19/06/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de recursos naturais, do processo de ocupação e de organização das paisagens pelos seres humanos.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) a “Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2010, na assembleia que declarou 2013 como o ano internacional de cooperação pela água, estabeleceu o dia 22 de março de 2013 como o primeiro dia mundial da água, elegendo a UNESCO para conduzir essa campanha”. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de analise sobre a importância da água (recurso natural não renovável) para a sociedade e de reflexão sobre o seu consumo, tendo como referência o seu dia a dia.
Imagem: Ilustração Campanha Ano Internacional da Cooperação da Água
Disponível em: http://asimplicidadedascoisas.files.wordpress.com/2013/02/2013-ano-agua.jpg
Acesso em: maio de 2013
1. Em sala, coletivamente, elabore no quadro, uma lista com as atividades do cotidiano dos alunos que envolvem o uso da água, como por exemplo, a higiene pessoal e do ambiente em que vivem. Questione os alunos sobre:
Imagem: Ilustração consumo de água
Disponível em: http://c9.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B43078a46/9822389_4FMEf.jpeg
Acesso em: maio de 2013
2. Converse com os alunos sobre a disponibilidade de água no planeta. Para tanto, retome os conceitos de oceano e continente e, utilizando o mapa do mundo, identifique os oceanos do planeta Terra. Questione se consideram que a água disponível nos oceanos é própria para o consumo humano.
Imagem: Gráfico de distribuição da água no planeta Terra
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/a%20distribuicao%20da%20agua%20no%20planeta.jpg
Acesso em: maio de 2013
3. Solicite aos alunos que tragam para a próxima aula a última conta de água da residência.
SEGUNDO MOMENTO
Os estados e municípios tem autonomia para administrar a coleta, o tratamento e a distribuição da água e do esgoto. Sendo assim, encontramos diferentes realidades no Brasil, inclusive nas contas de água que apresentam características específicas do lugar em que se localiza.
1. Os alunos com a conta de água em mãos devem analisar coletivamente os dados apresentados. Peça para que identifiquem na conta:
Imagem: Modelo de conta de água e esgoto
Disponível em: http://www2.semasa.sp.gov.br/sites/default/files/folheto_ligacao_Semasa2.jpg
Acesso em: maio de 2013
Realize as atividades seguintes no caderno:
Comentário: Professor(a) aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com Matemática.
TERCEIRO MOMENTO
O acompanhamento e a participação da família na vida escolar dos filhos é de grande importância, possibilita o estreitamento dos laços entre pais e filhos e entre pais e escola. Os pais podem colaborar no processo de aprendizagem dos filhos a partir do acompanhamento e da colaboração na realização de algumas atividades, o que possibilita que os alunos percebam a importância da escola na vida da família e, em especial, na sua vida. Portanto, solicite aos alunos que realizem em casa, com a ajuda dos familiares, as atividades seguintes:
Imagem: Ilustração acompanhamento na realização de atividades
Disponível em: http://static.educacaoadventista.org.br/portal/canais/images/familia/tarefa2.jpg
Acesso em: maio de 2013
1. Em casa, com seus familiares, realize as atividades propostas no caderno:
Ex.: 18 m cúbicos por mês para transformar para litros (18 X 1000 = 18.000 litros)
Ex.: 30 dias (18.000 litros ÷30 dias = 600 litros por dia)
Ex.: 5 pessoas (600 litros por dia ÷5 pessoas = 120 litros por pessoa)
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Água
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html
Acesso em: maio de 2013
Agência Nacional das Águas - ANA
Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
Acesso em: maio de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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