Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A produção do lixo no ambiente escolar: uma estratégia para a sua redução

 

19/06/2013

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Observar as atitudes no ambiente escolar;
  • Analisar questões relativas à produção do lixo no dia a dia;
  • Refletir sobre a necessidade de mudança de hábitos para a melhoria do meio ambiente escolar.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreensão de características do Meio Ambiente e a sua importância para os seres humanos.   

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

 

 ATIVIDADE

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) é importante possibilitar aos alunos momentos de reflexão sobre a sua responsabilidade com o meio ambiente dos lugares que ocupa tendo como referência o seu dia a dia no ambiente escolar. Para tanto, pensar e refletir sobre as atitudes é uma entre outras possibilidades pedagógicas na formação dos alunos que estão em processo de alfabetização, o que contribui diretamente na conquista da cidadania e no desenvolvimento atitudes de responsabilidade e compromisso com a sociedade.

1. Converse com os alunos sobre a produção de lixo. Questione:

  • Vocês já observaram o que produzem de lixo por dia?
  • Será que poderíamos diminuir a produção de lixo?
  • Saberiam dizer para onde vai o lixo que produzem?

 

2. Aborde a diferença dos tipos de lixo: lixo seco e lixo orgânico. Na lousa, elabore um quadro, conforme modelo abaixo,  e classifique o lixo produzido pelos alunos no dia a dia.

 

MODELO DE QUADRO: Tipos de lixo

LIXO SECO LIXO ORGÂNICO
   


 

Ilustração diferença entre lixo seco e lixo orgânico 

Imagem: Ilustração diferença entre lixo seco e lixo orgânico

Disponível em: http://www.csbrasilservicos.com.br/images/limpeza-urbana/limpeza-urbana-coleta.jpg

Acesso em: junho de 2013

 

3. Converse com os alunos sobre a importância de observar o lixo produzido. Para tanto, leve para a sala de aula uma caixa de papelão (imagem 2)  grande e proponha para os alunos o desafio de juntar o lixo seco produzido pela turma enquanto estiverem na escola durante uma semana. Solicite a colaboração de cinco alunos, para que, a cada dia da semana um fique responsável por disponibilizar a caixa na sala de aula e também levá-la para o pátio para que todos depositem o lixo produzido nos dias combinados.

  Ilustração caixa de papelão para depositar o lixo seco

Imagem: Ilustração caixa de papelão para depositar o lixo seco

Disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTDziuvYXWlEZ6hAICgApLhMQEbBycmOCkKqHzwNCXDw69GxRwLOA

Acesso em: junho de 2013

 

SEGUNDO MOMENTO

1. No final dos cinco dias de coleta do lixo seco produzido pelos alunos no ambiente escolar, analise o que foi depositado na caixa pelos alunos e, no quadro, anote o nome do que foi depositado no lixo como exemplo: papel, garrafa de plástico, caixinha de suco, papel de bala etc. Converse com os alunos sobre as questões:

  • Selecione o que foi depositado no lixo;
  • Elabore na lousa um quadro com o nome dos produtos depositados no lixo pelos alunos;
  • Reflita se os produtos consumidos e depositados no lixo seco poderiam ser substituídos por outros produtos considerados mais saudáveis. Elabore um quadro paralelo ao anterior, conforme modelo abaixo, e registre ao lado do produto consumido o que poderia substituí-lo;

 

Comentário: Avalie com os alunos a qualidade dos produtos consumidos e depositados no lixo e a possibilidade de substituição e ou reaproveitamento;

MODELO DE QUADRO: Consumo de alimentos que produzem lixo seco  e a sua substituição por produtos mais saudáveis

LIXO SECO PRODUZIDO

PRODUTO PARA SUBSTITUIÇÃO

 

 

Ex.: suco de caixinha

 

 

 

Ex.: laranja

 

2. Questione sobre a quantidade de lixo produzido pela turma ao longo dos cinco dias, como por exemplo, a quantidade lixo produzido, o que mais apareceu no lixo produzido etc;

3. Reflita sobre as possibilidades de mudança de hábitos que possam gerar a diminuição do lixo produzido pela turma.  Solicite ao alunos que registrem no caderno as questões propostas.

4. Organize a sala em grupos de até quatro alunos e solicite que elaborem um cartaz para divulgar na escola a necessidade da mudança de hábitos para diminuir a quantidade de lixo produzido no ambiente escolar.

 

TERCEIRO MOMENTO

 

Utilizando o lixo produzido pela turma durante os cinco dias, convide os alunos a produzirem um painel coletivo, conforme modelo abaixo, que deverá ser feito com o lixo seco selecionado. Depois, coloque o mural em exposição na escola, tal atividade tem por objetivo evidenciar a produção de lixo no ambiente escolar e a necessidade da mudança de hábitos da comunidade escolar.

 

 Ilustração modelo de cartaz feito com lixo seco 1

Imagem: Ilustração modelo de cartaz feito com lixo seco

Disponível em: http://www.google.com.br/url?source=imgres&ct=img&q=http://jogadacerta.files.wordpress.com/2011/06/jogadacerta_cartaz.jpg&sa=X&ei=zVG_UbHeGLSr0AHr7YCYDA&ved=0CAQQ8wc4Zg&usg=AFQjCNHBHf9UZV_ZBdkawMqqLyesLmcvYg

Acesso em: junho de 2013

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Lixo.com.br

Disponível em: http:// http://www.lixo.com.br/site_antigo/www.lixo.com.br/recicle.htm

Acesso em: junho de 2013

 

Separe seu lixo

Disponível em: http://separeseulixo.com.br/?pagina=4

Acesso em: junho de 2013

 

Agência Nacional das Águas - ANA

Disponível em: http:// http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A capacidade de reconhecer a importância da mudança de hábitos;
  5. A responsabilidade com o meio ambiente do lugar em que vive;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.