Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Danças típicas de Minas Gerais

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Leandro Rezende, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Artes Dança: Contextualização
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer linguagem corporal como meio de interação social.

  • Pesquisar sobre as danças típicas do estado de Minas Gerais.

  • Vivenciar movimentos das danças típicas do estado de Minas Gerais.

  • Interagir e socializar com os colegas.

  • Identificar os signos e significados nas danças e a sua relação com a cultura de um povo.

Duração das atividades
15 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem anteriormente experimentar atividades que os ajudem a entender e expressar corporalmente movimentos ritmados harmoniosamente em diferentes músicas diversos de ritmos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1  e 2 – Conhecendo as danças das Minas Gerais

Professor como subsídio para sua aula acesse: Dança na escola: arte e ensino - As manifestações populares da dança e a escola. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=11712. Duração: 50min. Acesso em 9 de julho de 2013.

Sinopse do Vídeo

“A série tem como objetivo debater, na perspectiva da diversidade e da multiplicidade de propostas, ações que caracterizam o mundo contemporâneo, através de um olhar mais crítico sobre a dança na escola. A escola deve dialogar com a sociedade em transformação e representa um lugar privilegiado para que o ensino de dança se processe com qualidade, compromisso e responsabilidade. As relações que se processam entre corpo, dança e sociedade são fundamentais para a compreensão e a eventual transformação da realidade social. A dança, enquanto arte tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual”.

 

Atividade 1

Material: O professor deverá preparar para esta aula computador, projetor de slides.

Local: Este momento poderá ser realizado na sala de aula ou no laboratório de informática

Apresentar ao aluno os tipos de manifestações culturais, em especial, as danças típicas de Minas Gerais.

O professor tem autonomia para escolher a temática de acordo com a região em que está inserida sua escola, para que os alunos possam ter conhecimento sócio cultural e histórico de sua região.

Iniciar a aula dialogando com os alunos a respeito da dança, perguntando quem gosta de dançar, o lugar onde vão para dançar e o estado de origem de cada um. A seguir, pergunte também o que eles pensam das danças regionais e peça para citarem o nome de uma dança típica. Pergunte se alguém conhece o nome de alguma dança típica do estado de Minas Gerais e se já dançaram alguma.

Após este diagnóstico, informe aos alunos que será exibido o vídeo Dança na escola: arte e ensino - As manifestações populares da dança e a escola. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=11712. Acesso em 9 de julho de 2013.

Para fomentar as discussões, o aluno deverá usar como ponto de partida as informações contidas no vídeo que falam da relação da escola, com a dança, especialmente as relacionadas com a cultura e as danças típicas mais difundidas no estado de Minas Gerais.

Professor aproveite este momento para trazer para discussão a contribuição da cultura Afro-Brasileira e Indígena para a cultura brasileira (Lei n° 11.645/2008), particularmente na dança.

 

Atividade 2

Apresentar o repertório de danças típicas de Minas Gerais (danças que representam o folclore de Minas Gerais que é a identidade, a tradição e o conhecimento do povo), explicando quais as principais características de cada uma. Utilize vídeos que mostrem os passos das principais danças típicas ou selecionar alguma, por exemplo, danças que os alunos mais conhecem. À medida que os alunos falarem o nome da dança, o professor poderá apresentar algum vídeo e curiosidades sobre a dança específica. 

Professor para subsidiar sua aula sobre danças típicas de Minas Gerais acesse:

Folclore e Folguedos de Minas. Disponível em: http://www.mg.gov.br/governomg/portal/m/governomg/conheca-minas/5941-folclore/. Acesso em 9 de julho de 2013.

Minas Gerais. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/minas-gerais/minas-gerais-8.php. Acesso em 9 de julho de 2013.

Neste caso, apresentará alguns exemplos das danças típicas de Minas Gerais tais como: Cavalhada, Caxambu, Catira, Congado, Reisado, Dança de São Gonçalo, Festa do Divino/Festa do Império, Maneiro pau, Mulinha de Ouro, Pastorinhas, Quadrilha, dentre outras.

Comente com a turma sobre cada uma delas em relação ao ritmo, a dança e as letras das músicas que contém características da cultura regional. Instigue os alunos para que relacionem a letra da dança selecionada com seus conhecimentos sobre as condições sociais, culturais e até mesmo religiosas da região. Como, por exemplo, o que ocorre com o forró, característico do nordeste, com letras que retratam as questões sociais daquela região e atualmente expandiu pelo Brasil.

 

Atividade 3

Posteriormente solicite para que os alunos se reúnam em grupos e cada grupo escolhe uma dança típica de Minas Gerais. Posteriormente, cada aluno fará individualmente pesquisas na internet (no Laboratório de Informática) sobre a dança escolhida pelo seu grupo contendo os aspectos históricos (surgimento), sociais, culturais, religiosos e a representação dessa dança para as pessoas.

 

Aula 3– Perguntas e respostas: fixando o aprendizado

Atividade 1

Após a pesquisa os grupos reúnem para que cada aluno apresente o que conseguiu pesquisar. Cada grupo organizará as informações encontradas em forma de perguntas e respostas. As perguntas e respostas serão registradas no arquivo Word do computador e gravadas no pen drive para repassar aos outros grupos.

