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Aprendendo a "cuidar" do lixo produzido

 

20/06/2013

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Avaliar as ações humanas e as suas consequências na paisagem do lugar;
  • Diagnosticar a produção de lixo no ambiente escolar;
  • Observar, coletar e organizar informações sobre o espaço de sua vivência, desenvolvendo a problematização e a proposição de mudanças;
  • Exercitar o respeito ao Meio Ambiente, participando das reflexões para a solução do problema do lixo;
  • Ter uma atitude responsável em relação ao ambiente escolar.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meio ambiente e o espaço escolar.   

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

 ATIVIDADE

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) o desenvolvimento das atividades requer a participação coletiva, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e de troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnológicos. 

1. Em sala de aula ou no laboratório de informática, inicie esta aula convidando os alunos a ouvirem a Música “Não jogue lixo no chão”, do Grupo Emcantar. Para isto, acessem o site http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/nao-jogue-lixo-no-chao/2453346. Entregue para os alunos a letra da música para que acompanhem a canção. Se preferir, você poderá também exibir o seguinte vídeo aos/as alunos/as “Não jogue lixo no chão”, disponível no endereço web http://www.youtube.com/watch?v=nDD6RFSJY58

 

Não jogue lixo no chão

Música e letra de Vital Farias

 

Não jogue lixo no chão,

Chão é pra plantar semente,

Pra dar o bendito fruto,

Pra alimentação da gente.

 

O peixe que sai do rio,

O amor que sai do peito,

A água limpa da fonte,

Um sentimento perfeito.

 

A terra que tudo cria

Não pede nada demais

Ser tratada com carinho,

Para vigorar a paz.

 

Não jogue lixo no chão,

Nem rios, lagos e mares,

A terra é nossa morada,

Onde habita nossos pares.

 

A natureza é quem cria

O amor imediatamente,

Milagre que faz da vida

Bendito fruto do ventre.

 

Se queres sabedoria

Aprenda isso de cor,

A terra é a mãe da vida,

Útero ventre maior.

Não jogue lixo no chão...

 

2. Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conhecem. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx ou no dicionário impresso. Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.

 

Comentário: Professor(a) o objetivo do trabalho inicial com a música é o de estimular no aluno a observação dos lugares e a sua inserção na análise do espaço geográfico. 

 

SEGUNDO MOMENTO

 

1. Após a apresentação leia a letra da canção que deverá ser entregue para os alunos. Depois, estabeleça um diálogo e questione-os sobre a canção apresentada. As questões deverão ser registradas no caderno:

 

a. Do que trata a letra da canção?

 

b. Com suas palavras explique a que se refere à estrofe abaixo:

Não jogue lixo no chão,

Chão é pra plantar semente,

Pra dar o bendito fruto,

Pra alimentação da gente.

 

c. Para você o lixo é realmente um problema?

 

d.  O que seria possível fazer para resolver este problema?

 

Realize a correção coletiva, possibilite que os alunos apresentem suas posições em relação ao tema em estudo.  

 

TERCEIRO MOMENTO

 

1. Organize os alunos em grupos de quatro alunos. Solicite ao grupo que ande pela escola e que identifiquem os lugares que apresentam deposição de lixo.

 

2. Quando retornarem para a sala de aula, solicite aos alunos que reflitam e conversem sobre:

  • O que mais chamou a atenção no interior da escola? 
  • Como está sendo depositado o lixo no interior da escola? 
  • O cada um tem feito para melhorar a questão do lixo no interior da escola? 
  • O que é possível fazer para melhorar esta situação no interior da escola? 

 

3. Depois, solicite que produzam um cartaz com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar da necessidade de diminuir a produção de lixo e de depositá-lo no lugar correto. Os cartazes deverão ser fixados nos lugares que apresentam acúmulo ou a deposição inadequada de lixo no interior da escola, conforme modelo abaixo.

  lixo correto

Imagem: Cartaz deposição correta do lixo

Disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSyFa5zBSz5me3h8lGTuYYlhTOfMsUw5J27_YQXMvQl0j5fTsFzGw

Acesso em: junho de 2013

 

4. Converse com os alunos sobre os tipos de lixo produzidos: lixo seco e lixo orgânico, conforme modelos abaixo.

 

lixo orgânico  

Imagem: Deposição correta do lixo orgânico

Disponível em: http://maniadocondominio.zip.net/images/lixoorganico.png

Acesso em: junho de 2013

 

 

lixo seco  

Imagem: Deposição correta do lixo seco

Disponível em: http://maniadocondominio.zip.net/images/lixoseco.png

Acesso em: junho de 2013

 

5. Depois, com a colaboração dos alunos, promova na escola a separação correta do lixo produzido no ambiente escolar, em lixo seco e lixo orgânico. O lixo seco poderá ser separado e vendido, os recursos podem colaborar para a compra e a manutenção de objetos pedagógicos como jogos a serem utilizados pelos próprios alunos.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e consulta para o professor(a): 

 

Instituto Ciência Hoje

Disponível: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Meio%20ambiente

Acesso em: junho de 2013

 

IBGE 7 a 12

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/curiosidades/curiosidade.php?id_curiosidade=43

Acesso em: junho de 2013

 

Lixo: esse problema tem solução?

Disponível em: http://www.navegadorcultural.xpg.com.br/educacaoambiental.html

Acesso em: junho de 2013

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de reconhecer o ambiente escolar e de identificar os problemas relacionados a produção e deposição inadequada do lixo;
  3. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibilização e a solução dos problemas relacionados a produção e a deposição de lixo; 
  4. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  5. A elaboração do cartaz como forma de divulgar os conhecimentos adquiridos e de colaborar na divulgação da necessidade da mudança de hábitos em relação a produção e a deposição do lixo no ambiente escolar.
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