19/06/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Com esta aula o aluno poderá:
Compreensão de características do Meio Ambiente e a sua importância para os seres humanos.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) é importante possibilitar aos alunos momentos de reflexão sobre a sua responsabilidade com o meio ambiente dos lugares que ocupa tendo como referência o seu dia a dia no ambiente escolar. Para tanto, pensar e refletir sobre as atitudes é uma entre outras possibilidades pedagógicas na formação dos alunos que estão em processo de alfabetização, o que contribui diretamente na conquista da cidadania e no desenvolvimento atitudes de responsabilidade e compromisso com a sociedade.
1. Converse com os alunos sobre a produção de lixo. Questione:
2. Aborde a diferença dos tipos de lixo: lixo seco e lixo orgânico. Na lousa, elabore um quadro, conforme modelo abaixo, e classifique o lixo produzido pelos alunos no dia a dia.
MODELO DE QUADRO: Tipos de lixo
LIXO SECO | LIXO ORGÂNICO |
Imagem: Ilustração diferença entre lixo seco e lixo orgânico
Disponível em: http://www.csbrasilservicos.com.br/images/limpeza-urbana/limpeza-urbana-coleta.jpg
Acesso em: junho de 2013
3. Converse com os alunos sobre a importância de observar o lixo produzido. Para tanto, leve para a sala de aula uma caixa de papelão (imagem 2) grande e proponha para os alunos o desafio de juntar o lixo seco produzido pela turma enquanto estiverem na escola durante uma semana. Solicite a colaboração de cinco alunos, para que, a cada dia da semana um fique responsável por disponibilizar a caixa na sala de aula e também levá-la para o pátio para que todos depositem o lixo produzido nos dias combinados.
Imagem: Ilustração caixa de papelão para depositar o lixo seco
Disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTDziuvYXWlEZ6hAICgApLhMQEbBycmOCkKqHzwNCXDw69GxRwLOA
Acesso em: junho de 2013
SEGUNDO MOMENTO
1. No final dos cinco dias de coleta do lixo seco produzido pelos alunos no ambiente escolar, analise o que foi depositado na caixa pelos alunos e, no quadro, anote o nome do que foi depositado no lixo como exemplo: papel, garrafa de plástico, caixinha de suco, papel de bala etc. Converse com os alunos sobre as questões:
Comentário: Avalie com os alunos a qualidade dos produtos consumidos e depositados no lixo e a possibilidade de substituição e ou reaproveitamento;
MODELO DE QUADRO: Consumo de alimentos que produzem lixo seco e a sua substituição por produtos mais saudáveis
LIXO SECO PRODUZIDO |
PRODUTO PARA SUBSTITUIÇÃO |
Ex.: suco de caixinha
|
Ex.: laranja |
2. Questione sobre a quantidade de lixo produzido pela turma ao longo dos cinco dias, como por exemplo, a quantidade lixo produzido, o que mais apareceu no lixo produzido etc;
3. Reflita sobre as possibilidades de mudança de hábitos que possam gerar a diminuição do lixo produzido pela turma. Solicite ao alunos que registrem no caderno as questões propostas.
4. Organize a sala em grupos de até quatro alunos e solicite que elaborem um cartaz para divulgar na escola a necessidade da mudança de hábitos para diminuir a quantidade de lixo produzido no ambiente escolar.
TERCEIRO MOMENTO
Utilizando o lixo produzido pela turma durante os cinco dias, convide os alunos a produzirem um painel coletivo, conforme modelo abaixo, que deverá ser feito com o lixo seco selecionado. Depois, coloque o mural em exposição na escola, tal atividade tem por objetivo evidenciar a produção de lixo no ambiente escolar e a necessidade da mudança de hábitos da comunidade escolar.
Imagem: Ilustração modelo de cartaz feito com lixo seco
Acesso em: junho de 2013
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Lixo.com.br
Disponível em: http:// http://www.lixo.com.br/site_antigo/www.lixo.com.br/recicle.htm
Acesso em: junho de 2013
Separe seu lixo
Disponível em: http://separeseulixo.com.br/?pagina=4
Acesso em: junho de 2013
Agência Nacional das Águas - ANA
Disponível em: http:// http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
Acesso em: maio de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!