Posteriormente, as perguntas serão trocadas com outro grupo e os grupos terão um tempo para tentar responder essas perguntas formuladas pelo outro grupo e assim sucessivamente até que todos os grupos respondam todas as perguntas. Por exemplo: o grupo que escolheu a dança Pastorinhas constrói as perguntas e respostas sobre esta dança especificamente, repassa para outro grupo da Quadrilha e este repassa suas perguntas para Dança de São Gonçalo e assim sucessivamente.

Observação: Cada grupo é livre para formular suas perguntas, porém deverão conter todos os aspectos definidos pelo professor: históricos (surgimento), sociais, culturais, religiosos e a representação dessa dança para as pessoas. O professor poderá definir uma quantidade mínima de perguntas para cada aspecto.

 

Atividade 2

O grupo responsável por formular as perguntas e respostas sobre a dança específica apresenta as respostas e os outros grupos deverão confrontar com as respostas que formularam. Exemplo: o grupo Pastorinhas apresenta suas perguntas e suas respostas e todos os outros grupos comparam com suas respostas e discutem com este grupo sobre elas, e assim cada grupo apresenta até que todos os grupos exponham.

No momento dessa apresentação o grupo conecta o UCA no projetor de slides para apresentar suas perguntas e respostas de modo que os outros grupos possam ler atentamente. Caso o UCA não tenha entrada para conectar o professor deverá preparar anteriormente um computador para que os grupos possam projetar os questionários.

Material: O professor deverá preparar para esta aula computador, projetor de slides.

 Local: Este momento poderá ser realizado na sala de aula ou no laboratório de informática.

 

Aula 4 e 5 – Dançando em Minas Gerais

Material: O professor deverá preparar para esta aula computador, data show, som e músicas selecionadas das danças típicas de Minas Gerais.

Local: Na quadra ou local que possa ser realizada a dança.

 

Atividade 1

 Iniciar a aula comentando sobre como o ritmo, a dança e as letras das músicas carregam características da cultura a partir das pesquisas e apresentações que os alunos já realizaram. Escolher juntamente com os alunos a 1ª. dança típica para ser vivenciada. Selecionar um trecho da música do Congado para analisar a letra e o ritmo. Por exemplo: a turma escolhe a dança Congado, o professor apresenta o vídeo com a música e a dança e todos os grupos fazem anotações sobre estes aspectos no seu UCA para conversar com os colegas.

congado

Disponível em: http://www.geledes.org.br/images/stories/noticias/congado_mg3.gif. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Sugestão de vídeo do Congado. Congado - A Fé que Canta e Dança. Duração: 9min49seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aIEg-Y8AhS8. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Atividade 2

            Após assistir o vídeo cada grupo se reunirá novamente para analisar os aspectos corporais do movimento.

1.      Quais são os principais movimentos dos integrantes do grupo no 1° vídeo e no 2° vídeo.

2.      Utilizam instrumentos? Quais?

3.      Como são as vestimentas?

4.      Os ritmos da dança e da música estão sincronizados?

Vivenciar juntamente com os alunos os movimentos identificados, primeiramente sem música e, posteriormente com música, cada aluno separadamente da forma que quiser. Solicitar aos alunos a vivência em pares, cada momento um aluno da dupla cria um passo de dança, conforme o que aprenderam no vídeo e a dupla dança junto.

Posteriormente, o professor pode propor para dançar em trios, e ir ampliando o número de participamtes,sucessivamente, até formar grandes grupos.

congo

 

Disponível em: http://www.jornalavoz.com.br/home/wp-content/uploads/2009/10/749a.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Atividade 3

Após a vivência em grandes grupos solicitar que um aluno filme a turma durante a dança de Congado.

Após a filmagemm a turma fará a análise da dança que criaram e identificarão os aspectos que se aproximaram da dança do vídeo apresentada pelo professor. A partir dessa análise, os alunos vivenciarão novamente a dança tocando alguns instrumentos, conforme é estabelecido pelo Congado.

Esses instrumentos podem ser construídos durante a aula ou o professor auxiliar os alunos a construírem em casa e levar para próxima aula: material reciclável como garrafas pet e pedrinhas, latinhas de alumínio e areia, lata de alumínio e cabo de vassoura. Outro adereço importante é a roupa que pode ser construída com papel de jornal ou revista.

 Ao final da aula o professor fará uma discussão sobre o que os alunos identificaram como importante na letra e na dança do Congado, o que sentiram ao realizar os movimentos e, o que isso contribuiu para seu conhecimento.

 

Aula 6 a 15: Vivenciando diferentes danças típicas de Minas Gerais

 

Professor, nas aulas seguintes poderá seguir a mesma metodologia para as outras danças: Cavalhada, Caxambu, Catira, Reisado, Dança de São Gonçalo, Festa do Divino/ Festa do Império, Maneiro pau, Mulinha de ouro, Pastorinhas, Quadrilha.

Ao final de todas as danças a turma poderá organizar um festival de Danças Típicas de Minas Gerais em sua escola.

Recursos Complementares

Sugestões de leitura:

Minas Gerais. Instituto de Geociências Aplicadas. Atlas de Festas Populares do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: IGA/ FAPEMIG. 1998.102 p.

Felipe, Carlos. O Grande Livro do Folclore. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2004.

O congado. Disponível em: http://www.portaleducarbrasil.com.br/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=207213. Acesso em 10 de julho de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos durante todo processo, principalmente nas atividades de discussão e vivências das danças típicas de Minas Gerais. Analisar se o aluno ampliou o seu conhecimento a respeito da relação da dança com a cultura popular do estado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.