados e municípios tem autonomia para administrar a coleta, o tratamento e a distribuição da água e do esgoto. Sendo assim, encontramos diferentes realidades no Brasil, inclusive nas contas de água que apresentam características específicas do lugar em que se localiza.

1. Os alunos com a conta de água em mãos devem analisar  coletivamente os dados apresentados. Peça para que identifiquem na conta:

  • O endereço do imóvel;
  • O nome do responsável pela conta de água;
  • A instituição responsável pela coleta, tratamento e distribuição da água e esgoto no lugar em que vive.

 

 conta agua

Imagem: Modelo de conta de água e esgoto

Disponível em: http://www2.semasa.sp.gov.br/sites/default/files/folheto_ligacao_Semasa2.jpg

Acesso em: maio de 2013

 

Realize as atividades seguintes no caderno:

  1. Identifique no histórico de consumo de água:
  2. O mês que houve o menor consumo de água? Qual foi o consumo?
  3. O mês que houve o maior consumo de água? Qual foi o consumo?
  4. Qual a diferença entre os meses?
  5. Identifique nos valores que serão pagos:
  6. Qual o valor cobrado pela água consumida no mês?
  7. Qual o valor cobrado pela coleta e tratamento do esgoto no mês?
  8. Qual valor será pago pelo consumo de água e esgoto no mês?

 

Comentário: Professor(a) aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com Matemática.

 

TERCEIRO MOMENTO

O acompanhamento e a participação da família na vida escolar dos filhos é de grande importância, possibilita o estreitamento dos laços entre pais e filhos e entre pais e escola. Os pais podem colaborar no processo de aprendizagem dos filhos a partir do acompanhamento e da colaboração na realização de algumas atividades, o que possibilita que os alunos percebam a importância da escola na vida da família e, em especial, na sua vida. Portanto, solicite aos alunos que realizem em casa, com a ajuda dos familiares, as atividades seguintes:

 

Imagem: Ilustração acompanhamento na realização de atividades

Disponível em: http://static.educacaoadventista.org.br/portal/canais/images/familia/tarefa2.jpg

Acesso em: maio de 2013

 

1. Em casa, com seus familiares, realize as atividades propostas no caderno:

  • Pegue a última conta de água da sua residência;
  • Analise as informações apresentadas;
  • Identifique o endereço da sua residência;
  • Identifique o consumo mensal de água da sua residência, ou seja, quantos metros cúbicos de água estão registrados na conta;
  • Calcule quanto se gasta de água por pessoa em sua casa. Para isso, converta o valor gasto de água por mês para litros (1metro cúbico = 1.000 litros). Quantos litros foram consumidos no mês?

Ex.: 18 m cúbicos por mês para transformar para litros (18 X 1000 = 18.000 litros)

  • Divida o resultado por 30 dias. Qual foi o resultado?

Ex.: 30 dias (18.000 litros ÷30 dias = 600 litros por dia)

  • Depois, divida o resultado pelo número de pessoas que moram em sua residência. Qual foi o resultado?

Ex.: 5 pessoas (600 litros por dia ÷5 pessoas =  120 litros por pessoa)

  • O ser humano precisa, de mais ou menos, 50 litros de água por dia para seu consumo e higiene pessoal, mas no Brasil consumimos cerca de 187 litros por dia. O resultado do consumo por pessoa na sua família está dentro do razoável, que é de cerca de 50 litros por pessoa por dia?
  • O que você e sua família poderiam fazer para manter ou diminuir o consumo desnecessário de água? Conversem sobre o assunto e anote no caderno as decisões.
  • Em sala de aula possibilite que os alunos apresentem as ideias que surgiram a partir da realização da atividade com seus familiares.
  • Depois, organize os alunos em duplas e solicite que elaborem um cartaz para divulgação na escola da necessidade do consumo consciente da água. Os cartazes deverão ser fixados em pontos estratégicos da escola.
Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Água

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html

Acesso em: maio de 2013

 

Agência Nacional das Águas - ANA

Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a importância da água para os seres e a importância do consumo consciente;
  5. A colaboração da família no processo de ensino e de aprendizagem;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  7. A elaboração do cartaz como forma de divulgar os conhecimentos adquiridos e de colaborar na divulgação da necessidade do consumo consciente da água.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.